quanto cobrar por composição musical?

    Autor Mensagem
    LucSantos
    Veterano
    # fev/14


    Olá amigos, na verdade frequento mais o fórum de teclados mas estou com uma dúvida cruel, gostaria muito d ajuda de vcs. Pela primeira vez vou ceder uma composição minha para um cantor independente que se interessou pela mesma. E aí? devo cobrá-lo pelo fato da gravação ou só quando houver arrecadamento futuro? existe um padrão para essas operações, tipo contrato ou coisa semelhante que me garante retorno pela gravação em si? Se puderem me indique também se há valores padrão ou aproximado que seja praticado para direitos autorais. Desde já agradeço muito! abçs!

    mjbg
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    alguns sindicatos oferecem uma tabela de referência de valores.. geralmente o valor cobrado é bastante abaixo das tabelas, mas pode servir como alguma base..
    dá uma olhada no site do sindicado dos músicos de seu estado

    matheus_oliveira02
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Primeiro você precisa REGISTRAR a sua música! Ela é sua, e você está apenas autorizando a música para uso.
    Você precisa receber por tudo!
    Só o fato de dar a composição já é motivo para receber um valor. Depois vem o valor que você cobra para divulgação da mesma e por cada show que for usada.
    Cara, lembre-se que é um sentimento seu que você está dando para o cantor, então é algo precioso e que tem um valor muito grande!
    Espero ter ajudado :D

    zelo caipira
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Tenho várias músicas gravadas por cantores e bandas aqui no ES, alguns já me deram uma grana pelo direito de gravar, coisa assim entre R$800,00 a R$1200,00, mas o que o amigo aí falou deve ser seguido!
    Faça o registro de sua música (entre no site da Escola de Música da UFRJ - Direitos autorais), lá tem todos os procedimentos (partitura da melodia, letra,formulário que se baixa lá mesmo, e o deposito de R$15,00/música, também tem o nº da conta e o endereço para mandar o material!
    Quanto ao lance do sentimento é verdade, mas se a música for sucesso? Já pensou na alegria de ouvir multidões cantando sua canção?
    Eu estou mandando música para vários cantores, quem sabe um dia dá certo! Boa sorte!!!

    LucSantos
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    verdade amigos, é um sentimento muito especial que deve ser valorizado. Já estou agindo a parte do registro, na ufrj e quanto ao sindicato dos músicos não achei nada de interessante. Vou partir para um contrato e seguir a dica do matheus_oliveira02. Se algum amigo tiver alguma experiência ou algo a acrescentar quanto ao assunto, por favor, compartilhe com a gente, pois acho que o assunto ainda não foi exaurido aqui no nosso fórum. abçs!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a quanto cobrar por composição musical?