Montando uma caixa pra baixo!!!

    Autor Mensagem
    Clinton_Jacks
    Veterano
    # dez/04


    e Ae! estow querendo montar uma caixa de baixo, do jeito q curto e tals. o modelo q quero vai ser:

    1 x 15"
    2 x 10"
    + Drive

    vai ser uma coisa só, pra ajuda no transporte.

    - queria saber q falante eu uso, quero um bom, um importado quem sabe? pra poder tira um timbre medio/grave bem definido e tals, quem sabe até um agudo, sei lá...

    - em relação a potencia... uns 400w RMS em 4 ohms

    - qual madeira eu uso, Compensado 20mm ou MDF, ou outra q ñ conheço

    - precisa de algum divisor de frequancia? ou algo do tipo?

    - a saida dele tem q ser separada? tipo, uma pro 1x15 e outra pro 2x10? ou é td junto mesmo? ou depende de q cabeçote vou usar?

    - o cabeçote q vo usar é um Peavey Max 450, foi o melhor q encaixo no que eu quero...

    bom é isso ae, quem poder me ajuda da uma dica ae como fazer blz? e tb aceito sujestões, vlws ae!!!

    Pumpkins
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Esse site tem um Tutorial sobre construção,porém de caixas para P.A.Mas ele pode esclarecer algumas dúvidas como o tipo de madeira a ser utilizada.Boa Sorte amigo.

    http://planeta.terra.com.br/educacao/audiolist/caixas.html

    isaiasgs
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Clinton_Jacks

    Aê, kra.....esse tb é meu pensamento e vou te passar algo q andei pesquisando , conversndo, e tirando conclusões.

    Vamos por parte:

    -------------------------------

    1 x 15"
    2 x 10"
    + Drive

    vai ser uma coisa só, pra ajuda no transporte.


    Essa é a configuração q quero e q vou fzer, mas não em uma coisa só pq é melhor pra onde eu toco. Eu toco em igreja então faria uma de 15 com drive e outra separada de 2X10.

    Primeiramente pq estive analisando o projeto de caixa pra baixo q tem no site da selenium q foi feito pra o baixista Jorge Pescara. Notei q o woofer (falante de 15) tem uma grande profundidade enquanto as caixas de 2X10 ou 4X10 são bem menores..até menos da metade...o q deixa um grande espaço de ressonancia desnecessário aos falantes de 10 e podem prejudicar o desempenho. Por isso resolvi fzer em duas caixas separadas.

    Estive falando com o Marcio Azzarini e ele disse q esse é um kit tão legal q na igreja eu aé usaria mais a caixa de 2X10 sozinhas q o de 1X15 com drive.

    Atenção: as 2X10 são muito importantes...pq elas é q vão dá o médio grave...o punch do bass.

    ---------------------------------

    queria saber q falante eu uso, quero um bom, um importado quem sabe? pra poder tira um timbre medio/grave bem definido e tals, quem sabe até um agudo, sei lá...

    - em relação a potencia... uns 400w RMS em 4 ohms



    Estive vendo por ai e conversado com um colega q faz caixas de PA e inclusive já fez cubos...esse colega tem vários kits de PA pra aluguel e sonorização pra shows pequenos e médios, o resultado é o seguinte:

    falante Selenium PW5 15" 350W(250 reais um novo, consigo por 80 reais usado) ou KeyBass 15" 400W

    É uma baita potência neh??....esse meu colega falou q prefere do som do KeyBass mas usa dos dois. è muito gravão...woofer mesmo..a mioria dos cubos têm no máximo 250W no falantede 15...vc vai ter um 400..isso é tudo heheh por isso q é bom ter umm drver acompanhando.

    Falantes 10" Selenium 150W (85 reais cada) cada...(não lembro o modelo agora)

    So aê vc vai ter 300W de pancada no ouvido.


    Drive Selenium de Titanio....isso não precisa ser potente.....é só pra dar um brilho mesmo e os estalos dos slaps...se vc colocar muito potente vai estragar o resutado final do seu set....e mesmo os mais fracos e sendo de titanio vai guentar o tranco...afinal é driver...não é tweeter.

