Tutorial para palheta

    Autor Mensagem
    hiago hot pants
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: hiago hot pants


    Inicialmente gostaria de dizer que tocar contra-baixo com palheta não é algo absurdamente ruim como alguns dizem, é apenas uma técnica para atingir um timbre diferente, não vou dizer que é a melhor técnica, pois não há uma melhor técnica, mas com certeza é uma das mais simples, tudo começa na hora de comprar sua palheta. Existem palhetas de vários formatos, tamanhos, materiais e grossuras. Você deve saber qual ou quais tipos de som você vai querer, palhetas mais finas tem um som mais estalado, e quanto mais grossa ela for, mais precisão você terá para fazer solos e terá um som mais grave. Se a palheta for de madeira, o som vai sair mais opaco e limpo, de plástico terá um som mais leve e de pedra terá um som extremamente grave e estalado.

    Um erro comum entre baixistas eu usam palheta é bater na corda sempre de cima para baixo, assim acaba com a principal vantagem da palheta, a velocidade. O melhor jeito de treinar é fazer uma previsão da próxima corda, por exemplo:

    Você vai bater a seguinte seção nas cordas: 1 - 3 - 3 - 2 - 1 - 4 , logicamente se a corda é 1 e a e a próxima é a 3, bata na 1 para baixo, como a e a próxima é a 3 novamente bata para baixo, depois da 3 vem a dois, então bata na 3 para cima , depois da 2 tem a 1, então bata para cima, se a próxima é a 4 então bata na 1 para baixo, então a ordem certa é assim:

    1 - 3 - 3 - 2 - 1 - 4
    b - b - c -- c - b - b

    b = baixo
    c = cima

    seguem outros exemplos:

    1 - 2 - 3 - 4 - 4 - 3 - 2 - 1
    b - b - b - b - c -- c - c - c

    1 - 3 - 2 - 4 - 4 - 2 - 3 - 1
    b - c - b - b - c -- b - c - c

    1 - 1 - 1 - 1 - 4 - 4 - 4 - 4
    c - b - c -- b - b - c - b - c

    Eu particularmente tenho várias palhetas com timbre diferente, mas também uso técnicas como pizzicato e slap, pois cada música exige algo diferente de você. Acabam por aqui minhas dicas para baixistas que pretendem tocar com palheta, espero que vocês tenham entendido todo (apesar de eu achar a minha explicação meio confusa), e gostaria que mais baixistas experientes pudessem contribuir com esse tópico. Agradeço a atenção de todos.

    Discípulo do Olavo de Carvalho
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Discípulo do Olavo de Carvalho
    · votar


    E treinando bastante consegue-se desenvolver a noção de qual corda está sendo atacada. Eu tenho 2 tipos de palheta aqui, a Fender Heavy que tem um som com mais impacto, mais característico de palheta mesmo. E a Dunlop Stubby Triangle de 3mm que é mais arredondada e portanto passa de forma suave pelas cordas dando um som mais parecido com o do pizzicato.

    Esses exercícios de salto de cordas são muito bons. É treinar isso aí mesmo e tirar as músicas...

    Krist Novoselic
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Krist Novoselic
    · votar


    Isso é muito simples, se aprende sem querer, sem mesmo prestar atenção. Na verdade eu considero que isso tb te dá a noção pro pizzicato quando vc está aprendendo a tocar, digo a questão do salto de cordas. A forma que eu toco o pizzicato é exatamente como se tivesse usando uma palheta em relação a ordem que bate.

    ph43lix
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: ph43lix
    · votar


    ótima dica... levando em conta que a corda 1 seria a mizona e a 4 a sol, certo?
    outra boa dica para se ter velocidade com a palheta é não tocar a corda com a palheta paralela à ela, e sim com um certo ângulo.

    Discípulo do Olavo de Carvalho
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Mas o ruído é uma droga também.

    ph43lix
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    dependendo do estilo fica legal... =P

    hiago hot pants
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    ph43lix

    Na verdade a 1ª é a sol e a 4ª é a mi, isso é regrinha de teoria musical. Concordo plenamente com o angulo, ajuda bastante

    ph43lix
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    pois é, mas você disse que para tocar a primeira corda e depois duas vezes a terceira, dá duas palhetadas para baixo e uma para cima, não seria ao contrário?
    a primeira atinge a primeira corda e enquanto sobe, atinge a terceira, aí volta e atinge a terceira novamente.

    hiago hot pants
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    na verdade isso é para iniciantes com palheta, para eles não tocarem apenas para baixo, depois de um tempo eles descobrem o melhor jeito

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tutorial para palheta