Escala longa, escala curta mas e o som?

Autor Mensagem
ja_silveira
Veterano
# out/06 · Editado por: ja_silveira


Fala aê galera da baixaria.

Estou começando a estudar baixo agora e estão aparecendo várias dúvidas.
Sei que existem baixos de escala longa (34") e escala curta (30"); o meu é de escala média (32"). Eu nunca vi nenhum com esse tamanho de escala, mas tudo bem, é um baixo bem antigo.
Pois bem, estou com a seguinte dúvida:
Vamos pegar de exemplo dois baixos, um de escala curta e outro de escala longa, ambos com 24 trastes. Pois bem, em uma determinada casa da escala do baixo de escala curta temos uma nota, certo? Teremos essa mesma nota na mesma casa da escala do baixo de escala longa, correto? Mas e o som, será igual? Pergunto, pois nesse caso teremos duas distâncias diferentes entre a casa e o saddle, visto que num baixo de escala curta as casas são menores do que em um baixo de escala longa.

Sei que deve ser uma pergunta até idiota para o pessoal que toca há algum tempo, mas tô começando agora.

Obrigado.

Soulface
Veterano
# out/06
· votar


ja_silveira
Teoricamente, sim. Já q a nota é a mesma, independente da distância do saddle.
Porém, existem inúmeros outros fatores q fazem com q o som fique "diferente".
Madeira, forma de construção, captadores, etc...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/06
· votar


ja_silveira
O que ocorre é que quanto mais curta a escala, mais "frouxas" ficam as cordas, proporcionando um som mais grave.
Essas distâncias (30, 34 pol.) é a distância entre a pestana e o ponto médio de posicionamento da ponte (dos seus carrinhos), portanto, quanto mais curta a escala, mais próxima ela ficará do fim do braço (região denominada trócula). A ponte (seus carrinhos) ficará posicionada exatamente na mesma medida de distância entre a pestana e o 12º traste (para o outro lado, obviamente).
Abç

JaderGarcia
Veterano
# out/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola


quanto mais curta a escala, mais "frouxas" ficam as cordas


Cara, não entendo muito disso, mas pela lógica, não seria ao contrário??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/06
· votar


JaderGarcia
Absolutamente não.
Abç

JaderGarcia
Veterano
# out/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Desculpa a insistência

Mas...

A corda quanto mais próxima das duas extremidades, fica mais rígida, dura, vibra menos... Já quanto mais no centro a ondulação é maior, fazendo com que vibre mais, ficando mais frouxa né?

Então se a escala for menor, a distância entre as duas extremidades é menor fazendo com que a corda fique mais dura, vibre menos, menor freqüência e menor ondulação...

Não leva a mal cara, é que eu ainda não me convenci, valeu!

Abraços...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/06
· votar


JaderGarcia
Cara, quando vc diminui a escala, a corda, para atingir os 440Hz precisa ficar mais frouxa, só ficaría mais tensa se vc aumentasse a afinação em uma 8ª. Vc apenas está raciocinando equivocadamente, pois a questão não é de extremidade, mas de comprimento total em relação à afinação.
Abç

WormKrash
Veterano
# out/06
· votar


JaderGarcia

considere que para atingir um Mi, na oitava da 4ª corda solta do contrabaixo, em uma escala mais curtas a corda teria que ficar bem mais solta para obter um som mais grave. Não é apenas a física da vibração da corda, é o quanto a corda terá que ser afrouxada para obter a mesma frequência (grave) de uma escala normal. Coso contrário um baixo com escala curta teria talvez um Sol como 4ª corda solta se a tensão da corda fosse posta na mesma proporção do baixo de escala longa.

exemplificando: image que você quer transormar uma guitarra em baixo.
primeiro coloca cordas de baixo, mas e depois? olha só o tamanho da escala da guitarra e do baixo, vai ser preciso afrouxar bem mais as cordas para conseguir atingir a afinação padrão do instrumento.

jkdias
Veterano
# out/06
· votar


JaderGarcia

Cara, eu tava com a mesma dúvida !


Mauricio Luiz Bertola

Agora sim Bertola, consegui entender (a afinação!) hehe

JaderGarcia
Veterano
# out/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
WormKrash
Bahhh, valeu mesmo, eu não tinha pensado deste modo...
Desculpa pela ignorância...

Abraços...

Brunobt
Veterano
# out/06
· votar


Quanto menor for a distância entre o capotraste e a ponte, menos você vai precisar tensionar a corda pra obter a mesma frequência, fazendo com que ela fique mais frouxa.

Erro no seu raciocínio: "A corda quanto mais próxima das duas extremidades, fica mais rígida, dura, vibra menos..."

