AÇAO DO CONTRABAIXO NO SAMBA, NO PAGODE E NA BOSSA NOVA

Autor Mensagem
Fofo
Veterano
# nov/05
· votar


Pion
Escute todos os instrumentos, e veja o que a música te pede.

É mais importante tu ter a tua forma de tocar, que copiar de outra pessoa.

As pessoas teorizam tanto que deixam de lado a música por si só.

Pion
Veterano
# nov/05
· votar


Galera!

Peço, como criador deste tópico, que reservem as discursões particulares para outro ambiente. Sei que o interesse de todos nós e de vocês, é o aprendizado da música pelo compartilhamento de experiências de cada um com todos, quando o assunto é Contra-Baixo.

Agradeço a todos pelas dicas até agora postadas (equalização; composição das linhas auto-didatas; dicas dos melhores caras que tocam na atualiadade).

Não Façãmos desta oportunidade, palco de richas. Façamos dela, um aproveitamento para divulgar a nossa música brasileira, nossos talentos e novos talentos revelados graças a ajuda de todos.

Obrigado

Pion
Veterano
# nov/05
· votar


Na Cover Baixo do mês de outubro, o tema abordado foi o samba. Tem até mp3 para acompanhar. Eu gravei e estou escutando até entender a ginga do estilo e depois vou verificar o que representa cada nota dentro da harmonia.

Esse método é correto ? Escutar primeiro (pegar de ouvido) para depois tentar entender a teoria da coisa toda ??

Por exemplo: eu não sabia que uma boa equalização ajudaria a não confundir o baixo com o surdo pois sempre axei que o baixo deveria marcar o bumbo e nesse aspecto, ser bastante lógico ele se confunir com o bumbo.

marcioazzarini
Veterano
# nov/05
· votar


Pion

Não existe um método correto para o aprendizado. Se você está evoluindo desta maneira, e consegue se virar bem assim, se sentindo bem, vai em frente! Eu faço assim tbm... Pode não ser o mais correto, mas para mim é como funciona.

Homaley
Veterano
# nov/05
· votar


Andre Passos


E aí cara blz. Eu não sou de Goiás mas atualmente eu moro aqui. De qual cidade você é?

Cris Carvalho
Veterano
# nov/05 · Editado por: Cris Carvalho
· votar


por mim acabou a briguinha de colégio!!!

vamos falar do q interessa ...

como eu jah havia dito antes, é muito difícil achar tablaturas de música brasileira ... como aqui tem muita gente com um material legal, seria interessante que, se possível, alguém disponibilizasse algumas tab's pra galera ...

eu praticamente jah desistir de achar isso na net .. só na banca de jornal mesmo , e quando tem ... >=/

[]'s a todos e fica aqui minha sugestão

Revenant
Veterano
# nov/05 · Editado por: Revenant
· votar


Galera o lançe é o seguinte eu ñ pedi e nem fiz questão de nenhuma treta infantil aqui no forum entendo a sua função e meta, por isso venho aqui postar mais uma vez o que eu havia dito mais parece que o nosso amigo Cris Carvalho ñ quis entender talvez agora ele tenha tomado vergonha na cara, mas o que tenho a dizer a todos é isso que desculpem pq eu realmente ñ tinha e nem tenho a intenção de bagunçar nada no forum então antes que ela venha de novo com o argumento do falso moralista..
saibam que 1 tópico ja foi fechado por causa dessa pura infantilidade de alguem que ñ sabe ao menos respeitar aos outros, se procurarem veram que quem começou as ofenças foi ela..
Pois bem galera acho que vcs ja estão tão enjoados disso tanto quanto eu então espero a compreenção de vcs e entendam que o que realmente aconteceu ñ foi o que eu pretendia ok?

GuilhermeBaixista
Veterano
# nov/05
· votar


Pion

O grande lance é vc se ligar no ritmo, pois ele própio te conduzirá a uma execução bacana. No samba procure se ligar nos instrumentos de percussão (surdo, pandeiro, tamborim, etc) e tente reproduzi-los de maneira variada e não muito repetitiva... tipo dá uma conduzida com a Tônica e a quinta depois swinga com mais percussividade, dá uns arpejos dentro da harmonia, depois volta pro quadrado, dá umas sincopadas, um pouco de cromatismo, explore as oitavas....sinta a música antes de tudo.

