O tensor do braço faz algum barulho quando mexe nele?

Autor Mensagem
Daniel Britto
Veterano
# out/05


Seguinte, tenho uma Ibanez GRG 270, e ha uns dias atras resolvi trocar o encordamento de .009 pra .010.
Nos ultimos 3 dias em um eu troquei as cordas, em outro regulei a floyd rose e em outro regulei as oitavas (é chato pra caralho fazer essas coisas, convenhamos, tudo num dia só é dose, hehe). Hoje era o dia de regular o braço, já que a ação das cordas tinha levantado um pouco, o que eu sabia que poderia acontecer. Mas no tensor eu nunca tinha mexido antes, eu só sei que não da pra girar muito (1/4 de volta), e que tem que esperar umas horas pra ver o resultado. Mesmo assim, resolvi mexer eu mesmo, só conheço um luthier aqui e ele cobra caro pra caralho, ele que vá se foder, eu aprendo sozinho mesmo. Quem sabe um dia até monte concorrencia, huahuahua.

Bom quando eu comecei a fazer força no tensor, ouvi um barulho estranho no braço, tipo de madeira raspando, (ou rachando tambem faz um barulho parecido, sei lá). Nem cheguei a girar nada na chave allen, foi só com a força inicial que eu fiz que ja deu esse barulho aí eu deixei quieto. Não creio que seja "madeira rachando" visto que quase não fiz força nenhuma, e tambem minha guitarra não é uma tonante.

Então, a pergunta é... é normal esse barulho quando se mexe no tensor? Eu acredito que seja, mas como mexer no braço não é uma coisa tão inocente como ajustar oitava e regular ponte flutuante, tentativa e erro não serve aqui... visto que o erro pode ser "fatal". Por isso resolvi perguntar antes de tentar de novo.

U1000D
Veterano
# out/05
· votar


jah aconteceu o mesmo comigo.. começou a estalar hahaha aih eu parei ihihih

thanatos
Veterano
# out/05
· votar


eh bom não forçar o tensor...hehehe mas como o braço devia estar naquela posição por mto tempo, acho que deve fazer barulho sim...tipo,a madeira se acomodou nessa posição, entende?
só não vai mto pelo que eu to falando, acho que um luthier responderia melhor(se vc prometer não abrir concorrência....uhahuahua)

Daniel Britto
Veterano
# out/05
· votar


Estalar! É essa bem a palavra certa, me fugiu na hora de escrever, hehe.

U1000D
Veterano
# out/05
· votar


Daniel Britto
eu lembrei pq me traumatizou.. borrei na hora

Raven_Heart
Veterano
# out/05
· votar


Putz...chamem o Bertola...eu sempre tive medo de mexer no tensor.

Fisioterapeuta
Veterano
# out/05
· votar


sim ele estala porque a madeiracede so tome cuidado para nao espanar o parafuso(isso e facil se nao estiver usando chave de tamanho correto) e nao fique toda hora mexendo nele nao cooque ele numa posicao e so mexa nele denovo se realmente for muito necessario.

Igor Martins
Veterano
# out/05
· votar


Daniel Britto
q altura foi o som?
mesmo sendo apenas 1/4 de volta, move devagar a chave

seja parceiro do luthier e seja sócio hehueheu

Daniel Britto
Veterano
# out/05
· votar


Igor Martins
À que altura tu te refere?

Altura sonora, foi bem baixinho.
Altura no braço, foi perto da mão.


Fisioterapeuta
A chave é a certa, isso eu sei... e eu nem cheguei a mexer, deu uns estalos sem nem mexer a chave.

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


Daniel Britto
Se não estiver à 440 hz (A) é pq tá desafinado

Fisioterapeuta
Veterano
# out/05
· votar


normal estalar certeza

Igor Martins
Veterano
# out/05
· votar


Daniel Britto
então tá normal

Thyago Almeida
Veterano
# out/05
· votar


isso (esse estalo) acontece as vezes qnd eu faço um dive-bomb... Eh normal?