    Bem.....no início tb estranhei em usar falantes Selenium....mas é essa a fábrica q faz falantes pra Warm Music, Meteoro, fazia pra Peavey e mais algumas por aí. Então eu vou confiar heheh.

    ------------------------------------------


    - qual madeira eu uso, Compensado 20mm ou MDF, ou outra q ñ conheço

    Os projetos de cubos e PA da selenium são todos com compensado de 20mm...pretendo usar nessa medida tb .. .....me recomendaram usar isso aê. MDF acho q nem pode ser usado pr aessa finalidade.

    -------------------------------------------

    - precisa de algum divisor de frequancia? ou algo do tipo?

    Isso aê eu conversei com o kr aq faz caixas.

    Ele disse q vai precisar de alguns transistores pra colocar junto com o drive pra segurar as frequencias dos graves e não queimá-lo. Nã me lembro qual a sequencia e modelos mas isso vc tem q conversar com um eletrônico ou quem tenha experiência nisso.

    Não me recomendou divisor de frequencia...ele disse q fica mais kro (cerca de 80 reais) e é visível q ele corta algumas frequncias...principalmente graves....ele disse q até parece um compressor..só q sem controles. ruim pacas.

    --------------------------------------

    - a saida dele tem q ser separada? tipo, uma pro 1x15 e outra pro 2x10? ou é td junto mesmo? ou depende de q cabeçote vou usar?

    Isso não sei.....pretendo acertar isso somente qndo for fze a caixa.

    ----------------------------


    - o cabeçote q vo usar é um Peavey Max 450, foi o melhor q encaixo no que eu quero...

    Ainda não sei q cabeçote devo comprar ...mas sei q é a parte mais kra da história. Até gostaria q alguem me indicasse qual teria q ser o amp pr aconfiguração q descrevi aê.

    -----------------------------------------------------


    Um kra aqui do forum fez uma caixa a um tempo atráz de 2 de 12" Selenium...ele até tem as fotos no blog de todos os paços da construção........depois eu procuro e coloco o link aki.

    Ele explicou q qndo ligou no amp q tem volume até 10.....qndo chegou no volume 4 era som d+ q parecia q ia quebrar tudo dentro de casa....e disse q a caixa guentou até o volume 7 sem distorção.

    É isso aê...felei muito mas axo q valeu....


    espero q quem saiba alguma coisa poste aê pra ajudar agente q quer fzer nossas caixas antes q agente faça alguma besteira por falta de informação


    Vlw.......

    isaiasgs
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Pumpkins


    Blz de material tem nesse site......tudo q se precisa mesmo....observei q os falantes mencionados nos projetos são Selenium...tudo porrada.

    Eu só não recomendo os falantes WPU da selenium para esse projeto pequeno...são muito monstros em som e em preço....Os WPU são utilizados em trios elétricos.


    vlw mesmo pelo link.

    Pumpkins
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    isaiasgs

    Flw cara.Estarei sempre a disposição no que eu puder fazer para ajudá-los.

    []'s

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: Clinton_Jacks
    · votar


    isaiasgs
    massa velhow c deu uma grande ajuda, e tipo o lance de ser td junto e separado vi em uma caixa da Hartke, ae achei da hora, + nela era 1x15, 2x8 + dirve, + isso q vc falow do lance da ressonancia das 2x10 foi 10, muito bem colocado! vlw mesmo!

    o link da caixa da hartke e vi esse é esse:
    http://www.samsontech.com/products/productpage.cfm?prodID=1692&brandID =3

    Vlws!!!

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    isaiasgs

    ahhh + uma coisa, tem algum segredo pra montar a caixa? tem q ter alguma espuma dentro e tals? ow so o falante e pronto? a estive pensando, sera q ficaria legal c isola-se os falentes de 2x10 na caixa junto com o 1x15? tipo, colocando + uma folha de compensado separando os falentes 1x15 com os 2x10? e apos isso colocando + uma folha reduzindo o espaço de traz dos falantes 2x10? sera q da pra ter uma idea no q quero fazer? so ñ sei onde colocaria o drive? na parte do 1x15 ou nos 2x10. vlws velhow!!

    isaiasgs
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Clinton_Jacks

    kra ...lindona essa hartke do link.


