Dois canais de Som, efeito e limpo,um para caixa de guitarra outro em paralelo com caixa de baixo.

    Autor Mensagem
    RafaelFac
    Veterano
    # abr/07


    Olá pessoal. Recentemente fui acometido por uma idéia um pouco exótica e extravagante, mas que me soa como uma porta de possibilidades. Eu já havia lido sobre baixistas que dividem o som em estereo, como o billy, e usam um dos canais para distorção, mas com os dois canais em amps de baixo. Recentemente li que o Chris do YES costumava fazer também uma divisão em canais,mas ele usava, incialmente, os dois limpos, mas um indo para uma caixa de guitarra, equalizada aguda, e o outro ia para uma caixa de bass, sendo os dois unidos por um di e seguindo seu caminho. Eu estou pensando em misturar um pouco os dois conceitos e,utilizando uma caixa de bass e uma de guitarra, formar um canal estereo, usando um deles, não sei ainda se o que vai para a caixa de guitarra ou para a de baixo com efeito quase permanentemente (chorus e um octave down possivelmente). Qual a opinião de vocês sobre isso? Eu sei que soa muito não convencional para alguns, pois além de colocar efeitos, estou dividindo os sinais e usando uma caixa de guitarra para dar brilho, mas gostaria de opiniões sinceras, embasadas e construtivas, que possam me incentivar ou desensentivar dessa maluquice antes que eu me decepcione hehe =] Abraço!

    conehc
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    RafaelFac
    pode dar muito certo... mas vc vai ter que arrumar uma caixa de guitarra bem foda pra isso... provavelmente, dependendo da caixa vai precisar de um crossover pra nao ferrar os falantes dela... nao adianta so equalizar agudo e tirar graves... sem crossover em pouco tempo seus falantes vao pro saco (supondo que vc va usar caixas tipo um laney tf200)... o problema é que vc vai gastar muito com isso... pelo jeito vc vai ter que arrumar dois amplis (o de baixo e o de guitarra) que tenham saída balanceada pós-pré, ou entao usar aqueles di da behringer que atenuam até -40db (vc liga a saída pra falante externo no di)... que mais... acho que é só... depois vc vai mixar tudo em mono no PA ou vai jogar um pouco pra cada lado?

    tudo vai depender do seu dinheiro, da sua maluquisse e do que vc toca... pra mim isso seria inutil porque toco em bandas que o baixo é o chão da música... agora, se vc faz uns instrumentais malucos tipo baixo, bateria e saxofone (qualquer semelhança com morphine nao é mera coincidencia), deve ficar legal... vc vai precisar de um modo de splitar o sinal tambem... ou entao montar 2 sets (alguns efeitos que se aplicam so ao ampli de guitarra e alguns efeitos que se aplicam só ao de baixo)... tipo, se vc tiver um oct down lugado na caixa de guitarra vai ser um desastre, porque os falantes dela nao sao designados pra trabalhar coim essas frequencias, agora, se vc liga um oct down na caixa de baixo e um dalay pra dar aquele som de "live solo" na caixa de guitarra deve ficar legal...

    mas pense em termos praticos... qual seria a sua necessidade de um sistema complicado desses?

    Anulsotam
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    eh... se você tiver grana pra isso pode ser q fique legal...

    certa vez testei um pedal de chorus stereo e joguei um pro amp d baixo e otro pro d guitarra... da um efeito legal... mas dai pra você poder USAR de fato isso vc ia ter q fazer o q o conehc falou...

    RafaelFac
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Valeu pelos replys caras!
    Hum... a questão financeira é um impasse realmente. Eu ainda não parei pra raciocinar profundamente sobre complicações práticas, mas para amenizar o fato da caixa de guitarra eu tenho pretensões sim de processar o sinal antes de mandar para ela, mas não estou certo quanto ao dano no falante, porque, a depender do que eu for fazer com o som da caixa de guitarra, eu poteria usar ela em uma intensidade segura. Mesmo que o falante não tenha sido projetado para algumas das frequencias graves do baixo, acredito que dentro de uma faixa de ganho do amp, ele pode vibrar em uma margem segura. Eu não sei ao certo que fazer com o som que sai das duas caixas porque nunca experimentei isso na prática, gostaria de testar elas mixadas no pa com cada uma totalmente sepradas, totalmente juntas, ou um blend delas, auemntando ou diminuindo a quantidade da caixa de guitar, testar só as caixas mesmo sem p.a em diferentes posicionamentos para shows pequenos, essas divertidissimas e trabalhosas maluquisses experimentais... Coincidentemente, uma das influencias do meu projeto atual eh morphine hauehaueh mas eu não faço idéia de como aquele maluco total faz as ligações ou qual o set dele, mas também não é a sonoridade de baixo que eu busco. Eu vou fazer um teste em pequenas propoções com o eq q eu tenho em mãos (uma behringerzinha thuderbird pra baixo e uma marshallzinha mcd30 pra guitar, splitado pela boss me-50b) só pra ver como ficaria a "cara" do som, ver se tem potencial. Abraço! =]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dois canais de Som, efeito e limpo,um para caixa de guitarra outro em paralelo com caixa de baixo.