Quero aprender tocar Jazz

    Autor Mensagem
    dibass
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: dibass


    E aí povão!
    Então, o título é auto-explicativo!
    Toco baixo já tem um bom tempo, e gosto muito de escutar estilos de músicas de mais groove. Principalmente jazz e funk.
    Funk eu me garanto mas jazz eu sei bem pouco!
    Então, o que vocês me indicam?
    Tipo, linhas, temas, bandas grupos ou músicos que devo ouvir, etc.


    Muuito grato!
    Abraço!

    zoso
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    dibass

    Jazz tem muita coisa boa, já que você toca baixo ouça bastante Jaco Pastorius, Charles Mingus e Art Davis.As linhas de baixo deles são perfeitas!

    chr19
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    cara tem uns métodos na net, em alguns blogs de funk e waling bass, talvez uns songbookes ajudaria, custa tentar e procurar, vale muito a pena.

    dibass
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    chr19
    e onde eu axo???

    Schafe
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    nukebass.blogspot.com/
    ai tem bastante coisa, é só procurar o que tu precisa, ir nos comentários e baixar.

    rickalencar
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    No site do Nukebass tú acha tudo que você precisa pra fazer levadas legais em jazz.
    Agora tem que ter seriedade e estudar bastante.

    nichendrix
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Fora os que já citaram, vale a pena estudar também o John Clayton, que é pouco badalado por revistas, mas só toca com fera e tem um estilo de tocar único, além de ser professor da Berklee.

    Outro grande baixista de Jazz é o Charlie Hunter, que toca baixo e guitarra. Tem também o Daril Jones, que atualmente toca nos Rolling Stones, mas foi baixista do Miles Davis um tempão.

    Agora se você quer um cara que é O CARA, vai atrás do Nathan East, ele é mais conhecido do grande público por ser o baixista da banda do Eric Clapton, mas o cara já ganhou mais de 10 premios de melhor baixista de Jazz do mundo, e é um dos poucos que eu conheço que são tão fodas no baixo de pau e no eletrico também.

    dibass
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    E alguém aí tem uma (ou algumas) linhas de jazz pro baixo que possa me passar pra eu praticar um pouco?

    Seja tab ou partitura! E se tiver o acompanhamento em mp3 aê looco de bão!

    Abraço!

    leobozzo
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    dibass
    nos metodos que tem la no blog do Nukebass vc encontra exemplos assim... agora tablatura de jazz é muito dificil já que o lance é justamente saber improvisar...

    vc pode achar os standards de jazz com a base feita em piano e bateria, tem que procurar em P2Ps ou torrents da vida

    samuelbreder
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    dibass
    como o nichendrix falou, o Nathan East eh um dos melhores mesmo, além de estudar teoria e treinar bastante até os dedos doerem (heheh) acho muito importante vc treinar uma coisa que é essencial em qualquer bom músico de jazz: a criatividade
    ouça muito, mas muito mesmo, tem coisas que vc aprende de tanto ouvir, qdo alia isso a treino, sem querer descobre que já sabe fazer aquele arranjo daquela musica, e descobre novos sons. E tente pegar o "feeling" dos caras, o sentimento que eles colocam na música, jazz é isso metade técnica e metade sentimento. Ouça o álbum "Guidum" de Abraham Laboriel e entenda o que eu estou falando, perceba como ele consegue te empolgar nas musicas, não só ele, mas a banda toda. Bom, meu conselho é resumidamente esse: ouça, estude, treine, e invente, isso é jazz.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quero aprender tocar Jazz