como fazer uma guitarra?

Autor Mensagem
Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


Un Perro
Tipo, sei lá tipo.
Tipo, o tenso depende tipo do tipo que tipo vc quer usar.
Tem vários tipos, entende? Eu uso tipo os tipo ação dupla coreanos e pago tipo 10 reais, mas já vi do tipo barra simples na teodoro, tipo na vintage.
Quanto ao braço, isso depende tipo do tipo de braço que tipo vc tá querendo, pq tipo mogno é quase sempre tipo seco pq tá proibido de cortar tipo já faz um tempo, então é só escolher o tipo de prancha com os veios tipo reto, saca?
Já tipo pau marfim, precisa ter tipo um pouco de experiência, tipo pra sacar se a madeira tá tipo seca.
Tipo, eu acho que é tipo melhor você escolher o tipo de braço que tipo vc quer fazer pra depois tipo escolher a madeira e tipo procurar em madeireiras.
Em outros tópicos eu já expliquei tipo como fazer pra tipo comprar madeiras secas, tipo quase prontas pra usar.

LeandroP
Moderador
# out/05
· votar


Fábio Seiji

O acabamento é bem rústico mesmo, mas ficou legal na minha guita (o visual mesmo). Ele tem um puta ganho... percebo isso quando mudo a chave do Stevie's (ponte) pro sngle dele (meio)... tem um puta crunch o cap dele.

Un Perro
Veterano
# out/05
· votar


Fábio Seiji

Vlw mesmo cara!!
vo ver se arranjo por ai =D
abraços

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


JB God
se eu pegar um braço que era parafusado e cola-lo no copro vai ficar bom?

Hehehe, desculpaí, é que às vezes eu me empolgo.
Quanto à colagem do braço parafusado, pode ficar bom sim, mas tem que ser muito benfeito.
Não basta passar cola e juntas as partes. Vc vai precisar fazer uma junta do tipo macho/fêmea, de preferência rabo de andorinha.
O problema é que vc só vai ganhar um pouco de sustain, mas o acesso vai continuar igual, pq senão vai ter que mexer no corpo tb, aí não sei se compensa.
Se for modelo fender eu desaconselho pq vai descaracterizar o som, pois perde muito do ataque.

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


LeandroPanucci
O Rafael, um conhecido meu, que indicou.
Ele tem uma epi LP com um SD 15k.
Colocou o cap do rogério na ponte e deixou o SD no braço, quando ele foi testar o cap do rogério tava ruim e ele fez outro.
Já com o pé atrás ele testou de novo e a diferença de ganho era muito grande do cap do rogério pro SD.
Em resumo, ele vendeu o SD e encomendou outro pro rogério.

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


Un Perro
Tensor eu não posso te vender, pq eu comprei em sociedade com uns amigos, mas se vc precisar de indicação de onde comprar madeiras e como proceder para a secagem pode falar.
O paumarfim, se não tiver seco, demora um pouco pra secar, 1 a 2 anos;
precisa "selar" o topo pra não rachar tb e passar remédio contra cupins.
Se vc tiver uma piscina pode jogar a prancha lá dentro, deixar por 2 semanas e depois deixar ao ar livre que saca em menos de 2 meses além de ficar mais banquinha por conta do cloro (infelizmente eu sou pobre e piscina aqui nem regam) =P

LeandroP
Moderador
# out/05
· votar


Fábio Seiji

Eu comprei dois caps diferentes do Rogério, mas só estou com um instalado na minha guita. O outro tem um timbre legal, mas com saída fraca... tô pensando em colocar ele no meu violão folk pra testar. O que é que tu acha? Já pegou um violão assim?

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


JB God
no corpo da guitrra, já que vc é todo gozadinho =D
Cuidado com os trocadilhos!

LeandroPanucci
Pq vc perguntou do paquímetro mesmo?????

