A melhor forma de aprender a tocar é tocando.

    Autor Mensagem
    alexdobaixo
    Veterano
    # ago/11


    A melhor forma de aprender a tocar é tocando.

    Criei este tópico para que possamos trocar idéias sobre esta frase que, a princípio parece ser obvia, mas que é complexa. Quem de nós baixistas já não se encheu de tédio ao ficar somente estudando e estudando mas não estar tocando? Logicamente, que quando estamos estudando estamos tocando. Mas quando tocamos existem alguns fatores muito importantes que as vezes não percebemos tais como:
    -Não prestamos atenção somente no que estamos fazendo, tal como no estudo;
    -Temos que procurar executar o groove da música, ou simplesmente a linha crua do baixo com o máximo de perfeição que conseguimos;
    -Geralmente tocar ao vivo envolve uma dinâmica, pois dependendo de como e de repente com quem tocamos, ao vivo, envolve uma série de altos e baixos, no tocando a intensidade daquilo que executamos de uma forma particular e conjunta;
    -Outro fator a ser levado em consideração é que, por mais que se ensaie por muito tempo, ao vivo é sempre diferente. Aqui digo diferente porque o ambiente é outro, existem pessoas ouvindo oque você está fazendo, então, de certa forma, o músico deveria sentir oque público quer ouvir, mesmo as vezes não entendendo nada de música.

    Pois bem, dei minha opnião sobre como e porque aprendemos tocando. Agora, gostaria que vocês comentassem oque acham da frase: "A melhor forma de aprender a tocar é tocando".

    dibass
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    ...aí envolve dois aprendizados

    1 - A prática singular técnica do próprio instrumento.
    2 - A prática de banda.

    Na hora do "vamo vê" os dois são indispensáveis. Principalmente a capacdade de de interação e harmonia entre os músicos.

    Eu particularmente prefiro tocar com um músico tecnicamente inferior mas que em palco demonstra mais segurança, humildade, sensatez, etc, etc, enfim, experiencia A tocar com um músico que toca demaais fritação total e no palco em um pleno amadorismo quer "mostrar" que toca bem.

    aí nesse sentido se consolida a frase "A melhor forma de aprender a tocar é tocando"

    alexdobaixo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Concordo com você dibass. Fritação, em alguns casos, é o caso clássico de alguém que fala fala e não diz nada. Além do mais o propósito de cada instrumento em relação á música é dar cara, significado, cor á própria música. As vezes a mesma nota, aplicada com sabedoria em um groove diz mais do que uma frase em sextina. Agora, vai daquilo que o baixista quer passar, dizer. Mas aí que eu acho que é legal estar atento ao que os outros músicos da banda querem passar e dizer também.

    dibass
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    querem passar e dizer também.
    e ouvir hehe

    alexdobaixo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    hahaha. Claro, fui metafórico. Passar, dizer e ouvir. Escute, curto trocar figurinhas, oque você curte tocar, ouvir? tem algum trabalho seu pra eu ouvir? Em todo caso, vou passar um clipe de uma banda em que eu toco. Abraço.

    http://www.youtube.com/watch?v=nTT2F-DuCKI

    http://www.youtube.com/watch?v=iBZYqGHEDoQ

    FCLBass
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    alexdobaixo
    Eu vejo a frase de duas formas:
    1 - Verdade: Tocando aprendemos na prática a dinâmica de grupo, interação com os demais integrantes e interação com o próprio instrumento. Isso é uma parte e a mais percebida e perseguida pelos instrumentistas.
    2 - Cuidado: Não se deve trocar o estudo pela prática. O estudo é importante e NA PRÁTICA vemos isso. Por exemplo, num ensaio com um guitarrísta que toca há muito tempo e toca bem, estávamos elaborando uma convensão e tive a idéia de usar a penta de G como referência. O guitarra não sabia por onde começar... O estudo lhe fez falta.

    Moral da história (minha opinião), se o Daniel LaRusso no filme Karatê Kid não tivesse encerado o carro, lixado o assoalho e pintado a cerca, não teria um final feliz. Na escola de música que estudei havia a divisão de teoria musical, prática do instrumento e jam session com outros alunos periodicamente. Claro, já entrei na escola dominando o instrumento e sabendo muitas coisas, pois sempre comprei literaturas e vídeo-aulas, mas foi importante cada parte. O professor tb determina o quanto é importante a teoria com associação a evolução.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Acredito que Teoria & Prática são como 2 remos presos em um barco: Não importa qual, se vc usar apenas um deles, vai rodar rodar e rodar e não sairá do lugar. Se usar ambos, aí sim vc tomorá um rumo.. agora, para qual lado vc vai pender mais, ou se andará sempre em linha reta, depende da intensidade aplicada em cada um...

    Embora mto dq eu aprendi foi na prática... tocando em conjunto e td mais.. se eu não tivesse me dedicado tb e estudado teoria, mta coisa não teria valido... acredito que tocar faz parte do aprendizado, mas não podemos ficar apenas na prática, tem q reservar tempo pra estudo..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A melhor forma de aprender a tocar é tocando.