    Essa questão do tamnho foi o q eu andei vendo e tirando minhas conclusões.

    Outra coisa é q eu vou usar falantes de potencia bem maiores q de cubos normais. Tipo ..vou usar 350 ou 400W..enquanto existem falantes de 15 em cubos q só falam 100W...entende.....então pra trabalhar nessa potencia prefiro obedecer esses requisitos do tamnho da caixa pra obter a máxima performance e qualidade do falante.


    Digo isso pq eu mesmo toquei em umas caixas q um colega q não entende nada fez....as caixas eram super erradas...ele usou falantes WPU de 15" q fala 600W (pancada mesmo) ...e com amps bons..mas não falavam nada e até distorceram num ginásio médio.
    Aí um kra disse q tava tudo errado...ele tirou os WPU e colocou PW5 de 350W...a caixa falou muito mais potente e definido.....entendeu o dilema??? isso é sério mesmo......projeto é tudo.



    vlw.....


    vamos continuar discutindo esse asunto pq eu preciso muito saber sobre caixas...petendo fzer a minha em breve.

    isaiasgs
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Clinton_Jacks


    Entendi sua idéia e gostei pacas , tem coisa desse tipo q é feito com cixas de grave onde os falantes ficam escondidos e saem por dutos de madeira fazendo o caminho do som.

    Pra mim eu prefiro separado mesmo...pq nem sempre eu vou precisar carregar o monstro todo...então posso levar só o d 15 + drive ou só o de 2X10..tipo pr aensaio tá bom d+ e cabe tranq na mala de carro pequeno.


    Qnto ao forro interno tem q ter alguma coisa sim...vc tem q passar seladora de madeira pra proteger contra cupim e dar mais resistencia e tem q colar alguma coisa tipo uma lã de fibra ...ou aqueles bagulhos de estopa q se vende por aí.

    vlw..

    José Mário Zanini
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: José Mário Zanini
    · votar


    Aê galera, dá uma olhada nesse site aqui, tem mta coisa sobre construção de caixas de PA, de caixa para instrumentos, Home Studio... mto bom mesmo.

    O Site é: http://audiolist.cjb.net

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    José Mário Zanini

    massa esse site, tem muita coisa boa, vlws pela ajuda!!!

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    deu uma olhada nos falantes da selenium e achei esse aki

    10" - Woofers 10PW3 150w RMS 8 ohms
    15" - Woofers WPU1509 450w RMS 8 ohms

    ñ sei c eles são prorpios pra baixo e tals, quam souber da um toque! vlws

    Pumpkins
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Os falantes da Selennium não são próprios para baixo.

    []'s

    MRWALKER
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Todos
    Pra ter duas caixas (1x15, 2x10), eu precisaria ter a 2x10 em cima da 1x15 pra um melhor som?

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    MRWALKER

    isso, o gravão fica melhor em baixo e tals e em cima o medio/grave

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    isaiasgs

    cara tava dando uma olhada em umas caixa 2x10 de marca por ae, e percebi q elas são seladas, ñ tem espaço para saida de ar, qual é melhor??? selada ou com saida de ar?

    Pumpkins

    + no proprio site da selenium tem os projetos de baixo e la e tals q indinca os falantes deles, e gente q monta caixa pra instrumento tb aconselhow os falante da selenium pra baixo...

    + vc conhece alguma marca q faça falantes proprio pra baixo???? vlws ae pela informação!! t+

    bassendbass
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Alguem tem um projeto assim, masi detalhado com medidas das caixas etc etc etc??? to afim de montar uma tbm, mas não sei por onde começar.
    valeu

    isaiasgs
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: isaiasgs
    · votar


    bassendbass

    Tem um projeto monstro de caixas pra baixo no site da selenium.


    Clinton_Jacks

    10" - Woofers 10PW3 150w RMS 8 ohms

    É exatamente esse q vou usar. tà 120 reais cada.


    15" - Woofers WPU1509 450w RMS 8 ohms

    A linha WPU são os mosntros da Selenium, são utilizados em trios elétricos...desses de carnaval mesmo.

