Posso fazer solos sabendo apenas os modos Gregos?

    Autor Mensagem
    bassjunior
    Veterano
    # jan/05


    Ae galera! Mais um topico sobre solos. Sei q jah tem muitos q falam disso, mas nenhum respondeu minha duvida. Queria saber se so com os modos Gregos, tanto normais como em pentatonicos, eh possivel fazer solos ou tem mais coisa q eu tenho q aprender?

    Desde jah agradeco as respostas e por favor, se for pra criticar o topico, nem prescisa responder. VLW!!!

    jrcintra
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Não cara! Afirmo com 101% de certeza que solo eh um dos assuntos mais extensos que tem. =/
    Isso eh apenas UMA das coisas nas quais vc tem q saber e se preocupar.

    Exemplo:

    -Expressão
    -Emendas
    -Pausas
    -Tamanho de frases
    -Divisões Rítmicas
    -Contratempos
    -Cromatismos(os diversos tipos que existem)
    -Arpejos
    -Escalas
    -MOTIVOS
    -Caminho entre as notas
    -Padrões e Ornamentos(para se utilizar frases em velocidades rápidas)
    -Intenções: (por exemplo Blues , Jazz , Brasileiro , Country e etc)
    - Modulação e Transposição
    - Harmonia

    Cara , procure pesquisar pela net ou em alguns livros a respeito dos tópicos que eu citei acima. Acho que isso já deve te ajudar bastante.

    jrcintra
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Procure aqui no fórum mesmo. Qualquer coisa pode me adicionar no MSN se quiser: jr_cintra@Hotmail.com

    Hamilton Pinheiro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    No assunto específico de escalas, quase todo material usado para solos são:

    - Modos da escala maior
    - Modos da menor harmônica
    - Modos da menor melódica
    - Escalas diminutas (t+st e st+t)
    - Escala de tons inteiros

    Daí, várias coisas são consequência disso: arpejos, sobreposição de acordes, pentatônicas, clichês,...

    Esse materialzinho acima já lhe dá uns 10 anos de estudo para dominá-los bem.

    Fora isso, jrcintra colocou as outras "coisinhas" que são muito importantes.

    MRWALKER
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Hamilton Pinheiro
    queria saber aonde q eu vou usar os modos gregos? pq se a base, por exemplo, ta em Dm, eu vou usar a escala de ré menor, mas poderia usar a de ré mixolídio? (soh um exemplo)

    Hamilton Pinheiro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    A resposta é um "pouquinho" longa, mas vai uma dica.

    Resumindo-se aos modos da escala maior.

    Os modos Jônio, Lídio e Mixolídio são modos maiores (veja que a 1ª, 3ª e 5ª nota dos modos formam um acorde maior). Neste caso são usados em acordes maiores, sendo:

    Jônio e Lídio para acordes com sétima maior e Mixolídio para acordes com sétima menor.

    A mesma coisa se dá com os modos menores: frígio, eólio e dórico. O modo lócrio é para um acorde meio diminuto.

    Cada modo terá uma particularidade sonora mesmo que aplicado em um mesmo acorde. Toque o acorde de Dm7 e improvise usando os modos menores (D frígio, D eólio e D dórico). Cada modo terá um som diferente.

    Isso é só uma ponta do iceberg. Procure estudar o campo harmônico e a relação dos modos com os acordes que será melhor para você entender.

    Thiago Correia
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Hamilton Pinheiro
    eu tava com essa mesma duvida..mas to vendo q ja tirei..mesmo assim eu ainda nao improviso mt bem to comecando a improvisar mais agora q to me dedicando 1 dia da semana pra improvisar ..com isso q vc falou 1 dia da semana achu mt pouco! e olhe q eu so improviso em pentatonicas..e escalas maiores e menores! !

    Hamilton Pinheiro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Não esqueça que o baixista tem que ser bom em levadas. O improviso é um plus. Divida seu tempo para estudar diariamente envolvendo leitura, estilos, harmonia, treinamento de ouvido, improviso e diversão.

    joaozitorossi
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Teoria eh algo que realmente não cabe na minha cabeça..Adoraria aprender, mas não consigo ( pq simplesmente odeio)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Posso fazer solos sabendo apenas os modos Gregos?