Vamus discutir Teoria de Blues!

Autor Mensagem
Digao
Veterano
# dez/05
· votar


Lukeguitarman

faz alguns anos q ele foi no jo haha... nem lembro o q ele tocou... só sei q o tomati deu uma canja...

be yourself
Veterano
# dez/05
· votar


Pelo que eu sei você pode usar as extensões para dar uma encrementada no som
Abraço

Lukeguitarman
Veterano
# dez/05
· votar


Digao
Eu acho por exemplo...a Satch Boogie meio diferente...um som proprio msm...alguem sabe uma explicacao teorica para esta musica?

Digao
Veterano
# dez/05
· votar


em qual cd tem essa musica??? pq eu tenho só o extremist em casa haha... e nem sei os nomes da musica depois da 7 +- haha

Digao
Veterano
# dez/05 · Editado por: Digao
· votar


melhor escutar a musica antes de falar merda haha

Curly
Veterano
# dez/05
· votar


eu gravei um exemplo de blues com uma harmonia bem jazzistica, no estilo do mestre T-Bone Walker, reparem como os acordes levam a coisa toda, acrescentando somente algumas poucas notas...

http://rapidshare.de/files/8578165/ritmoBlues-1.mp3.html

Filipe_
Veterano
# dez/05
· votar


ae, blues eh oq ha \,,/

aproveitando o topico, me deem sugestoes do q usar pra improvisar na harmonia: A7 E7 D7

vlw galera (que acham de marcar uma jam so com a galera do blues??)

Digao
Veterano
# dez/05
· votar


Filipe_

basicamente vc pode usar a penta de A maior ou A menor... com umas firulas se quiser... mas ai ja exige mais preparacao para colocar as notas certas nos lugares certos e soar blues ao mesmo tempo...

LeandroP
Moderador
# dez/05
· votar


Filipe_

O lance legal é você usar uma escala pra cada acorde.

Quando estiver tocando em A7 você pode usar uma penta de A7 (óbvio). Na hora de mudar pra D7 você pode transformar esta penta de A7 numa penta Am6 (dórica).

Nessa troca de escala você estaria mudando apenas a 3a maior pra 3a menor e ainda adicionando a 4a que não existe na penta A7. Esta 3a menor do A7 será a 7a menor do D7, e a 4a da penta Am6 seria a própria nota D, tônica do D7.

Sobre o G7 você pode usar uma penta de G7 (também óbvio) ou tocar uma pensa de Gm6 (dórica também).

Mas o mais simples e legal numa progressão de blues são tríades... pode perguntar pra qualquer blueseiro.

LeandroP
Moderador
# dez/05
· votar


Deixe seu blues intrigante no último acorde da progressão, no turnaround. Por exemplo, se está tocando em A7, D7 e E7, no último compasso, ao invés de usar o E7, use um E7(#5) ou simplesmente um E(#5)... este acorde faz a banda inteira ficar em silêncio, além de criar uma expectativa sofisticada e voltar a tocar os 12 compassos em A7, D7 e E7.

LeandroP
Moderador
# dez/05
· votar



E(#5)

e-----------4------------------------------------------
B--5--------3---------9--------------------------------
G--5-- ou --5-- ou ---9--------------------------------
D--6--------2---------10-------------------------------
A--7------------------11-------------------------------
E------------------------------------------------------

essas tríades aumentadas (T, 3, #5) são simétricas e seu desenho se repete a cada 2 tons.


Fritz_mkvl
Veterano
# dez/05
· votar


Estou com um problema sério, todos os meu solos parecem de blues.

LeandroP
Moderador
# dez/05
· votar


Fritz_mkvl

Legal... está criando uma identidade... mas não pare por aí.

Fritz_mkvl
Veterano
# dez/05
· votar


LeandroPanucci
Mas os problema é que essa não é a identidade que eu queria! \o/
Eu quero é Hard Rock.

LeandroP
Moderador
# dez/05
· votar


Fritz_mkvl

Não se preocupe. A impressão que eu tenho é que solos de hard rock e até mesmo de heavy metal tem como a sua essência o blues.

Ouça algumas músicas do Blues Saraceno e vai perceber isso... ou até alguns solos do Maiden.

Filipe_
Veterano
# dez/05
· votar


vlw Panucci!! \,,/

Fritz_mkvl
Veterano
# dez/05
· votar


LeandroPanucci
Espero que sim, porque aí vou estar no caminho certo.

LeandroP
Moderador
# dez/05
· votar


E aê pessoal... ninguém mais vai conversar sobre blues?

Ou preferem atacar e defender o metal?

Pseudonimum
Veterano
# dez/05
· votar


Falou em guitarra, falou em teoria, falou em Blues, lá está o Panucci! :D

LeandroP
Moderador
# dez/05
· votar


Pseudonimum

Eu gostcho dos 3 8D:

LeandroP
Moderador
# dez/05
· votar


Pseudonimum

Acho que é bem mais produtivo do que perder o meu tempo depreciando outros gêneros... não consigo achar graça nisso. Agora se no meio de uma conversa eu posso dividir o que sei, sem perder o que sei, e ainda aprender muito, eu acho legal. Aprendi coisa pra cacete aqui.

Fritz_mkvl
Veterano
# dez/05
· votar


Bom, como eu faço pra soar menos blues mas ainda dentro da penta?

PVboromir
Veterano
# dez/05
· votar


LeandroPanucci
e ae cara.. blz? bom apesar d n postar mto eu to sempre d olho aqui noo fcc... bom eu n sou mto experiente em blues.. mas adimiro mto o estilo.. inclusive jah fiz um bluezin.. mas tipo eu tenho dificuldade d criar harmonias d blues q n seja os tradicionais 12 compassos...na progessao I V IV serah q vc teria alguma dica?
vlw ae panucci

Digao
Veterano
# dez/05
· votar


PVboromir

mas a harmonia basica do blues é essa haha... dai é foda escapar...

escute as coisas mais bluesy do robben ford e do scott henderson q vc pode ter uma luz

paulolaux
Veterano
# set/12
· votar


Um cara que entende pacas de música me disse que eu não deveria me apegar muito à escalas para tocar ou improvisar no blues e sim usar muita inspiração, porém sem deixar de atentar pro fato de terminar as frase na nota principal. Por exemplo, numa base de blues em E, tocar o fim das frase com as notas E, A e B.
tudo isso é correto? oq eu posso acrescentar para melhorar minha técnica e feeling? ou qualquer outra coisa

Jinkxs
Veterano
# set/12
· votar


paulolaux

Negativo.... se a sequencia de notas for aleatória, mesmo que a pausa seja em E, A ou B provavelmente você vai tocar fora.... e não vai ficar legal não....

No metal, quando se digita a trocentos BPS até dá pra rolar, pois tudo é muito rápido.... mas no blues, acho arriscado!!!

ogner
Veterano
# set/12
· votar


paulolaux
De tudo que vc escreveu ae a unica coisa que salva é isso:
ou qualquer outra coisa

¬¬

Tomaz.
Veterano
# set/12
· votar


Acho que o Luke que criou o tópico lá em 2005 é o LukeStrat, que toca pra caraleo. ahuaheuahea

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vamus discutir Teoria de Blues!