Produção caseira - Quanto cobrar?

Autor Mensagem
TerraNevadda
Veterano
# mai/11 · Editado por: TerraNevadda


Olá, estou querendo criar uma micro produtora por conta própria, só com um mic, interface e o meu MacBook, não haveria gravação de batera, só Superior Drummer, efeitos de guitarra com o Guitar Rig/Amplitube, o mesmo com o baixo, se necessário, a gravação multipista seria feita no Garage Band e a edição no Pro Tools (XVX).

Ainda não fui atrás do Mic, mas provavelmente será algum condenser, pra focar mais em voz e instrumentos acústicos.

Ainda disponibilizaria meu serviço de arranjo de músicas e, também, criação de linhas de teclado, se a banda quiser. O foco é mais rock e tal.

Mas aí vem a dúvida. Quanto cobrar? Alguns estúdios cobram barato, 1.200 por 4 tracks mixadas e masterizadas, mas eu não sou estúdio.

Minow
Veterano
# mai/11 · Editado por: Minow
· votar


TerraNevadda
Realmente, nesse esquema não dá pra cobrar caro mesmo.
É pra música só?
Qual a interface? Tem algum pré? DI?
A sala é (minimamente) tratada?
Quais microfones (ou qual) pretende usar?

Porque falando sinceramente, mesmo pra fazer uma demo muito básica eu ficaria meio mal de cobrar alguma coisa se não fosse rolar pelo menos um pré/mic/conversor bom.

Cobra tipo R$30 por música gravada, editada e mixada.
E entregue a sessão aberta pra a banda.
Camaradagem mesmo, querer ter algum tipo de lucro com isso nesse esquema é forçar amizade.

Simple_Guitar
Veterano
# mai/11
· votar


Brother, considerando que os estudios aqui da minha cidade cobram R$ 100,00 a hora de gravação, sendo ao vivo ou não, e incluindo o trabalho do tecnico, q na maioria das vezes passa do tempo mas nem cobra...eu tava pensando em fazer o mesmo q vc...nao da pra fazer menos de R$70,00 a hora...
no caso de vc fizer um arranjo pra alguem, ai vc tem q cobrar tbm...ai vai de vc...mas nesse ramo bother vc nao pode ter muita camaradagem, tem q aprender a valorizar seu trabalho, ser profissional, tem q saber dividir o trabalho do passatempo, e da sim pra ganha uma boa grana...claro q no começo e dificil, mas depois se as pessoas gostarem do seu trabahlo nao vao ligar muito pra grana...
espero ter ajudado...

Minow
Veterano
# mai/11
· votar


Simple_Guitar
Esses estúdios que cobram isso, tem um equipamento bom? Sabe dizer mais ou menos os prés, mesa e microfones? Por alto, só pra ter um parâmetro de comparação.

Simple_Guitar
Veterano
# mai/11
· votar


ah brother, as marcas exatas nao sei dizer nao, mas sao bem completos, claro que nao sao estudios top. mas tem tudo q e preciso...

ogner
Veterano
# mai/11
· votar


Simple_Guitar

Me interessei pelo assunto tb, hehe!! Vc tem alguma gravação feita nesse estudio?? 100,00/H, eles entregam masteriazada já? Em pistas individuais pra cada instrumento tb?

El_Cabong
Veterano
# mai/11
· votar


Não sei se seria possível, mas eu acho que seria mais justo cobrar a hora do estúdio para tudo!!!
Gravação, ensaio, edição, mixagem, ...
Porque não importa !!! O cara do estúdio vai estar trabalhando em qualquer um destes tipos de prestação de serviço do estúdio.
Mas aí neste caso o valor da hora de estúdio deveria ser mais baixo !!!

Por exemplo: Se a hora do estúdio for R$35. tu vais ter um monte de clientes por causa deste preço baixo.
E aí; trabalhando 8 horas por dia; 24 dias por mês; daria um salário de:
R$35 x 8 x 24 = R$ 6720.

É um bom salário !!!
E padronizando estes horários de funcionamento do estúdio, tu vais ter mais qualidade de vida!! Folga nos fins de semana, trabalha só 8 horas por dia!! Tu não vira escravo do serviço do tipo: os caras gravaram ontem e me pagaram, agora eu vou virar várias noites mixando pra entregar o trabalho pronto.

