O que difere (sonoramente) a madeira da escala?

    Autor Mensagem
    marcelo prati
    Veterano
    # jan/05


    Qual a diferença no som de um baixo com escala feita de maple e rosewwod por exemplo?

    alguem saberia me informar?

    Bico
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Com a escala em maple, o som tem tipo... mais brilho. E em rosewood, dá um som mais encorpado, se não me engano.

    Usa a busca aí, q deve ter coisa sobre o assunto.

    joaozitorossi
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    marcelo prati
    Eh basicamente isso que o Bico falou...mas não se engane que escala claras são mais agudas que as escuras...

    marcelo prati
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    poiseh... mais pq existem muiiito mais baixos com escalas escuras (rosewwod, jacaranda, pao-ferro..) do que com madeiras claras?

    clubdome
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Pela minhas informações absorvidas ao longo desses anos, as escalas escuras como o jacarandá e o pau-ferro são madeiras de alta resistência e, incluvise o pau-ferro é a mais utilizada em baixos fretless.

    erasmolousada
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    marcelo prati
    não é só a escala que define o som do instrumento, trastes, capotraste, ponte, mad. do corpo, mad. do braço, cordas, parte elétrica, em fim...
    se você quer um baixo com um determinado som, tu tem que deixar isso bem claro pro luthier que vai contruí-lo para que ele possa trabalhar os diversos fatores que determinam o timpre.
    e procura as madeiras brasileira que são bem melhores que as gringas e se adaptam melhor ao nosso clima.
    usa um capotraste de osso e saca o som, depois manda um de latão e olha a diferença, usa o alumínio e já tem um terceiro som.
    e assim vai.
    espero ter contribuído com alguma coisa!

    marcelo prati
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    erasmolousada

    brigadao velho!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que difere (sonoramente) a madeira da escala?