Envelopamento com vinil Camaleão no meu TAGIMA TBM4 (vídeo)

    Autor Mensagem
    Arimoxinga
    Veterano
    # abr/22


    Fala rapaziada, passando só p mostrar meu segundo hobbie, adesivei / envelopei meu baixo um Tagima TBM4 com uma vinil automotivo camaleão. Só digo uma coisa, FICOU FODA BAGARAI, fiz um vídeo com trilha do Sheik Tosado banda conterrânea de carreira meteórica.





    https://www.youtube.com/watch?v=w_46oea463A


    Obrigado e abraços.

    Ningen
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    Arimoxinga

    Muito legal mesmo! Deu vontade de fazer na minha Squier

    Wanton
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    Arimoxinga

    Tudo muito bom: o trabalho, o vídeo e a trilha!

    JJJ
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    Grande Arimoxinga!

    Foda é a junção, né? A impressão que tenho é que solta com o tempo. Mas ficou bacana.

    Arimoxinga
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    Ningen

    É uma boa opção p dar uma modificada, e vc nem precisa cobrir tudo, talvez uma listra ou cobrir o escudo quem sabe são muitas as possibilidades hehehe

    Wanton

    Valeu cara tamo junto.


    JJJ

    Isso é vdd eu fiz as juntas sobrepostas de traz p frente p minimizar, mas n sei a longo prazo... Mas esses adesivos automotivos tem uma boa cola, sobre tudo quando se passa um tempo após aplicado. Já fiz várias modificações assim na minha motocicleta e está resistindo às intempéries, mas realmente eu sempre procuro esconder todas as bordas que possam descolar.
    Tem tbm a opção de sobrepor o adesivo e passar super cola no encontro, sim a cola fica apenas no adesivo.

    makumbator
    Moderador
    # abr/22
    · votar


    Arimoxinga

    E aí amigo! Há quanto tempo!

    Muito legal o trabalho. Você até pintou de azul o pino da correia não é? Ou já era azulado?

    Arimoxinga
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    makumbator

    Quanto tempo mesmo hehehe. Eu aproveitei e pintei todos os parafusos de preto fosco inclusive os da correia.

    Ningen
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    Arimoxinga

    Tem tbm a opção de sobrepor o adesivo e passar super cola no encontro, sim a cola fica apenas no adesivo.

    Pensei nisso aqui... ou um verniz para evitar que algo descasque a beirada do adesivo. Mas a supercola parece mais durável. Dá pra optar por aquelas que vem com um pincelzinho parecendo esmalte de unha, pintar uma faixa e tals.
    Enfim, massa o trampo.

    makumbator
    Moderador
    # abr/22 · Editado por: makumbator
    · votar


    Arimoxinga

    Ah, então no vídeo é que me pareceu que estavam azuis, mas em preto fosco fica bem legal também. Aproveito para te perguntar que tipo e tinta usou, pois gostaria de pintar as chaves de liga e desliga de ativo e seleção de corte de médios em um Ibanez meu. Elas descascaram ao longo dos anos e seria legal arrumar esse detalhe estético (que é minúsculo, mas mesmo assim...).

    E sobre o lance de envelopar. É fácil tirar depois se quiser? Não danifica em nada mesmo após muitos anos instalada?

    Arimoxinga
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    Ningen

    É uma boa opção mesmo

    makumbator

    Usei um spay da Suvinil q tinha sobrado, diz q dispensa primer. A respeito do adesivo vai depender da qualidade do adesivo, tem q comprar um q prometa deixar pouca ou nenhuma cola. Já experimentei dos dois e da um pouco de trabalho de remover a cola da superfície.

    makumbator
    Moderador
    # abr/22
    · votar


    Arimoxinga

    É tipo uma dessas aqui?

    Spray Suvinil

    Arimoxinga
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    makumbator

    Isso! Exatamente essa, muito boa e seca bem rápido mesmo.

    makumbator
    Moderador
    # abr/22
    · votar


    Arimoxinga

    Valeu! Vou comprar uma dessas aqui na minha cidade.

    strinbergshredder
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    Arimoxinga
    Grande Brother! Ficou top esse hein!

