O que é VINTAGE?

    Autor Mensagem
    Evangélico
    Veterano
    # nov/04


    Bem amigos, primeiramente um bom dia, gostaria de por meio deste lhes afirmar que li na cover baixo o novo lançado de baixo da Gianini o "Jam Bass". Li também que ele era mais para quem tocava e gostava do estilo VINTAGE.

    O que é VINTAGE?

    marcioazzarini
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Evangélico

    Vintage são instrumentos clássicos, antigos, que fizeram muito sucesso, que possuem o timbre característico da época em que foram lançados.

    Resumindo: VINTAGE = ANTIGO

    Rdrowned
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Se não me engano existe um tempo minimo para ser considerado vintage ... ...

    Deji
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    20 anos

    Passoka
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    "Vintage" is a term that has acquired a new meaning apart from its original usage. The term is a combination of Vint (of the vine) and Age (time of creation). This term is used in the wine industry to indicate a wine's harvest date. The use of "vintage" has been modified by collectors to mean old, such as a Vintage Car, or Vintage Clothing. This extension of the meaning is used in guitar terminolgy to mean "an original, older guitar."

    marcioazzarini
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    Evangélico
    O termo vintage surgiu com os colecionadores de carros antigos nos Estados Unidos, quando estes queriam designar carros com mais de 20 anos e de interesse para colecionadores. Logo o termo foi importado por outros setores de coleções chegando até o mercado de guitarras usadas.
    Uma guitarra é considerada vintage quando ela tem mais de 20 anos e tem algum apelo que a torne colecionável. Normalmente as guitarras antigas são muito bem feitas, com madeiras selecionadas ( na época não havia restrição ao comércio de madeira que há hoje ) e com acabamento espetacular . Tudo isso aliado ao fato de que com o passar dos anos a madeira vai secando cada vez mais , faz com que uma guitarra vintage tenha um som incrível e inatingível se comparado com uma guitarra moderna. Essa combinação de fatores , ou seja , construção exemplar , som perfeito , modelos originais , mais de vinte anos , poucos exemplares , tornam as guitarras vintage muito valorizadas no mundo inteiro.
    O maior mercado de guitarras vintage do mundo é o Norte Americano , mas elas são muito valorizadas e consideradas como dinheiro liquido na maior parte do mundo.
    A maior dificuldade hoje em dia é a identificação de cada instrumento e sua avaliação , mesmo porque , existem muitas cópias e re-edições dos modelos mais famosos e valorizados. Através do site tentaremos ajudá-los a esclarecer essas e outras dúvidas, bem com deixá-los ao par sobre novidades e eventos que envolvam guitarras no Brasil.


    COmo saber se meu baixo/guitarra é VINTAGE??

    Claro , agora você deve estar pensando , "Será que minha guitarra é vintage ?"
    Bem , nem toda guitarra com mais de 20 anos é necessariamente colecionável, ou tem um bom som , ou vale muito.Existe ainda por cima , uma série de fatores e termos que podem confundi-lo na hora de identificar uma guitarra , como por exemplo "raro", "colecionável", "fora de linha", "Edição limitada", "Re-edição" , sem falar em cópias e modelos falsificados.
    Muitas vezes só um colecionador experiente pode distinguir entre um modelo original e uma cópia bem feita. Vamos ver :

    Raro: Uma guitarra pode ser rara porque foram feitas muito poucas, ou até só uma, mas isso não quer dizer que seja vintage ou tenha valor.

    Fora de linha: São as guitarras chamadas em inglês de "discontinued", ou seja, que não se fabricam mais. Isso também não quer dizer que sejam guitarras de interesse ao mercado vintage , até porque pode ser que tenham sido tiradas de linha , justamente por que foi um fracasso de vendas na época ou foram substituídas por modelos mais atraentes e com mais apelos. Por outro lado, existem guitarras que sairam de linha , mas que hoje são um sucesso e muito valorizadas , e portanto este item deve ser analisado caso a caso.

    Edição Limitada: São guitarras que as fábricas resolvem fazer em quantidades limitadas e numeradas, ou seja, deve estar escrito no selo "numero_______ de ______ produzidas". Claro que, de novo, isso não quer dizer que essas guitarras devam ser consideradas mais valorizadas.

    Re-edição: Aqui também vale a pena citar o nome em inglês, no caso "reissue", que é a pratica de algumas marcas de guitarras relançarem seus modelos mais famosos e valiosos, com as mesmas especificações com que eram produzidas antigamente. São cópias dos modelos vintage feitas normalmente com muito cuidado e com a intenção de atingir o público que não consegue obter um modelo original.

    As guitarras mais valorizadas no mercado vintage são as que reúnem algumas dessas características, por exemplo:

    Guitarra D'Angelico New Yorker 1947 - é uma guitarra rara, fora de linha, feita a mão e muito bem construída , vintage , e com excelente som.
    Claro então essa é uma guitarra valorizada e colecionável.

