Vale a pena ter mais de um baixo?

Autor Mensagem
Caledonian
Veterano
# dez/08
· votar


Gui
é dificil demais estourar uma corda, mas desafinar é muito facil!!

eu SEMPRE levo dois baixos pra shows...nunca se sabe um imprevisto!!!


Eu também acho, estourar uma corda de contrabaixo é difícil demais, eu toco baixo há mais de 20 anos e nunca estourei corda. O cara tem que ser meio tosco mesmo na pegada para isso acontecer.

Mas levar dois baixos (ou mais) para o palco é válido pela variação de timbres dos instrumentos ou pelo número de cordas e características de cada um, nesse caso se justifica.

Gui
Veterano
# jan/09
· votar


Caledonian
eu já estourei corda...mas acredito que foi por causa da palheta..devia tá afiada e pans..

mas levo mais pela possibilidade de desafinar mesmo..só gravação que levo os dois por causa das timbragens!!

erico.ascencao
Veterano
# jan/09
· votar


Bom mesmo é um Variax... hauhuahuahuaha

JJJ
Veterano
# jul/11
· votar


Ressuscitando o tópico para aproveitar o tema e fazer uma pergunta a ver com o assunto.

Eu toco há muito tempo, mas não baixo... E agora eu entrei numa banda onde vou tocar (também) baixo!

Pois bem, lá vai a pergunta: eu tenho um Condor BX12. Se for comprar um segundo baixo, qual modelo seria mais diferente dele? Mas sem ser fretless nem ativo. Ou seja: dos modelos clássicos passivos qual seria o mais diferente do Condor bx12?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


JJJ
Eu te recomendaría um SX SJB75, inclusive usado.
Baixo de mui bom custo-benefício.
Abç

JJJ
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu Bertola!

JL_Marcondes
Veterano
# jul/11
· votar


Cara.. além de ter q ver qual o som q mais te agrada, tem tb "oq"(estilo) q vc vai tocar e o valor $$ q está podendo gastar...
Mas pelo q vc colocou aí, minha dica é a mesma do Bertola: segue pela linha dos usados... e, fuja um pouco (ou não) da configuração P+J (que é atual do seu baixo)..
Toquei uma vez num SX SJB75c Tor.. cara, que timbre! Tinha bastante peso e um som rasgado animal.. fiz cover de Rush com ele.. se for isso q vc está procurando busca algo nessa linha> JazzBass!
Agora, teve uma vez q fui na teodoro com meu primo e ele qria algo pra tocar iron, logo, Precision! Ele levou um squier precision (não lembro exatamente se era só isso pra identificar o modelo) tals, e pra testar eu toquei lá num fender signatura do Steve Harris, e tipo.. sei lá, curti curti sim, baixo mto loco, mas teve um squier usado, 1983.. manolo, que som era aquele.. toquei wrathchild em praticamente todos os baixos da teodoro sampaio só pra "resgatar" o timbre, e adivinha qm tava mais próximo ao som... tanto q esse usado tava mais caro q o squier novo (já o fender 10k$ aushus)

FCLBass
Veterano
# jul/11
· votar


JJJ
Além do JB da SX que o Bertola falou, vc pode ter algum, mesmo que passivo, com caps MM, violabass (estilo Paul McCartney) ou dois humbuckers soapbar.

JJJ
Veterano
# jul/11
· votar


JL_Marcondes
FCLBass
Obrigado pessoal.

Hoje eu passei numas lojas em BH (estou aqui a passeio) e vi o SX JB e realmente o bicho é muito bonito, bem acabado e tem um som bacana, embora seja mais pesado (fisicamente falando) que o BX12. Acho que vou com ele mesmo.

A ideia é ter uma opção de som diferente, além do "backup" em caso de problemas. Quanto ao estilo da banda, é mais pra rock clássico.

Leo Limabass
Veterano
# jul/11
· votar


Para os guitarristas, eles procuram timbres diferentes nas guitarras. Já os baixistas parecem buscar "pegadas" diferentes. Mas e quanto aos timbres, cada marca de baixo tem um som tão característico a ponto de não compensar ter um de cada estilo (considere que mais de uns 5 tipos já fica inviável)? Ou os baixos em geral mudam pouco de característica de modo que não vale a pena ter uma variedade no set? Ou ainda baixo é um instrumento a ser escolhido de acordo com o estilo do baixista?

erico.ascencao

falando de marcas famosas e superiores, realmente cada uma tem timpres diferentes mas q nao necessitam ter um de cada marca. todos sao capazes de encaixar em qualquer musica e estilo !! Vai do gosto e da necessidade do baixista, do $$$ tbm rsrs

se eu pudesse....! minha coleçao:
e a de mtos outros, eu acho rsrs

Fender jbass, precision
MM de 4 e 5 cordas
warwick de 4 e 5
Gibson thunderbird, sg, tobias de 5, jack casady
steinberger
rickenbacker
viola bass
baixolao
baixo acustico vertical
e um yamaha BB pra brincar

JL_Marcondes
Veterano
# jul/11
· votar


Hj eu tenho um condor XB-25a.. não vendo e não troco.. (mas faz farei uns Up's hehhe).. meus próximos baixos ctz serão MMSR5 HH, Bongo6 (HH ou HS.. vou ver ainda).. e um baixolão.. e qndo eu tiver o StingRay5, após os Up's do condor, irei tirar os trastes para ter um fretless..

JJJ
Veterano
# ago/11 · Editado por: JJJ
· votar


Atualizando e dividindo um problema com os colegas...

Pois bem... acabei decidindo pelo SX mesmo, mas o SJB 75 C, que achei muito mais bonito que o 75 puro.

Modelo escolhido, parto para a procura. E eis que acho esse SJB 75C na Playtech. Estava por R$ 694,32 a vista. Comprei em 29/07/11.

Chegou no prazo em 04/08/11. Porém... quem veio na caixa? O SJB 75 !!!

Agora, na página do 75C aparece "indisponível". Provavelmente, a Playtech não tinha o 75C, vacilaram no anúncio e, depois, algum "esperto" (ou mané) resolveu mandar o 75... ("ahhh, é só uma letrinha...").

A verdade é que estou muito P***... Já entrei em contato com a Playtech e estou aguardando uma solução. Propus que, já que eles não tem o 75C, me enviem as peças a mais (escudo 3 ply preto e protetores metálicos dos caps), ou então me devolvam o dinheiro.

dibass
Veterano
# ago/11
· votar


JJJ
escudo 3 ply preto e protetores metálicos dos caps
essa é a única diferença entre os dois?

Na dúvida, tu vai ter que ficar na cola :S

JJJ
Veterano
# ago/11 · Editado por: JJJ
· votar


dibass

Tem aquele "apoio de dedo" também, mas não faço questão. E os inlays são pretos, mas isso não tem jeito de trocar. No resto, acho que é igual.

Atualizando:

Eles entraram em contato, explicaram o erro e acabamos acordando em um ressarcimento por algum produto e eu peguei um soft case luxo para baixo no rolo. Foi o ideal? Não... eu queria o 75C, mas... fazer o que? Qualquer outra solução iria demorar mais do que o meu saco para essas coisas aguenta, então... fica assim mesmo. E, de mais a mais, em termos sonoros, acredito que não faça grandes diferenças.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vale a pena ter mais de um baixo?