Gustavo Guerra x Ardanuy - Plágio ou Mera Coincidência?

    Autor Mensagem
    Insomniac_
    Veterano
    # out/10


    Não é por nada, nem pra causar intriga ou coisa do tipo... É só que eu sempre gostei dessa música do Gustavo Guerra (Lobos Não Tomam Água):



    E eis que estou conversando com o meu querido amigo Frankie, acabo por procurar um vídeo do Ardanuy e encontro Searching For Light:



    Logo de cara o tema já me soou totalmente parecido, mas eu deixei quieto, até que um lick me soou totalmente familiar:
    Aos 0:56 do vídeo do Ardanuy e 1:26 do vídeo do GG, os licks são exatamente os mesmos!
    Peraí! Um tema extremamente parecido e licks iguais é demais... Será que foi mera coincidência? O que acham?
    Estava eu aqui babando no vídeo do GG, mas acabei por ficar decepcionado...

    Frankie
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Já tive sensação de 'cópia' várias vezes em relação a Gustavo Guerra e outro guitarrista.

    PGilbert
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Eu vi o do Gustavo Guerra e na hora que ele fez esse tal lick eu pensei "putz, isso é do Ardanuy".

    FRSouza
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Acho que deva ser uma coincidência, até porque essa musica foi o pai do GG (Buby Guerra) que compôs/ajudou ou o GG que fez pra ele, nao me recordo. Abs

    Rick Martinez
    Veterano
    # out/10
    · votar




    É esse lick 0:16 também tem e uma música do Dr. Sin Isolated, e muito bom por sinal acredito que não seja plágio mais sim "mera" influência do Ardanuy sobre o GGuerra.

    Abraços!

    - grekk
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Realmente a BT deles é bem parecida... e quanto ao lick... acabo não vendo TANTO problema assim, mas não acredito em plagio não.

    Insomniac_
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Rick Martinez
    Pode crer... Mas que influência, hein!?
    Tem que dosar, senão fica feio! uahuahuaha

    FRSouza
    Veterano
    # out/10 · Editado por: FRSouza
    · votar


    Insomniac_

    Eu nao acho que tem que ser tao radical assim, os 2 sao putas guitarristas, nao vejo nenhum problema em usar um lick ou outro, A Bt creio que seja coincidência mesmo.

    Pena eles nao serem reconhecidos como deveriam.

    Rick Martinez
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Insomniac_
    Concordo. Mas acho que foi só influência mesmo, porque os dois tocam pra ca....o!

    Abraços!

    PGilbert
    Veterano
    # out/10
    · votar


    FRSouza
    Concordo com tudo o que disse.

    --

    Não vejo problemas em usar o lick.. Se eu fosse o Ardanuy eu ficaria feliz em ver isso.

    elyts
    Veterano
    # out/10
    · votar


    voce esta mais é delirando...a gente plageia o van hallen porque usa tapping?

    Jg Destroyer
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Insomniac_
    Não acredito que seja plágio.
    1 - O GG não precisa

    2 - Geralmente, plageia-se algo que ninguém conhece. Fazer um instrumental plageando um outro instrumental já reconhecido e renomado é meio que burrice.

    3 - Vários guitarristas neo-clássicos usam licks muito parecidos (vide Malmsteen, Rob Marcello, Michael Romeo...), de blues (qualquer um auhaua) e por aí vai. Acho que faz parte de estilo/influência.

    Enfim, minhas opiniões =D

    FRSouza
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Pra MIM, é um gesto de humildade usar licks de outro guitarrista, mostra que você nao é orgulhoso e admira o trabalho dos outros guitarristas. Abs

    Frankie
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Galera parece que não percebe que ele não se referiu só ao lick, mas ao TEMA também.

    Insomniac_
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Frankie
    Exatamente.
    Não estou julgando, só pedindo opniões à respeito. Não disse que é plágio, só disse que soa feio e perguntei o que acham auhauha.
    Pô, eu acho que assim, ficou muito discarado... Tá parecido demais, sei lá. Não que seja plágio, mas podia ter mudado pelo menos o tema da coisa.

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # out/10
    · votar


    FRSouza
    Então tá explicado, em uma revista de guitarra minha ta escrito que o Buby era viciado por esses caras: Steve Vai, Satch e Ardanuy.

    ohm777
    Veterano
    # out/10
    · votar


    O Gustavo Guerra tem uma pegada e técnica invejáveis isso é fato.
    Mas em termos de originalidade e composição acho ele fraquíssimo.
    Essa é a minha opinião.

    Skider
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Essa do Roger tbm faz lembrar a do Edu;
    Mas, pra mim não é plagio, são duas boas musicas, e 2 grandes guitarristas; o mesmo vale pro Gustavo!




    Insomniac_
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ohm777
    Sim, quanto a técnica principalmente, é indiscutível que o cara é foda!

    Arimoxinga
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Como já dizia o velho Chacrinha:

    -Na TV nada se cria tudo se copia!

    se trocar TV por guitarra pode encaixar hehehe

    só temos 12 notas uma hora ou outra acontece isso.
    eu acho que para ser totalmente original só vindo de marte =D


    E ahh as músicas são ótimas parecidas mais ótimas :)

    Peace!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gustavo Guerra x Ardanuy - Plágio ou Mera Coincidência?