harmonico artificial

Autor Mensagem
MthS
Veterano
# jul/03 · Editado por: Moderador


alguem ae poderia me explicar como ela eh feita?

MthS
Veterano
# jul/03
· votar


ops 8p

Ronin
Veterano
# jul/03
· votar


Vou lhe dar a base... vc coloca o seu dedo sobre o 5º traste de qualquer uma das cordas, sem pressionar... simplesmente encoste... toque a corda e vc terá um harmonico. Dependendo do instrumento e da captação, vc consegue tirar harmonicos de diversas casas (5ª 7ª 12ª).

HignocliuS
Veterano
# jul/03
· votar


Harmonico artificial...

HMmmmmmmmm... Eu sempre me confundo.

Se não me engano tem o Harmonico Natural, que vc faz segurando bem leve sobre o traste, sem apertar. (Não funciona em todos os trastes, tenta no 5 ou 12 que é harmonico certo).

Artifical que eu fazia na guitarra era palhetando e "esbarrando" com o dedão na corda ao mesmo tempo. Funciona em qualquer corda-traste. O Joe Satriani faz isso palhetando em cima do captador e depois dando um toque com a mão esquerda, o efeito é muito bom.

Já no baixo o único harmônico artificial que eu vi foi o do Jaco Pastorius, que deixa o dedão da mão direita esbarrando na corda e faz o pizzicato. Sai um Harmônico como se fosse a continuação do braço do baixo. Jaco é foda, sem noção...

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar


b]Ronin[/b]: "Vou lhe dar a base... vc coloca o seu dedo sobre o 5º traste de qualquer uma das cordas, sem pressionar... simplesmente encoste... toque a corda e vc terá um harmonico. Dependendo do instrumento e da captação, vc consegue tirar harmonicos de diversas casas (5ª 7ª 12ª)."

Cara... isso são Harmônicos Naturais.
Harmônicos Artificiais são aqueles que os guitarristas "tiram" com a palheta e o polegar...
Além do Jaco que tira Harmônicos Artificiais com muita frequência é o Steve Bayley(vc pode vê-lo no vídeo Bass Extremes)

Ronin
Veterano
# jul/03
· votar


Cara... isso são Harmônicos Naturais
Vixi foi mal... qualé a diferença exata entre o natural e o artificial... porque, praticamente, o que o Jaco faz é usar o primeiro dedo como o Nut e então tirar a nota com o outro no quinto traste (a partir do dedo1)... na pratica é a mesma coisa que um harmônico na quinta casa.

Vixi... fiquei todo confuos agora.

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar


Ronin
O Jaco se utilizava muito dos dois tipos de Harmônicos. Pra explicar aqui é meio difícil... mas... pra vc ter uma idéia é só vc escutar essas músicas:
Birdland(introdução) = Harmônicos Artificiais
Continuum = Harmônicos Naturais

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar


Se fosse ao vivo eu te explicava bem direitinho... mas por aqui é muito difícil mesmo... vc tem que ver ao vivo pra entender melhor.

Voodoo
Veterano
# jul/03
· votar


Nossa, eu nem sabia q tinha Harmonico Artificial p/ baixo, eu sei q tem na guitarra, pois eu tiro alguns harmonicos artificiais, tipo com o HignocliuS disse do Joe Satriani e tb do polegar, tipo tb precisa de uns captadores legais p/ fazer issu, akeles Di Marzio Evolution e talz
Mas eu num sabia q tinha harmonico Artificial no baixo, q musika do Jaco Pastorius q eu possa ouvir os harmonicos artificiais
nukebass eh mesmu esquema q na guitar???

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar


Voodoo
Birdland(introdução) = Harmônicos Artificiais
Continuum = Harmônicos Naturais

É a mesma coisa... o procedimento pra tirar é que é um pouco diferente por não usar palheta...

Voodoo
Veterano
# jul/03
· votar


nukebass
Hummmmmmmmm, valew kra
Vo catar as musikas e fikar aki tentandu um jeitu p/ tirar esse hamornicos artificiais, c eh o mesmu esquema q naum guitarra, mas um poko diferente neh, vo tentar fazer hehe
VALEW KRA

Ronin
Veterano
# jul/03
· votar


nukebass

Valeu véinho... vou dar uma olhada nestes sons e procurar alguém para me dizer como se faz este tal de harmônico artificial... valeu pelas dicas.

Wylde_Winter
Veterano
# jul/03
· votar


Harmonico articfial no bass?? sei lah, nunca vi isso nao

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar


Desculpem eu não conseguir explicar... mas só sei na prática mesmo... tipo... mostrando mesmo... :-[

Majesty
Veterano
# jul/03
· votar


Wylde_Winter, o Arthur Maia esbanjou harmonicos artificais quando foi no Jô!

harakiri
Veterano
# jul/03 · Editado por: harakiri
· votar


tipo
encosta seu polegar na corda que voce vai toca,
sem faze força,
escolhe alguma casa,
e toca...

acho que ninguem vai entende porra nenhuma,
prescisa ve alguem tocando que
ai fica bem mais facil de entende

NESCAU
Veterano
# jul/03
· votar


O Harmônico Artificial q eu faço é assim: vc toca na casa q quiser e calcula a distância dela até a ponte e na EXATA METADE DA CORDA ENTRE A CASA E A PONTE vc ECOSTA O DEDAO e com ele encostado faz o pizzicato. Obs: Se usar o captador da ponte ele sai mais bonito e nítido

Wylde_Winter
Veterano
# jul/03
· votar


Tipo q isso nao deixa de ser uma vairiacao do natural. Como se vc apertasse a 3 casa e e desse um tapping ni 15 traste. Sai um harmonico.....

