Cmo vcs começaram a improvisar

    Autor Mensagem
    hitler_nao_morreu
    Veterano
    # out/05


    Eu ainda to pegando uns lickzinhos de pentatonica e alguns arpejos de tríades com palhetada sweep pra da uma emoção, alguns tappings.....e só, eu naum to nem de longe bom pra fazer uns improvisos massas, to prescisando de umas dicas ae urgentes de improviso e tal, cmo eu faço pra me soltar nas escalas e naum fica no "sobe/desce" escala....contem ae suas experiencias e tal....isso pode acrecentar mto pra todos
    (acho q devem ter milhões de tópicos iguais a esse mais q se foda...hehehhe)
    Vlw pessoalzão q escreve aki pra me ajuda com esses malditos improvisos!!
    Abraços calorosos por tráz...heheheheh(zuera)
    Thiago

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # out/05
    · votar


    hitler_nao_morreu

    com o tempo vc escuta as notas antes de tocá-las

    sirios
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Cmo vcs começaram a improvisar

    meu prof passou um shape qualquer, eu que nem sabia oke era escala direito, e ele falou ke ia fazer a base e eu ia improvisar, uahuahau, ficou uma bosta, mas com o passar do tempo foi melhorando

    hitler_nao_morreu
    Veterano
    # out/05
    · votar


    22222 oirartnoc oa[b][/b]

    mais num tem uns exercícios, sei lá....alguma técnica ou treinamento pra aperfeiçoar a arte de improvisar, tem uns amigos meus q tocam a mais ou menos 3 anos, c for vnem é tanto tempo assim.....e os caras saum bauns no improviso, isso q é foda...naum é possivel q naum tenha alguma dica ou sei la q de uma boa ajude pra nós iniciantes na manha de improvisar......tipo, ja faz quase dois anos q eu toco, ja sei pentatonicas, diatonicas, modos...e mais algumas coisinhas de escalas melódicas, ja tava na hr d eu começar a tirar uns blues ou sei la, pelo menos da pentatônica.....
    Vlw moçada

    hitler_nao_morreu
    Veterano
    # out/05
    · votar


    qq é shape.....hehehehe, so iniciante safado msm

    hitler_nao_morreu
    Veterano
    # out/05
    · votar


    q legal, aprendi a faze as letrinha em negrito

    affcl
    Veterano
    # out/05 · Editado por: affcl
    · votar


    como tudo na guitarra, é treinar e treinar!
    a tecnica mais recorrente q criou muitos do solos mais famosos e essa
    o musico pensa mais o menos oq vai fazer, improvisa o solo algumas vezes, separa as melhores frases e faz a colagem final.
    um bom fraseado improvisado é fruto de anos de experiencia onde vc já sabe intuitivamente o q vai ficar bem, ainda espero q um dia fique assim e pare de ser um fritador de merda

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # out/05
    · votar


    hitler_nao_morreu

    Eh soh tu usar as escalas mesmo, nao tem mt segredo, se tu toca a 2 anos jah devia tocar improviso conscientemente, nao necessariamente bons ou melodicos, mas dentro do tom...

    mas se vc nao conseguir fazer algo melodico vc acaba virando um shred mesmo, malmsteen, impellitteri, cooley...

    tem q treinar bastante nao soh a teoria mas tbm o seu ouvido, sua percepeção musical, e isso vc treina improvisando mesmo, põe uma base e fica tocando, qd cansar troca, nao tem jeito...

    Chega uma hora q vc nao vai nem mais escutar alguem tocando a base, a harmonia fica na sua cabeça e vc toca sozinho mesmo, mas isso eh ficar tocando todo santo dia

    hitler_nao_morreu
    Veterano
    # out/05
    · votar


    affcl
    é verdade, to ligado mais eu queria alguma dica pra ser mais objetivo nesse assunto, sabe?

    sirios
    Veterano
    # out/05
    · votar


    hitler_nao_morreu
    shape eh o desenho de uma escala no braço da guitarra =) basicamente

    hitler_nao_morreu
    Veterano
    # out/05
    · votar


    22222 oirartnoc oa
    vlw cara, vo faze isso msm, e pra vc começa se soltar dentro da escala, pq (pelo menos comigo), eu to mto preso as notas e to muito preocupado em naum tocar nenhuma nota fora da escala e no final acaba saindo aquela coisa consecutiva sabe, nota atraz de nota da escala.....eu queria treina tipo uns saltos de um desenho para o outro, das cordas graves pras agudas, umas coisas assim....só q eu to treinando mto as escalas no metronomo, e acaba ficando uma coisa mecanica de mais, e ai eu acabo bitolado nos desenhos das escalas.......c alguem tiver algum palpite pra eu começa mi solta é mto bem vindo aki, e tenho ctz q tem um monte de gente assim como eu!!! heheheh, mais é isso ae!!
    flw

