Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

PEDALEIRA PARA CONTRA-BAIXO

Autor Mensagem
Luisinho_gnr
Veterano
# out/04


AEee galera..gostaria de saber se eh uma boa comprar pedaleira para contra baixo...ou nuam precisa??? que tipo de efeitos tem?? simula oque??? Obrigadooo

Tomcat
Veterano
# out/04
· votar


Luisinho_gnr
"AEee galera..gostaria de saber se eh uma boa comprar pedaleira para contra baixo...ou nuam precisa???"

Sua pergunta é mto relativa,
Depende do q vc toca, do q precisa, se vc é multi-estilo(versátil), etc...

"que tipo de efeitos tem?? simula oque??? "

Dependa de qual pedaleira tb. Pois tem váris, umas com mais efeitos e outras com menos.

Especifique direito sua pergunta!

Tomcat
Veterano
# out/04
· votar


Se ti tiver com pasciencia leia essa exlicação básica sobre efeitos de baixo:

Apesar de existirem centenas de efeitos para baixos por aí, todos eles são basicamente variações quatro categorias : equalizadores, processadores dinâmicos, efeitos baseados em tempo e efeitos sintetizadores.

Equalizadores :

Sons audíveis podem ser representados, a nível de espectros, em um gráfico com freqüências baixas à esquerda e altas à direita. Sendo os sons por exemplo do Mi grave uma combinação de várias frequências, cada nota pode ser representada em uma área do espectro. A proporção destas diferentes áreas produzirão os timbres (cores), o que fará com que o instrumento apresente mais brilhos ou profundidades no seu som. Equalizadores depois de balanceados irão ajudar os instrumentos a se incorporar no caminho sonoro da música que está sendo produzida. Em alguns momentos se o seu amplificador estiver gerando tons graves sem médios, seu baixo provavelmente soará mudo e indistinto; neste caso um pequeno corte de grave e aumento dos médios pode fazer as notas soarem potentes com uma melhor definição.

Existem vários tipos de equalizadores. Simples painéis de duas bandas (grave e agudo); adicione um controle de médios e terá 3 bandas; 4 ou 5 bandas (ou mais) terão mais flexibilidade no som. As vezes os controles de equalização são deslizantes, os chamados equalizadores gráficos. O mais flexível dos EQ são os paramétricos. Pode gerar maior número de frequências com até 3 knobs por por banda podendo proporcionar não apenas o aumento ou corte da mesma, como o centro e largura da mesma banda. O equalizador semiparamétrico é geralmente encontrado em amps. É um simples equalizador sem controles de largura e comprimento de banda.

Processadores dinâmicos :

Este afeta a dinâmica do sinal - menos ou mais ruídos. O mais simples é o pedal de volume que através de um knob é controlável através dos pés. Circuitos mais complexos geram as dinâmicas pra você. Um compressor reduz o alcance do sinal fazendo as notas mais fracas fortes e as mais fortes fracas. Compressores atenuam os sinais fazendo seu baixos mais poderos e consistente nota a nota. Também protegem alto-falantes de perigosos overdrives - este trabalho é feito por um limiter, tipo de compressor que limita o sinal gerando-o mais forte em um ponto determinado. Outro tipo de compressor dinâmico é o noise gate. Faz os sons mais leves quietos e pode diminuir o sinal quando você não estiver tocando. Como são tecnicamente opostos, os compressores e expansores são usados normalmente juntos com grandes resultados. O compressor mantém suas notas e o gate limpa tudo entre elas. Um rack contendo os dois em um memo módulo é comum em estúdios.

