Ruido estridente ao usar placa de audio

    Autor Mensagem
    thiagopaix
    Membro Novato
    # 15/dez/23 21:52 · Editado por: thiagopaix


    Boa noite. Nunca havia possuído uma placa de áudio de verdade; sempre utilizei amplificadores e pedais. No entanto, decidi investir em uma placa, mas estou completamente perdido. Comprei uma Tascam, utilizo-a no notebook e testei em um local isolado, então não acredito que seja interferência. Estou utilizando o Reaper e o Archetype do Gojira Neural DSP. Provavelmente, o barulho agudo que escuto seja da distorção, mas isso não ocorre nos vídeos que vi de outras pessoas utilizando. Tive que abaixar os volumes drasticamente (resultando em uma qualidade de áudio péssima) para pelo menos obter alguma resposta que não fosse esse ruído insuportável. Sinceramente, nem sei se é mesmo ruído.

    Já tentei utilizar como saída o fone de ouvido, caixa de som e até mesmo o amplificador. Também troquei os cabos, mas não obtive nenhuma melhora. Não creio que seja a interface, pois é nova e pesquisei bastante antes de comprá-la, sendo muito bem falada.

    OBS: O ruido acontece mesmo sem estar gravando eu pretendo usar mais para me ouvir que gravar

    Peço que não deletem meu post já tentei buscar no fórum soluções parecidas mas não encontrei nada que resolvesse meu provlema

    Ningen
    Veterano
    # 17/dez/23 17:08
    · votar


    thiagopaix

    Com tanta gravação e testes assim, não pensou em postar nenhum áudio aqui pra galera analisar??

    makumbator
    Moderador
    # 17/dez/23 18:23
    · votar


    thiagopaix

    Lembre-se que distorção high Cain sempre dá ruído. Mas o que se usa para minimizar isso é noite Gate e noite reduction.

    thiagopaix
    Membro Novato
    # 18/dez/23 16:27
    · votar


    Lembre-se que distorção high Cain sempre dá ruído. Mas o que se usa para minimizar isso é noite Gate e noite reduction.


    Sim claro, mas não é um ruido padrão de distorção é um ruido agudo intermitente, não apenas quando toco parece como um apito e acontece até com o clean

    thiagopaix
    Membro Novato
    # 18/dez/23 16:28
    · votar


    Com tanta gravação e testes assim, não pensou em postar nenhum áudio aqui pra galera analisar??


    Claro que pensei porém no momento estava sem meu pc pois estava resolvendo uns problemas pretendo postar ainda Hoje um áudio se bem que não creio que va ajudar muito como falei é um ruido sem fim

    makumbator
    Moderador
    # 18/dez/23 17:30
    · votar


    thiagopaix

    Dependendo da sua captação de guitarra (principalmente com muito ganho) pode estar ocorrendo interferência de alguma coisa no instrumento. Já verificou se é o monitor do computador? Uma maneira de testar e desligar ele pra ver se o ruído some. O ruído se altera se vc muda sua posição em relação ao computador?

    Outra possibilidade é a a qualidade da energia elétrica. Pode ter uma linha muito suja, principalmente se tiver motor ligado próximo da sua rede. O fato de ser um local isolado só ajuda ausência de interferência eletromagnética, mas não de uma energia que já chega ruim pra vc. Uma maneira de testar isso é ligar tudo apenas na bateria do notebook, sem ele estar na rede elétrica.

    thiagopaix
    Membro Novato
    # 18/dez/23 17:43
    · votar




    O AUDIO COMEÇA AOS 00:23

    pelo estresse eu fechei o reaper/guitar rig antes de printar a tela para mostrar as configurações do amp mas era um amp clean (basic chicago) com volume baixo como pode se observar no video e com o knob da interface de audio bem baixo e mesmo assim isso acontece. se baixasse mais até que ficaria sem esse barulho porem seria com um volume quase que inaldivel

    thiagopaix
    Membro Novato
    # 18/dez/23 17:46
    · votar


    Outra possibilidade é a a qualidade da energia elétrica. Pode ter uma linha muito suja, principalmente se tiver motor ligado próximo da sua rede. O fato de ser um local isolado só ajuda ausência de interferência eletromagnética, mas não de uma energia que já chega ruim pra vc. Uma maneira de testar isso é ligar tudo apenas na bateria do notebook, sem ele estar na rede elétrica.

    O áudio acima o notebook estava fora da tomada e não creio que seja da guitarra cara, quando uso ela no meu amp da vox não tenho problemas tanto com o canal de distorção do próprio amp nem com pedais de high gain da boss ou joyo que são os que utilizo

    makumbator
    Moderador
    # 18/dez/23 17:57
    · votar


    thiagopaix

    Isso é som de microfonia. Como vc está ligando o instrumento?

    makumbator
    Moderador
    # 18/dez/23 18:03 · Editado por: makumbator
    · votar


    Se tudo mais parecer correto, o problema é a interface. Pois é o que sobra.

    Tem algum amigo com instrumento que possa ir na sua casa testar pra ver se muda?

