Captador Musicman - sozinho x single no braço?

    Autor Mensagem
    GusVCD
    Veterano
    # dez/07


    Olá amigos. Estou fazendo um baixo num Luthier e colocarei captação hambucker tipo musicman, da Bartolinni.... estava vendo alguns baixos na NET e me deparei com um Carvin que tem captação musicman na ponte e tbm um single coil no braço (tipo Jazz bass). Gostaria de saber se alguem já tocou em algum baixo desse tipo, sendo Carvin ou qq outra marca, se vale a pena colocar um single desse no braço e derrepente colocar uma chave de 5 posições (já que o hambucker já são duas bobinas e e com o single ficariam 3 singles simplificando no geral) pra fazer uma brincadeira de timbres.... já vi até uns com um musicman e dois singles tipo jazz bass, deoliveira eu acho, tinha na revista a propaganda.... bom resumindo, o q muda de timbre acrescentar junto com o musicman o single, se é legal, da pra gerar timbres diferentes e tal....


    Um bração a todos
    Gus

    conehc
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    GusVCD
    Nunca toquei, mas minha opinião: Já que o cap mm é bartolini, coloca um bartolini J no braço e 2 chaves: uma de 3 posições pra alternar entre os captadores e a outra com ligações serie/paralelo/single pro humbucker da ponte.

    O timbre vai mudar sim porque: a posição do captador é diferente, a resposta de cada captador é diferente, o tipo de construção e outras coisas mais. A earnie ball tem uns modelos de bongo e sterling que vem com um single no braço, a carvin, lakeland, várias marcas

    leontad
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    gusvcd

    EH uma pergunta dificil, sugiro a vc perguntar para allex costa no tópico "Perguntas para Allexcosta" o kara mora nos EUA e já testou tudo quanto eh baixo que vc imaginar e conhece muito bem sistema de captação, que poderá ajudar e orientar vc.

    abraços

    Thiago Vianna
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    GusVCD
    Eu já toquei em dois baixos com esse arranjo de captadores: um Cort GB94(eu acho) e um baixo de um luthier conhecido meu. Para o meu gosto, é uma das configurações mais agradáveis.

    Eu não sou fã dos Barts, mas se você gosta acredito que vale a pena sim colocar o captador J no braço.

    Não lembro como era a ação das chaves do Cort. Mas o do meu amigo luthier possuía duas chaves (daquele tipo micro-switch): uma chave para alternar entre single/humbucker, e outra ligava as bobinas em série ou paralelo (na minha opinião, só a chave pra fazer o split no humbucker já é o suficiente). Não havia chave de seleção dos captadores.

    Abç.

    allexcosta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    GusVCD

    Vale a pena e muito. Com um captador vc fica muito limitado. Com o MM na ponte e o single no braco vc tira som de jazzbass sem problema. Eu tambem nao colocaria bartolini, mas se vc gosta vai em frente. Nao esquece de pedir pra ele colocar uma chave de 2 ou 3 posicoes pra vc poder combinar as ligacoes do captador MM. Um pre da bart tambem iria bem. O tipo de ligacao faz muita diferenca nesse tipo de configuracao. Converse com seu luthier. Boa sorte.

    gabrimetal777
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    allexcosta
    caro alex,tenhu um gianini musicman com seymour ,e circuito artec,ficaria fera um outro cap.(sigle ou precision) q seja tbm da seymour no braço? a ,vc aprova o circuito artec pra esse cap q ja uso?ou um circuito da propria seymour(original desse cap)daria diferença?roncaria mais?

    BTNS
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Meu Zaganin Blend tinha essa configuração e, para o meu gosto, achei melhor que apenas o MM na ponte por dar mais versatilidade e pelo "peso grave" que o captador do braço dá.
    Ele tb tinha a chave de 3 posições citadas pelo colega.

    FCLBass
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    GusVCD
    Tenho por base o Warwick Streamer Jazzman que tokei em SP. Um baita som. Comparando simplesmente com a captação J/J do Streamer Stage II, eu gostei mais do Jazzman. O Arthur Maia usou esse modelo (na verdade os dois e ultimamente o Jazzman).



