Pré-amp externo ao invés de captação ativa

Autor Mensagem
Caobelli
Veterano
# mai/05


Galera, sou muito fã de baixo passivo.
Amo o timbre de madeira que ele tem, ressaltando todas as características que vc desejou ao imaginar seu baixo de freijó ao invés de imbuia por exemplo.
Porém, às vezes é legal ter um ganho de timbres, por isso muito gente põe o circuito ativo.
Alguém aqui do fórum deu um exemplo caricato, porém interessante se analizado da correta maneira:
"colocar captação ativa em um baixo é o mesmo que colocar captação ativa e cordas em uma tábua de passar roupa, o timbre será o mesmo".
Exageros à parte a captação ativa tende a massificar o som de todos os modelos e dexar tudo um pouco artificial.
Logo, tenho pensado muito em usar um pre-amp externo para o mesmo ganho de timbres e um gain geral de potencia mesmo, mas podendo manter um pouco mais as características sonoras do instrumentos.
Gostaria de saber se alguém faz isso e que prés recomendam

Caobelli
Veterano
# mai/05
· votar


Detalhe, fui procurar alguns pré no ebay e dei de cara com isso:
http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&category=10171&item=7322 772845&rd=1
sistema de amplificação para baixo Phill Jones!
32 falantes de 5 polegadas!
isso mesmo 32!
e um cabeçote animal! equalizador gráfico de 12 bandas. 500W, compressor.
será que se eu for muito bonzinho o papai noel traz?!!!!
hehehehhe

FBassist
Veterano
# mai/05
· votar


Caobelli
eita penga!!!!

isso ae tem graves??????

Caobelli
Veterano
# mai/05
· votar


FBassist
acho que deve ser um timbre mais pra médio agudo mesmo, pois com 32 falantes de 5 polegadas não deve dar muito grave

FBassist
Veterano
# mai/05
· votar


Caobelli
kraca, mas mesmo assim, deve ter um som fantastico!!!!

ja pensou ligar esse sistema + uma caixa 18''

uauu

BTNS
Veterano
# mai/05
· votar


Caobelli essa coisa da captação ativa neutralizar a influência da madeira é uma celeuma. Alguns afirmam que sim, outros alegam que não (me refiro a fabricantes e luthiers). Por conta disso ainda não tenho uma opinião formada a respeito.

Sobre colocar um pré externo vc se refere aos prés tipo pedal ou aqueles que são instalados na parte elétrica?

Se for o segundo caso convém blindar seu baixo pois esse tipo de pré nada mais é do que um equalizador que permite reforçar ou cortar certas frequência e que, quando usado com captadores passivos, tende a aumentar o nível de ruído.

Se for do tipo pedal, testei três nos últimos dias: Bass Atack da Hartke, Bass Drive da Sansamp e MXR M80.

Gostei dos 3 e ainda não decidi qual deles vou comprar primeiro.

O Hartke traz o recurso shape que é usado nos amps deles, um recurso chamado Harmonics que procura dar uma "cor valvulada" aos som e o equalizador.

Gostei bastante do som dele dando uma carregada no Harmonics e variando no Shape.

O MXR M80 possui clean, distorção e a equalização. O Clean dele me surpreendeu. Gostei demais dele. A distorção é interessante mas bem pesada.

O BassDrive talvez tenha sido o que mais gostei. Deu um quê de valvulado no som som e me possibilitou timbres muito bacanas, som quente e encorpado no meu Wood. Ainda misturei o meu pré do Wood na jogada e gostei.

Todos os 3 funcionam como D.I. tb e possuem controle de Blend para misturar o som clean com a distorção só que o Blend do MXR dá a impressão de ter-se dois sons, como se não misturasse realmente. Além disso a distorção agressiva acaba comendo um pouco os graves então tem que se fuçar bastante.

Ah, testei tb o MPX (acho que é isso) da Meteoro, desenvolvido com o Paulo do Sepultura. Possui sons clean, crunch e distortion que podem ser combinados. Fiquei espantado com o peso que ele dá mas para o meu gosto preferi os outros.