    Digao
    Veterano
    # out/05
    · votar


    coloca uma base e improvisa... grava...

    senta no sofa...

    escuta...

    chora...

    tenta achar alguma coisa q ficou legal...

    aprenda a fazer essa parte conscientemente...

    faca tudo de novo...

    lorotempest
    Veterano
    # out/05
    · votar


    cara... tu tem q ter criatividade..
    antes de começar vc jah tem que ter mais ou menos oq vc vai executar no braço da guitarra... isso eh mto de cada um... mais basicamente eh TREINOOO.
    imprvisação eh preciso nao soh estudo teorico... mais treino e criatividade. acima de tudo !!! pq vc jah tento mais ou menos o "caminho" q vc irá fazer no braço.. fica mto mais fácil.. e pra vc ter mais ou menos a improvisaçao vc precisa treinar as infinitas possibilidades q a guitarra te dá.. bom eh isso. espero q tenha te ajudado... abraço !

    Arthur Henrique Machado
    Veterano
    # out/05
    · votar


    lorotempest cara, concordo plenamente com vc, a guitarra é um instrumento de inumeras pussibilidades, e já q ela te da isso, aproveite, vc sabendo algumas delas, jah vai fazer um bom improviso !

    Polêmico
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Isso ai se desenvolve...Chega uma hr q vc sabe como cada nota vai soar,e encaixar em certo solo.

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # out/05
    · votar


    hitler_nao_morreu

    Motronomo serve se vc for tocar em orquestra, improvisação vc muda o tempo, toca a ateh a melodia da muscia mesmo com diferença no tempo das notas, ficar todas no mesmo tempo eh foda, nao tem O exercicio q vai te fazer ser o grande sacana da guitarra.

    O negocio eh treinar e deixar q o seu ouvido te guie, toca fora da escala mesmo, no começo foda-se, vc ainda tah aprendendo, com o tempo tu pega o jeito tbm, ao vivo todo mundo erra, eu fui no g3 e o steve vai e o satriani erraram uma penca de vezes...

    O segredo não é não errar, mais sim se recuperar rapidamente do seu erro, a maioria das pessoas nem percebe q tu errou, soh o cara q conhece mesmo...

    hitler_nao_morreu
    Veterano
    # out/05
    · votar


    vlw, vo estuda pelo que vcs me falaram......grava meus improvisos em cima de uma base, ouvi depois...tenta monta meus licks, ve tb algumas frases legais de musicas e tal, treina o ouvido pra tira algumas musicas de ouvido só pegando a escala pra dai saca umas coisas de solos e tal....mais é isso ae, c alguem tive mais algum comentario é so manda ae!!
    Tb c vcs contarem o caminho que vcs tomaram pra desenvolverem o improviso será bem interessante......Abraços

    sirios
    Veterano
    # out/05 · Editado por: sirios
    · votar


    faz isso msm cara, soh com a pratica tu vai ficar bom....
    tente ser criativo o maximo e nao ficar na mesma coisa sempre, tente variar o teu som nao fugindo da melodia, entende? =)
    com o tempo tu pega a manha do negocio...ehehehe

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    sirios

    Sim.

    sirios
    Veterano
    # out/05
    · votar


    LeandroPanucci
    ah soh, tu deleto tua msg ali neh? eu editei a minha ;P

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    sirios

    hehehe eu tinha apagado antes, mas você respondeu.... mas tudo bem.


    hitler_nao_morreu

    Por favor, cadastre-se novamente usando um outro nick que não seja ligado ao nazismo e outras barbáries.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # out/05
    · votar


    hitler_nao_morreu
    Tá morto sim!

    lorotempest
    Veterano
    # out/05
    · votar


    cara.. eu começei a improvisar qdo tinha um ano... eu curtia mto blink e green day.. só sabia tocar base

    até q um belo dia eu tava na casa do meu amigo (q tbm toca guitarra) e ele me mostrou uns musicas q ele tinha no pc de uns cara.. um se cahamava malmsteen, o outro se chamava joe satriani, e o outro van halen... eu fiquei simplesmente impressionado com o q aqeles cara faziam com uma guitarra na mao, e começei a curtir mto esse caras... até q eu dia eu começei a tentar tirar uns solinhos.. uma improvisaçoes (mto ruins) como vc dissefica no "sobe/desce" ... eu só fazia isto.... aih fui acostumando meu ouvido. a perceber as notas. a escutar um solo e jah conseguir tirar um pedacinho... aih eu fui vendo as inumeras possibilidades da guitarra... (coitados dos q me ouviam improvisar) eu improvisava mto ruim mais nao tava nem aih... pq eu sabia q se eu continuasse ali tentado um dia eu ia conseguir... i lembre-se sempre de uma coisa

    tudo é dificil antes de se tornar fácil.. (essa foi filosofal hein)

    mais aih eh isso... eu treino pra caralho até hj.. e pretendo nao parar tao cedo... a parada é soh uma