    Meu vizinho tem um mini-trio com ums 15 falantes 15PW5. É pancada de doido. huahau

    usa um 15 PW3 (250W) ou PW5 (350W)

    Pra usar o WPU tem q ter uma caixa bem projetada, se não não vai ter resposta.


    cara tava dando uma olhada em umas caixa 2x10 de marca por ae, e percebi q elas são seladas, ñ tem espaço para saida de ar, qual é melhor??? selada ou com saida de ar?

    Eu tb só vi selada...e todo o projeto de baixo da Selenium é selada...na verdade só vi cubos abertos...nunca vi caixa aberta.



    Pumpkins

    Os falantes da Selennium não são próprios para baixo.

    Claro q não...e nem pra guitarra.....esses falantes q estamos falando são da linha profissional da Selenium...pra PAs e qq caixa pra instrumentos q se queira fzr como é nosso caso. O q vale é o falant eresponder frequencia q dá tudo no mesmo.

    Se vc olhar o site da audiolist q o José Mário Zanini passou vc vai ver q tb fzem cubos de guitarra e até de violão (q necessita maior gma de frequencias e senibilidade) com esses falantes q citamos e tb de marcas CELESTION (usada nos caixas Marshall), KEYBASS, ARLEN , EROS (mesma Staner), SNAKE e outras.


    Todos

    Li qse tudo do site da audiolist e cheguei a uma conclusão:
    Não vou mais fzr as duas caixas (1X15 + 2X10).....vou fzer uma caixa de 4X10 + drive de titaneo + duto de ar........no sit eda audio list o engenheiro explicou q essas caixas responde tudo super bem e pq da quantidade (4) e o duto de ar vc consegue um sonzão grave espontãneo.

    80% dos lugares onde toco é igreja e recintos fechados, uma caixa com woofer ou sub-woofer (15" ou superior) poderia se tornar bastante incômodo, muito som grave pra causar reverberação e talz.


    Outra coisa...o falante de 15" responde graves de até 50Hz enquanto o de 10" responde 60Hz......diferença mínima pr ahambientes fechados onde estas frequencias são indesejadas.

    Vou fzer exatamente igual ao projeto da Selenium pra obter máximo resultado dos falantes...ligação em série paralelo o q resultará em uma caixa de 600W a 8 ohmz.


    Assisti um DVD de Laura Pauzini em um palco grande e o baixista estava utilizando uma caixa de 4x10...e tenho tb observado q as caixas de 4x10 e 8X10 estão sendo bem utilizadas até em rock pesado.



    Vlw....

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    isaiasgs

    hehehe, agora fiquei confuso, tipo, oq eu queria mesmo era uma caixa 8x10 + falaraum q ñ era legal e tals, q seria melhor uma 4x10 ou 2x10 com 1x15 e tals e terminei desistindo da 8x10, agora fiquei meio confuso, quero uma caixa versatil, q seriva tanto pra tocar em ambientes fechados como aberto e tals, com minha banda, agente pode da tocandu em um lugar fechado como no meio da rua e tals, e eu uso uns efeitos no baixo e tals, toco alternativo. oq vc acha q ficaria melhor? um set 8x10 ou 4x10 ou 2x10 com 1x15? quero ver isso logo q ja tow com a grana pra comprar o material e tals. vlws velho pela ajuda!!!

    Hamilton Pinheiro
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Fugindo um pouco da idéia em questão mas dentro do assunto...

    É bom tentar ouvir o som da caixa antes de mandar fazer pois até hoje nunca vi uma que soasse legal (tá certo que quem construiu provavelmente entendia mesmo é de móveis).

    Todo o dimensionamento, material, reforço, espumas,... deve ser feito a partir de um projeto e, de preferência, por quem entende do assunto. Uma caixa não é simlesmente um cubo com um falante dentro. O projeto serve para aproveitar toda a potência do falante, corrigir possíveis deficiências de frequências, melhorar a projeção sonora,....

    Sobre a caixa em si... pense....

    Que som você quer?
    Falante de 15" dá muito peso.
    Falante de 10" dá um bom grave e definição.