Caobelli
Veterano
# mai/05 · Editado por: Caobelli
· votar


BTNS
A idéia é externo, nada interno no baixo.
Existem os footswith q vc cita, como "pedais" e os pre-amps como cabeçotes acionados por footswitchs.
estou bem inclinado a comprar um destes.
Já que vou para europa dia 28 deste mês queria dar uma pesquisada no que o pessoal usa, mas o sansamp me parece bem legal. testei e gostei - mas foi o único que usei até hj.
abs e valeu pela mão
Aliás tu teria como postar os valores destes que viu?

Caobelli
Veterano
# mai/05 · Editado por: Caobelli
· votar


BTNS
Só um detalhe, quando eu testei o bass drive, achei ele legal. dá esse "ronco" de drive mesmo, mas é bem característico, não é um pre amp completo com uma gama de timbres a serem explorados.
são mais estes que eu estou na busca
Dentro dessa idéia o Bass Attack é mais jogo, pois é como um pre-amp mesmo, com mais regulagens. O legal é o preço dele lá fora, com uns R$250 se pega.

Rdrowned
Veterano
# mai/05
· votar


BTNS
Opa !! Po ... legal você ter falado do Sansamp ... andei procurando aqui pra testar e não encontrei ... ... Qual o valor de cada pré que você testou ???

Caobelli
Veterano
# mai/05
· votar


só para deixar claro do tipo de pre que eu falo:
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=28195122
assim vc tem Pré + compressor + crossover por exemplo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/05
· votar


Caobelli
Cara, mande um e-mail para mim (mlbertola@hotmail.com) que te mando uns esquemas de boosters para baixo. Eu mesmo uso um Fuzz construído por mim e otimizado para baixo (mas aí é para dar distorção mesmo). Outra alternativa é comprar um pedal Ibanez Path Head.
Abç

Caobelli
Veterano
# mai/05 · Editado por: Caobelli
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Criei este tópico esperando por tua opinião mesmo... hehehehe
Só uma pequena correção caso alguém procure pelo Ibanez, o driver deles se chama Phat Head e é bem bacana, mas ainda acho que o Attack tem um pouco mais de pre amp mesmo, com o timbre valvulado bem legal.
Vou mandar o email pra já! abs

Gabriel Simões
Veterano
# mai/05
· votar


Cara .. quanto aos captadores ativos ...
A idéia básica é usar uma bubina com menos voltas e um pre amp interno livre de ruidos ... visando um sinal limpo... definido .....
Ai muita gente acha artificial porque ta acostumado com o som dos captadores passivos , bem diferentes ..... mas a questão não é de artificial ou não ...
Entra mais ou menos na mesma discussão entre valvulados X transistorizados ....
É sempre uma questão de gosto pessoal , envolve timbre e isso é de cada um .... mais é um mito que vem caindo por terra a muito tempo a ideia de que o timbre dos captadores ativos é o mesmo independente do instrumento .... isso chega a ser ridiculo e deve cair por terra ...
Quanto ao pre amp externo ... existem diversas opções .... e primeiro você deve escolher entre um pre com distorção ou sem ....
Se for sem indico comprar um aguilar obp-3 e montar numa carcaça qualquer usando um true bypass .... se for com distorção iria no mxr, ou no sansamp psa .... o psa é um pouco mais caro porém muito mais completo em termos de saida do que o pedal, além de possuir controle de médios .... que o pedal não tem ....
A vantagem de usar um pré amp interno é de ele estar ali logo a mão .... pronto pra ser alterado sem que você precise se abaixar ou perder tempo pra isso ....
Mas se blindar ou talvez aumentar a cavidade pra você é um problema ... te aconselho a seguir uma das opções acima .... ok ?
Abraço e boa compra .. e não esquece de fazer um review pra gente .... eu tenho um basspod xt e tenho usado ele basicamente como pre ... e queria comparar com os originais , como o sandamp por exemplo ... ele tem um overdrive que é baseado no bass di da sansamp ... =)
Abraço
Gabriel

