tipos d pentas

Autor Mensagem
james_the_bronson
Veterano
# mai/07
· votar


JoeCruzGuitar
A pentatonica maior é derivada da escala maior natural, porem com o IV e VII graus omitidos.

A pentatonica menor é derivada da escala menor natual, porem com o II e VI graus omitidos.


Acho que é o contrário. A Escala Maior e Escala Menor que vêm da Pentatônica. Acho que os intervalos da Pentatônica são os primeiros da série harmônica. Por isso que soa tão óbvio e sempre "desce redondo"...

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mai/07
· votar


JoeCruzGuitar

Exatamente por isso que misturo pentas com modos gregos. Gosto de brincar com as pentas, fazer uns outsides... não uso muito o "padrão correto" das escalas quando faço um solo.

Eu aprendi bastante aqui no FCC em relação a improvisos, técnicas... dicas dos camaradas que tocam outros estilos... as JAM´s são uma escola na minha opinião.

Deji, Laemcasa e Pedro Brito me passaram várias dicas importantes no que se refere a solos.

Tem bastante gente aqui que manja de teoria mas na hora que pega a guitarra fica mais perdido que bosta n´água.

Penta_Blues
Moderador
# mai/07
· votar


Bom dia!!!

JoeCruzGuitar
Tipos de Pentatonica ? Só duas. Maior e Menor.
Sou firme no meu conceito de que não existe pentatonica M7, m6, m69, m51, nem m666 !!!

Cara, concordo contigo! Pentatônica só duas.
Outras Escalas que contém cinco notas recebem nomes diferentes justamente porque o termo "Pentatônica" não é uma classificação de Escalas formadas por cinco notas mas a denominação de uma determinada Escala com um intervalo específico.
Valeu!!!

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07
· votar


james_the_bronson

James, para avaliar por ai, precisariamos tratar outros aspectos.

Pelo que conhecemos da historia, pura e simplesmente, a pentatonica foi a primeira "descoberta" de formula intervalar, utilizada na antiguidade.

Se não me engano, pelos Chineses, e a gente sabe que eles são uma civilização muito antiga e pra lá de milenar heheheh

Tambem historicamente, o uso de 7 notas apareceu depois, registrado na civilização Grega, por isso "modos gregos" dããhhh

Mas isso tudo é especulação, não há um registro historico completamente confiavel a respeito do assunto.

Houve o periodo tonal da musica, e a partir dai as escalas maiores e menores (naturais) passaram a ter maior valor.

Ainda depois disto, ocorreu o temperamento musical (nem de temperatura, nem de tempero culinario hehhe). Procurou-se dar a mesma proporcao de valores entre os intervalos. Dai surgiu a escala de 12 tons, a cromatica.

Falei falei e falei, só pra dizer uma coisa.

Sim, olhando pelo lado historico a Pentatonica é mais antiga que os Modos Gregos, Diatonicas e Cromaticas.

Mas olhando hoje, pelo uso da diatonica, e pelo estudo intervalar, sempre damos mais importancia para as diatonicas maiores e menores.

Fica mais facil entender as demais assim. Pelo menos é assim que estudei.

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Penta_Blues
\o/

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07
· votar


james_the_bronson
Pentatônica são os primeiros da série harmônica. Por isso que soa tão óbvio e sempre "desce redondo"...

Isso ae...

É por isto que qualquer pessoa (musico ou não), pode sentar-se na frente de um piano, e tocar alguma coisa "usando só" as teclas pretas heheheheh

Não importa a sequencia que ele digitar, vai sair um som audivel e estruturado.

Na guitarra é mais dificil, a disposição das notas não é tão visual quanto no teclado de um piano.

E é por isso que volte e meia comento outra coisa.

Para estudar guitarra, o esquema é aprender intervalo e se for para decorar algo, que seja as notas ao longo do braco e não SÓ shapes de escala prontos e licks prontos.

No piano o cara bate um olho e já vê, aqui tem um A, aqui tem um C# e aqui tem um E.

É muito mais visual.

Olhando ai o cara já enxerga facilmente como colocar uma nona, uma setima, etc...etc...etc...