    Fonte: www.vintageguitar.com.br

    Abraços!
    ___________________
    Marcio Azzarini
    http://www.marciobasspage.cjb.net
    http://www.polosopostos.cjb.net
    http://www.basspoint.cjb.net

    gusbalduco
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    marcioazzarini
    Certo, entendi... por exemplo, no seu conhecimento vc acha que pode caracterizar um instrumento como vintage? por exemplo, eu tenho um ampli GIANNINI tremendão III (T-3), completo, cabeçote e caixa, com seu curvim original perfeito, reverbe de mola, todo valvulado. Utilizo ele como ampli pro meu baixo e consigo tirar um som fenomenal dele. Vc acha que ele é um ampli Vintage? se não em engano, um tempo atrás eu dei um look nele e acho (não tenho certeza absoluta) que pelo ano de fabricação ele tem pelo menos 30 anos... Que vc acha?

    joaozitorossi
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    gusbalduco
    Eh vintage sim..mas é o tipo vintage nacional, ou seja, não tem o prestigio de um fender ou até msmo um marshall...

    gusbalduco
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    joaozitorossi
    Legal... tem um brotehr meu me enchendo o saco pra vender para ele e eu to precisando de um pouco mais de espaço... Se eu for vender, quando vc acha que vale pedir, sem chutar o balde e nem dar de graça?

    joaozitorossi
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    gusbalduco
    ih cara.....isso naum posso te dizer pois naum entendo nada de amps, ainda mais antigos.....mas a galera do forum vai te ajudar com toda certeza...flw

    Evangélico
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    marcioazzarini

    Muito obrigado Márcio, e a propósito meus parabéns pelo excelente site, também possuo um shelter sendo que de 5 cordas ativo.

    Led_Zeppelin
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: Led_Zeppelin
    · votar


    gusbalduco
    Se eu fosse você não venderia. Eu tenho 2 Giannini um Jet Sound de 1966 (cópia do Fender Tremolux) E um Thunder Sound de 1967 (cópia do Fender Bassman). Em todo caso se for vender mesmo dê uma olhada no Mercado Livre em "Instrumentos musicais/amplificadore e caixas" digite na busca: GIANNINI e escolha: "pesquisar somente nessa categoria" e verá alguns a venda lá pra ter uma base de preço. O seu, apesar de ser um excelente amp (cópia do Fender Twin), é nacional e portanto não terá um grande valor de venda. Mas eu pediria uns R$ 1200,00 ou 1300,00 se estiver em perfeito estado e de preferência com válvulas novas. Mais que esse valor é mais difícil vender e com certeza ainda vão pechinchar e muito.

    edusander
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    gusbalduco

    Caso voce queira vender seu ampli, me manda um email, ok?

    eduardo

    Half
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    O termo vintage surgiu com os colecionadores de carros antigos nos Estados Unidos, quando estes queriam designar carros com mais de 20 anos e de interesse para colecionadores.
    Tenho minhas dúvidas quanto a isso... Boto mais fé na história do vinho lá.

    marcioazzarini
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Half

    Qual história do vinho?

    Half
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    marcioazzarini
    This term is used in the wine industry to indicate a wine's harvest date.
    (Mesmo porque não é a primeira vez que vejo essa explicação)

    moog
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Eu sou vintage.. hahahahah

    o moog (sinth) tambem é vintage... rhodes tambem (elet. piano)...

    e por ai vai....

    ( q post inutil... uhuhhu,.... foi mal... huhhu)

    Half
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    moog
    Moog rox
    Moh Ed Motta

    marcioazzarini
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Half

    Para bom funkeiro, meio moog basta... hehehehe

    Half
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    marcioazzarini
    Pode crer =D

    moog
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: moog
    · votar


    Half
    falando em ed motta... putz.. comprei o dvd dele.. aff...
    tem o show no directv hall inteiro e de quebra tem a produção do disco poptical... meu... pirei... cada synth q os cara usa... vixi.. pára...
    tem o alberto continentino(baixo), paulinho guitarra, etc...
    putz... mto bom mesmo... kem tiver a chance de assistir.. vale a pena... funkera total...
    o ed toca guita e teclado no show... e pra melhorar no finalzinho do show a tânia maria da uma canja no teclado tocando e cantando funk tamborim junto com o ed.... vixi.. doidera....


    faloww

    marcioazzarini
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    moog


    Eu comprei este DVD tbm (em pré-venda ainda na Americanas).. sem dúvida um show imperdível pra qualquer baixista (não apenas aos amantes da black music).

    moog
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    marcioazzarini
    comprei na americanas tmb.. uhuhuh...

    eu dando um rolezinho no shopping aki na cidade... tals... olhei o dvd.. magina se num gastei tudo o q tinha pra comprar. hauhauha... num ia perdê de jeito nenhum.. hahah...

    o ed e o paulinho guitarra chapado tomando breja matô.. ahuaha os cara só fala m*rda.. ahuahuah

    mto loko...

    marcioazzarini
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    moog

    Demais mesmo... O making-off do Poptical é demais tbm... Sem falar nos solos do Continentino...

    E os timbres q o cara tira daquele Jazz Bass?? Sente até o trastejar do bicho, e pra cada música ele dá uma mudada no timbre.

    Half
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    moog
    Putz, vou tentar providenciar (nem que seja pra alugar) esse DVD!!! Como chama?!"?

    Gabriel Simões
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Lembrem-se que vintage não é sinônimo de qualidade ... ok ?
    Abraço
    Gabriel

    fabio_gravata
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    gusbalduco

    vc tem uma jóia nas mãos
    tem fotos desse tremendão?

    marcioazzarini
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Half

    Ed Motta em DVD

    http://busca.americanas.com.br/redirect.asp?pos=1&kw=ed+motta&emp_id=8 1&raiz=589&id=589&prod_id=168588

    Rafunk
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Hahaha..meu baixo fez aniverssário!...20 anos...Agora ele é um Vintage :P

    kawaii_girl
    Veterano
    # set/05
    · votar


    quando ela tem mais de 20 anos e tem algum apelo que a torne colecionável.
    é bem isso..e por um acaso eu vi uns baixos assim numa loja esses dias q affffffff

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que é VINTAGE?