Efeitos baseados em tempo :

Faz com que o sinal seja cortado pela metade, eletronicamente repetido em linhas e recombinado depois. A quantidade de repetições determina o tipo de efeito. Atrasos maiores que 80 ms criam discretos ecos, enquanto que entre 20ms - 80ms produzem um súbito eco "slap-back", popular para sons como vocais de rockabilly mas não usado muito no baixo. Atrasos curtos (10ms-20ms) produzem um chorus como se houvessem dois baixistas tocando juntos. Menores que 10ms criam efeitos de flanger e phaser, tendo uma função modular que causa o atraso de metades do sinal acelerando ou reduzindo o tempo : estes parâmetros geram qualidades "animadas" como efeitos "líquidos" dependendo de como os controles de modulação (geralmente "rate" e "deph") são setados. Uma unidade de delay com uma série de modulações pode produzir vários destes efeitos, mas pela simplicidade a maioria dos baixistas preferem pedais exclusivos com funções específicas. É por isso que nós encontramos pedais de chorus e flanger por aí pra vender.

Efeitos sintetizadores :

O mais comum de todos é o oitavador ; analiza o sinal e sintetiza a nota uma oitava abaixo. Mas efetivo quando estivermos tocando em uma região alta do braço, permite explorar as áreas agudas do instrumento sem perder o grave. Funcionam muito bem para fretless.

Distorção reúne vários efeitos sintetizados pois geram um sinal de alta freqüência que não existia antes. Um ponto de distorção faz o som ficar rude e nervoso, e podem funcionar melhor em alguns instrumentos do que em outros. Teste vários equipamentos e veja qual se identifica melhor a seu estilo.

O segredo para um bom processamento de sinais é usar efeitos com cautela. Sua forma de tocar não é o efeito em si, mas sim o que as pessoa vão ouvir. Os efeitos devem acentuar ou dar um colorido ao que está sendo tocado. Da mesma maneira que podem parecer legais também podem ser irritantes e cansativos ... isso pode fazer seus ouvintes acharem que você não tem muito o que dizer musicalmente. Escute com sabedoria o que está sendo produzido por você e use os efeitos com bom gosto.

mgs
Veterano
# out/04
· votar


Luisinho_gnr

se vc for tocar guns vai ter q ter um pedalzinho para baixo

Tomcat
Veterano
# out/04
· votar


É isso, espero q t ajude um pouco!
Abraços!

Luisinho_gnr
Veterano
# out/04
· votar


obrigado ae galera

Rafael Walkabout
Veterano
# out/04
· votar


Tomcat
massa o testo, eu tamen tinha umas duvidas a respeito de pedaleira pra contra-baixo.

Centauro
Veterano
# out/04
· votar


Tomcat
É isso, espero q t ajude um pouco!
...esse cara é muito modesto...eu até copiei...

kalangobass
Veterano
# jun/08
· votar


Olah pessoal

Sou neófito no mundo da musica, mas conforme o tempo passa, acabo tendo necessidades especiais, como um amplificador melhor, um contra-baixo melhor etc..

Vi em um site americano ( www.guitarcenter.com ) um excelente preço de pedaleiras..
Eu tava querendo comprar uma v-amp bass, mas achei a Pod xt live bass por um bom preço...... tem a Pod floor bass que também parece ser interessante....

Alguém pode me dizer alguma outra pedaleira interessante ou a pod tx live vai me satisfazer?

Ivanov_br
Veterano
# jun/08
· votar


Postei semana passada uns arquivos de umas gravações que fiz aqui pra exemplificar o que a Zoom B2.1u pode oferecer. Claro que nao é definitivo, mas dá uma idéia.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/153638/p3#5218880

# Enviado: 29/mai/08 19:15 · Editado por: Ivanov_br
Citar

GALERA MEDOOOOONHA!

Fiz três gravações rápidas para demonstrar algumas possibilidades da pedaleira ZOOM B2.1u.

Baixos usados:

Squier Jazz Bass V Deluxe Edition
Condor BC-600 Fretless.

Os trechos das musicas gravadas são:
Space Truckin' do Deep Puple (Palheta - Squier modo passivo)
Ink Illusion do Alain Caron (Pizzicato - Condor Fretless)
Power do Marcus Miller (Slap - Squier modo ativo)

Desculpe, mas todos os patches foram editados na hora e não foram salvos. São apenas combinações de:

Simulador de Amp
Compressor
Chorus
Reverb
Equalizer

As musicas foram gravadas direto no PC, usando a pedaleira da Zoom via o Software CUBASE LE que vem com ela.

