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      Vocal Booth - Vale a pena?

      Autor Mensagem
      viniciusjau
      Veterano
      # 23/jun/17 13:10


      Fala galera.. tudo bom?

      Alguém de voces usa Vocal Booth? Realmente vale pena para Home Studio?

      Recentemente toquei a sala do meu Home Studio pra uma maior e estou apanhando muito sa reverberação da sala...

      Ismah
      Veterano
      # 23/jun/17 13:32 · Editado por: Ismah
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      Sem chances pra tapetes, cortinas e demais?
      O vocal booth, mata um pouco dos problemas, mas teto, chão e paredes ainda continuam ali...

      Pessoalmente acho que ele sempre mais adequado para isolar um mic de outras coisas soando na mesma sala, do que para isolar um mic da reverberação.

      Invés do booth eu optaria por uma cabine mesmo - nem que a velha toca de índio com coberta e cadeira, ou cantar dentro do armário mesmo... Mas se não for opção também, não tem outra saída que o vocal booth...

      Outra forma é jogar com esse reverb a seu favor, mas nem sempre fica bom... Se comprimir depois, vai comprimir o reverb junto...

      Já ouvi algo assim sendo feito com o iZotope RX De-Reverb. Gate também funciona, mas conforme o estilo, mata o som...

      viniciusjau
      Veterano
      # 23/jun/17 15:10
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      Sem chances pra tapetes, cortinas e demais?
      Pensei nisso.. mas o Vocal Booth é uma com custo mais baixa no momento.. Estava pensando também em comprar uns biombos com algumas espumas acústicas.. e fazer alguns testes de posicionamento...

      O vocal booth, mata um pouco dos problemas, mas teto, chão e paredes ainda continuam ali...
      Outra alternativa que pensei foi construir um Vocal Booth que além de tampar as laterais... tenha uma parte superior pra eliminar a parte do teto

      Ismah
      Veterano
      # 23/jun/17 17:09
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      Os biombos acho mais funcional. Não ficarias restrito a um mic.

      JJJ
      Veterano
      # 23/jun/17 22:10
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      viniciusjau

      Se quiser ter uma noção, eu fiz um super caseiro: https://www.youtube.com/watch?v=b4_37aEWb0M

      Gravei com ele aqui (claro que o vocal foi tratado com "n" outras coisas): https://www.youtube.com/watch?v=XWt5wvQUn9Y

      Ismah
      Veterano
      # 24/jun/17 00:06
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      Se for pensar Jojo... Teu mic é cardioide...

      Padrão polar cardioide

      Na minha cabeça ao menos, onde fica o booth, é onde o mic mais rejeita sinal... Faria sentido um "tubo levemente cônico" ou "quadrado levemente piramidal", esperando eliminar reverb captado pelos lados... Assim, são funcionaria ainda com um condensador OMNI ou figura 8 / bi-direcional...

      Quais conclusões tu chegou na prática?

      MMI
      Veterano
      # 24/jun/17 10:13
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      Eu tenho uma boa impressão deste tipo de equipamento.Acho que ajuda sim, dá uma controlada (dentro de suas limitações) nos problemas de reverberação. Não faz milagres, uma sala com reverberação excessiva tem que ser de alguma forma tratada e não meter um paliativo como um vocal booth. Pior ainda se for um vocal booth DIY mequetrefe...

      Quando fui adquirir o meu, conversei com uns caras bem experientes nisso. Na época foram unanimes em me indicar o Reflection Filter da sE Electronics. Eu estou convencido que foi uma boa aquisição... Porém da mesma forma que já me falaram e eu acredito que um pop filter pode ser de arame e meia , uma camiseta velha num cabide ou algo parecido, um reflection filter não funciona tão bem quando se recorre às "organizações Tabajara". Claro, o tipo de microfone (padrão polar) faz toda diferença quando se pensa nisso. Então eu sou da opinião que um acessório desse faz sentido, desde que bem pensado e bem usado. Se a opção é "nas coxas" mesmo, usa edredom e cobertor.

      PguitarMaxx
      Veterano
      # 24/jun/17 13:52
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      Vale a pena sim, lógico que não vai resolver todos os seus prolemas, mas ajuda

      PguitarMaxx
      Veterano
      # 24/jun/17 13:52
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      JJJ
      Opa marcando aqui pra fazer um tbm! hehe

      JJJ
      Veterano
      # 24/jun/17 14:31 · Editado por: JJJ
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      Ismah

      Eu tenho alguns mics diferentes aqui. Não testei a fundo. Não tenho ainda muita certeza, mas, vou no princípio de que, normalmente, alguma coisa é melhor que coisa nenhuma... rs

      Fiz mais de onda...

      PguitarMaxx

      Fotos depois! kkkkk

      viniciusjau
      Veterano
      # 26/jun/17 09:11
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      Obrigado pelas dicas galera..

      Vou colocar os biombos e tentar fazer um Vocal Booth Caseiro...
      Acho que vai me ajudar com esse problema de reverberação

      Ismah
      Veterano
      # 26/jun/17 10:26 · Editado por: Ismah
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      JJJ

      Há controvérsias sobre esse uso. Da mesma forma que há controvérsias sobre processamento de sinal.

