Mixagem de vocal

    Autor Mensagem
    mateux
    Membro Novato
    # jan/21 · Editado por: mateux


    Bom dia pessoal, estou tentando gravando vocal + teclado, fiz uns testes mas não consigo encaixar o vocal com o teclado, se puderem me dar algumas dicas agradeço.

    Estou usando um SM58 + focusrite 2i2 no FL Studio

    Ningen
    Veterano
    # jan/21 · Editado por: Ningen
    · votar


    Não consegui baixar o arquivo.

    mateux
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    Desculpe, aqui está o link, não repare no meu inglês kkkkk
    https://drive.google.com/file/d/1-a_EaINp7zGQGmj72lcDjF27WoRySf_o/view ?usp=sharing

    Ningen
    Veterano
    # jan/21
    · votar


    mateux

    Por garantia, mande uma referência de som (aonde você quer chegar) e os efeitos que você usou.

    mateux
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    mateux

    Por garantia, mande uma referência de som (aonde você quer chegar) e os efeitos que você usou.


    bom, estou usando esses efeitos> https://ibb.co/VWxkt3Q

    tentei dar mais "corpo" ao vocal, sem ficar estridente, algo suave, do jeito que está parece que gravei no celular.

    quando fui gravar, acho que aumentei muito o volume do microfone, estava quase no máximo, mas não chegava o indicador da interface não ficava vermelho, nem amarelo, apenas verde, fiz isso porque estava muito baixo e não conseguia me ouvir.

    acho essa referência legal:
    https://www.youtube.com/watch?v=QkCxE2Lh458

    Ningen
    Veterano
    # jan/21 · Editado por: Ningen
    · votar


    mateux

    Olha... esquecendo o fato que o Marc Martel canta muuuuuuuito e isso ajuda bastante rsrs... Acho que o que mais influenciaria o seu caso (mix) seria um reverb na master.. Do tipo hall.. Como a música é lenta, tem poucos transientes, rola colocar algum médio-longo (1.5 segundos).

    Passei o Ozone, que tem um modo automático de masterização, e ele sentiu falta de agudos se livrou dos médio-graves. Aproveitei e usei uns simuladores pra puxar uns harmônicos, dar uma textura... Ah, e usei o Ozone também para subir os vocais... Achei eles muito atrás..

    https://dl.dropboxusercontent.com/s/hlrytj11t7eadr4/mateux%20-%20Maste r%20Ningen-002.mp3

    Efeitos.

    acho que aumentei muito o volume do microfone, estava quase no máximo
    Isso não é bom... costuma trazer muito ruído, especialmente usando interfaces de entrada. Sem falar que dá uma distorcida na gravação. Não sei como o Fruit Loops funciona, nunca entendi direito o fluxo... Mas tenta usar um VU quando for gravar o vocal. Deixa configurado em -18. Nesse sentido aqui.

    VU da Presonus muito bom FREE

    PS: Qual o objetivo da gravação?

    mateux
    Membro Novato
    # jan/21 · Editado por: mateux
    · votar


    Muito obrigado pela ajuda não esperava que fosse dar todo esse trabalho, muito obrigado mesmo, tenho muito a aprender e vou continuar me dedicando. Eu pretendo fazer videos de covers, mais uma vez obrigado ^^

    Ningen
    Veterano
    # jan/21 · Editado por: Ningen
    · votar


    mateux

    Sem problemas. A gente sempre aprende alguma coisa nova quando tenta trabalhar gravações de outras pessoas.

    Edit: Lembrando que o VU (configurado em -18), além de dar uma "arredondada" nos valores, vai fazer com que quando o ponteiro do VU estiver perto do 0 na verdade na escala da DAW (que você desconsidera nesse momento) ele estará em por volta de -18. Veja.

    Se você precisar de volume para se ouvir. Tenta subir o ganho depois... Deixe o ganho da interface naquela zona de conforto do VU. E depois que o áudio entrar na DAW adicione alguma coisa que suba o volume.

    mateux
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    Ningen

    Certo, obrigado pelas dicas, vou tentar aplicar :)

    Fernando
    Veterano
    # jan/21
    · votar


    Dando meu pitaco, falando apenas do áudio, acho que tem dois grandes problemas:

    - A gravação geral está extremamente abafada e meio embolada: não sei se isso é resultado de uma captação ruim ou se o seu processamento deixou assim. Comparando com a sua referência, é nítido que falta brilho e clareza em tudo. Menos ambiência também vai ajudar.