    Está usando o driver Asio desenvolvido para ela? Ou seja, é o da própria Tascam?

    Outra coisa, não está havendo mandada do som do computador de volta para a interface? Isso causaria a microfonia. Algumas interfaces tem a função de poder jogar de volta o som de uma saída em outro canal e com isso pode haver realimentação.

    Eu verificaria como estão configuradas as conexões virtuais dela no software de conttole próprio que ela deve ter.

    thiagopaix
    Membro Novato
    # 19/dez/23 06:04 · Editado por: thiagopaix
    · votar


    Tem algum amigo com instrumento que possa ir na sua casa testar pra ver se muda?


    Cara acabei de me mudar recentemente a trabalho


    EntãoIsso é som de microfonia. Como vc está ligando o instrumento?



    Legal pelo menos agora já sei qual o problema. Estou ligando ele diretamente na placa
    Guitarra ->cabo -> Placa -> USB -> PC


    Está usando o driver Asio desenvolvido para ela? Ou seja, é o da própria Tascam?

    Outra coisa, não está havendo mandada do som do computador de volta para a interface? Isso causaria a microfonia. Algumas interfaces tem a função de poder jogar de volta o som de uma saída em outro canal e com isso pode haver realimentação.

    Eu verificaria como estão configuradas as conexões virtuais dela no software de conttole próprio que ela deve ter.



    Baixei o software dela mas o driver da asio é um que já possuía a bastante tempo vou desinstalar todo o software é instalar novamente e vou postar uma imagem de como esta configurado o software dela

    makumbator
    Moderador
    # 19/dez/23 10:34
    · votar


    thiagopaix

    Então, não use asio4all, pois isso na verdade é uma gambiarra e não asio de verdade. Use o software de controle feito pela Tascam para ela. É nele que vc vai acessar todas as opções sa interface e ter menos latência.

    thiagopaix
    Membro Novato
    # 19/dez/23 12:42
    · votar


    Configurações app tascam

    https://prnt.sc/pfrsLep6w7Rf

    Configurações guitar rig

    https://prnt.sc/Ow7bME5_CSgD

    Desinstalei o asio4all e baixei diretamente do site da tascam a versão Que já vinha com drivers

    makumbator
    Moderador
    # 19/dez/23 13:36
    · votar


    thiagopaix

    O problema é o loopback (que é a função de retornar o áudio reproduzido pela interface para algum canal). Desligue isso.

    Ningen
    Veterano
    # 19/dez/23 14:20
    · votar


    makumbator

    O problema é o loopback
    Boaaa

    thiagopaix
    Membro Novato
    # 19/dez/23 18:27
    · votar


    O problema é o loopback

    Certo mas com o loopback desligado o guitar rig não detecta nenhum sinal

    makumbator
    Moderador
    # 19/dez/23 18:34 · Editado por: makumbator
    · votar


    thiagopaix

    Mas para usar o guitar rig (ou qualquer software que vai processar o som) vc não irá utilizar a monitorização direta (que é basicamente puxar o som que chega na entrada da interface para a saída de áudio).

    Vc tem que usar a opção de ouvir o som processado pelo computador e não o direto.

    Não sei como é o nome disso na Tascam. A Focusrite (que é a interface que uso) chama essa opção de DAW


    Provavelmente vc está ouvindo o som processado + o loopback (que joga de novo o som reproduzido de volta). Essa deve ser a fonte da microfonia e ruído.

    thiagopaix
    Membro Novato
    # 19/dez/23 18:50
    · votar


    makumbator

    Entendo mas o que eu deveria fazer ? Com o loopback desligado o software não detecta som com ele ligado detecta som mas acontece a microfonia

    makumbator
    Moderador
    # 19/dez/23 18:54 · Editado por: makumbator
    · votar


    thiagopaix

    Acho que tem algo errado nas demais ligações dela. O que está selecionado de output na janela do guitar rig? Vc mostrou apenas os inputs.

    Vc precisa configurar os outputs da interface dentro do guitar rig.

    thiagopaix
    Membro Novato
    # 19/dez/23 19:32
    · votar


    makumbator

    Cara de verdade muito obrigado por tirar um tempo pra me ajudar no final de tudo era apenas a opção do in/out que estava errada no software nem pensei nisso achei que por padrão já iria certo

    thiagopaix
    Membro Novato
    # 19/dez/23 19:34
    · votar


    makumbator

    Só preciso agora prender melhor a ajustar o tom pra conseguir um bom som comparado ao analógico parece um mundo novo, pra ter aquele brilho no som tenho que abrir o volume do fone inteiro mas aí a surdez vem rapidinho kkkk alguma dica quanto a isso ?

    makumbator
    Moderador
    # 19/dez/23 20:00
    · votar


    thiagopaix

    Então resolveu? Era isso que faltava? Agora o loopback fica desligado e vc escuta a guitarra pelo guitar rig, correto?

    thiagopaix
    Membro Novato
    # 20/dez/23 02:42
    · votar


    makumbator


    Sim agora ficou 100% nenhum ruido independente da distorção

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ruido estridente ao usar placa de audio