Minow
Veterano
# mai/11
· votar


El_Cabong
Eu não acho que alguém pagaria R$35 pra gravar nesse esquema se tem estúdio (bem básico) com sala pelo menos gravando a R$50 a hora. Claro que nada especial, mas pelo menos um kit de mics pra batera tem.
O estúdio onde eu trabalho abriu pra aluguel e cobra R$120. Apesar de eu achar um preço baixo pra o estúdio que é, numa linha de custo/benefício ele está "mais em conta", sacou?

londrer
Veterano
# mai/11 · Editado por: londrer
· votar


Veja meu esquema:

Interface Line 6 - POD UX2
Controlador MIDI M-Audio - Keystation Pro 88
Microfone Condensador AKG - C214
Monitores KRK - Rokit 8
Headphone AKG - K240 Studio
Ampli de guitarra Orange - Dual Terror
Simulador de ampli e efeitos para guitarra, baixo e voz Line 6 - POD Farm Platinum
Bateria Virutal FXpansion - BFD 2 (Com várias expansões)
Software Cakewalk - Sonar 8.5

E porai vai...

Estou cobrando R$100,00/música + R$ 50/mixagem

:)

Ta barato pra caramba!

EDIT: No valor de gravação está incluso a programação da bateria e composição se necessário, mas não a mixagem dela (ela fica na mixagem natural do BFD2) e obviamente é para gravação de bandas completas. O preço é menor para violão e voz ou coisas do tipo.
Sinceramente, por experiência própria, R$150,00 em um estúdio não da pra fazer nada pista por pista... e ainda sai sem mixar direito a música...

Minow
Veterano
# mai/11
· votar


londrer
Eu acho caro...

londrer
Veterano
# mai/11 · Editado por: londrer
· votar


Minow
Cara, hoje em dia é foda achar estúdio lega por menos de 50 pau a hora. Gravar uma música com qualidade, vai hora só em microfonação bem feita e montagem de bateria, mais 50 paus se todo mundo gravar bem gravado e no primeiro take, mais umas 2 horas só de mixagem pra fazer um trampo legal. E mesmo assim é foda um estúdio t entregar um trampo bom com 4 horas (R$ 200,00) de trabalho sobre ele.

E eu faço a primeira gravação por R$ 50,00 conto tudo :P

El_Cabong
Veterano
# mai/11
· votar


Minow
Pois é. Não sei se R$35 seria o ideal.

Mas o que eu acho importante é esta idéia de cobrar a hora por tudo, e baixar o preço. Do que cobrar um peço mais alto e embutir alguns serviços gratuítos. Se caso o serviço gratuito demorar mais que o esperado o cara do estúdio ficará prejudicado.

Minow
Veterano
# mai/11 · Editado por: Minow
· votar


londrer
Eu sei que é pouco mas numa questão de custo/benefício, o custo é muito maior nesse esquema do que pagar 5x isso e gravar com qualidade de cd.
É bem mais caro? É. Mas a qualidade está anos-luz à frente.

Melhor pagar 1000 reais (não precisa nem disso tudo) em um dia e gravar bastante coisa BEM, depois levar pra outro lugar pra mixar/exportar (desde que não seja em casa), e ainda daria pra mandar pra uma master (de verdade) se fosse o caso.
Se gravar uma banda inteira dá pra gravar umas 6 músicas, se os músicos estiverem afiados.
Claro que não é barato pagar isso tudo, mas quem quer ter um pouco mais que uma idéia gravada no quarto pode pagar 4x mais (ou gravar 4x menos) e ter uma qualidade anos luz na frente.

Não me leve a mal, eu sei que é um preço barato, mas eu acho que em termos de custo/benefício, o mais barato tem que oferecer uma vantagem, quem quiser mais qualidade que pague muito a mais pra gravar em microfones de ouro enquanto come uvas da lapônia (desconsiderando o fato de existirem ou não uvas lá).
Sacou?

Minow
Veterano
# mai/11
· votar


El_Cabong
É, pode ser, mas pelo menos uma bateria com pads teria que rolar... Pelo menos eu gasto um tempo fuderoso editando a bateria (virtual) pra humanizar ela o máximo possível, mesmo gravando na mão.

