Pagode no baixo!

    Autor Mensagem
    marcioazzarini
    Veterano
    # 27/fev/24 11:44


    Olá pessoal!

    Gravando um cover de um estilo que gosto bastante de tocar, e toquei muito na noite! Pagode no baixo é sempre uma aula de harmonia, rítmica e bom gosto!

    Linha do mestre Bóris Farias



    Abraços!

    renatocaster
    Moderador
    # 27/fev/24 14:12 · Editado por: renatocaster
    · votar


    marcioazzarini

    Parabéns, ficou muito bom! E tudo o que vc disse sobre o baixo no pagode é verdade mesmo.

    A propósito, belo contrabaixo!

    Abraço!

    LeandroP
    Moderador
    # 27/fev/24 14:44
    · votar


    marcioazzarini

    Eu tinha um amigo que dizia "é tônica no tempo e a quinta no contratempo".
    Confere?

    Baixo no samba, pagode etc... não é moleza!
    (não consigo ouvir o vídeo agora - marcando pra depois)

    Wanton
    Veterano
    # 27/fev/24 18:01
    · votar


    Tenho uma curiosidade sobre como isso funciona em alguns gêneros. O público do pagode ouve a linha de baixo? Ou o esmero no arranjo é um jogo que se joga sozinho? Se sobressair demais, é mais fácil virar queixa ou elogio? Olhando de longe, o público do pagode me parece aquele público que só quer uma base rítmica para cantar em cima.

    makumbator
    Moderador
    # 28/fev/24 20:19
    · votar


    Wanton
    O público do pagode ouve a linha de baixo?

    No pagode em específico não sei, mas o público de samba gosta do baixo do estilo. Também acho bem legal.

    Lelo Mig
    Membro
    # 29/fev/24 12:22
    · votar


    Wanton

    Público é público, do rock ao axé, que ficar chapado e dançar. Esquecer a vida de merda.

    Porém os músicos, mesmo das bandas ruins, têm cara bom prá caralho. Toda galera do Samba que cruzei nessa vida eram músicos muito bons.

    Mesmo que for um pagodinho bosta, a música geralmente é boa, os caras não querem tocar lixo, fazem uns arranjos fodas, umas linhas massa... e se não dominar bem harmonia, dança.

    Parabéns pelo baixão aí camarada! Muito bom!

    Wanton
    Veterano
    # 29/fev/24 17:01
    · votar


    makumbator
    samba

    Nunca reparei.

    Lelo Mig
    Público é público, do rock ao axé

    Não vejo assim. Tem público chato: jazz e choro são bem xaropes. Público de rock costuma distinguir o som dos instrumentos, viram fãs dos músicos, não só do vocalista. O pessoal do reggae gosta do baixo bem destacado. As linhas de baixo também eram fundamentais na disco/funk. Mas tem público que só escuta a voz e a "batida".

    Ningen
    Veterano
    # 29/fev/24 18:41
    · votar


    marcioazzarini

    sonzeira!

    Lelo Mig
    Membro
    # 01/mar/24 13:06 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Wanton

    "Não vejo assim..."

    Eu dei uma generalizada, mas via de regra, vejo dessa forma.

    Jazz, choro e alguns sub gêneros são música para quem "curte música", não é entretenimento. Tanto é que a maioria acha chato. Música erudita entra nessa também.

    Rock é relativo. Têm desde os chatos que se acham maestros e curtem umas bandas melódicas/sinfônicas que acham que aquelas merdas bregas equivalem a um Mozart, até os que os que curtem caras que mal sabem segurar uma guitarra. E no rock têm do virtuose que só faz música ruim ao semi analfabeto musical que faz umas músicas do caralho. Rock é muito amplo e os fãs os super estimam muito musicalmente. Fã de banda de rock é metido a conhecer mais música que os outros.

    Se despir do preconceito e ouvir "a música", vai encontrar uns puta duns arranjos, puta músicos e complexidade em tudo quanto é estilo.

    O público, no geralzão, só quer distração. O público que senta para ouvir/apreciar um álbum de John Coltrane é 0,00000001%.

    Wanton
    Veterano
    # 03/mar/24 15:46
    · votar


    Lelo Mig
    Se despir do preconceito e ouvir "a música", vai encontrar uns puta duns arranjos, puta músicos e complexidade em tudo quanto é estilo.