anderson florencio
Veterano
# mai/05
· votar


uma sugestão
também amo a captação passiva... mas tenho precisado de alguns recursos do ativo, então com prei um pre-amp pra ele, um circuito ativo da bartolini e os meus problemas acabaram pois o que eu agora faço é só amplificar o que eu precisava continuando com os captadres passivos e os seus recursos.
lembre-se que existem 4 sets:
cap. passivo era o meu...
cap. ativo
cap. passivo com pré-amp é o meu
cap. passivo com pré-amp

com o meu novo circuito, eu ainda posso utilizar o meu baixo xomo passivão pois o meu pré me da a oportunidade de desligado a hora que eu quero...

Gabriel Simões
Veterano
# mai/05
· votar


Sobre pre obp-3 da aguilar .... eu ja ouvi muita gente falar que o flat dele é realmente flat .. ou muito próximo disso, tanto que muita gente acha ele no flat sem graça ... porque não aplica nenhuma coloração ao som ...
Se gosta do seu som de passivo, coloca esse pre ... e vai ter o mesmo som no flat ...e os recursos de timbragem dum pre amp de ponta .... talvez o melhor do mercado de preamps internos ...

BTNS
Veterano
# mai/05
· votar


Caobelli vejo o MXR, o Sansamp e o Hartke que citei como pedais e não como footswtich pois o footswitch apenas acessa recursos do pré do amp ou de um pré de rack como esse que vc lincou aqui.

No caso do Sansamp há a versão do Bass Drive em rack, com mais recursos do que a versão em formato pedal. E bem caro por sinal.

Nesses de rack, nunca mexi.


Rdrowned, brother o Bass Atack está por 390 e pouco na Ginga e por 409 na Made in Brazil. Se for comprar na Giga, fala com o João e diz que foi o Beto, que levou um Wood lá, que indicou. Comentei desse pré com meu professor e ele foi lá, testou, gostou e comprou...rs

O MXR tá 800 e pouco, na Hendrix - da para pagarm em 12x.

O Sansamp que eu testei era usado e tava por 650 mas o novo é algo mais caro que o MXR, acho que uns 900. Não achei ele zero. O MXR, como eu disse, é mais agressivo na distorção. O Trujillo usa um. Aliás, comprei o último DVD do Metallica e meu, o cara é um animal mesmo..rs

Talvez, como um primeiro pré, eu pegue esse da Hartke mas definitivamente quero ter um Sansamp na mão. Todos eles me agradaram, cada qual com sua característica.

No caso do Sansamp eu o testei ligado num cabeçote Peavey sem passar pelo pré do cabeçote (apenas o power e o Sans) e depois passando pelo pré do Peavey. Gostei mais da primeira opção.

marcioazzarini
Veterano
# mai/05
· votar


Caobelli

O BTNS tá certo mesmo... Foot Switch nada mais é q um pedal "burro", apenas com um botão, que serve como liga/desliga para efeitos ou recursos de cabeçotes, ampls, ou equipamentos de rack.

O Sansamp, MXR e os demais citados por eles são Pedais mesmo, com a função de Pré-Amp.

Caobelli
Veterano
# mai/05
· votar


marcioazzarini
Sim, mas eu não disse que tava errado. Eu citei ter um rack como pre amp e um foot switch para acioná-lo sem precisar ir até o mesmo.

Fabricio Drumond
Veterano
# mai/05
· votar


Alguem sabe dizer se o Behringer MIC200 Tube Ultragain Microphone tb serve pra essa funcao de preamp em contrabaixo (no caso, o meu é ativo). Qual a diferenca para os modelos citados como Bass Atack da Hartke, Bass Drive da Sansamp e MXR M80?

Valeu!

Caobelli
Veterano
# mai/05
· votar


Fabricio Drumond
As regulagens de cada um dos pedais é a diferença além de que o bass attack é mais gain e equalização enquanto o Bass Drvie e o MXR 800 dão ganho e distorção.