    Uma boa (é óbvio) é a combinação das duas idéias, mas entram dois fatores importantes:

    Volume (dimensões) e Peso.
    Um sistema com as duas possibilidades é grande e pesado.

    Como você vai carregá-lo? Sosinho? De ônibus ou um fusca? Tem roadie?

    Antes de decidir veja todas as possibilidades. Pesquise as combinações possíveis tipo:

    1x15 e 2x10 (juntas ou separadas)
    1x15 e 4x10 (separadas)
    2x10 e 2x10 (separadas = ambiente pequeno se leva uma caixa. Ambiante grande se leva as duas. Se o grave das caixas 2x10 for satisfatório para você talvez seja uma boa opção)
    1x15 2x10 e 2x10 (talvez um pouco caro)

    isaiasgs
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Hamilton Pinheiro

    Com sempre...falou tudo, mano!!!

    Uma caixa não é simlesmente um cubo com um falante dentro. O projeto serve para aproveitar toda a potência do falante, corrigir possíveis deficiências de frequências, melhorar a projeção sonora,....

    Esse é um dos principais fatores na construção e q tenho medo e cuidado.

    Já me decidi pela 4X10 + drive e vou fzer exatamente como o projetos dos engenheiros da Selenium e utilizando os mesmo falantes...somente o drive vai ser diferente.


    Que som você quer?
    Falante de 15" dá muito peso.
    Falante de 10" dá um bom grave e definição.



    Pensando nisso foi q cheguei à conclusão de 4X10..pois toco 90% do tempo em igrejas e ambientes fechados. Então se já me dá um bom grave definido e brilho nos agudos eu não tenho pq carregar uma caixa pesada de 15" e mais alguma coisa com 2 ou 4X10.


    Clinton_Jacks

    kra...se vc vai tocar em ambientes abertos e estilos pesados e com efeito eu acho melhor ter um woofer de 15" o q vai lhe obrigar a ter tb uns falantes(2 ou 4) de 10" pra dar o punch legal.

    Qnto a 8X10 eu acho inviável...muito grande e vc pode se arrepender desejando um pesão.


    Vlw....

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    isaiasgs

    tipo, eu ficanco o o set, 4x10 + 1x15, usando o falante da selenium...

    10PW3 q são 150w, na caixa de 4x10 vão ser 600w
    15PW5 q são 350w

    quando junta elas as 4x10 vai grita + alto q a 1x15? ou essa diferenta de potencia vai ser ajustda no cabeçote? distribuindo ex: 2 knais de 300w? 1 knal de 300w pro medio/grave e 1 knal de 300w pro grave? é isso mesmo q vai acontecer? vlws...

    Hamilton Pinheiro
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Se seu amp tiver volumes independentes para cada saída (como o GK-800RB ou superior) você pode compensar. É interessante ter um cabeçote bi-amp com crossover. Você pode delimitar quais frequências vão para o 15" e o 10 " (exemplo: abaixo de 150 Hz para 15" e acima para 10"), com volumes independentes.

    Isso permite um bom controle do timbre.

    maikonbass
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    E POR OND C COMEÇA PARA FAZER UM AMP. DESSES????????????

    Hamilton Pinheiro
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Não se faz (pelo menos nunca vi quem faça). Se compra. Existem vários modelos no mercado que são biamp e com crossover.

    dhiego_baixista
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Fale com a D-case & Som Profissional eles fizeram meus set para contra baixo e ficou mmuito massa não sei site mas o e-mail é

    orcamentogeral@yahoo.com.br

    meu set é 1 x 12" + 2 x 10" ( com driver fenolico)
    muito show.
    ELES TEM MUITO PROJETO BOM

    dibass
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Putz





    orcamentogeral@yahoo.com.br .... SPAN WIN

    dhiego_baixista
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    dibass

    Amigo não é SPAN não. Ja é a terceira vez que faço equipamento com eles.

    Fiz Meu set e fiz meus case ( do baixo e do set de pedal)

    Eu garanto, se não naum indicaria, amigo.
    VLw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montando uma caixa pra baixo!!!