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


LeandroPanucci
Putz, não curto muito violão folk, gosto mais do som dos classicos

di castro
Veterano
# out/05
· votar


olá pessoal, eu to querendo fazer uma guitarra para mim, uma les paul, mas eu não sei que madeira eu devo usar no corpo dela, quais as madeiras que vcs me indicam. e eu vou usar as seguintes madeiras para o braço e para a escala:

maple - braço
ébano- escala

essas madeiras são indicadas para fazer o braço e a escala?

se no caso vccs disserem que para o corpo seria bom usar mogno, vcs não acham que ela iria ficar pesada demais? eu estava pensando em usar cedro, quero usar uma madeira leve e que o timbre seje agudo. quais as que vcs me indicam.

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


di castro
maple - braço
ébano- escala


vc tá podendo, hein !!!!!
Essas madeiras não só são indicadas, como são top´s.

As LP têm braço e corpo em mogno (63g/cm3) e quanto ao peso, elas são pesadas mesmo, e o cedro (55g/cm3) é um pouco mais leve, mas vai continuar pesada, vc pode escavar algumas partes do corpo para aliviar um pouco do peso, se for o caso.
O cedro tem o som um pouco mais brilhante que o mogno, também.
Acho que essa escolha fica boa, são madeiras normalmente usadas para instrumento, então não tem erro.

di castro
Veterano
# out/05 · Editado por: di castro
· votar


Fábio Seiji

pow também é o seguinte: como faço para colocar o tensor no braço da guitarra? eu to perdido nessa parte. e alguem tem fotos de como colocá-lo? e na LP o que é mais indicado com relação ao braço, colar, parafusar ou o que?

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


di castro
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*941733:f45
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*941733:f46

No seu caso o ajuste do tensor fica no headstock, então é ao contrário do meu. O canal onde é instalado o tensor eu faço com uma tupia.
E as LP possuem o braço colado.
Espero ter ajudado

di castro
Veterano
# out/05
· votar


Fábio Seije

eu quero fazer minha guitarra com uma madeira boa, mas eu não sei com qual eu faço, eu quero fazer com madeiras que o custo não seje muito alto e que seje boa. quais as que vc me indica? as medidas da madeira que eue devo comprar para o corpo da LP são + ou -, 0.60 x 0.30 x 05, eu quero uma madeira que esteje numa faixa de R$ 50,00 à 60,00 , de preferência uma madeira que tenha uma boa sustententação do tempo de vibração. se vc puder me ajudar nessa parte eu fico grato, e quais também eu posso usar no braço e na escala, pow o ébano e o maple tão muito caros pro braço eu tenho uma idéia, eu to pensando em usar marfim, mas e na escala qual eu posso usar?

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


di castro
De onde vc tirou esse "e" no final do meu nome?

Se vc não quer madeiras com custo alto então esquece o maple e o ébano.
Existem vários tipos de madeiras pra fazer guitarra, não é tão fácil de ensinar para quem não tem experiência em comprar madeiras; mas sempre temos que começar por algum lugar; então:
- Compre madeiras em madeireiras, pois o preço é mais em conta
- Nas madeireiras, em geral, só se vende pranchas inteiras, aparelhadas ou brutas (dependendo do equipamento que vc possui pode optar por uma ou outra)
- Dê preferência às madeiras que já estejam secas, cinzas de tanto pegar chuva e sol, abandonadas num canto esquecido e inidentificável.
- Faça amizade com os caras das madeireiras pra conseguir sobras de graça.
- Peça desconto quando houver rachaduras muito pronunciadas que inutilizam parte da prancha.
- Sempre dê uma gorjeta pro cara que te ajudar na procura, retirada e aparelhamento da sua madeira.

Se eu fosse fazer uma Les Paul eu utilizaria Mogno (Swietenia macrophyla) para o corpo e braço e ébano ou caviúna para a escala.
Se vc quer construir algo mais alternativo pode usar cedro rosa (Cedrela fissili, C. odorata) para o corpo e braço, para a escala pode usar Ipê (Tabebuia serratifolia).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a como fazer uma guitarra?