Dúvida quando ao som dos dedos,no pizzicato

    Autor Mensagem
    texarthunder
    Veterano
    # out/12


    E ai galera,tudo bom?
    Bom,comecei a treinar o pizzicato há umas duas semanas,na minha guitarra,porque ainda não comprei meu baixo.Acho que to conseguindo pegar agilidade e tal,mas to sentindo uma diferença no som que o dedo indicador faz pro som do dedo médio.Isso é normal?Ou eu to colocando muita força em um e no outro não?

    Msess
    Veterano
    # out/12
    · votar


    texarthunder
    normal, pelo menos pra mim é.

    Msess
    Veterano
    # out/12
    · votar


    texarthunder
    acho que deve ter alguma coisa com a distancia da ponte e do dedo, o dedo do"meio" fica mais perto da ponte então vai ter um som diferente, talvez um pouco mais estalado.

    Ou não, porque eu acabei de tocar (no baixo) e não tem diferença gritante não, acho que é a força que voce esta usando.



    E se for pra "treinar baixo" , treine no violão , de preferencia as cordas com uma tensão maior, pra ir pegando um pouco de força.

    texarthunder
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Ok valeu cara,como aumento minha velocidade ? Tem alguma dica?

    kiki
    Moderador
    # out/12
    · votar


    texarthunder
    nao leve em consideração essas diferenças porque voce ta treinando em guitarra, quando for no baixo vai ser bem diferente. vale o treino por enquanto, mas saiba que a pegada é totalmente diferente e o som tambem vai mudar.

    alguma diferença no som vai ter sim, mas nao tanto pelo dedo e mais pela marcação dos tempos fortes.
    pode ter alguma diferença pela unha tambem talvez.
    o ideal é que nao seja perceptivel qual dedo voce usa.

    Ou eu to colocando muita força em um e no outro não?
    no começo praticamente todo mundo toca mais forte do que precisa, por falta de controle. só com bastante tempo de treino que consegue controlar isso.

    como aumento minha velocidade ? Tem alguma dica?
    muito treino e pouca pressa.
    nao pense em velocidade agora, pense em tirar um som limpo e controlado. a velocidade vem depois.

    Msess
    Veterano
    # out/12
    · votar


    texarthunder
    veí velocidade ... acho que uma mistura conhecimento com tecnica, quando eu digo conhecimento , pensa você ta na maior velocidade então você tem que saber oque fazer, e a técnica e o jeito que você vai tocar tipo 3 ou 4 dedos, ou mesmo só dois dedos.

    o fato de você tocar guitarra não ajuda muito no baixo ( na execução), voce tem que apertar as cordas com a Frente do dedo, na guitarra agente aperta com as pontas.

    mais pra estudar qualquer coisa para contrabaixo tem que ser nele mesmo, a não ser que seja teoria

    JL_Marcondes
    Veterano
    # out/12
    · votar


    texarthunder
    O mais correto seria treinar no bass.. por isso vou adiantar um pouco e falar sobre as diferenças no bass... Acontece que quando vc começar a treinar vai sentir diferença devido ao espaçamento das cordas e diametro delas... e sim, vc vai sentir diferença no som dos dedos... é até por isso que músicos como Steve Harris e Dave LaRue utilizam o pizzicato apenas com 2 dedos, pois essa diferença é menor (e no caso deles, é bem menor ehhehe)...
    Eu, dependendo do som que estou fazendo procuro utilizar apenas 2 dedos, mas quando quero velocidade começo a utilizar 3 ou 4 dedos... hoje estou me dedicando a utilizar apenas 2 dedos (mesmo quando necessário ter mais velocidade), apenas pela questão timbre... mas dependendo do som eu deixo o 3º e 4º entrarem em ação ehhehe...
    A diferença no som está por conta da agilidade, força, diferenças "estéticas", posicionamento em relação as cordas, entre outras, diferenças de cada dedo... é normal a pessoa tocar mais fraco/leve com o mindinho dq quando toca com o indicador.. por mais que se esforce, por ser um dedo mais curto, a maneira que o dedo bate na corda vai ser diferente tb.. enfim... acho que já deu para endender.. no caso do indicador e do dedo médio, as diferenças não são tão grandes e por mais que haja diferenças, é mais fácil superar cada uma delas e atacar as cordas com equilibrio sem deixar que estas diferenças influenciem...

    []'s

    Msess
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Em Humbuckers quase não da pra perceber.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Msess
    À que lei devemos atribuir este fato consumado?!
    Desculpe mas até em cd's (que é editado, masterizado, etc e tals) dá pra perceber cavalgadas e trotações de metaleiros e seus 3-4 dedos afiados.. agora, vai escutar um som do Dave LaRue ehhehe... um cara que sempre usou baixo com Humbucker é o Myung, e nos solos dele onde ele desce a lenha com os quatro dedos dá pra perceber que o indicador é quase um pedal de boost ehehhehe... imagine ao vivo...

    []'s

    kiki
    Moderador
    # out/12
    · votar


    JL_Marcondes
    dá pra perceber que o indicador é quase um pedal de boost ehehhehe...
    mas isso pode ser a enfase proposital do cara

    por exemplo, se o cara fizer cavalgada com dois dedos, tem que alternar a enfase uma vez em cada dedo, e isso é perfeitamente possivel.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # out/12
    · votar


    kiki
    mas isso pode ser a enfase proposital do cara
    Sim, ctz.. quando se é para dar enfase é nítido tb (e ele geralmente usa dois dedos, tipo o médio e o anular), mas há momentos na The Dance of Eternety onde ele toca em fusa (pouco antes do solo) e da pra perceber levemente a diferença de estar se tocando com os 4 dedos, daí ele parte para semi-fusas e já era.. metralhadora de graves ehhehehe...
    No caso do Dave LaRue, os solos dele tem uma pegada diferente... as notas são mais nítidas mesmo com velocidade, mas é estranho um pouco.. pq meio q perde a ligadura entre uma nota e outra saca.. vc escuta o começo e o fim de cada nota.. não é mto o caso dos solos do Myung.. enfim.. eu curto ambas as técnicas, acho que para alguns casos fica mais interessante cavalgar com 3 dedos, trotar com 4, e em outros casos queimar as pontas do indicador e do médio ehehhe....
    Enfim, acho que já deu para deixar claro que existe sim diferença entre o som de cada dedo e a maneira com que se toca hehehe...


    []'s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida quando ao som dos dedos,no pizzicato