T-Rodman
Veterano
# mai/11
· votar


Minow
The climate in Finland is not suitable for cultivating grapes (vitis vinifera). There are however about 40 places that make berry wines: gooseberry, raspberry, strawberry and so on. From these berry-wine farms you can buy red wine, white wine, sparkling wine and all sorts of berry liqueurs. Usually berry-wine farms make most of their income from tourism, and the actual production of wine is not very profitable.
Lapônia é região da Finlândia, aka, terra do papai noel, rs.
Mas a Holanda exporta uvas comestíveis para qualquer lugar da europa.
:)

Minow
Veterano
# mai/11
· votar


T-Rodman
É, imaginei que não houvessem uvas lá na neve, mas foi pra ilustrar. :p

ricolb
Veterano
# mai/11
· votar


TerraNevadda
Tópico bem oportuno. A bastante tempo eu estava querendo saber o valor justo a ser cobrado por trabalhos nessa área.

Aqui onde moro, Guaratiba-RJ, não conheço estúdios caseiros, a não ser o "RIC LUNAS", mas este já é outra estória, não se enquadra mais nos caseiros.

Como tudo começa com uma brincadeira e como hobby, não foi diferente comigo. Começei gravando as minhas músicas, músicas da banda e quando fui ver estava gravando playbacks só com violão.
Mas a pouco tempo atrás me pediram pra fazer uma produção completa com 11 músicas, eu aceitei o desafio. Quanto eu deveria cobrar? Pensando no que eu podia oferecer a pessoa em termos de serviços e estúdio, cobrei míseros R$ 25,00. Muito barato mesmo, me arrependi.

Porque? Porque peguei tudo do zero, somente a voz da pessoa, tive que fazer as partituras pra registro( isso eu cobrei R$ 20,00 por cada uma à parte) harmonizar, produzir, arranjar, gravar tudo sozinho e virar noites mixando(este último estou lutando pra aprender ainda).

Então no total foram R$ 450,00 suados por 11 faixas produzidas do zero + 11 partituras. Não acho que seja caro, mas como foi o 1º não podia cobrar mais caro, eu acho.

Como não tenho referências de preço por aqui eu sigo fazendo o meu preço. Porém já dobrei este valor e atualmente cobro por música produzida R$ 50,00 e R$ 20,00 por partitura. ABÇS!

papillon
Veterano
# mai/11
· votar


Fala pessoal, Tenho a mesma duvida do TerraNevadda.
ultimamente tenho feito umas gravações para uns amigos, mas tudo na brothagem, sem cobrar nada, mais para ganhar experiencia mesmo... não sou nenhum expert no assunto, mas ultimamente tenho estudado bastante sobre EQ, Masterização, frequencias, Mixagem, assistido a video aulas, enfim tenho me dedicado muito, e notei ja uma grande evolução na qualidade de minhas gravações.
Meus equipamentos são bem básicos, mas gostaria de começar a levar mais a serio e cobrar pelo meu serviço, afinal perco mt tempo fazendo isso, por mais que faça com prazer, acho justo cobrar pelo menor um valor, por mais baixo que seja para começar a valorizar meu trabalho...
provavelmente começarei um curso no ano que vem de produção fonográfica numa faculdade aqui de Recife, o curso dura 2 anos e pretendo trabalhar nesse ramo.

Meus equipamentos são:

Interface Fast Track Pro
Monitores Rokit 5
Controlador M-audio Axiom-25
Amplificador Marshall MG100 DFX
Pedaleira Boss ME-70
Mics MXL 990/991
2 Guitarras e 1 baixo.
Bateras faço no Addictive Drums

a DAW que utilizo eh o NUENDO 4
e tenho bastantes VST's

Montei um pc mais potente para poder trabalhar com mais folga pois o meu já nao estava mais aguentando o tranco.
provavelmente estarei pegando hj ele e as configs sao:

Fonte 450w Real
Processador Core i7 870 2.9Ghz
4gb de Ram ( futuramente colocarei mais 4gb )
placa de video Geforce 9400gt 1gb
2 HD's (um de 160 e outro de 500gb (futuramente colocarei 2tb)

e ai, vcs acham que posso cobrar algo pelo meu serviço mesmo com um equipo básico?

se sim, Quanto posso cobrar??

Agradeço desde já

Abraço a todos!

