Shergold Marathon 6c

Autor Mensagem
Buja
Veterano
# jul/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola
entonação perfeitas...

Deve ser uma delicia ouvir um grave assim cara.
Ja toquei num baixo velho que parecia nao ter afinação correta pela escala afora.
A maioria acha que é mais facil perceber uma guitarra fora de entonação, mas um baixo desafinado ou fora, é muito evidente. Vibra fora de afinação, uma agressão.

Um baixo bem entonado num amp potente bem alto, com tocabilidade super tátil e macia, deve ser um tesão de tocar.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/19
· votar


Buja
Sim. Todos sabem que a escala "normal" não proporciona uma entonação perfeita. As escalas "fanned", bem como outros tipos de dispositivos, foram estudadas para superar essa deficiência.
Como eu disse acima, eu só testei o baixo na oficina do meu amigo Samuel Martins, e eu não encontrei nenhuma dificuldade em tocá-lo. Mas não pude testar em situação de palco.
Abç

Buja
Veterano
# jul/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O que você prefere: true temperament ou fanned? E, da pra ter os dois? Compensa? Conhece gente capacitada pra fazer?

Muita pergunta, foi mal rsrs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/19
· votar


Buja
Isso é de gosto pessoal.
Eu conheço luthiers que fazem as escalas "fanned", as "true temperament" não (acho que é patenteada).
Abç

makumbator
Moderador
# jul/19
· votar


Buja
O que você prefere: true temperament ou fanned? E, da pra ter os dois? Compensa? Conhece gente capacitada pra fazer?

Tem também aquele sistema Buzz Feiten no nut (e que atua basicamente só nas 3 primeiras casas). Em guitarras e violões faz bastante diferença (aquele acorde de ré maior tocado no início da escala é comum ficar levemente desafinado em nut normal).

A Washburn fez baixos e guitarras com esse sistema há alguns anos.

http://buzzfeiten.com/

Buja
Veterano
# jul/19
· votar


makumbator

JURO QUE NAO SABIA DISSO !!!!!!!!!

Sempre achei que aquele Rézão tão comum soava pior do que o D tocado na casa 7 no shape de A.
Sempre achei. agora sei o motivo.

Bicho, haha, agora até ri, não tava ficando tão doido.

Agora sobre o sistema, isso deveria ser padrão ne. Nos violões, até por falta de "regulagem de carrinhos", o cavalete tem essa diferença de compensação nas cordas agudas. Porque diachos não tem isso no nut tambem, e em guitarras, e baixos ???

makumbator
Moderador
# jul/19 · Editado por: makumbator
· votar


Buja
Porque diachos não tem isso no nut tambem, e em guitarras, e baixos ???

Porque é mais caro produzir isso do que um nut normal. Sem contar que esse sistema em específico é patenteado, então pra fazer um igual tem que entrar em acordo com o detentor do registro e pagar os royalties, o que encarece um pouco mais também.

Pois é, e pra quem não sabe de que formato estou falando, o acorde em questão e que melhora muito com esse sistema é aquele com ré solto, lá na casa 2 da corda sol, ré na casa 3 da corda si e fá sustenido na casa 2 da corda mi. Ou seja, aquela posição tradicional desse acorde em guitarra e violão com tônica no baixo e terça no soprano. Mas obviamente tudo nas 3 primeiras casas fica mais afinado.

Buja
Veterano
# jul/19
· votar


makumbator


Porque é mais caro produzir isso do que um nut normal. Sem contar que esse sistema em específico é patenteado, então pra fazer um igual tem que entrar em acordo com o detentor do registro e pagar os royalties, o que encarece um pouco mais também.

Entendi. Faz sentido mesmo. Mas se nao fosse patente, nao é possivel que encareceria mais do que poucos centavos numa guitarra rsrs.



Pois é, e pra quem não sabe de que formato estou falando, o acorde em questão e que melhora muito com esse sistema é aquele com ré solto, lá na casa 2 da corda sol, ré na casa 3 da corda si e fá sustenido na casa 2 da corda mi. Ou seja, aquela posição tradicional desse acorde em guitarra e violão com tônica no baixo e terça no soprano. Mas obviamente tudo nas 3 primeiras casas fica mais afinado.



Eu tinha entendido.
O acorde que soa melhor pra mim, tem exatamente a mesma sonoridade e se monta usando lá casa 7 corda D, ré casa 7 corda G, f# casa 7 corda B.
Abafo as outras cordas. Fica o mesmo som, so que soa mais bonito, sei la porque. Agora sei rs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original