    TREINOOOOO
    vc só vai aperfeiçoar sua tecnica, sua improvisação com mto treino !! abraço (eita texto grande hein)

    lorotempest
    Veterano
    # out/05
    · votar


    ah que fique claro q eu começei a improvisar com UM ANO DE AULA DE GUITARRA eh q ficou meio... dulpo sentido

    Digao
    Veterano
    # out/05
    · votar


    o comeco de todo mundo é meio parecido...

    eu improvisava no comeco pq eu nao tinha saco pra tirar os solos direitos haha... era um lixo total... nao tinha nocao de escala tom nada..

    Mas tinha uma nocao do som q eu queria fazer... ele tava na cabeca mas a mao nao sabia como chegar la...

    Dae é estudo pra conseguir passar isso...

    ----------

    e um bom professor ajuda...

    Polêmico
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Comprar uma guitarra pra ficar fazendo base de punk rock moda estilo Green Day,Blink 182,CPM22 é melhor gastar a grana num puteiro,é a mesma coisa de comprar uma Ferrari pra andar com ela em estradas de terra esburacadas.

    leuw
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Manos na boa... não se prendam em escalas, shapes, riffs, desenhos, etc...
    Meu prof. (um guitarrista fantastico) ta me ensinando a improvisar de outra forma.

    Subir e descer escalas... repetir riffs... dar bens sempre nas mesmas notas vc acaba ficando mto preso. Primeiro q isso não é improvisação... é ser mecânico... segundo q quando acabar sua "biblioteca" de riffs, desenhos, etc. vc começa a ficar repetitivo.

    Pra não ser MAIS UM guitarrista q só sabe fritar na pentatonica menor, comece analisando os ACORDES. Não é pq vc ta na escala da tonica ou do proprio acorde que vai soar legal... muitas vezes a variação de acorde q a melodia pede não combina com uma simples escala.

    Vou dar um exemplo basico... se eu errar alguma coisa me corrijam blz?

    Cada acorde pede algo diferente, tente dar enfase na variação do acorde... por exemplo, a base for um C7M9 dê enfase no B (7M do C) e D (9 do C).

    Agora para pra desmembrar o acorde.
    C7M9 = C E G B D ok?

    Agora para pra pensar... a escala de G eh G A B C D E F# G
    e a tríade de G eh G B D. As notas que identificam o acorde são G (tonica, 1ª) e B (define se é maior ou menor, 3ª) e D (complemento harmonico, 5ª).

    E como o acorde G daria enfase no G (5ª de C), B (7M de C, ênfase do acorde) e D (9 de C, outra enfase do acorde) experimente fazer a escala de G quando tiver tocando C7M, vai soar bem legal.

    Outro exemplo. Pegue um acorde com 4ª, ex. A4. Experimente fazer a escala da própria quarta (D). A tríade de D é D, F#, A. Nela vc tem o Próprio A(identidade), a ênfase (D) e o relativo menor de A (F#, 6º grau). Vai soar muito legal também.

    E isso pq meu professor começou a me passar essa forma de improviso a 2 semanas. Existem muitas outras possibilidades e truques. Muitas vezes em um acorde só você pode fazer 4 ou 5 escalas diferentes que vao soar muito melhor do que a escala do próprio acorde ou tom. Sabendo o tom, conhecendo o campo harmonico (para saber as variações de acorde de cada grau) e tendo o ouvido treinado para reconhecer o grau do acorde tocado no momento, vc fica totalmente livre para improvisar, e SEM SER REPETITIVO. existem muitas possibilidades e vc só vai ter que escolher o q vai fazer de acordo com a melodia. Outra coisa importante é não decorar desenhos de escala, mas conhecer todas as notas do braço para improvisar em todas regiões, partindo de graus diferentes da escala, e não necessariamente da tonica, como muitos desenhos fazem. Com a mesma escala em diferentes regiões e partindo de diferentes notas você já tem muita diversidade de improvisos, somando a grande quantidade de possibilidades de escalas por acorde tocado, vc nunca vai ficar na mão.

    Isso sim é improviso... me desculpe se você é um amante da penta menor, mas se te colocarem no fogo numa apresentação de jazz pra pegar a guita e sair tocando na hora, você vai se enrolar e muito, pois as melodias são mais complexas e a boa e velha penta não vai soar nem um pouco legal.... Já conhecendo os acordes e sabendo pensar os acordes, você sai improvisando de verdade... e não faz feio, pode ter certeza.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cmo vcs começaram a improvisar