Fortes dores com o uso da palheta

    Autor Mensagem
    Primata
    Veterano
    # mar/07


    Pessoal, gostaria de pedir uma ajuda pra vcs. Se alguém souber de alguma técnica para treinar palhetada, por favor, me ajudem. Toco há 1 ano com palheta, e mesmo fazendo alongamentos e aquecimentos, minha mão direita, em especial meu dedo polegar e às vezes o indicador dóem. Pro timbre q gosto, toco de um jeito forte, e acabo botando muita pressão nos dedos. Gostaria de saber qual o melhor jeito de segurar a palheta. Uso a palheta Fender extra-heavy, que é aquela "lisa" e grande. Quem puder ajudar, agradeço muito!

    Gui
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Primata
    tu realmente tá botando muita pressão na palheta...tenta ir aliviando até perto dela se soltar na sua mão...

    também tente aquela dunlop big stubby...que tem tipo um rebaixo pra colocar o dedo..foi uma das que eu mais me adaptei..

    Primata
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Gui

    Valew pela dica velho!!!

    grilo metal
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: grilo metal
    · votar


    Primata
    Velho, faz o seguinte alongamento: Estique a mão direita com os dedos juntos (como aqueles cabras do caratê q vão quebrar tijolo), cruze o dedo médio (o maldoso) por cima do indicador p que ele fique "travado", vá puxando o polegar p traz com a mão esquerda, vc vai perceber q o músculo do polegar vai ser alongado. Repita o processo com a outra mão.
    Obs.: Se vc não travar o indicador, o alongamento não funciona.

    Tenho um colega q tbm toca e é fisioterapeuta, ele me ensinou um monte de alongamentos p os braços e mãos, mas sem figuras fica difícil explicar.
    Se vc tiver oportunidade, pergunta p um fisioterapeuta, professor de educação física ou instrutor de academia, um destes vai saber te ensinar.

    CasToR_666
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Primata

    Cara, eu tenho uma cover baixo antiga que tem uma serie de exercicios de alongamento... eu posso escanear ela se tu precisar, acho que sao 4 paginas.

    Se tu acha que te ajuda me adiciona no msn do trabalho: gustavo.flexa@hotmail.com

    De tarde eu trago a revista e escaneio e mando pra ti... se mais alguem quiser fique a vontade para me adicionar!

    Valeu!

    MaurícioLeite
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    jah tentou usar os dedos na corda ? ;D

    Primata
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    grilo metal
    CasToR_666


    Valew pelas dicas!!
    Em breve estarei entrando em contato (CasToR_666) pelo msn para pegar os exercícios!

    Valew!!!

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Primata
    Velho acontecia isso comigo... eu pegava a palheta com muita força pra ela ñ cair... as vezes os dedos indicador e polegar batiam nas cordas junto com a palheta... fiquei mo tempo sem poder encontar nd com o indicador e doia... usava uma dunlop jazz III, resolvio pro usando uma palheta maior... a tortex .60, + mole... uso no baixo cordas 045-100... vc usando palheta dura vc coloca + força pra sair o som... usando uma + mole fica bem melhor de toca, + macio e tals... eu toco com o braço apoiado no baixo e so movimento o punho... sendo q hj so toco com o dedo... faz tempo q ñ pego uma palheta... acho q to mt enferrujado... []'s

    Primata
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Clinton_Jacks

    Obrigado pela dica!!

    Loko_Bass
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Isso mesmo. Usa uma palheta mais macia, molinha, vai aliviar bem a pressão dos dedos e o timbre fica bom, quase não muda.
    Abraço.

    eltonbass
    Veterano
    # out/07
    · votar


    jah tentou usar os dedos na corda ? ;D
    (2)

    TugaBass
    Veterano
    # out/07 · Editado por: TugaBass
    · votar


    Primata

    Que tal, apoiar a mão na ponte? Eu quando usava palheta, era isso que fazia... e já agora o importante é descontrair o mais possivel a mão e o braço, fixando a palheta nos dedos mas sem exercer grande pressão nela. Não é preciso apertar muito a palheta, até porque isso faz com que se perca o balaço da mesma e vai tornar a execução muito presa e dura!

    João_Luiz
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Primata
    Procure um Ortopedista urgente pois você está no caminho de uma tendinite (se já não encontrou-a).

    Elas começam assim com dores leves, sensação de queimação e às vezes cansaço fácil e depois doem muito, até para um aperto de mão.

    Se tratada a tempo fica zero bala, senaõ corre o risco de sequelas.

    Talvez somente o alongamento resolva, talvez tenha de usar medicação e provavaelmente para de tocar um tempo para curar o problema.

    Estou tratando a minha há 3 semanas...

    Sou guitarrista mas toquei muito baixo com paleta (depois do ensaio as jam sessions rolavam por horas...).

    Dá uma olhada nesse tópico aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/173282/

    leomezz
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Primata

    Baixe a ação das cordas que vc terá que fazer menos força para obter o timbre que gosta.
    O que está ocorrendo é uma sobrecarga de esforço repetitivo o que irá causar uma LER. Não tem jeito, tem que aliviar na força e fazer alongamentos.
    Abç.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fortes dores com o uso da palheta