    Não sei se a repulsa que sinto quando não gosto de algo é só preconceito. Acho que é uma resposta estética legítima. Isso não é negar que existe inteligência por trás do arranjo, por exemplo. Tem muita inteligência na construção dos mísseis que bombardeiam escolas cheias de crianças. Todo arranjo serve a algum propósito, que é a música. Se o propósito não me agrada, toda masturbação por trás daquilo é vã.

    O caso é que esse é um fórum de músico, e músico é treinado para separar as coisas.
    — Esse sambinha é chato que dói.
    — Mas você reparou na polirritmia do pandeiro e da cuíca?
    — Ah, seu músico. Dá um tempo!


    makumbator
    Moderador
    # 03/mar/24 17:29
    · votar


    Wanton
    toda masturbação por trás daquilo é vã.

    Mas não é necessariamente masturbação. Pode ser uma construção muitas vezes calcada nas práticas daquele estilo, habilidade do arranjador, empréstimo de maneiras de arranjar vindas de outros gêneros, etc...

    marcioazzarini
    Veterano
    # 05/mar/24 08:16 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    Ningen
    sonzeira!


    Obrigado!

    marcioazzarini
    Veterano
    # 05/mar/24 08:19
    · votar


    Tenho uma curiosidade sobre como isso funciona em alguns gêneros. O público do pagode ouve a linha de baixo? Ou o esmero no arranjo é um jogo que se joga sozinho? Se sobressair demais, é mais fácil virar queixa ou elogio? Olhando de longe, o público do pagode me parece aquele público que só quer uma base rítmica para cantar em cima.

    Isso é geral.. A grande maioria dos expectadores não sabem o papel do baixo na música, seja do rock,seja do pagode ou de qualquer outro estilo, e apesar de estarem ouvindo, não sabem que estão ouvindo.

    O trabalho bem feito é nossa obrigação. Ja tocou em banda de baile? A gente ta tocando la, e a galera nem imagina o que ta ouvindo... Maioria tudo chapado, querendo só extravasar... Não é por isso que a gente deixa de tocar redondinho.

    O resultado disso ta na soma de tudo, no conjunto da obra. No fim das contas ta tudo conversando e o resultado fica maravilhoso.

    marcioazzarini
    Veterano
    # 05/mar/24 08:20
    · votar


    Lelo Mig
    Rock é relativo. Têm desde os chatos que se acham maestros e curtem umas bandas melódicas/sinfônicas que acham que aquelas merdas bregas equivalem a um Mozart, até os que os que curtem caras que mal sabem segurar uma guitarra. E no rock têm do virtuose que só faz música ruim ao semi analfabeto musical que faz umas músicas do caralho. Rock é muito amplo e os fãs os super estimam muito musicalmente. Fã de banda de rock é metido a conhecer mais música que os outros.

    Se despir do preconceito e ouvir "a música", vai encontrar uns puta duns arranjos, puta músicos e complexidade em tudo quanto é estilo.


    Perfeito!

    marcioazzarini
    Veterano
    # 05/mar/24 08:21
    · votar


    renatocaster
    Parabéns, ficou muito bom! E tudo o que vc disse sobre o baixo no pagode é verdade mesmo.

    A propósito, belo contrabaixo!

    Abraço!


    Muito obrigado!!!
    Abração!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 05/mar/24 17:56
    · votar


    Uma vez minha banda foi tocar em um conhecido bar aqui de São Gonçalo, que na frente tinha outro, de pagode. Eu e o batera ba banda fomos pegar o resto dos equipos no carro dele e ficamos ouvindo os caras tocarem.
    Os caras tocavam para caramba! Muito mesmo! Paramos e ficamos ouvindo...
    Músicos excelentes!
    Todo preconceito é burro...
    Abçs

    Buja
    Veterano
    # 05/mar/24 18:02
    · votar


    Eu nunca dei muita ideia pra tocar pagode no baixo, muito até porque, não gosto de pagode.

    De repente eu vi um simples Cheia de Manias que so tem 2 acordes (F e G) e resolvi tentar

    Tomei um CORO de rítmica!

    Ritmica no baixo é onde separam os homens de molekes.

    Dai em diante, vejo o pagode como um ritmo fantastico a se tocar no baixo.
    Não so o pagode, como o samba mesmo, o forró, pisadinha, e coisas dançantes do genero.

    So nao gosto quando o baixo começa a querer fritar.
    Daí vira um porre.

    ViniSasso
    Membro Novato
    # 22/mar/24 22:52
    · votar


    Não gosto de pagode.

    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pagode no baixo!