LUTHIERIA

    Autor Mensagem
    feião
    Veterano
    # jan/05


    gostaria de fazer um curso sobre luthieria, esta arte que tanto me facina, alguem sabe de apostilas, cursos, e outras coisas que podem me ajudar?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Só existem cursos de luthieria em SP.
    Se vc não é de lá, a única maneira é tornar-se um bom marcineiro e depois arrumar um emprego (ou estágio) com um luthier reconhecido.
    Livros de luthieria mais completos só existem em inglês.
    Abç

    feião
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola vc sabe me informar qual seria a duração destes cursos?não sou de Sampa, mas se não fosse muito longo eu iria fazer la.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    feião
    Sinceramente não sei, mas é na BH escola de luthiería.
    É um curso um tanto superficial e modular, o que faz a formação inteira ser cara.
    Infelizmente, não existe no Brasil um curso de luthieria nos moldes europeus ou norteamericanos (formação técnico-profissional de 3 anos), e a maioría de meus colegas aprendeu na prática, o que leva anos de uma formação empírica, assistemática e muitas vezes descontinuada. Isto não quer dizer que não hajam luthiers excelentes por aqui, como meu falecido mestre Simões, o grande Sérgio Buccini de SP (que estudou na Itália, também meu mestre), e meus colegas profissionais de 1ª, Eliezer de Lara (aqui no RJ) e Erasmo Lousada (em Fortaleza). Isso só para citar os que são, ou foram, próximos.
    Abç

    feião
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    vc tem telefone da escola?

    Mbass
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    vou aproveitar esse tópico pra te perguntar uma coisinha. seguinte: meu baixo ta com problema nos dois volumes, vc acha q seria aconselhavel eu mesmo trocar aquelas "chaves" q regulam o volume!? será q seria simplesmente trocar a chave e depois soldar os fios como estavam, ou tem algum outro "mistério"!? da uma dica aí. valew
    Abraços

    feião
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Mbass
    meu tagima jazz bass também estava com problemas nos dois potenciomentros, aproveitei e troquei os tres e ficou blz, se for o mesmo problema, um tipo de chiado quando se meche neles ou corte do som, troque-os pelos da mesma numeração que ficara zero, isto se for baixo passivo que foi o meu caso. se não for descupe o atrevimento.

    Mbass
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    feião

    o meu é ativo, será q a duficuldade será maior!?
    valew pela ajuda
    abraços

    feião
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    acho que sim por causa da placa do pré, desculpe não poder ajudar mais.

    Prof_Roger
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    alguém tem baixolão de luthier ? o som eh realmente melhor do q os de fábrica?

    MRWALKER
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    eu moro na paraiba e aqui tem na UFPB (universidade federal da paraiba) tem o curso de lutheria =D

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Mbass
    Limpe seus potenciômetros com gás freon ou álcool isopropílico e teste. Se o ruído desaparecer era só sujeira, se não, vc precisará trocar os potenciômetros.
    MRWALKER
    Legal isso. Acho que existe um em Manaus também.
    Abç

    Gui
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    parece q tão abrindo tecnico de luthieria em Curitiba....to quase indo pra lah!

    feião
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    blz. ai fica mais facil pois moro no interior do paraná.

    feião
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola gostaria de saber quanto a ponte e tarrachas influenciam no som, poderia fazer uma tabela para mim, tipo madeira influencia 30% no som cap 50% , ferragens..... desta forma para eu poder compreender melhor o som do nosso instrumento. não que o que eu mencionei acima esteja certo , longe disso , só quis exemplificar.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    feião
    Essas perguntas ke vc fez são absolutamente subjetivas e não podem ser respondidas com exatidão (mesmo percentual), mas creio ke pode-se considerar esses percentuais ke vc mesmo citou acima para um instrumento com uma boa madeira.
    Abç

    erasmolousada
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    fala Maurício, um abração e saúde !
    feião
    cara é complicado responder isso que tu quer saber, desculpa eu me meter, mas são vário os fatores que definem o som do teu instrumento, traste, capotraste, madeira da escala, do braço, do corpo, cordas.
    então se tu usa uma corda muito legal tera uma porcentagam, se ela for fraquinha já será uma outra, se teu captador e exelente tera bons números nas caso contrário... sacou?
    por isso não se pode definir com exatidão isso.
    o melhor é você usar, em todos os itens bons materiais, evite economizar com peças de qualidade inferior, elas vão te dar dores de cabeça com o passar do tempo.
    espero ter colaborado !

    Luciano Borges
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    olá pessoal, sou luthier ha alguns anos...sempre acompanhei alguns foruns, por isso, disponibilizo meus conhecimentos a fim de esclarecer qualquer dúvida (utilizem tb meu email) e também poder acabar com muito mito e tabu sobre luthieria. Luthieria é técnica, pode sr ela ensina e aprendida sem problemas. Sobre a pintura de instrumentos, qualquer um pode ser repintado, reacabado, e seguindo -se procedimentos necessários, qualquer um pode obter um bom acabamento

    rafael_kotzen
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola Se puder me ajudar, por favor...

    Pretendo colocar os captadores Di Marzio Crunch Lab (ponte) e Liquifire (braço) em minha Tagima, que está equipada com ponte Gotoh e o nut com trava é o de 43 mm... a dúvida é se eu devo instalar os dois captadores F-Spaced ou apenas na ponte e o do braço regular...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    rafael_kotzen
    Na ponte o F-Spaced
    Abç

    rafael_kotzen
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Muito obrigado!!! Quase comprei um F-Spaced para o braço também rsrs
    Valeu...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a LUTHIERIA