Na guitarra é legal aprender as notas no braco tambem, fica facil depois para entender quem é o vizinho do lado, ou o de cima, ou o de baixo.

É como uma rua com casas. No piano é facil, voce bate o olho na rua e conhece a casa de ambos os lados, e as casas depois delas.

Na guitarra é como se voce morasse num predio. Voce esta num apartamento qualquer, voce tem que conhecer o vizinho do lado, o da frente, o de cima, o de baixo, o que tá acima do de cima, o que está abaixo do de baixo, etc...

hehehehe

Acho que fui infeliz no exemplo, mas comparacoes são legais !!!

Minow
Veterano
# mai/07
· votar


Na verdade existem mais pentatônicas, orientais e tal. Pentatônica é qualquer escala de 5 notas... mas realmente, de "padrão" é a maior e menor (que são iguais, só muda a tônica). Todas são variações da diatônica...

[/chato]

Foukez
Veterano
# mai/07
· votar


Existem basicamente 5 desenhos, cada uma artindo da tônica, segunda, terça, quinta, sexta.

Em dó, elas se encontram assim:


faz moh tempo que to procurando isso,os 5 desenhos basicos pra mim estudar ...
Vlw ae cara

Penta_Blues
Moderador
# mai/07
· votar


Boa tarde!!!

Minow
Pentatônica é qualquer escala de 5 notas...
Discordo de vc, meu camarada.
Como eu disse, o termo Pentatônica não é uma classificação de Escalas, mas sim a denominação de uma Escala.
Seguindo o seu raciocínio, deveriam existir nomes como Hexatônica e Heptatônica para designar Escalas de 06 e 07 notas, respectivamente.
Escala Balinesa é Balinesa e não Pentatônica, apesar de ambas possuirem 05 notas; Escala Bizantina é Bizantina e não Maior, apesar de ambas possuirem 07 notas. Cada uma delas possui seu intervalo específico e particular, daí receberem denominações também particulares.
Valeu!!!

Minow
Veterano
# mai/07
· votar


Penta_Blues
Escala Balinesa é Balinesa e não Pentatônica

Não deixa de ser uma pentatônica... mas tem intervalos diferentes da maior/menor. Bizantina não é maior, mas é uma heptatônica... esses termos existem sim. Claro que a escala vai ter seus intervalos distintos, você não vai dizer "essa melodia utiliza a pentatônica" se referindo a uma música indiana lá com uma escala estranha... a escala é uma pentatônica, mas tem sua denominação própria de acordo com sua origem...
Falou

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07
· votar


Penta_Blues
Discordo de vc, meu camarada.

Concordo com a discordancia do Penta heheheheh

Minow
Veterano
# mai/07
· votar


Se não me engano tem uma video aula do Marty Friedman que fala sobre pentatônicas "não convencionais".

Minow
Veterano
# mai/07
· votar


Olha esse
tópico...

E aqui tem um artigo legal que fala sobre pentatônicas.

Penta_Blues
Moderador
# mai/07
· votar


Boa tarde!!!

Minow
Não deixa de ser uma pentatônica...
Cara, vc está confundindo classificar com denominar...
Não existem classes de Escalas, existem nomes de Escalas e cada uma tem o seu.
Imagina alguém pedindo os intervalos de uma escala Pentatônica. Qual vc colocaria?

é uma heptatônica... esses termos existem sim.
Aproveitando o assunto. Vc seria capaz de colocar os intervalos da Escala Heptatônica?

mas tem intervalos diferentes da maior/menor.
Se é diferente não pode receber o mesmo nome...

você não vai dizer "essa melodia utiliza a pentatônica" se referindo a uma música indiana lá com uma escala estranha...
Não porque eles não utilizam a mesma notação musical que os ocidentais...

JoeCruzGuitar
Cara, esse assunto lembra a mesma confusão que se faz quando se dá nomes semelhantes aos "Modos" gerados pelas Escalas Menor Melódica e Menor Harmônica. Os mais "puristas" não concordam com as demoninações pois a rigor Modos Gregos só são gerados a partir da Escala Maior, mas os que defendem nomes similares justificam que se trata de uma forma de entender estas Escalas Híbridas ou fazer uma analogia destas (formadas a partir de Escalas Menores) com os Modos tradicionais.