Rodrigo Yoshida
Veterano
# out/05
· votar


vishh eu vo me aventura a taca 010 na minha ibanez quase igual a essa, grx90, nesse domingo, o Fábio Seiji ja me explicou como faz e tal, mas ficou uma duvida ainda, pra mudar de 009 pra 010, 1/4 de volta é o suficiente?

kbza
Veterano
# out/05
· votar


O tensor do braço faz algum barulho quando mexe nele?

porra, isso me lembrou minha guita, quando eu dou um bend da um tlec dentro do braço da guita, to quase certo de que é o tensor, só queria saber pq disso

zealot
Veterano
# out/05
· votar


se vc mudar de 009 pra 010 sem nenhum ajuste, o q acorre ?

kbza
Veterano
# out/05
· votar


zealot
empena

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


Rodrigo Yoshida
nono
é no máximo 1/4 de volta de cada vez, o suficiente é vc quem determina.
depende da altura das cordas que vc se sente confrotável para tocar, lembra daquele método pra ver a altura? apertando a 1a e a última casa?

renatocaster
Moderador
# out/05
· votar


sim, só qdo quebra.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# out/05
· votar


Fábio Seiji

por exemplo, depois de colocar as cordas, em quanto tempo eu consigo ver o efeito no braço? ou seja, o quanto empenou?
e depois de apertar esse 1/4, depois de quantas horas eu consigo saber com segurança se eu preciso fazer isso de novo?

Fisioterapeuta
Veterano
# out/05
· votar


geralmente demora 24 horas ai se ve se o braco cedeu a forca das cordas 010 dai vc mexe no tensor ate vc ver que ele ficou retinho geramnete e um quarto de volta , vc devera deixar a guita descancando um tempinho para a obraco acostumar com a tensao nova.



Pesoal se eu coocar cordas hibridas 010 nos bordoes e 09 nas primas vai da alguma treta no braco?? sera que ele vai ficar torcido???

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


Rodrigo Yoshida
Isso depende do braço, da madeira e de como ele foi construído, não existe padrão.
Já vi gente comentar que cada dia o braço da guitarra tá com uma cara diferente.
Já vi alguns luthiers esperarem 1 semana depois das trocas de cordas antes de devolver pro cliente.
Faz o seguinte: perta o tensor e espera 1 hora e verifica a distância das cordas, espera mais 1 hora e verifica de novo, assim vc tem uma idéia do quanto o seu braço demora pra adaptar.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# out/05
· votar


Fábio Seiji

hmm entendi! bom, domingo eu faço a experiência aqui
apertando a mizona e mizinha na primeira e ultima casa, tem q ter a distancia de um pouco mais de 1mm neh?
bom, seja o que deus quiser hahaha

naquelas
Veterano
# out/05
· votar


heheh. quando eu comprei a minha primeira guitarra decente, uma Samick, o braço dela tava muito encurvado e a ação das cordas ficava muito alta nas últimas casas, então eu resolvi por conta própria mexer no tensor pra arrumar... deu vários estalos e eu me caguei de medo, mas arrumou na boa e ficou muito melhor de tocar...

Mas eu recomendo tomar cuidado, eu não tenho coragem de mexer em absolutamente nada na minha guitarra.... Outro dia eu abri aquela placa que tem atrás pra ver a fiação e talz, por pura curiosidade e fiquei cabreiro pra k7. Hj eu penso que se vc não tá curtindo a pegada da guitarra, leva num luthier para ele dar uma regulada pra vc, vale a pena

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# out/05
· votar


sim ele range

JB God
Veterano
# out/05
· votar


e ele cobra caro pra caralho, ele que vá se foder
que bem educado essa menino

Daniel Britto
Veterano
# out/05
· votar


JB God
Hauhauhuhauhahuha, po, mas o cara cobra se não me engano 170, ou 140 pra regular a guitarra. Merece um xingão.


Hoje mexi no tensor, deu uns estalos de novo quando comecei a fazer força, mas depois que a chave começou a girar, eles pararam. Girei bem pouco... tipo a chave allen tava nesse angulo _|_ foi pra esse _/_
Vo esperar pra ver como que fica, mas acho que não vo precisar mexer mais. Valeu aí.

caiohleal
Veterano
# out/05
· votar


Hauhauhuhauhahuha, po, mas o cara cobra se não me engano 170, ou 140 pra regular a guitarra. Merece um xingão.
vai tomar no meio do cu dele! heuaheuahaeuhae

rblopes
Veterano
# out/05
· votar


o que é espana o tensor?

naquelas
Veterano
# out/05
· votar


se vc usar inadequadamente o tensor, pode espaná-lo, como se espana um parafuso... Aì vc não conseguirá mais alterar a curvatura do braço...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O tensor do braço faz algum barulho quando mexe nele?