Se vc perguntar ao João Gilberto qual ritmo ele toca ele dirá q toca samba, mas apesar disso ele é tido como o Pai da Bossa por ter sintetizado todos os lances de harmonização e pegada que se via na época. Depois através de João Donato (piano) inseriu-se o Jazz na Bossa o q conferiu ao movimento uma sofisticação que talvez tenha sido fundamental para a aceitação e exportação da nossa música pro mundo inteiro. Sendo assim sua condução no baixo absorveu muito das linhas tradicionais de baixo de Jazz tornando-se assim esse "sotaque jazzístico" um diferencial no baixo da bossa.

O Pagode que hoje conhecemos e que é alvo de muito preconceito (e muita das vezes infundado) é derivado de samba e carrega nas suas linhas a base do samba (condução com percussividade) e encontrou um novo caminho com essa galera nova que encabeçada por Wilson Prateado que deram uma enriquecida nas linhas melódicas e nos solos, tudo é claro observando o swing e o groove brazuca.

Quanto ao Mp3 talvez vc esteja se confundindo por ser a mesma música apnes tocada por duas pessoas diferentes ( Cláudio Machado - autor da faixa e Ivan Machado - entrevistado na matéria)

Revenant
Veterano
# nov/05
· votar


Gravetto
valeu pela ótima explicação, agora só uma dúvida eu ñ sou muito acostumados a tocar esses ritmos então como que eu faço um contraponto melódico dentro da linha? pq tipo o Bororó tem o costume de fazer linhas mais calcadas e talz ja o Wilson Prateado mostra linhas com mais notas explorando tbm esse lado do contraponto que é muito ultilizado no samba. Agora a minha dúvida é essa mesmo ja tow começando a sacar como encaixar o baixo mas gostaria de criar tbm contrapontos mas até agora ñ consegui sintetizar as informações.
desde ja agradeço!

GuilhermeBaixista
Veterano
# nov/05
· votar


Andre Passos

Parabéns pela aula !!! é isso q precisamso aqui nesse fórum... curto muito som brazuca e gostaria de trocar umas idéias com vc, tens MSN ? O meu é gravetto@gmail.com.. se quiser me add pra gente trocar uns materiais e tal...ok ?!

Abç !

marcioazzarini
Veterano
# nov/05 · Editado por: marcioazzarini
· votar


Existe uma peça fundamental para a execução da música brasileira em geral, que nenhuma aula de teoria vai dar:

O SUINGUE!!!

O motor da música brasileira é muito suingado, às vezes quase escorregando no compasso, que dá aquele toque malandro, e que faz os gringos ficarem de cara quando ouvem os músicos daqui.

AS NOTAS NÃO SÃO TUDO

Você pode criar uma linha muito complexa com apenas tônicas, quintas e oitavas, se souber explorar a parte rítmica da música brasileira!

GuilhermeBaixista
Veterano
# nov/05
· votar


Revenant

Postei um cd aqui e no orkut que fará vc sacar o pulo do gato... Elis Live in Montreaux (com Luizão Maia) onde essa característica criada por Luizão dos contrapontos nas 5as graves e tal...os mutteds dão a característica percussiva e as 5as. em sincronia com o surdo ou bumbo da bateria dão esse tempero.

Pra tocar samba tem que sambar...ponha o baixo pra sambar e dará tudo certto....rsrs... ahh outra boa fonte são os primeiros cds de Djavan e os sambas de Chico Buarque.

Vlw !!! qq coisa MSN no post acima

Revenant
Veterano
# nov/05
· votar


ah pessoal uma curiosidade, olha so tava lendo a cover baixo n°37 da matéria que fala sobre o assunto e li o seguinte :
'' Essa relação entre contrabaixo e o intrumento de percussão ( surdo) ganharia um capítulo especial nas mãos de Luizão Maia, que estreou em 1964 tocando baixo acústico no Rio Samba Trio. Em pouco tempo Maia passaria a acompanhar nomes que posteriormente se consagraria no universo do samba, como Nelson Cavaquinho. Dois anos depois, já atuando com um baixo életrico, acabaria dpor revolucionar a maneira de tocar no samba''
putz muito massa isso, o cara 1° introduziu o intrumento acústico no samba! após 2 que o cara revolucionou tudo com o elétrico!
Ñ conhecia muito o luizão mais agora vi mesmo que ele tem ousadia..
apenas uma curiosidade.

