tirar uma musica so com a cifra

    Autor Mensagem
    ronaldosamurai
    Veterano
    # jun/06


    queria que alguem me tirasse uma duvida.se eu tenho uma musica qualquer com as notas Am7,G,D.eu toco so as tonicas ou posso inventar usando as escalas de cada nota?

    tiago0101
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Na maioria das vezes vc deve inventar "frases" de acordo com as escalas possiveis, mas aí vai da sua ideia da musica.

    FBassist
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    fica brincando com os intervalos!

    Kamui_Sakeu
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Nos meus estudos de improviso eu tipo como aidna sou iniciante eu come'co s'o com as tonicas, mudando igual a batida da guitarra, viol~ao, piano...etc...

    depois vou repetindo as tonicas formando algo mais ritmado...

    depois vou vendo se usando tonica e quinta fica legal...depois vejo se algo de pentatonica se encaixa....a'i dou uma engfeitada tocando um casa antes ou uma depois antes da nota certa (tipow...sei l'a...aproxima'c~ao cromatica hehhee) depois vejo se arpejop fica legal tb...tento ir testando isso enquanto a musica vai rolando...

    depois vejo o q ficou legal nela e j'a era :P

    por exemplo...let it be dos beatles...na minha opini~ao nau mtem muito q ficar inventando em cima...ela 'e basicamente as tonicas mesmo e alguma coisinha ali ou aki...nada mais...

    e assim vai ehhehehee

    tenta'i desse jeito :P

    ronaldosamurai
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Kamui_Sakeu
    valew ai a negocio e que eu to no começo,estudando escala e tal ,agora mudando de pau pra cavaco. ta foda saber as notas so de ouvido eu sei quando o baixo ta desafinado , mas quando ouço uma musica nao sei falar quais notas ele usa,e o meu baixo é fretless fica mais dificil comparar.
    tem alguma dica?na busca tem altas mas não ajuda muito.

    Carlos.Felipe
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    ronaldosamurai, a dica é 'adestrar' seu ouvido para reconhecer as notas. Isso se faz com muito, muito, muito e muito treino. No meu caso, as aulas de solfejo têm me ajudado muito. No começo era um prego, mas hoje já consigo reconhecer alguma coisa.

    Outra dica boa é usar os programas "slowers" que ajudam na hora de tirar uma música.

    Abraços.

    Viperbass
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Solfejo/treino de ouvido é a melhor coisa mesmo...
    O problema é fazer backing vocal quando você só consegue tocar as musicas solfejando as notas junto. =P

    ronaldosamurai
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Carlos.Felipe
    Viperbass
    so pra revisar o solfejo que vcs falam é falar o nome da nota em voz alta?

    Viperbass
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    ronaldosamurai Não só o nome, mas a nota em si...
    O "tom" dela entendeu?

    ronaldosamurai
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Viperbass
    tipo eu tava fazendo ontem,tocando a escala C
    G--------------2-4-5-------------------------------------
    D--------2-3-5--------------------------------------------
    A----3-5-------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------

    e dizendo a nota ao mesmo tempo é isso? agora trocando 6por meia duzia,se pode me falar como se le a armadura de clave,tipo # # quer dizer que todas as notas serao aumentadas um tom?por exemplo onde normalmente seria um fa(quarta linha)sera um sol:)

    _Douglas_
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Também tenho uma dúvida. Tipo que é prá fazer um tipo de escala de acordo com o acorde que está sendo tocado ? Ou se o tom da música é G eu faço G Jônio e aí por diante prá qualquer nota ?

    Valew

    ronaldosamurai
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    porra faltou um pedaço eu tava dizendo que uma armadura de clave ## quer dizer que todas as notas da partitura serao aumentadas 1tom?tipo onde seria um FÀ sera um SOL,onde seria um SI sera DO,eu vi o metodo do ronaldo lobo mas não ajudou muito:)

    Kamui_Sakeu
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    se a armadura tinha 2 # (sustenidos) significa q vc tem q tocar meio tom acima todas as notas q estiverem na mesma linha ou espa'co q se encontram esses sustenidos...Nesse caso 2 sustenidos seria no F e no C....

    sendo assim o tom é D (se naum me engano...no caso dos sustenidos o tom é sempre 1 tom acima do último sustenido, tipow se o ultimo sustenido é C o tom é D, se o ultimo for G o tom é A, e por aí vai, mas naum manjo muito e expliquei de maneira bem grosseira hehehe).

    mas voltando...se está foda tirar de ouvido...vc tem q treinar e pegar tablatura ou partitura caso saiba ler...não crie barreiras pra nau mtocar...se naum sabe ainda de um jeito, tenta utilizando outro recurso, mas naum fique só nele, sempre tente evoluir.

    Se vc naum consegue tirar de ouvido, pega uam tab pra conseguir acompanhar, depois tente de ouvido, depois tente com partitura e por aí vai...

    ronaldosamurai
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Kamui_Sakeu
    ae doido eu toco apartir de tab que eu pego na net,eu sei quando elas estão erradas ou certas,mas dai eu msm tirar o que falta so no ouvido é que complica.
    sobre a parada da clave valeu msm! eu achava que um# ou b valia pra todas as notas,mas tu disse que é so na linha que ela ta ajudou.agora outra coisa (to sugando vcs....)se eu pego uma revistinhas dessas de cifra quando apareçe tom em G por exemplo , quer dizer que eu tenho da destaque no G na linha de baixo?falou:)

    Viperbass
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: Viperbass
    · votar


    ronaldosamurai
    Não necessariamente, no baixo podem ocorrer inversões, escalas relativas, etc. Só escutando pra saber

    Mas assim, cifra é mais para instrumentos harmônicos, como violão/guitarra em que você usa mais acordes do que simplesmente notas. Por isso, digamos que ela seja a forma mais "rápida" de leitura para quem toca estes instrumentos.

    O baixo, por sua vez, é um instrumento mais melódico, que geralmente fica "dançando" em cima dos acordes/escalas. Portanto, para o baixo, a cifra serve mais para você entender qual é o Tom a ser seguido, o resto fica por sua conta, seja conhecendo a música, ou improvisando alguma coisa seguindo a sequencia dos acordes/cifras demonstrados na revista...

    Lógico que nada te impede de fazer os acordes no baixo, ou os arpeggios que nada mais são do que esses acordes tocados em sequencia e não simultaneamente....

    Resumindo, escute a música ao mesmo tempo em que tira ela, a não ser que você esteja tocando punk/hc, em que geralmente o baixo só segue a tônica, com algumas quintas ou oitavas. (nada contra, eu toco até hoje!)

    ronaldosamurai
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Viperbass
    Kamui_Sakeu
    _Douglas_
    Carlos.Felipe
    tiago0101
    FBassist
    valeu a força ae galera.

    isaqueras
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    ronaldosamurai
    Parabéns bro, tu acabou de descobrir o improviso. Depois de anos afio, tirando as músicas de ouvido em ciminha, passei a tocar com um kamaradas que improvisava tudo. No começo fikei meio puto, mas depois descobrí que esse groove faria parte do resto da minha carreira musical.
    Por incrível que pareça, isso desenvolveu minha percepção e na sequência ficou fácil saber dodeuvinha , dondeutava e prondeuia nas musicas, sem ficar procurando desesperadamente as notas no braço da guitarra (isso mea judou com um bendito guitarrista canhoto uma vez).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tirar uma musica so com a cifra