Valeu!!!

Minow
Veterano
# mai/07
· votar


Penta_Blues
Vc seria capaz de colocar os intervalos da Escala Heptatônica?

Não. Eu acho que a gente tá falando da mesma coisa cara... como você mesmo disse, não tem como dar os intervalos de uma "pentatônica", apenas assim. Mesma coisa com a heptatônica. Você pode ouvir a escala e chegar a conclusão de que é uma escala heptatônica, não é A escala heptatônica...

Se é diferente não pode receber o mesmo nome...

Mas não recebe o mesmo nome, eu nunca disse isso... é UMA pentatônica, não é A pentatônica. A gente que começou a chamar de pentatônica um modelo por ser mais frequente na música ocidental... você leu o artigo que eu botei?

Não porque eles não utilizam a mesma notação musical que os ocidentais...

Não é disso que eu tô falando, desconsidere a divisão em comas. Estou falando de escalas que sejam "tocáveis" em instrumentos bem temperados.

Minow
Veterano
# mai/07 · Editado por: Minow
· votar


A escala pentatônica, por definição, é qualquer escala formada por 5 notas.

http://www.kuantika.com.br/jobs/hendrix_layout/sections/ensaio_online/ aulas_medioavancados/aula_m01.htm


Eu acho que isso é pura questão de opinião... é assim que é ensinado nas faculdades, mas não quer dizer que alguém não possa ter uma opinião contrária.

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07
· votar


Minow

A escala pentatônica, por definição, é qualquer escala formada por 5 notas.

Não sei quem escreveu o texto desta fonte que voce passou.

E é exatamente isto que eu não concordo.

Mas já escrevi demais no topico para dizer minha opinião heheheh

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07
· votar


Da maneira que voce esta pensando, se eu tocar 5 notas voce não vai ter a menor noção do que eu estou tocando.

Da maneira que eu estou pensando, se eu tocar 5 notas, e nelas existirem os intervalos T 2 3M 5 6, eu vou te dizer que estou usando uma pentatonica maior.

As escalas tem nomes, regras, e formulas intervalares definidas.

5 notas com este tipo de intervalo = pentatonica maior

5 notas com algum outro tipo de intervalo no meio = pode ser qq coisa, precisariamos saber que notas foram usadas para encaixar melhor a escala apropriada para identificar estes intervalos.

Minow
Veterano
# mai/07 · Editado por: Minow
· votar


JoeCruzGuitar
Quem falou isso foi o cara que escreve a matéria, esse Mello Jr, não procurei muito por uma fonte mais confiável.

5 notas com algum outro tipo de intervalo no meio = pode ser qq coisa, precisariamos saber que notas foram usadas para encaixar melhor a escala apropriada para identificar estes intervalos.


Então, não tô discordando com você.
Toda escala tem seus respectivos nomes, ela pode ser uma pentatônica e ter intervalos diferentes da que você botou (ou da menor). Pode ser uma pentatônica chinesa, ou uma pentatônica húngara, mas ainda assim é formada por 5 notas, portanto, uma pentatônica.

Minow
Veterano
# mai/07
· votar


Engraçado é que hoje mesmo mais cedo eu tive aula e falei do mesmo assunto com meu professor de violão, ele me mostrou várias escalas curiosas, inclusive pentatônicas orientais, hexafônicas, etc.

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Minow

Cara, a grande maioria das pessoas que conheco, pensam assim tambem. Inclusive admitindo as pentas com outros intervalos tipo a m6 e a M7.

Aqui mesmo neste topico teve o netto, o nick e o mestre panucci postando outras opiniões e admitindo o uso da penta junto com outros intervalos. Isso para mim é quase obrigatorio para criar um fraseado interessante, mas eu só penso no sentido de ir dando nome aos bois na ponta do lapis mesmo heheheh

Acho que só o Penta_Blues trata o assunto igual a mim hhehehe

Normal, não estou dizendo que esta errado não, eu só penso um pouquinho diferente.

No final das contas, o resultado pratico e auditivo será o mesmo hehehehe

Dei aulas para algumas pessoas e foquei bastante na formula e no intervalo.