Revenant
Veterano
# nov/05
· votar


marcioazzarini
Gravetto
valeu pela ajuda! saquei como é :p
obrigado.

Cris Carvalho
Veterano
# nov/05
· votar


=X

Andre Passos
Veterano
# nov/05
· votar


Gravetto
Eu axo q se perguntar pro Joao Gilberto ele dira que EH a bossa nova, ate pq ele jah disse uma vez issu pro proprio joao donato, ams com um significado diferente, ou seja, que nao eh essa ou aquela musica que eh bossa nova, mas o modo de se tocar, harmonizar, sincope...Alias hj estava ouvindo um show que tenho do Carlos Lyra e percebi tb q o papel do baixista na bossa nova pode ser bem variado, no seguinte aspecto: Depende com quem vc tocar, vc vai ter que fazer uma coisa ou outra...deixa eu explicar, se vc tocar com o Carlos Lyra, Joao Gilberto etc...o papel do baixo e simplismente de acompanhamento, e bem simples mesmo, com bastante feeling, porem tecnicamente simples, jah com os mais jazzista Joao Donato, ate mesmo Roberto Menescal etc...eles te dao mais liberdade, e issu e visto facilmente, tanto que ate o Adriano Giffoni, q toca com esses caras, disse q com Menescal ele eh bem mais livre pra fazer mais coisa, quer dizer a bossa e muito complexa e extensa, como o Lyra disse mesmo pode ser marcha rancho, jazz, samba, samba cançao, baiao e por ai vai...
Homaley
Moro em Anapolis cara...
marcioazzarini
Eh issu mesmo, nota as vezes nao eh nda, e o q faz os baixista diferenciados, poucas vezes ou quase nunca sao notas, eh o suingue memso, e feeling...
Gravetto
sakaijapbr@gmail.com, tenho poucos materiais e menos tempo ainda...mas essas ferias arrumo td e tento passar na net...vlw

GuilhermeBaixista
Veterano
# nov/05
· votar


Andre Passos

É verdade os caras mais jazzistas deixam os karas mais soltos, até pq o cheiro de jazz pede esse tipo de condução mais elaborada...gosto de ver o Giffoni tocando bossa (pra mim ele é O Kara) pois sabe encaixar tudo na hora certinha... tem hora q conduz bem quadradão, depois se solta mais... esses dois referenciais q vc lembrou são uma excelente fonte de comparação. Vi ele fazendo um lance com a Wanda Sá e o Menescal na guitarra onde ele dava o lance mais jazzista já com o Lyra segura a onda mesmo.

O grande barato da música brasileira é esse, uma riqueza q te permite ser econômico e esbanjar e quando o baixista não perde a sua essência de "cozinha" mas consegue encaixar lances bacanas ele acaba se destacando sem muito esforço.

marcioazzarini
Veterano
# nov/05
· votar


Andre Passos

Realmente, o lado jazz da bossa-nova permite maior liberdade para o baixista doque o lado samba propriamente dito. Mas ambos exigem muita técnica e feeling do baixista, para acompanhar a marcação, e realizar a cama bem feita, mesmo que seja apenas na base da música.

BTNS
Veterano
# nov/05
· votar


Muito boa a discussão sobre o samba e a bossa nova. Não manjo nada desses sons mas estou atrás de material do Luizão. Se vcs puderem indicar discos ou músicas dele para eu baixar ou procurar em loja agradeço.

GuilhermeBaixista
Veterano
# nov/05
· votar


Pion

Manjas de tríades e tétrades ? ( caso não, use a buca pois aqui tem uns posts bacanas sobre o assunto). O uso das tríades e tétrades tb é bastante eficiente na condução do samba... como sempre combinado com o swing, vai arpejando ascendente e descendentemente cada acorde, alternando notas...adiantando algumas , atrasando outras... dá um efeito legal e bastante consistência na condução.

Use os arpejos que couberem, dando quantas notas o compasso pedir q cai bem...abuse sempre das quintas (graves e agudas, um cilchêzinho é dar a Tônica, a quinta aguda e em seguida a quinta grave) e dos mutteds q tb serão sempre bem vindos (tipo, Tônica, mutted na oitava e quinta aguda) essas aplicações dão percussividade ao lance.

Ahh...solte o corpo...sambe junto...só não se empolgue e nem comece a rebolar muito, ok ?!...rsrsrs ;-)

Vlw !!!

marcioazzarini
Veterano
# nov/05
· votar


BTNS

E aí sumido! Blz?!