      Eu sigo realmente gravações dos anos 60, e praticamente no mesmo estilo que a Sylvia Massy, usando os defeitos do lugar a meu favor. Gravei sempre no meu quarto, que é um quarto comum. Felizmente sem estacionárias, ao menos até onde meu conhecimento permite saber. PORÉM tem muito vazamento do barulho da rodovia.
      Resumidamente: eu gravo como sai, as vezes, escolho o lugar conforme a ideia.

      Uma das coisas que eu quero tentar fazer, é copiar o Brian May (?), que usa um amp mais longe do outro (ao vivo parece que também), e os mics na mesma posição. Isso cria um slap back + reverb, criado por delay físico e reflexões físicas, bem interessante... Pra isso vou gravar no corredor, que é onde eu sempre gravei voz, aproveitando que ele tem um reverb WARM...

      Mesmo fora da minha realidade particular, ou seja em estúdio. Eu não gosto da ideia de gravar PURO. O som da sala importa, e muito ! O booth mata metade do som da sala, e só faz diferença num condensador, mais notado num omni.
      PENSO EU que mais vale tentar gravar com um dinâmico cardioide, num canto, numa distância que o reverb só de o barato na mix. Em metros, eu gravaria com o mic no ponto de 1m de cada parede. Mesmo em lugares com basalto na parede (atíssima reflexão), o reverb que rolar não é notado (efeito Hass?).

      JJJ
      Veterano
      # 26/jun/17 14:07
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      Ismah
      O booth mata metade do som da sala

      Mas a ideia é justamente essa, né? Remover o máximo possível de uma "ambiência" de merda, pra tentar ajustar depois, na base do virtual.

      Isso, claro, pra home studio meia boca. Estúdios projetados pra ter acústica boa na voz, não vão querer usar uma gambiarra dessas...

      Ismah
      Veterano
      # 26/jun/17 15:06
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      Sei que a ideia é essa, mas qual a origem da ambiência de merda?
      Entre o som de merda de uma sala muito "viva", e o som de uma caixa fechada, não sei eleger o pior... kkk

      JJJ
      Veterano
      # 26/jun/17 17:25
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      Ismah

      O melhor, nesse caso, é nenhum som, além da voz. Depois cria-se um "ambiente" virtual, com reverbers, delays, etc.

      Jack_RS
      Veterano
      # 27/jun/17 02:19
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      JJJ
      Com certeza

      PguitarMaxx
      Veterano
      # 27/jun/17 14:56
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      Ismah
      JJJ
      Eu também sigo esse principio. Eu quero a voz o mais "pura" possível, sem amb de sala nem nada, só voz. Qualquer ambiência eu coloco depois, isso inclusive me dá muito mais possibilidades

      locostras
      Membro Novato
      # 27/jun/17 16:28
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      Oi moçada blz?
      Nunca postei nesta seção do fórum.
      Colocar a voz primeiro. Blz
      Mas como importar o áudio pro fl Studio 12?
      Depois eu mando a base. Exporto o áudio pelo fruit loops e mando a guitarra.
      Como importar áudio pro fl Studio e como abrir o mixer do fl Studio?

      JJJ
      Veterano
      # 27/jun/17 20:05
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      locostras

      Cara, tem tempo que não olho o FL, mas vou te dar duas sugestões:
      1) grave primeiro a base, depois a voz...
      2) procure algum tópico específico de FL. Vai ser mais fácil achar alguém que entenda e te responda.

      locostras
      Membro Novato
      # 28/jun/17 03:22
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      JJJ
      valew

      Ismah
      Veterano
      # 29/jun/17 17:07
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      JJJ

      Só que... isso não é viável, nem em câmera anecoica...!

      Como disse, o vocal booth deixa o teto e chão passar... Logo ainda tenho metade do problema...

      Mesmo em isobox, existe ambiência e ela é captada! Pessoalmente, eu gravaria na sacada de casa (bem na quina) ou na cobertura de um prédio, pra ter um pouco de condição anecoica, sempre com um cardioide "de bunda pra dentro", mas não numa isobox... Isso sou eu...

      Mas se pensar, gravar dentro do banheiro, onde existe muita ambiência, pode ser interessante, um compressor pra criar um roll-off se o reverb ficou longo demais...

      JJJ
      Veterano
      # 29/jun/17 20:24
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      Ismah

      Sim, mas como eu disse antes (e mantenho): alguma coisa é melhor que coisa nenhuma.

      Ismah
      Veterano
      # 29/jun/17 21:35
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      E eu mantenho o que disse: resolver meio problema, é melhor usar o problema a seu favor...

      No caso, porque não copiar a ideia de uma softbox de iluminação para o vocal booth?

      acabaramosnicks
      Membro Novato
      # 30/jun/17 08:42
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      Solução gabiarrística BR HUEHUE muito feia e pouco agradável mas que funciona bem:
      Cantar dentro do guarda roupa. Microfonar sua caixa 1x12 dentro do guarda roupa também é válido. Ou então, simplesmente cante sentado na cama com o cobertor por cima. O pouco agradável é que vai fazer um calor da bexiga! uheuaheuaheauheau

      JJJ
      Veterano
      # 30/jun/17 09:04
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      acabaramosnicks
      Cantar dentro do guarda roupa.


      Uma vez gravei o violão no banheiro. Ficou lindo.

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