Na verdade, aprendi um pouco disto quando estudei piano, na guitarra fui mais auto-didata (comecei tocar guitarra muitos anos depois de ter estudado piano, na verdade parei de tocar piano com 11 anos de idade e nunca mais coloquei as mãos em um)

Enfim, desta época do piano, veio a leitura de partituras (escrever eu não escrevia, pois não havia aprendido a compor ainda), o uso forte do metronomo, e o estudo de intervalos.

Na guitarra eu fui totalmente pelo outro lado.

Disquinho tocando no som, e eu tentando tocar junto.

Shapezinho padrão de escala, e eu decorando o shape.

Lickzinho otimo de algum guitarrista na mão, e eu decorando o desenho do lick

heheheh

Acho que estudei melhor o piano (q eu não gostava), do que a guitarra (q eu gostei bastante)

Estamos discutindo algo puramente teorico !!!

Minow
Veterano
# mai/07
· votar


JoeCruzGuitar
Eu sou parecido, estudei flauta quando era molequinho, parei e também nunca mais...
É uma pena, enfim...
Mas eu concordo com você, é algo completamente teórico, e no fim das contas vai dar no mesmo. O importante é que soe bem. (:

Penta_Blues
Moderador
# mai/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Minow
Não. Eu acho que a gente tá falando da mesma coisa cara... como você mesmo disse, não tem como dar os intervalos de uma "pentatônica", apenas assim. Mesma coisa com a heptatônica. Você pode ouvir a escala e chegar a conclusão de que é uma escala heptatônica, não é A escala heptatônica...
Percebeu onde está sua confusão?
Tá perfeito quando vc não consegue demonstrar os intervalos DA heptatônica porque não existe A Escala Heptatônica. Agora, diferentemente disso, existe A Escala Pentatônica que é Maior ou Menor, ou seja cada palavra tem um uso diferente; heptatônica para definir escalas com 07 notas e pentatônica para definir uma escala específica com um intervalo específico.
A confusão está no fato de que termos que em princípio deveriam ter um mesmo sentido e serem utilizados para classificar um grupo de escalas com uma característica em comum tem seu emprego diferenciado pois um deles deu nome a um modelo específico de escala e não a um grupo de escalas. Daí ser possível vc demonstrar os intervalos DA Pentatônica Maior ou DA Pentatônica Menor, mas não poder fazer o mesmo com A Heptatônica Maior ou A Heptatônica Menor...
Na minha opinião existem vários outros motivo para não se chamar qualquer Escala contendo cinco notas como Escala Pentatônica, como por exemplo: deve guardar seus intervalos característicos; devem ter relação com as Escalas Maior e Menor; devem manter entre si a mesma relação que as Escalas Diatônicas Maior e Menor, ou seja, três semi-tons para baixo, da maior para a menor, e três semi-tons para cima, da menor para a maior, assim podem ser tornar relativas.

Mas não recebe o mesmo nome, eu nunca disse isso... é UMA pentatônica,
Vc dá o mesmo nome quando chama qualquer Escala de cinco notas como Pentatônica, não é isso? Ao chamar de Pentatônica uma Escala de cinco notas, pouco importa se vc se refere a UMA Escala qualquer ou À Escala pois o nome foi o mesmo para as duas né?...rs

A escala pentatônica, por definição, é qualquer escala formada por 5 notas.
Resta saber de onde o Mello Jr buscou esta definição, pois ela é no mínimo causadora de confusões pois num sistema em que é possível fazer centenas de combinações de cinco notas, chamar todas de pentatônicas é complicado...rs

hexafônicas, etc.
Hexafônica é uma Escala específica e que pode até ser classificada como hexatônica, mas perceba a diferença: A Escala Hexafônica pode ser considerada uma Hexatônica, mas nenhuma outra Hexatônica pode ser considerada Hexafônica.
No caso da Pentatônica o fato dos estudiosos darem este nome a uma Escala com intervalo específico impossibilita se chamar outras Escalas pela mesma classificação sem gerar confusão. Ficaria mais ou menos assim: A Escala Pentatônica pode ser considerada uma Pentatônica, mas nenhuma outra Pentatônica pode ser considerada Pentatônica...
Percebeu?...rs

Valeu!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tipos d pentas