Corda A (Lá) fazendo som estranho

    Autor Mensagem
    Jiroumaru
    Veterano
    # fev/08


    Eu tenho um Yamaha RBX-170 e de uns tempos pra cá notei que a corda A tem feito um som estranho.
    Primeiro pensei que podia tar trastejando, mas notei que ela está até um pouco alta e quando eu a toco nenhum traste é tocado.
    Sai um som como se alguma peça estivesse vibrando, um pouco similar a um trastejo.
    Tentei levantar as cordas, andei com o carrinho e de nada adiantou.
    Alguém já viu algo parecido?

    Valeu!!!

    denismonteiro
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    provavelmente ela não estão bem apoiada no capotraste, é bem comum em JB, se bem me lembro esse yamaha tem uma peça que segura as cordas antes do capotraste, o que evitaria isso...

    Jiroumaru
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Capotraste?

    Aonde fica isso????

    ClaudioBass
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Jiroumaru
    Tentei levantar as cordas, andei com o carrinho e de nada adiantou.

    Se você tentou andar com o carrinho (Saddle) pra frente e pra trás, então parabéns, você acabou de desregular as oitavas do seu instrumento... Você aumenta a afinação puxando o carrinho pra trás, e diminui levando o carrinho pra frente. No caso da distância das cordas para a escala, você deve trabalhar com o parafusos Allen da ponte... são eles que regulam essa distância.

    Se em resposta a pergunta do Denis, você perguntou onde fica o capotraste e não faz idéia do que seja o tão ilustre componente, então seria bem mais recomendável que você leve esse instrumento num Luthier, antes que algo pior possa acontecer... por hora, finja até que nem existe uma peça chamada tensor, deixe isso pra um Luthier!

    A propósito, Capotraste (também conhecido como Nut), é aquela peça que fica pouco antes da primeira casa, que tem uma cavidade-guia para as cordas, em geral são feitas de acrílico, osso ou latão!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    Jiroumaru
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    ClaudioBass
    Eu mexi nos carrinhos e na altura justamente por serem os únicos ajustes que eu sabia fazer. Eu nem me meto a mexer no tensor.
    Depois eu acabei descobrindo no google que o Capotraste também é conhecido como Nut.

    Pombo
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Jiroumaru

    Se eu fosse vc dava ouvidos ao claudio. leve em um luthier antes que aconteça algo pior.

    Agora se vc ja descobriu o q é o capotraste. Veja se n tem nada de anormal ali que esteja levantando a corda. E pra acerta as oitavas que ficou desreguladas vc precisaria da ajuda de um afinador.

    resumindo: Se vc nao sabe o q faz, leva em um luthier. ;)

    Jiroumaru
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Eu consegui afinar de volta sim, graças a um afinador =)

    Eu dei uma olhada no nut, não parecia ter nada de anormal... mas pra quem não entende muito não quer dizer muita coisa.

    Amanhã tenho aula, vou falar com o meu professor e dependendo da resposta eu levo num luthier mesmo.

    Obrigado pelas respostas!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Corda A (Lá) fazendo som estranho