modos gregos, gregorianos e litúrgocos

    Autor Mensagem
    L3Bass
    Veterano
    # abr/06


    Alguém saberia me explicar a diferença entre os modos gregos e gregorianos? O que axei foi que os modos gregos são as escalas jônio, eólio, frígio etc...Um colega tinha me dito aqui que isso são modos gregorianos, contrariando as minhas fontes de pesquisa.

    Afinal, isso é grego ou gregoriano (Liturgico)?

    Obs: liturgico é a maneira correta de falar sobre gregorianos que vem do papa Gragório né issu?

    zegotinha
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    até onde eu sei é a mesma coisa..., só nunca tinha escutado falar liturgico

    L3Bass
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    jah ouvifalar que o modo grego que falamos não é grego e sim de GREGOriano...ki confusão!

    moog
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: moog
    · votar


    Ao contrário do que muita gente pensa, os modos gregos pouco tem a ver com os modos que usamos hoje em dia.
    Na Grécia antiga eles eram grafados no sentido descendente (do agudo para o grave) e nomeados de outra forma.
    Além disso, recebiam nomes de acordo com a natureza e a localidadede seus povos. Dentro da tonalidade de Dó, o modo dórico grego era o que descia a partir da nota C e o mixolídio descia a partir de B.
    A Igreja Católica, ao assimilar a teoria dos modos gregos antigos, manteve seus nomes mas provocou sérias mudanças, como inverter o sentido para ascendente, iniciar os modos com notas diferentes (dentro da tonalidade de Dó, o modo dórico eclesiástico começa por Ré), entre outras.
    Hoje em dia, ao nos referirmos aos modos, temos como referência os modos da Igreja, também conhecidos como gregorianos ou eclesiásticos.


    Fonte


    resumindo... são todos a mesma coisa... =/

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Grego = Gregoriano

    Liturgico = Frescura

    Assim como Jônio é igual a escala maior natural...

    elvisalmeida
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Olá amigos,

    Eu escrevi um livro sobre o tema (Modos Gregos). Quem tiver interesse pode acessar meu site, que tem mais informações:

    http://www.elvisalmeida.com

    Atenciosamente,

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a modos gregos, gregorianos e litúrgocos