Espero que achem útil, e desculpem os erros! :P

TESTE ZOOM B2.1u - Para DOWNLOAD clique aqui (Sem virus, arquivo zipado)

Loko_Bass
Veterano
# jun/08
· votar


kalangobass

É uma boa pedaleira, e com bom preço. Tenho uma e curto.
Olha aqui uma barata.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-74772203-pedaleira-baixo-zoom-b 21u-boss-behringer-bass-barato-_JM

DotCom
Veterano
# jun/08
· votar


kalangobass
A Pod XT Live certamente vai te satisfazer.
Mas talvez a Zoom B2.1 também te satisfaça, e por menos.

Caso queira realmente enfiar o pé na jaca, procure pela Zoom B9.1 e pela BOSS GT-6B, que elas são do mesmo "top" da XT Live.

kalangobass
Veterano
# jun/08
· votar


DotCom

Pq "enfiar o pé na jaca"?

kalangobass
Veterano
# jun/08
· votar


pessoal

Rocktron Utopia B-300 Bass ou pod xt live?

DotCom
Veterano
# jun/08
· votar


kalangobass
Pq elas são caras... Falei "enfiar o pé na jaca" no sentido de se endividar, gastar bastante.

Bruno_Otavio
Veterano
# jun/12
· votar


Estou interessado nos pedais Groovin Chorus Bass BCH-300 e Groovin Equalizer Bass BEC-200 gostaria de saber se são bons

Obrigado.

smarth
Veterano
# jun/12 · Editado por: smarth
· votar


mgs

se vc for tocar guns vai ter q ter um pedalzinho para baixo


Eu acho que não,toco baixo há uns 3 ou 4 meses gosto de Guns ja toquei varias musicas deles e não precisei de pedaleira alguma,que eu saiba a unica coisa que o Duff Mckagan usava quando tocava no Guns N' Roses era um Chorus,nada mais. É claro que tem musicas do guns que tem bastante
técnica como a rocket queen e a night train..por ai vai.
Luizinho_gnr


Resumindo,eu acho que pedaleira para contra-baixo baixo é meio que desnecessário,uma coisa supérfula,e além de tudo bem caro.
mais vc que sabe né quer comprar,compra o dinheiro é seu.
Abraços.

123nove
Veterano
# jun/12
· votar


b1x

JL_Marcondes
Veterano
# jun/12
· votar


smarth
O mgs disse aquilo em outubro de 2004 amiguinho, mesma época que Luizinho_gnr abriu o tópico e deu seu último parecer..

Bruno_Otavio
Dá uma olhada no fórum de pedais.. as vezes é mais fácil encontrar alguém que conheça por lá...

[]'s

smarth
Veterano
# jun/12
· votar


JL_Marcondes

carai que veio que é esse topico meu! kkkkkkk

Alex guitar man
Veterano
# jun/12
· votar


smarth


Ah cara, pra ligar em linha uma pedaleira pra baixo ganha seu lugar...

sapobaixista
Veterano
# jul/12
· votar


Uma pedaleira pra mim tem q ter sumulador de apli se não, não vale a pena.
Sou um pouco conservador, efeito de flange, chorus e pa e tal são secundários, pode até usar eles mas com conciência :)

_CastroGabriel
Veterano
# jul/12
· votar


Meu baixista usa uma pedaleira bem simples uma digitech, mas ele tira um timbre muito bom dela.

Ele postou um video a pouco tempo usando um simulador de ampli e no final ele usa um oitavador, acho que esses efeitos diferentes podem dar uma diferenciada na musica.

Assiste aí e dá uma olhada no timbre

http://www.youtube.com/watch?v=ssYjKXZhI6s

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
 

Tópicos relacionados a PEDALEIRA PARA CONTRA-BAIXO

288.611 tópicos 7.533.732 posts
Fórum Cifra Club © 2001-2014 Studio Sol Comunicação Digital