Regular baixo por conta própria

    Autor Mensagem
    ricardo_noob
    Membro Novato
    # set/18 · Editado por: ricardo_noob


    Boa tarde.

    Primeiramente peço que me avisem se estiver postando em local errado.

    Comprei um baixo tagima para aprender a tocar, aqui onde moro me indicaram um "luthier" parece ser o único, os demais é apenas assitência técnica de loja. Fui até ele e solicitei o orçamento para fazer uma regulagem e perguntei o que seria feito, achei estranho algumas coisas, principalmente em relação a altura das cordas, que o cara falou que devem ficar 2mm acima dos trastes.

    Ainda não sei tocar baixo, mas imagino que as cordas apenas 2mm de altura acho que deve trastejar. Outra coisa que o cara falou é que todas as 4 cordas são reguladas para ficarem da mesma altura, só que o braço do baixo não tem a escala reta, ela é curvada, então não é preciso ser expert para logo imaginar que se as 4 cordas estiverem da mesma altura, a primeira e ultima corda vão ficar mais distantes dos trastes do que as cordas do meio 2 e 3.

    Eu vi em alguns tutoriais uma dica para usar um cartao de crédito, que a altura estaria ideal se o cartão passase "rente", só que um cartão de crédito tem menos do que 2mm kkkkkk

    O que ele falou está correto? Será que eu conseguiria ajustar observando tutoriais e dicas. Estou com medo de deixar essa pessoa trabalhar no baixo, se a questão das cordas já me é estranho, imagina se for regular tensor, ponte etc.

    Buja
    Veterano
    # set/18
    · votar


    Ainda não sei tocar baixo, mas imagino que as cordas apenas 2mm de altura acho que deve trastejar. Outra coisa que o cara falou é que todas as 4 cordas são reguladas para ficarem da mesma altura, só que o braço do baixo não tem a escala reta, ela é curvada, então não é preciso ser expert para logo imaginar que se as 4 cordas estiverem da mesma altura, a primeira e ultima corda vão ficar mais distantes dos trastes do que as cordas do meio 2 e 3.

    Ele explicou o correto, de forma errada.

    As cordas precisam estar na mesa altura, em relação a escala do instrumento, e nao a um plano de 90º.
    Alem disso, o espaço entre a tangente de baixo da corda e o topo do traste, nao fica perfeitamente a mesma altura.
    A media que se sobre na escala, a altura das cordas aumenta um pouco, isso é normal.
    Com a escala é raiada, cada corda estará numa altura diferente na ponte, porem, no conjunto todo da escala, por volta do traste 12, cada corda vai estar a 2mm do topo do traste.
    Mas isso é gosto pessoal, nao é regra.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # set/18
    · votar


    ricardo_noob
    mas imagino que as cordas apenas 2mm de altura acho que deve trastejar.
    Não necessariamente... tudo depende da "angulação" da escala, se está reta...


    Outra coisa que o cara falou é que todas as 4 cordas são reguladas para ficarem da mesma altura, só que o braço do baixo não tem a escala reta, ela é curvada, então não é preciso ser expert para logo imaginar que se as 4 cordas estiverem da mesma altura, a primeira e ultima corda vão ficar mais distantes dos trastes do que as cordas do meio 2 e 3.
    Creio que o que ele quis dizer é que todas ficarão com 2mm, independente da angulação da curvatura do braço, isso tem sentido.
    Todas elas acompanham a curvatura da escala, porém ficam a mesma distância da escala, portanto não "enrosca" o dedo na hora de tocar.

    ricardo_noob
    Membro Novato
    # set/18
    · votar


    A media que se sobre na escala, a altura das cordas aumenta um pouco, isso é normal.
    Com a escala é raiada, cada corda estará numa altura diferente na ponte, porem, no conjunto todo da escala, por volta do traste 12, cada corda vai estar a 2mm do topo do traste.


    Entendi. Mas no caso nao estariam baixo de mais a ponto de encostrar os trastes quando tocar? Ainda mais que sou iniciante e a mão acaba pesando mais do que o ideal.

    A media que se sobre na escala, a altura das cordas aumenta um pouco, isso é normal.

    Para eu que sou leigo, "subir" quer dizer a numeração das casas, ou seja, ir aproximando do corpo do baixo? rsrs


    Com a escala é raiada, cada corda estará numa altura diferente na ponte,

    Todas elas acompanham a curvatura da escala, porém ficam a mesma distância da escala, portanto não "enrosca" o dedo na hora de tocar.

    Então é normal que a parte das cordas a partir da ponte e passando por cima dos capatadores não esteja alinhadas, vão estar em alturas diferentes?

    Buja
    Veterano
    # set/18
    · votar


    Entendi. Mas no caso nao estariam baixo de mais a ponto de encostrar os trastes quando tocar? Ainda mais que sou iniciante e a mão acaba pesando mais do que o ideal.

    Nao, nao fica nao.
    O ideal é que fica numa altura minina no no inicio da escala, que nao trasteje claro, porque a medida que se sobe na escala, as cordas vai ficando um pouquinho mais distante da escala.

    Se as cordas ficam muito altas no fim da escala, e quando se abaixa, começa a trastejar no inicio da escala, é porque o braço está precisando de regulagem no tensor.
    O contrario tambem vale.
    Se começa a trastejar no fim da escala e no inicio está alta, falta regulagem de tensor.
    Todo luthier sabe disso, e sabe regular isso. Isso é de praxe.

