Escala longa, escala curta mas e o som?

Autor Mensagem
ja_silveira
Veterano
# out/06 · Editado por: ja_silveira


Fala aê galera da baixaria.

Estou começando a estudar baixo agora e estão aparecendo várias dúvidas.
Sei que existem baixos de escala longa (34") e escala curta (30"); o meu é de escala média (32"). Eu nunca vi nenhum com esse tamanho de escala, mas tudo bem, é um baixo bem antigo.
Pois bem, estou com a seguinte dúvida:
Vamos pegar de exemplo dois baixos, um de escala curta e outro de escala longa, ambos com 24 trastes. Pois bem, em uma determinada casa da escala do baixo de escala curta temos uma nota, certo? Teremos essa mesma nota na mesma casa da escala do baixo de escala longa, correto? Mas e o som, será igual? Pergunto, pois nesse caso teremos duas distâncias diferentes entre a casa e o saddle, visto que num baixo de escala curta as casas são menores do que em um baixo de escala longa.

Sei que deve ser uma pergunta até idiota para o pessoal que toca há algum tempo, mas tô começando agora.

Obrigado.

Soulface
Veterano
# out/06
· votar


ja_silveira
Teoricamente, sim. Já q a nota é a mesma, independente da distância do saddle.
Porém, existem inúmeros outros fatores q fazem com q o som fique "diferente".
Madeira, forma de construção, captadores, etc...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/06
· votar


ja_silveira
O que ocorre é que quanto mais curta a escala, mais "frouxas" ficam as cordas, proporcionando um som mais grave.
Essas distâncias (30, 34 pol.) é a distância entre a pestana e o ponto médio de posicionamento da ponte (dos seus carrinhos), portanto, quanto mais curta a escala, mais próxima ela ficará do fim do braço (região denominada trócula). A ponte (seus carrinhos) ficará posicionada exatamente na mesma medida de distância entre a pestana e o 12º traste (para o outro lado, obviamente).
Abç

JaderGarcia
Veterano
# out/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola


quanto mais curta a escala, mais "frouxas" ficam as cordas