O Gravetto postou um disco da Elis Regina ao Vivo, que é o Luizão no baixo... Muito bom.

Dá uma conferida:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/112676/

Abraço!

Pion
Veterano
# nov/05
· votar


Galera!

Agradeço pelo empenho em dar dicas neste tópico. Sei que o lance é ter bom ouvido e sensibilade para a coisa dar certo. Vou tentar coletar mais estudo para mover um samba do tipo que Luizão e companhia andam fazendo.
Valeu

João taca
Veterano
# nov/07
· votar


Infelizmente tive que ler toda a conversa de vocês e a discussão – muito ruim por sinal – mas vamos ao contrabaixo no samba/pagode.

Amigo, sua dúvida é:
Como devo acompanhar esses dois rítimos tão complexos? E porque tudo que eu faço fica uma droga? Estou certo?

Bem, a dica do tipo "escute os grandes contrabaixistas" – em especial o Wilson Prateado – é ótima, e, diga-se de passagem, necessária. O contrabaixo no samba/pagode – em especial no pagode – tem movimentos rápidos e complexos. Percebe-se, portanto, que não basta ouvi-los!
Sem um bom embasamento teórico então...é muito mais complicado. No que tange o pagode, por exemplo, o Prateado não se limita ao sistema modal, muito menos as escalas naturais. O diferencial é o estudo melódico desenvolvido através de muita leitura e percepção rítmica. Essa bagagem de conhecimentos – na maioria das vezes – você só obterá com um bom instrutor ou em conservatórios/faculdades de música.
O segredo está em entender o que é a musica. Alguns alunos aos quais tive a oportunidade de ministrar aulas conseguiram aperfeiçoar suas técnicas – na grande maioria – após esse entendimento. Alguns em 3, outros em 8 anos de estudo.
Sentir a música é algo que não se ensina, vem de dentro de nós! É gozado dizer isso, mas eu só me dei conta que as palavras na primeira página do P.Bona: "a musica é a arte de manifestar os diversos afetos de nossa alma mediante ao som" eram a mais perfeita definição de música após uns 4 anos de estudo.
Sou professor a 10 anos e posso lhe garantir, não se aprende samba, ou qualquer estilo musical do dia para a noite. É um processo paulatino que desgasta o estudante, da mesma forma que o faz um excelente instrumentista.

Vai uma boa dica: procure um bom professor – se vc realmente quiser aprender – pois sozinho é complicado. As dúvidas surgirão e a medida que elas aparecem é difícil evoluir musicalmente. Cria-se uma barreira que na maioria dos casos gera frustração e arrependimento de ter começado a tocar.

Se quiser referências bibliográficas sobre harmonia funcional indico-lhe dois livros autodidata:

CHEDIAK, ALMIR - Harmonia & improvisação - Número de páginas: 360
Edição: 1990 - Lumiar Editora

LACERDA. OSVALDO - Compendio de Teoria Elementar da Musica
Editora: Ricordi Brasileira Editores, SP

POZZOLI – Guia teórico e prático 1 e 2 em português
Editora: Ricordi Brasileira Editores
Artes musicais

P.Bona – método completo de divisão musical

Esses dois últimos requerem o auxilio de um instrutor, pelo menos no inicio, depois da para mandar sozinho, e logicamente, tentando executar no instrumento alguns movimentos.

Outra dica escute muita música clássica. Os movimentos são bem trabalhados o que ajuda a melhorar a linha de raciocínio para improvisação – atenção: ajuda não faz milagre.

Quanto ao Prateado, volto a complementar, além de Maestro é um excelente músico. Acompanhe sem medo seus trabalhos no samba e pagode, duvido que atualmente exista rítimos tão complexos para execução quanto ao samba/pagode e Jazz.

Um forte abraço a todos, e espero ter a oportunidade de esbarrar sem querer em bate-papos desse tipo mesmo que sem querer como agora!

Sem brigar amigos! O objetivo desses bate-papos é criar um "espírito acadêmico" ou seja, pessoas dispostas a trocar informações para aprimorar seus conhecimentos. Não esqueçam disso. O assunto é muito mais complexo, portanto estudem!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a AÇAO DO CONTRABAIXO NO SAMBA, NO PAGODE E NA BOSSA NOVA