Captador tipo single alnico (Mi e lá ficam bem graves e ré e sol fica agudas) porque?

    Autor Mensagem
    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # fev/12


    Comprei um captador tipo single alnico e coloquei ele reto então as cordas Mi e lá ficam bem graves e ré e sol fica aguda) porque???

    será que esse captador deve ser colocado na diagonal para que a mi e a lá ficarem mais pertos da ponte e a ré e sol ficarem mais pro lado do braço??

    Tamehiro
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    tenta dar uma mexida nos tones

    FCLBass
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    Pra ajudar melhor, é necessário informar o baixo, o captador e em que posição ele se encontra no instrumento (braço ou ponte). O baixo tem circuito ativo? Quem fez o serviço? Pode ter ligado os fios erradamente. Pode ser que resolva invertendo os fios do captador.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Qual a marca e modelo? Está assim tão "discrepante" a diferença no timbre? Verifica junto ao fabricante as especificações técnicas deste cap.. se vc não colocou invertido.. enfim.. as vezes também é a altura/proximida do cap/polos com relação às cordas...

    []'s

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
    · votar


    nao disse marca nem modelo porque foi um baixo q eu fiz usando um braço de marfim e escala de rossewod, e corpo em um cedro meio avermelhado...

    eu usava antes nesse baixo dois captadores tipo estilo humbucker muit ruins.. então comprei esse cap de um amigo meu, mas ele tb nao sabe de que baixo ele era...

    então pro som nao ficar tao grave e aproveitar o mesmo buraco coloquei ele bem no meio do buraco do captador da ponte só pra fazer um teste...

    como a idéia era apenas um teste liguei direto no jack malha no negativo e o fio do meio do cap no positivo do jack e a ponte no negativo, sem pots de volume e tone...

    o som sai suber bem muito bonito o som mas com esse incoveniente de a mi e a la sairem mais graves...

    o circuito é passivo.... a altura está igual em ambas as cordas.. mas a difereça de graves e agudos e bem forte...

    ao meu ver se eu colocasse ele na diagonal resolveria mas será isso mesmo?

    FCLBass
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    ao meu ver se eu colocasse ele na diagonal resolveria mas será isso mesmo?
    Se a diferença é gritante a ponto de vc abrir esse tópico, entendo que tem algo errado. Pode ser ligação (o que acho mais provável), incompatibilidade entre caps ou o próprio cap que vc instalou. realmente só vendo é que teria melhor análise. Vou mandar o jargão: "Leva ao seu luthier pra melhor diagnóstico".

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
    · votar


    eu to acustumado com essas ligações, não tem nada de errado nelas..

    com certeza é o captador, se nao me engano eu já tinha visto um baixo com um captador single semelhante a esse meu montado na diagonal po isso a minha duvida...

    Vou dar mais uma pesquisada se eu achar alguma coisa eu posto aqui, depois mais tarde eu posto um som aqui das cordas soltas pra mostrar pra voces!!

    rodsom
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    ja experimentou montar o captador ao contrario?
    nao teria corda .045 misturada com .040?

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    rodsom
    Cara pode ser isso mesmo...ao contrario nao testei ainda mas pode ser isso mesmo!!

    mesmo se nao for ja resolveria com certeza esse problema porque sinto falta de grave nas de baixo e nas de cima sinto muito grave.. provalvelmente deve estar virado mesmo...

    valeu!!

    JL_Marcondes
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    Eh oq eu tinha falado.. as vezes vc colocou invertido.. sei lah.. mas mesmo assim, faz uma visita no luthier caso não resolva..

    []'s

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    sim, eu achei q voce estava falando em relaçao aos fios...

    eu nao levo em luthier porque sempre lidei com isso e nunca tive problemas, já montei varias guitarras e baixos, é a primeira vez q isso acontece...

    montar ess cap ao contrario poderia ser uma caracteristica da marca mesmo..

    mas ainda nao discarto a opção da clinação (semelhante a um sigle da ponte de um strato )

    quando tiver mais tempo vou fazer os testes e posto aqui pra galera...

    obrigado!

    FCLBass
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    Captador invertido não altera em nada o som. Um ex-aluno meu comprou um baixo da Condor CP4000 que vinha com captação EMG e este estava com o logo da EMG pra cima quando o correto é pra baixo. O som do baixo não alterou quando foram invertidos os captadores.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captador tipo single alnico (Mi e lá ficam bem graves e ré e sol fica agudas) porque?