Ronin
Veterano
# jul/03
· votar


geral

Depois das dicas da galera aqui, resolvi colocar o bixo no colo e tentar algumas coisas... e, afinal, consegui tirar o tal do 'harmônico artificial'... muito legal mesmo (além de que, explica algumas coisas que vi o Wooten fazendo e que não imaginava como se fazia).

Ainda são apenas estudos, ainda falta pegar o jeito mesmo... mas vou ver se tiro algumas fotos da postura que estou fazendo com a mão e etc... e passo pra galera ir dando uma estudada tbém. :)

WormKrash
Veterano
# jul/03
· votar


Ronin

era uma boa, aqui ta complicado de entender :P

Ronin
Veterano
# jul/03
· votar


era uma boa, aqui ta complicado de entender :P
Fiquei devendo esta... me dá o fim de semana e eu vejo se apronto os lances.

WormKrash
Veterano
# jul/03
· votar


Ronin

hehehe, tranquilo.. eu tb vou dar uma corrida, pq eu nao toco nada em guita, mas sei fazer harmonico artificial nela, mas no baixo (q tb nao toco nada, hauhauahuaa) nao rola

SundroMetal
Veterano
# jul/03
· votar


harmonico artificial na guitarra, seria a merma coisa q harmonico palhetado, mas como q eu faço no baxo usando os dedos?!?!

HignocliuS
Veterano
# jul/03
· votar


harmonico artificial na guitarra, seria a merma coisa q harmonico palhetado, mas como q eu faço no baxo usando os dedos?!?!

Como dizia o mestre Jaco: Coloca o dedão na frente da corda, bem de leve, e puxa com outro dedo. É semelhante o da guitarra, só que ao invez de esbarrar o dedão depois de palhetar, você esbarra quando toca com o dedo.

Guima
Veterano
# jul/03
· votar


Vou tentar resumir:
Harmonico Natural é aquele que você enconsta o seu dedo da mão esquerda (direira para quem é canhoto) sobre os trastes 5, 7 e 12 e toca a corda.
Harmonico Artificial é aquele em que você toca uma nota em uma casa e enconsta levemente o dedo da mão que segura a palheita em cima do traste 1 oitava acima (12 casas a frente). Por exemplo: toca a 3 corda na 3 casa (nota Fá) e encosta o dedo levemente na 15 casa da mesma corda. Esse harmonico pode ser feito também via palheita.

Voodoo
Veterano
# jul/03
· votar


æ alguem tem a musika Continuum do Jaco q o Nukebass disse?
Eu procurei e procurei no KAzaa e naum acho
nukebassEh do Weather Report ou eh do Jaco mesmu?

WormKrash
Veterano
# jul/03
· votar


tb nao acho continuum.. nem no e-mule

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar


Voodoo
Cara, essa música é do primeiro disco do Jaco se não me engano... procura direitinho que vc acha. Procure tbm um solo dele chamado "Amerika"... é lindo esse solo!!! E tem uns Harmônicos naturais nele.
Vc conseguiu baixar "Birdland"?

Voodoo
Veterano
# jul/03
· votar


nukebassEhh entaum, eu vo procurar melhor kra, mas ta certuu o nome neh kra??CONTINUUM eh issu mesmu neh?
Entaum kra, eu ateh fui nos shops Morumbi na Saraiva Music Hall na parte de Jazz eu fui procurar essa music, eu achei 3 cds do Jaco mas nenhuma dlas tinha essa kra, (eita coisa kara da porra o cd do Jaco, R$50 hauahauaua)
Entaum eu vo continuar procurandu ela aki, mas vc tem ela kra>>???
AMerika eu tenhu hehehehehehehe, muituu lindo mesmuuu!!!!!!
BIRDLAND consegui sim, foi foda de achar ela, e tipo achu q essa musika naum eh do cd Solo dle e sim do Weather Report certu???
Vlw aí pelas dicas

pagode alto astral
Veterano
# jul/03
· votar


VooDooEsse primeiro disco do Jaco solo se chama Jaco Pastorius mesmo e a música Continuum é a terceira dele.A uns 3 anos a gravadora Epic colocou este cd na linha Nice Price (uma edição mais simples e bem mais barata , na época paguei cerca de 5 ou 7 reais).Tenta achar ou então manda baixar importado mesmo.Eu não curti muito o cd no aspecto composições(tem algumas músicas bem doidas) mas a técnica do Jaco é excelente .Rola muita harmônica (artificial e pura) com certeza.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a harmonico artificial