    - O vocal está muito inconstante, sem equilíbrio de volume. Algumas palavras nem dá pra ouvir. Claro que o ideal é corrigir na hora de gravar, mas um compressor pode ajudar a nivelar essa diferença - ou você mesmo pode arrumar na unha, cortando trechos e regulando o volume de frase por frase, por exemplo, para que tudo soe mais uniforme e apareça em relação à base.

    Fernando
    Veterano
    # jan/21 · Editado por: Fernando
    · votar


    Fiz um teste rápido aqui, ouve e vê o que acha:

    https://drive.google.com/file/d/123odVE1O3jRuQDVYrnIkBe6ngAHp5m4b/view ?usp=sharing

    Puxei bastante os agudos, isso já melhorou demais. Dei uma comprimida e joguei um reverb de leve, ajudou também, mas trouxe alguns barulhos pra frente, creio que é da sua respiração ou da sua boca ao abrir e tal (o ideal é cortar na track individual).

    Além das coisas que já citei, algo que melhoraria muito e te aproximaria mais da referência é gravar o teclado em estéreo, o seu parece mono aqui.

    mateux
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    Fernando

    Obrigado por participar da conversa Fernando, gostei do que vc fez, ficou bem mais aberto o vocal. concordo com você, eu tb percebo a gravação muito abafada, e este é um problema que me incomoda muito, essa falta de clareza na voz. já estou tentando resolver ha tempos... inclusive comprei essa interface e esse mic para tentar solucionar, porém eles só resolveram a questão do ruido, que praticamente sumiu (ainda bem, pois minha antiga interface era horrível).

    Sim, eu gravei o teclado em mono, a interface tinha acabado de chegar e eu só quis fazer um teste rápido. daí aumentei o ganho só na interface pq não dava pra me ouvir, porém depois das dicas do colega acima, estou aumentando o ganho pelo limiter, na interface deixo ele baixo para não ultrapassar os -18.

    Você citou que o processamento poderia interferir, seria esse o meu caso?, o que pode influenciar? o software ou hardware? depois disso já troquei o microfone. Estou focado em encontrar uma sonoridade que me agrade, não quero fazer algo ruim... essa novela já dura uns anos kkkkk

    também estou pensando em testar um isolamento acustico.

    Fernando
    Veterano
    # jan/21
    · votar


    mateux
    O processamento a que me referi é sua mixagem, sua regulagem dos plugins, sabe? Na sua foto notei que você colocou um corte nos agudos perto de 10k, por exemplo... Isso pode ter contribuído para esse abafamento da voz.

    Sua placa e seu microfone têm ótima qualidade, não creio que eles sejam o problema.

    Ningen
    Veterano
    # jan/21
    · votar


    Fernando

    você colocou um corte nos agudos perto de 10k

    Puts! Boa.. Eu não tinha visto kkkk Isso explica aquele ganho maluco que o Ozone me colocou aqui rsrs.

    mateux
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    Fernando

    Obrigado pelas dicas, vou continuar estudando e testando coisas para resolver isso, estou descobrindo até novas daws, quem sabe mudar de perspectiva possa me ajudar. Obrigado a todos

    Fernando
    Veterano
    # jan/21
    · votar


    Ningen
    hahaha só depois fui ver que você tinha mexido no áudio também, ficou muito legal, bem "warm".

    mateux
    Legal, mas acho que o que você tem no momento é mais do que suficiente. DAW não muda o som, se você se sente confortável com uma, não troque mais.

    Acho que sua questão está na gravação mesmo. Observando os níveis corretamente como o Ningen explicou, o restante é experimento. Faça vários testes... Aproxime mais o mic, depois afaste, grave em cômodos diferentes, grave em diferentes volumes de voz, tente ser mais constante no volume emitido, tente ser o mais afinado possível na hora de gravar, enfim... Um pop filter pode auxiliar também. Tudo influencia. Testando várias possibilidades você vai percebendo o que funciona melhor.

    Procure os vídeos sobre gravação do Paulo Anhaia no YouTube, vão te ajudar bastante.

    mateux
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    Fernando

    Pode ser isso mesmo, vou continuar tentando, obrigado pelas dicas :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mixagem de vocal