Fabricio Drumond
Veterano
# mai/05
· votar


Mas e sobre o behringer pra usar no baixo? Recebi ha pouco um e-mail do Miguel Ratton dizendo o Behringer MIC200 Tube Ultragain Microphone nao é o ideal, pois existem coisas mais especificas pra baixo. Esta correto?!

Aproveito pra perguntar: tenho um yamah rbx 765A e estou precisando melhorar o som. Qual a melhor opcao: NE-1 (PARAMETRICO), BASS EQUALIZER (boss), algo como BASS ATTACK, que preamplifica mas limita a equalizacao (somente 3 controles)?

Valeu!

Caobelli
Veterano
# mai/05
· votar


Fabricio Drumond
Não conheço o Behringer, mas o Bass Attack tem bem mais de 3 controles e dá um bom ganho http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&category=41411&item=7323 763213&rd=1&ssPageName=WDVW

Fabricio Drumond
Veterano
# mai/05
· votar


E voltando ao questionamento original desse forum: "Pré-amp externo ao invés de captação ativa". Significa q pelo fato de o baixo ser ativo ele nao necessita de um preamp externo?

Fabricio Drumond
Veterano
# mai/05
· votar


nesse link consta "3-band bass, treble and bright control"

Caobelli
Veterano
# mai/05
· votar


Fabricio Drumond
Sim, mas não é apenas o que eles tem, possui:
1)Harmonic control for tube drive emulation (simula valvulado)
e outros 3 controles que eu não faço idéia do que sejam! heheheh

Caobelli
Veterano
# mai/05
· votar


BTNS
Vc que fez os testes, sabe explicar melhor os controles do Hartke?

Mauricio Martins
Veterano
# jul/05
· votar


Por Favor...nao manjo muito d equipamento....intao quer dizer q c eu tiver um baixo com captação ativa um BASS ATTACK seria inutil???

Gabriel Simões
Veterano
# jul/05
· votar


So um detalhe: o pré externo ou interno, utilizado para dar ganho ou corte em frequencias do sinal nao tem NADA com a captação ativa.

A captação ativa utiliza um pre amplificador não regulável em termos de frequencia ou ganho, com uma bubina menor, visando diminuir o ruido e manter o timbre que o captador passivo teria com uma bubina com mais voltas ... porém nada é perfeito e existem variações dentro desse sistema.

O pre amp como conhecemos (onboard ou outboard) tem como maior função corrigir ou alterar a equalização do instrumento, e baixar a impedância do mesmo, permitindo assim o uso de cabos maiores, controle de ganho, entre outros ...

Respondendo a sua pergunta: no mercado existem INUMEROS preamps pra baixo, e acredito que você deve estar pensando em preamps stomp, e nao "rack models" ou coisas assim ...

Dentre os stomp indico o sansamp bassdriver, o mxr e o hartick. Porém cada um tem um timbre e principalmente uma saturação diferente ... então a questão gosto entra ai ... mas a qualidade deles é indiscutivel ... construção, durabilidade, etc ...
O clone do bassdriver da beringher pode ser uma boa opção, não testei ainda porém falam muito bem ...
No mais, existem modeladores e sintetizadores no mercado, mas se esse for um pensamento, o basspodxt ta na frente, sem comparações (minha modesta opinião).

Eu analisaria esses 4 "pedais", além dum equalizer (se a correção de frequencias ou variação timbristica é o seu desejo) .....
Abraço
Gabriel

Mauricio Martins
Veterano
# jul/05
· votar


vlew cara! abraço!

BTNS
Veterano
# jul/05
· votar


Caobelli desculpe pela demora. Não estou conseguindo acessar o FCC nesses dias por causa da correria. Eu comprei o Hartke e ainda estou aprendendo a mexer nele. Vou preparar um review e postar aqui. Agora estou saindo para um curso. Estou gostando de usá-lo com o meu Wood, já com o Spanich, que é passivo, ainda não consegui um resultado legal. Faz pouco tempo que tô com ele.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pré-amp externo ao invés de captação ativa