Ruido no AKG Perception 220

    Autor Mensagem
    sts001
    Veterano
    # jul/17


    Boa noite pessoas,
    Possuo um AKG Perception 220 e ele começou a apresentar esse ruído nas gravações.

    https://www.4shared.com/mp3/bwUs_m3bca/Vox_22.html

    Utilizo ele com uma Scarlet 2i2 e o Pro Tools 12.5.

    Já experimentei outros cabos e nada, testei outros microfones no mesmo setup e funcionam normalmente. Verifiquei se existe alguma folga no conector do mic e parece normal também.

    Alguém com noção do que possa estar acontecendo?

    Obrigado!

    Ningen
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Estava com um problema muito parecido e a causa era umidade e sujeira na cápsula.

    O que o pessoal costuma fazer é deixar o mic perto de uma lâmpada incandescente pra dar uma secada...

    Dê uma lida aqui.

    sts001
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: sts001
    · votar


    hm, pode ser sim, vou fazer o teste.

    Ele fica no case original da AKG, e com alguns saquinhos de silica justamente para tirar umidade.

    Já vi muita gente salvando celular que cai na agua colocando-o em um pouco de arroz pra sugar a umidade, será que pode ser uma boa?

    EDIT

    Dei uma lida em todo o topico que voce indicou, e realmente, é muito parecido o problema que tivermos. No vídeo do Newman com problemas, ficou claro que a umidade está causando essa treta.

    Tenho um pouco de receio de colocar uma lampada incandescente perto do mic, condenser é foda, muito sensivel e tenho medo de esquentar demais.

    Talvez a ideia do arroz pode ser uma boa. Vai funcionar como uma silica turbinada rs

    Farei os testes e vamos ver como fica, qualquer um que tiver mais informações boas como o Ningen, por favor!

    sts001
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    abri o microfone e limpei a cápsula cuidadosamente com cotonete e o deixei num pote com arroz durante cerca de 12 horas.

    Montei de volta e aparentemente está a mesma coisa. Vou tentar fazer o teste com a lâmpada incandescente. Se tudo falhar, parece que só na assistência mesmo :/

    francisco2004
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    sts001
    Tive esse problema com um AKG P170. Aparentemente, porque era microfone de mostruário da loja. Como estava na garantia, a assistência me deu um novo.

    sts001
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Pelo o que andei pesquisando, parece mesmo ser uma questão de sujeira e umidade na cápsula.

    Fiz uma gravação hoje de voz nele, e no meio da sessão começou a apresentar esses problemas. Abri ele, limpei com cotonete bem suave a cápsula e deixei uns 5 minutos perto de uma lâmpada incandescente. De momento, ficou perfeito, o ruído parou total e consegui terminar o trabalho.

    Testando a pouco, o ruído parece estar voltando aos poucos. Está bem menos, mas quando ligo a chave de PAD e o High Pass, o que derruba o volume da captação do microfone e evita que o sinal cubra o ruído, o danado aparece um pouquinho quando dou um ganho alto de pré na interface.

    Estou fazendo mais alguns testes, e se nada resolver terei de levar em alguma assistência. Se a única solução for a troca da cápsula, não vai nem valer a pena. Andei pesquisando, e uma nova não sai por menos de R$ 400,00. Considerando que paguei R$ 430,00 no microfone.. O jeito é viver com isso rs.

    Desde já obrigado

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    E esses sopros, não podem ser sopros mesmo?
    Estás usando pop-filter?

    francisco2004
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: francisco2004
    · votar


    O som de cápsula suja/velha dá para ouvir no YouTube. São uns ruídos meio aleatórios que lembram um móvel arrastando no chão ou aqueles scratches que os DJs fazem com discos de vinil ou o barulho dos flaps de avião quando ele está para decolar ou já aterrissou e está fazendo manobras na pista. Sei lá, são as analogias que encontrei para explicar o tipo de som que faz.

    Um amigo meu dono de estúdio de gravação mantém os microfones numa estufa com uma lâmpada incandescente de uns 25W permanentemente ligada. Se ele não faz isso, alguns microfones começam a chiar. A solução também parece boa para evitar o surgimento de fungos nas cápsulas decorrentes de saliva.

    sts001
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Ismah

    Esses ruídos acontecem com o microfone parado, sem nenhuma emissão de som além dos ruídos do próprio ambiente. Além disso, também utilizo pop filter, costumo manter de 3 a 4 dedos de distancia do microfone.

    francisco2004

    Com esse esquema da lâmpada parece que diminuiu bem o problema. Vou começar a sempre deixa-lo exposto a ela após o uso com vocais.

    Terei uma gravação de guitarra com ele hoje, vamos ver como se comporta.

    sts001
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Bom de maneira geral, o problema foi resolvido. Sempre antes de utiliza-lo, e também após o uso, estou colocando uma lâmpada incandescente bem próximo ao microfone, com ele montado mesmo, sem deixar a cápsula exposta.

    Espero que este tópico possa ajudar a quem tiver problema semelhante, antes de gastar dinheiro com assistência técnica.

    Obrigado a todos!

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Vale lembrar que " ruído do ambiente " pode ser vento também! Como pode ser estática!
    Não estou inclinado a isso, mas tente por o mic numa caixa de sapatos e deixar gravando, ver o que acontece.
    E tente guardar ele de forma diferente, lã costuma gerar MUITA estática com o grid do mic...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ruido no AKG Perception 220