Dor na junto dedão X mão

    Autor Mensagem
    Tarracha
    Veterano
    # jan/08


    Opa :D

    Sinto uma dor insuportavel naquela região do dedão com a mão, começa a doer e eu tenho que parar sempre por uns segundos pra dor passar.

    Será que to segurando o instrumento de maneira errada? Essa dor só acontece nas primeiras casas do instrumento, consigo fazer a mesma batida em outras regiões sem dor.

    Alguém pode dar umas dicas? :D

    rcardo_lemos
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Será que to segurando o instrumento de maneira errada?
    Talvez hein... se eu toco com o dedao por cima do braço, por exemplo, meu pulso cai...
    Toco sempre com o dedao embaixo, no "meio" do braço.. meio no esquema de violao classico, igual um camarada jah citou uma vez por aqui

    E vc alonga antes de começar a tocar?

    jholanda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    apesar de ser novato, creio poder dizer que se voce está sentindo dor com certeza você está fazendo algo errado. provavelmente por ser destro a sua mao esquerda deve estar bem tensionada naquela região.

    voce provavelmente deve ter mais experiencia do que eu. assim nao fico muito a vontade de dar dicas ;-) mas como sou enxerido eu sugeriria o seguinte:

    1. exercicios de alongamento antes/depois de tocar;

    2. faça exercicios de abertura dos dedos da mao esquerda, usando a mao direita para alargar as aberturas entre os dedos da mao esquerda. sem forçar é claro.

    3. diminua bem o metronomo (45 bpm) e observe sua pegada. observe se a mao esta tensa. cuidado especial com o pulso que nao deve ser muito dobrado. veja se voce consegue tocar sem o auxilio do polegar. lembre-se que o polegar é um guia e nao um contrapeso.


    ah, e se tiver grana tem esse livro que parece ser bem interessante - é de um cara que ta escrevendo para a bassmusician
    http://www.drkertz.com/buy_book.html

    []

    jholanda

    Tarracha
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Como são exercicios de alongamento? Tipo de academia?

    Minha mão fica bem tensa, tanto é que eu aperto o braço até quase penetrar meu dedão nele haha

    O engraçado é que em outras regiões eu seguro da mesma maneira e não ói nada

    Tarracha
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    3. diminua bem o metronomo (45 bpm) e observe sua pegada. observe se a mao esta tensa. cuidado especial com o pulso que nao deve ser muito dobrado. veja se voce consegue tocar sem o auxilio do polegar. lembre-se que o polegar é um guia e nao um contrapeso.

    meu polegar na região 'inicial' do braço força mto..ali eu não consigo tocar sem ali naquela região e eu percebo que ele pressiona demais o braço

    agora pouco comecei a tocar e fui 2min sem parar, mas depois ele parece ter vida própria e querer pressionar mais do q deve :o

    lovehatelove_fe
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: lovehatelove_fe
    · votar


    Tarracha
    eu aperto o braço até quase penetrar meu dedão

    Eu tinha problemas parecidos... minha mão tremia bastante quando eu estava tocando, eu tinha que parar.. depois fui descobrir que era porque eu colocava meu dedão bem pra cima no baixo, e como o meu baixo tem 5 cordas... era bem difícil e doia bastante.

    Talvez seja esse o seu problema.. tenta posicionar o seu dedão tipo na metade do braço... coloca cada dedo em uma casa e posiciona ele tbm no meio...
    tipo, vou tentar fazer um desenho.

    1...2...3...4 (esses sao seus quatro dedos nas casas)
    .......D....... (esse é o seu dedao posicionado na metade do braço)


    sei lá.. não sei se deu pra entender.

    mas provavelmente você está tocando de forma "errada" mesmo.. não precisa ficar apertando muito o dedão, tenta relaxar ele.

    lovehatelove_fe
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: lovehatelove_fe
    · votar


    Tarracha
    Faça exercício de alongamento e não estude só acompanhando a música. Estude também sem música pra prestar atenção no que você esta fazendo, como você está pegando no baixo. Porque se estiver pegando errado, melhor mudar no começo... esse esquema ai de apertar muito, tenta mudar isso ai.

    jholanda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Como são exercicios de alongamento? Tipo de academia?

    eu faço na academia exercícios para fortalecer os músculos utilizados para tocar baixo. MAS o alongamento eu faço em casa mesmo. Veja essas dicas:

    http://www.contrabaixo.blogger.com.br/ (no final da página)

    Acho que o video do gay willis, apesar de não tratar da mão esquerda, dá boas dicas de postura, o que é fundamental pois a forma como voce segura o baixo afeta decisivamente o posicionamento das mãos:
    http://www.youtube.com/watch?v=w_oBJlE5qNc


    Minha mão fica bem tensa, tanto é que eu aperto o braço até quase penetrar meu dedão nele haha