    Acabamento 10, e a cor escolhida eu achei demais também! Show de bola cara!

    renatocaster
    Moderador
    # abr/22 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Arimoxinga

    Fala aê, cara!

    Primeiramente, excelente escolha pela trilha do vídeo, deixou ainda mais legal a parada!

    E agora, parabéns pelo trampo. Essa aplicação de envelopamento parece ser um lance simples de se fazer, mas não é nem um pouco. Deixar a superfície depois do envelopamento assim lisinha, sem bolhas, marcas, etc, tem que ter maior habilidade para ficar desse jeito.

    Agora, umas perguntas:

    1) Qual é a especificação desse vinil que vc usou nesse envelopamento? Vc mencionou que é um vinil automotivo, mas qual é a marca/modelo/série?

    2) Esse "soprador" que vc usa no vídeo, é um secador de cabelo normal, deses "caseiros" mesmo? Durante o processo vc só soprou "a quente", ou foi "a frio" também?

    3) Na parte traseira onde vc "depila" uma parte do adesivo, o corte foi feito manualmente (estilete?), ou já veio cortado no perfil do baixo feito em alguma plotter de recorte?

    E mais uma vez, parabéns, cara! Realmente ficou muito foda o trampo, e obrigado por ter compartilhado aqui com a gente! :)

    Arimoxinga
    Veterano
    # abr/22 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    strinbergshredder

    aew meu velho amigo! essa já saiu mais aprimorada que a primeira vez mesmo hehehe e a cor tbm me supreendeu bastante quando comprei achei que ia ficar muito GLAM METAL mas ficou bom kkk


    renatocaster


    1) Qual é a especificação desse vinil que vc usou nesse envelopamento? Vc mencionou que é um vinil automotivo, mas qual é a marca/modelo/série?

    Foi exatamente esse do link: https://pt.aliexpress.com/item/4000545836445.html?gatewayAdapt=glo2bra &spm=a2g0o.order_list.0.0.6be7caa46NE5Ht mas o preto fibra de carbono foi da autaq que comprei no centro, mas ele deixa muita cola prefiro os chineses. oq usei na minha Dean mesmo nem sei a marca mas quando tirei da minha moto(uns 8 meses após aplicado) n ficou cola alguma.

    2) Esse "soprador" que vc usa no vídeo, é um secador de cabelo normal, deses "caseiros" mesmo? Durante o processo vc só soprou "a quente", ou foi "a frio" também?

    É um secador velho mesmo que peguei da minha mãe kkk o importante é aplicar calor p deixar maleável, n importa o que seja o soprador. só usei o ar quente mesmo e inclusive tem que aquecer sempre uma área maior do que se pretende moldar/esticar pq se esticar em excesso ele encolhe e descola um pouco depois que esfria. Tem uns gringos(EUA) no youtube que passam ótimas dicas fora os BR tbm.

    3) Na parte traseira onde vc "depila" uma parte do adesivo, o corte foi feito manualmente (estilete?), ou já veio cortado no perfil do baixo feito em alguma plotter de recorte?

    Passei o estilete mesmo inclusive ele apareceu no vídeo em cima das costas do baixo hehehe, o problema dessa parte é que tem que ter a mão bem leve p cortar só o adesivo sem riscar a pintura em baixo, mas tem uns aparatos tbm para fazer isso sem riscar ( https://pt.aliexpress.com/item/33055248171.html?spm=a2g0o.productlist. 0.0.15313773XHVEtC&algo_pvid=5f9e1c2b-a69b-46f7-9a8d-474874767353&algo _exp_id=5f9e1c2b-a69b-46f7-9a8d-474874767353-7&pdp_ext_f=%7B%22sku_id% 22%3A%2267507437647%22%7D&pdp_pi=-1%3B12.09%3B-1%3B22.4%40salePrice%3B BRL%3Bsearch-mainSearch ) que fica uma belezura profissional eu ainda n testei, mas pelo vídeo do anúncio fica profissional. como meu baixo já estva com a pintura velha mesmo eu fiz na marra kkk certeza que riscou.