    O ideial é voce se acostumar a tocar com uma altura minina a ponto que nao trasteje. Assim voce regula a força com que toca.
    se nao conseguir regular a força, pode-se subir um pouco mais as cordas.
    é ai que entra o gosto pessoal.

    Por isso nao tem essa de 2mm, ou 3mm.
    Vai de gosto mesmo.

    Para eu que sou leigo, "subir" quer dizer a numeração das casas, ou seja, ir aproximando do corpo do baixo? rsrs

    É exatamente isso!
    Mas o subir nao é porque aumenta o numero da casa, é sim porque sobe na frequencia...fica mais agudo rs...

    Então é normal que a parte das cordas a partir da ponte e passando por cima dos capatadores não esteja alinhadas, vão estar em alturas diferentes?

    Isso mesmo...olhando no captador da ponte, voce vai notar que as cordas A e D estaram um bitzinho mais altas que as as E e G.

    Mas a diferença é pouca, quase nada, se o raio da escala é grande.

    http://blog.santoangelo.com.br/wp-content/uploads/2013/03/2016-12-02-0 04.jpg

    ricardo_noob
    Membro Novato
    # set/18
    · votar


    Se as cordas ficam muito altas no fim da escala, e quando se abaixa, começa a trastejar no inicio da escala, é porque o braço está precisando de regulagem no tensor.
    O contrario tambem vale.
    Se começa a trastejar no fim da escala e no inicio está alta, falta regulagem de tensor.
    Todo luthier sabe disso, e sabe regular isso. Isso é de praxe.


    Obrigado pelas suas explicações amigo, me deixou bem mais tranquilo em levar o baixo para o cara regular. Uma última pergunta para me tranquilizar de vez rsrsr

    Independente da situação que você falou; trastejar no inicio ou no final, o resultado final de uma regulagem do tensor será sempre deixar o braço reto, estou certo? ou pode haver situaçã que a regulagem exija que o braço fique um pouco curvado?

    Buja
    Veterano
    # set/18
    · votar


    Independente da situação que você falou; trastejar no inicio ou no final, o resultado final de uma regulagem do tensor será sempre deixar o braço reto, estou certo? ou pode haver situaçã que a regulagem exija que o braço fique um pouco curvado?

    A intenção é sempre que o braço fica tensionado de forma a aguentar a pressão das cordas.
    Nem sempre a ideia é que o braço fique perfeitamente retinho adjacente ao corpo nao.
    Existem instrumentos com angulacao do braço diferente em relacao ao corpo. Dai a ponte fica ajustada de acordo com o braço. Tipo guitarras les paul.

    Mas o braço em si, fica o mais reto possivel.
    Se o braço necessitar de ficar torto, algo errado tem.
    Pode ser trastes desnivelados, encaixe do troculo com calombos, nut baixo, entre outras coisas.

    Então, tem que se fazer uma avaliação mais profunda.
    Mas de modo geral, o braço fica reto sim, e a angulacao do braco em relacao ao corpo, varia de tipo de instrumento para tipo de instrumento.

    ricardo_noob
    Membro Novato
    # set/18
    · votar


    Então, tem que se fazer uma avaliação mais profunda.
    Mas de modo geral, o braço fica reto sim, e a angulacao do braco em relacao ao corpo, varia de tipo de instrumento para tipo de instrumento.


    Entendi. No caso o que me refiro é realmente ao braço na parte da escala, ela deve estar sempre reta, sem nenhum ondulação, correto? O braço como um todo eu percebi que em alguns instrumentos a partir da junção no corpo ele é reto ou inclinado para trás.

    Buja
    Veterano
    # set/18
    · votar


    No caso o que me refiro é realmente ao braço na parte da escala, ela deve estar sempre reta, sem nenhum ondulação, correto?

    Pelo que eu sei, sim.
    Mas nao sou luthier.
    Falo apenas pelo que eu sei, ja que nao vi nenhum braço ondulado que nao estivesse com problema.

    Pergunte isso nesse tópico aqui que o Bertola, como luthier vai te responder:

    【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

    makumbator
    Moderador
    # set/18
    · votar


    ricardo_noob
    Buja

    Também não sou luthier, mas sempre ouvi que em muitos casos é desejável ter uma pequena ondulação no braço do instrumento, e que em muitos casos não é bom estar com o braço totalmente reto. Já vi até manual de baixo afirmando isso.

    Mas também posso estar enganado.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/18
    · votar


    makumbator
    Depende do instrumento... E do músico também...
    Não é tão simples quanto parece...
    Abç

    ricardo_noob
    Membro Novato
    # set/18
    · votar


    Obrigado a todos pelas informações.

    O luthier agendou para sabado a regulagem do meu baixo, ele me falou que não seria necessário trocas as cordas, se eu não quiser, pois elas estão segundo ele novinhas.

    Só que eu prefiro trocar logo, pois já faz tudo de uma vez só. Vou hoje a noite em uma loja no shopping comprar as cordas, de acordo com o que li na internet vou comprar 045, mas não posso gastar mais do que 100,00.

    Qual cordas eu compro, vi que tem cordas de aço e cordas de aço niquelado. Qual é melhor em relação a timbre, durabilidade...?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/18
    · votar


    ricardo_noob
    Das nacionais, só a Giannini presta.
    Abç

    Buja
    Veterano
    # set/18
    · votar


    ricardo_noob
    Se o luthier diz que as cordas estão novinhas, eu nao trocaria.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Regular baixo por conta própria