Na verdade quanto menor a corda, maior o número de ciclos por segundo, considerando cordas com as mesmas características (espessura, material etc.) e maior a frequência. Sacou?

Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/06
· votar


WormKrash
Pois é, e essa "redução" tem um limite, pois depois disso a nota vai soar quase sem nenhuma definição. A menor medida de escala factível para baixo (4 cordas, afinação padrão em Mí), é 27pol. + ou -, a mesma medida de uma guitarra barítono.
Abç

ja_silveira
Veterano
# out/06
· votar


Oi Mauricio, blz???
Vc é de qual bairro de Nikit?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/06
· votar


ja_silveira
Centro.
Abç

leomezz
Veterano
# out/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Amigo, uma pergunta: Para baixo de quatro cordas, qual é a medida da escala, dentre as existentes (27" a 34"), que é a mais adequada para alcançar um som bem definido, sem aquele "embolamento", característico dos baixos de escala longa?

leomezz
Veterano
# out/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ai Bertola, to esperendo...
abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/06
· votar


leomezz
Cara, baixos de escala longa NÃO tem som embolado!
Abç

bya
Veterano
# out/06
· votar


dúvida existencial:
a minha escala é média será?
pq eu acho que as cordas estão ok - tá certo que a si dava p/ ser melhorada...

(hehehe... gostei desse tópico, pq eu nunca tinha dado muita atenção p/ isso, sabia???!!!)

leomezz
Veterano
# out/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ok. Mas quanto à pergunta:
Para baixo de quatro cordas, qual é a medida da escala, dentre as existentes (27" a 34"), que é a mais adequada para alcançar um som bem definido

Maurício_Expressão
Veterano
# out/06
· votar


leomezz

Simples: 34".

É por isso que sempre insisto em que um iniciante tem que começar com um baixo "honesto".
Ou seja, um baixo que mesmo sendo de baixo custo (um baixo de entrada, pra iniciante) tenha parâmetros dimensionais dos instrumentos profissionais.

Se você aprende a tocar baixo num instrumento de escala diferente dos baixos profissionais, com brutais variações de oitava, que não segura a afinação, você vai se adaptando.

Aquele solo com blend que até saia mais ou menos nesse seu baixo véio devido a sua adaptação, de repente fica horrível no seu Fodera novo. Ou seja, você terá que reaprender a tocar...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/06
· votar


leomezz
Como o Maurício_Expressão já disse, a de 34pol., que é a "padrão"
Abç

André Spider
Veterano
# abr/07
· votar


Fala ai pessoal.A afinação no caso de baixos com trastes independe da distancia nut-saddle.OK?Tendo em vista que a distancia entre os trastes irá manter a afinação.Mas eu tenho um fretless.Em que iria implicar a distancia do nut ao saddle?Desajuste de afinação?Deslocaria a afinação?

eltonbass
Veterano
# abr/07
· votar


bya
a escala do teu BTB é de 35!

Mauricio Luiz Bertola
A escala do Yamaha TRB6PII é de 40. ele teria mais agudo e um som muito definido? e os graves sairiam perdendo com o tamanho da escala?

Rafael do Baixo
Veterano
# abr/07 · Editado por: Rafael do Baixo
· votar


eltonbass

A escala do TRB6PII é de 35",40 é o raio de curvatura do braço.Tá no site da Yamaha.

eltonbass
Veterano
# abr/07
· votar


Rafael do Baixo
é verdade!
viajei feio...

RodrigoBR
Veterano
# abr/07
· votar


Os Fender jazzbass são de 30' certo? seria por isso q são considerados mais confortáveis pra tocar, poque as cordas ficam mais macias e como o braço e menor ficaria mais fácil de tocar... estou certo?

mulambo-
Veterano
# abr/07
· votar


RodrigoBR
nao irmao, os jazz bass sao de 34 polegadas tambem. sao mais confortaveis porque tem o braco mais fino, e nao mais curto.

André Spider
Veterano
# abr/07
· votar


Ajuda ae povo.

Fala ai pessoal.A afinação no caso de baixos com trastes independe da distancia nut-saddle.OK?Tendo em vista que a distancia entre os trastes irá manter a afinação.Mas eu tenho um fretless.Em que iria implicar a distancia do nut ao saddle?Desajuste de afinação?Deslocaria a afinação?

denismonteiro
Veterano
# abr/07
· votar


André Spider
"deslocaria as notas"...
mas para fretless isso é mais transparente.

bya
Veterano
# abr/07
· votar


eltonbass
EEEEEEEEEEE!!! Brigada!

(isso é bom, né?)

bjo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escala longa, escala curta mas e o som?