    E mais uma vez, parabéns, cara! Realmente ficou muito foda o trampo, e obrigado por ter compartilhado aqui com a gente! :)

    hehehe obg cara, eu queria trazer esse conhecimento p aqui mesmo pq essa moda ainda n pegou nos instrumentos e é uma ótima opção de personalização DIY inclusive podendo misturar adesivos e formas geométricas como fiz nas costas do baixo.

    Arimoxinga
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    renatocaster
    E agora, parabéns pelo trampo. Essa aplicação de envelopamento parece ser um lance simples de se fazer, mas não é nem um pouco. Deixar a superfície depois do envelopamento assim lisinha, sem bolhas, marcas, etc, tem que ter maior habilidade para ficar desse jeito.

    o adesivo ajuda bastante, esse camaleão tem tecnologia muito favorável inclusive para o escoamento de bolhas, já o preto que usei bem mais barato tem que tomar cuidado mesmo pq tende a ficar ar confinado

    renatocaster
    Moderador
    # abr/22
    · votar


    Arimoxinga

    Opa, valeu pelas respostas. No meu caso o objetivo seria profissional mesmo, e não para envelopamento de instrumentos. É que lá na empresa onde eu trabalho estamos buscando uma solução para envelopar algumas partes do equipamento que vendemos (bombas de combustível), onde há uma customização com aplicação de logotipos, cores, etc...

    Atualmente fazemos esse processo através de uma impressão digital UV direto no substrato rígido (chapas metálicas, que depois da impressão passam por um processo de dobra), mas esse processo é muito caro. A alternativa para reduzir custos seria usar o adesivo com impressão para essas partes customizadas, mas essa aplicação envolve a necessidade de envelopar.

    Tem uns gringos(EUA) no youtube que passam ótimas dicas fora os BR tbm.

    Vou dar uma pesquisada nesses vinis que vc indicou, e teria como vc tbm passar o link dos canais desses caras do YouTube que ensinam dicas de envelopamento?

    Valeu!

    Arimoxinga
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    renatocaster

    Entendi, na minha opinião o vinil é uma opção mais em conta mesmo, inclusive tem alguns lugares que tem impressora que recorta o vinil na forma que vcs precisarem, seja desenho ou escrita. já vi muitas empresas com veículos totalmente adesivados com direito a logo e etc.

    Vou dar uma pesquisada nesses vinis que vc indicou, e teria como vc tbm passar o link dos canais desses caras do YouTube que ensinam dicas de envelopamento?

    https://www.youtube.com/watch?v=Ua730hMOm5M&t=568s (esse gringo ai dá boas dicas)

    https://www.youtube.com/channel/UCBn-fFFmwO2jelRrTXV3Hiw/videos (aqui no Brasil gosto do trabalho desse cara, inclusive ele tem uma máquina que recorta os logos de adesivos)

    strinbergshredder
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    Arimoxinga

    aew meu velho amigo! essa já saiu mais aprimorada que a primeira vez mesmo hehehe e a cor tbm me supreendeu bastante quando comprei achei que ia ficar muito GLAM METAL mas ficou bom kkk

    Hahaha, glam metal foi ótimo! Ficou top, parabens cara!

    renatocaster
    Moderador
    # abr/22
    · votar


    Arimoxinga


    https://www.youtube.com/watch?v=Ua730hMOm5M&t=568s (esse gringo ai dá boas dicas)

    https://www.youtube.com/channel/UCBn-fFFmwO2jelRrTXV3Hiw/videos (aqui no Brasil gosto do trabalho desse cara, inclusive ele tem uma máquina que recorta os logos de adesivos)


    Valeu! :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Envelopamento com vinil Camaleão no meu TAGIMA TBM4 (vídeo)