    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: AnDerSon_BoLLo
    · votar


    GusVCD

    no geral vc soh tem a ganhar, ateh porque com as chaves você poderá usar o MM sozinho se quiser, e ainda consegui sons estilo jazz bass com o single do mm e o jazz que terá no braço, eh uma boa escolha ai...

    tokei num cort assim, e realmente eh sensacional... vlwz

    gabrimetal777
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    compensa tirar meu artec e colocar o circuito seymour? proprio do meu cap,ou nem da muita diferença?

    FCLBass
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    gabrimetal777
    Faz diferença sim. Se vc tá com a grana e não tem mais nada com o que gastar em seu set-up, coloca sim. Qual é o seu baixo?

    gabrimetal777
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    FCLBass
    gianini mod.musicman c/seymour basslines,mais me disseram q o circuito da seymour eu nao teria os mesmos medios do artec,isso prossede?

    GusVCD
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Galera, só tenho a agradecer... Só cara profissional dando toques e dicas de primeira qualidade... com certeza vou montar a criança com todos os cuidados aqui citados!!

    Por sinal, vi q alguns amigos comentaram de eu não utilizar o cap modelo MM da Bartollini... no caso essa minha opção vem do fato que algumas pessoas me disseram que entre caps estilo MM, entre o da EMG, da Seymor e da Bartollini, o da Bartollini era o com o som mais similar os originais da MusicMan...

    Quais então os amigos me indicam???

    Gui
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    GusVCD
    pelo que sei...a ernie ball indica o seymor como cap pra reposição! então acho que deve ser o mais parecido!

    NESCAU
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    pelo que sei...a ernie ball indica o seymor como cap pra reposição! então acho que deve ser o mais parecido!
    e de fato é, se nao for igual, eu tenho um no meu MM e é fodao.

    gabrimetal777
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    onde encontro o bendito circuito da seymour???????

    Gui
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    gabrimetal777
    na teodoro sampaio tem..se não tiver..eles encomendam!

    FCLBass
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    GusVCD
    Já toquei por ulgum tempo com dois Tobias que usavam captação Bartolini: Growler (5 cordas) e o Renegade (4 cordas). A diferença entre eles é que o Growler só tinha o cap MM e o Renegade um MM e um Jazz. Os dois me egradaram muito em conforto/tocabilidade e variedade de timbres e principalmente potência nos graves e médios. Cap Bartolini eu particularmente curto. Mas deixo uma ressalva, quem curte timbre bastante agudo deve testá-lo em algum baixo antes de comprar para verificar se o som é o que está procurando. Baixos que já toquei com cap Bartolini:
    Tobias Growler, Tobias Renegade, JB luthier, JB V Tagima que tive e Cort (MK1 se é que conta).

    FCLBass
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    gabrimetal777
    ... o circuito da seymour eu nao teria os mesmos medios do artec,isso prossede?

    Um professor meu tem um baixo de 6 cordas do Eliezer e este baixo é todo BassLines (Seymour Duncan). O timbre dele pra médios é um dos melhores que já vi. Tira aquele som estalado normalmente encontrado nos instrumentos de baixistas de jazz com facilidade. O ccto era o STC-3 e os caps eram ASB-6. Respondendo sua pergunta, com o STC-3 vc tem o controle de médios que certamente é melhor que o do Artec.

    gabrimetal777
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    FCLBass
    o meu é um gianini musicman com cap seymour,o meu tem 4cprdas,entao eu usaria esse circuito ai q vc citou?ou no de 4 cordas seria outro modelo
    ?

    gabrimetal777
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Gui
    vc tem o site da teodoro sampaio?

    Gui
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    gabrimetal777
    não é uma loja..é uma rua de SP que tem MUITAS lojas de instrumentos...

    www.playtech.com.br

    eles encomendam...a hendrix também..a made in brazil..varias lojas encomendam..só tu pedir!!

    FCLBass
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    gabrimetal777
    Os cctos não são limitados ao número de cordas. Pode usar qualquer ccto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captador Musicman - sozinho x single no braço?