Minow
Veterano
# mai/11
· votar


papillon
A bateria é programada como?

papillon
Veterano
# mai/11
· votar


Minow

fala cara,
bom eu geralmente crio pelo drum editor do proprio nuendo, dps de pronta exporto cada peça em wave, e faço todo o tratamento com EQ, Compressor, limiter, o que for necessario...

era isso que vc queria saber?!?

abraçooo

Minow
Veterano
# mai/11
· votar


papillon
Sim, era.
Nesse esquema eu acho que fica chato cobrar pra uma demo, só se for uma referência ou uma guia pra levarem num estúdio gravar.
Pelo menos, muito no mínimo mesmo ponha um controlador aí!

papillon
Veterano
# mai/11
· votar


Minow

to ligado,
eu ja me acostumei a fazer assim na verdade, não curto muito fazer batera com controlador =X
hehehehehe
=/

Minow
Veterano
# mai/11
· votar


papillon
Eu entendo, mas realmente fica muito ruim... se você pretende vender seu trabalho, nem que seja nessa fase bem de início existe um limite do aceitável...

papillon
Veterano
# mai/11
· votar


Minow

entendo, mas qual a grande diferença em fazer pelo controlador e pelo Drum map!?!?
acho que eh so questão de praticidade não!?
afinal o som eh o mesmo...

Minow
Veterano
# mai/11
· votar


papillon
Não é não, fica muito robótico.
Com controlador, fazendo direitinho dá pra melhorar isso, mas tem que tocar tudo. O ideal é uma bateria eletrônica.

El_Cabong
Veterano
# mai/11 · Editado por: El_Cabong
· votar


Programar uma bateria para não soar "roboticamente", e sim como se alguém estivesse tocando não é fácil !!!!

Mas até que eu consigo algum resultado depois de muito trabalho!!
O que dá mais trabalho de fazer é o chimpô e os rufos na caixa.
No meu palco MP3 tem duas músicas, em que eu fiz a bateria no Teclado Yamaha Motif XS7 conectado num notebook com o programa Sonar:
palcomp3.com/adotados

londrer
Veterano
# mai/11
· votar


Minow
Não levo a mal mesmo.
Concordo com você.

E outra, é exatamente o que eu faço com a minha banda. Gravo fora, as vezes até ao vivo, mas com um PUTA equipo, Mics FODAS, em salas FODAS e assim eu consigo uma qualidade melhor pra mixar depois em casa.

Mas faço isso pra trampo mais sério, pra demo gravo em cas memso

abirex
Veterano
# mai/11
· votar


Eu tenho a mesma dúvida que vocês em relação a preços, vou colocar o que tenho aqui para gravação.

Utilizo o Pro Tools
m audio delta 1010lt
mesa behringer xenyx 2442 fx
powerplay behringer
fones koss porta pro
microfones shure beta 58a, sm58, gpa58, staner, leson, stagg para bateria, condenser behringer
Korg Trinity Plus como controlador
Meteoro mw250 para baixo
Meteoro Cristalino para guitarra

Tenho isso tudo porque utilizo na banda também, então o que tenho na banda montei um estúdio aqui para gravação.

A sala que utilizo tem tratamento, é uma sala redonda, sem quinas, com chão de madeira (com isopor embaixo para isolação acústica e térmica) e rebaixo em gesso.

A minha idéia primeiramente é gravar minha banda, mas já estão surgindo alguns pedidos de gravação e não faço idéia de quanto cobrar, pois tenho isso tudo mas só para coisas pessoais, alguém saberia me dizer mais ou menos quanto cobrar ?

Pensei em algo do tipo 150 reais por música.

abraço
Abiran

papillon
Veterano
# mai/11
· votar


pow cara, da uma olhada nesse cd

http://www.4shared.com/file/nf9pciD4/Nave_Me.html?

é da banda do meu primo, foi gravado basicamente com os equipos parecidos com os meus...
e a batera foi toda no drum editor, axei o som bem bacana!!
não sei se minha percepção está mal, mas quando ouvi pude jurar que tinha sido gravada de verdade!
foi no addictive drums tbm...
deu um puta trabalho, mas ficou bem legal...
da uma olhada se puder...

papillon
Veterano
# mai/11
· votar


bomm, agora q falei q a batera eh virtual, talvez a galera preste bastante atenção nela, e de pra perceber algo, mas no geral, engana MT BEM!!
hehehehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Produção caseira - Quanto cobrar?