    O engraçado é que em outras regiões eu seguro da mesma maneira e não ói nada


    na região central do baixo, o braço está provavelmente perpendicular (ou quase) ao braço do instrumento. assim, voce consegue ficar numa posição mais relaxada. já as primeiras casas do braço são mais difíceis de se alcançar, e as distancias entre as casas, maiores. assim é natural que voce force mais a mão.

    como evitar isso pessoas mais experientes aqui do forum podem ajudar melhor do que eu mas achei essa dica no youtube que pode te ajudar:
    http://www.youtube.com/watch?v=osFHI0gbQ14

    de todo modo, NUNCA INSISTA QUANDO ESTIVER SENTINDO DOR!

    allexcosta
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Tarracha

    Pratique escalas com o polegar da mao esquerda afastado do braco. Isso talvez te ajude a perder o habito de apertar demais. Observe tambem a regulagem do seu baixo. O site do Gary fala tudo sobre isso.
    Nao custa nada tambem visitar um medico pra descartar as hipoteses de tendinite, L.E.R. ou Sindrome de Carpal Tunnel.

    jholanda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    ah, boa lembrança do allex. antes de regular meu baizo, eu tinha que fazer um esforço danado para tocar na primeira casa. hoje ta bem mais facil!

    vefer
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Tarracha
    Com certeza o sensato Allex Costa disse tudo, eu acho pouco provável a Síndrome do túnel do carpo, apesar de não descartar totalmente. Se a dor continuar você vai ter que procurar um bom ortopedista, de preferência, especializado em mãos, mostrar a posição que dói e investigar a causa, sob pena de sérios comprometimentos futuros, principalmente, pela articulação envolvida. Vê lá, se continuar, vá correndo. Alongamento é bom, mas se você tiver com problemas de ligamento, pode piorar. Valeu.

    Tarracha
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Pratique escalas com o polegar da mao esquerda afastado do braco. Isso talvez te ajude a perder o habito de apertar demais.
    Eu vou procurar um médico, para desencargo de consciencia, apesar que eu descarto a Sindrome do Túnel do Carpo pq a dor é só ali mesmo e agora eu notei que depende muito do jeito que eu to pegando e depois de 'aquecido', ela diminui MUITO.

    Achei uma maneira melhor de segurar, inclusive qdo não pressiono o dedão, a dor não aparece. Vou ver isso com meu professor também.

    Como seria praticar escalas sem o dedão? Teria que pressionar o corpo do baixo contra meu corpo?

    NUNCA INSISTA QUANDO ESTIVER SENTINDO DOR!
    Isso eu não faço nunca, sempre que dói, eu paro..vou fazer outra coisa e depois de um tempinho eu volto...tenho medo de piorar, ainda mais pq trabalho com informatica, eu sou um candidato cronico para ter uma tendinite..mas eu procuro me cuidar para não deixar a paixão de lado :D

    Se a dor continuar você vai ter que procurar um bom ortopedista, de preferência, especializado em mãos,
    Vou fazer isso, lá onde faço aula tem convenio com uma clinica ortopedica e tem 50% de desconto :D

    makumbator
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Tarracha


    Como seria praticar escalas sem o dedão? Teria que pressionar o corpo do baixo contra meu corpo?

    Exato. Desde que comecei a estudar o contrabaixo acústico há vários anos, tornei meu polegar totalmente leve no braço(tanto no elétrico quanto no acústico), pois a professora me obrigava a treinar sem tocar o polegar no braço, e depois eu o colocava de volta, mas sem forçar NADA no braço. O correto é a pressão ser feita pelos outros dedos contra as cordas, ou seja, no sentido do seu corpo, e não o inverso. Hoje meu polegar só desliza pelo braço, tornando a fluidez na mudança de posição total. O que eu aprendi de mais importante com essa professora(Valéria Guimarães, da UFRJ) no aspecto ergonômico é: Toque com o mínimo de esforço! Isso é fundamental no baixo acústico(uma vez que é um instrumento mais duro que o elétrico), mas pode ser usado em qualquer instrumento.

    vefer
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Vou fazer isso, lá onde faço aula tem convenio com uma clinica ortopedica e tem 50% de desconto :D

    Cara, não faça isso não. Isso tá me parecendo "linha de produção" onde você já entra, depois de uma fila enorme, é atendido em cinco minutos e sai com um "kit" de exames pra fazer, a receita e umas sessões de fisioterapia (tudo fora do pacote de 50 %). Tudo tem um preço e um bom médico não vai te dar um desconto de 50%, só porque você é músico e tem facilidade de lesar ligamentos e tal. Procure o melhor sempre e não "regule" com sua saúde, mesmo que a consulta te custe uns três jogos de cordas... Valeu?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dor na junto dedão X mão