duvidas de um iniciante(eu) no assunto. Tenham Paciencia

    Autor Mensagem
    guygo
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: guygo


    Criei esse tópico com o intuito de tirar duvidas que tive de alguns tópicos aqui do forum . Faz menos de um mês que comecei a me interessa por home estúdio e gravação, então por favor Paciência!!!!
    - quando responder por favor coloquem o numero da pergunta que estão respondendo
    -para começar uma pergunta nada a ver com esse fórum
    Como boto nome em negrito ? , por incrível que pareça ainda não aprendi isso em três anos hehe :D ---------------------------------------------------------------------- ---------------------------------------------------------------------- ---
    1) Pré-amplificador: Um pré-amplificador tem uma função um tanto intuitiva, amplificar um sinal o suficiente para que seja possível sua utilização em um amplificador de potência ou outro equipamento que exija um sinal com um nível de "linha".
    Não entendi muito bem seria tipo assim usando números fictícios é claro: vamos supor eu tenho um sinal de 2 e meu amplificador só tem um bom alcance no sinal de linha o nº6 . então eu precisaria de um Pré- amplificador pra capta esse sinal menor o 2 e tranforma em 6 pra que seja possível a utilização no amplificador, Não é?
    ---------------------------------------------------------------------- ---------------------------------------------------------------------- ---
    2) Cada nível de intensidade registrado em função da frequência é chamado de SAMPLE ( amostra).
    A frequencia é geralmente chamada de SAMPLE RATE ( frequencia de amostragem).

    O que é um SAMPLE ou melhor o que é amostra e frequência de amostragem? Pra que serve?
    ---------------------------------------------------------------------- ---------------------------------------------------------------------- --
    3) Cakewalk Sonar, Protools, Nuendo, Cubase e Reason.e Audacity . qual desses é melhor pra um iniciante? Tem algum em português?
    ---------------------------------------------------------------------- ---------------------------------------------------------------------- --
    4) Felizmente, todo o computador vendido comercialmente já possui uma interface integrada, para que você possa escutar músicas, ouvir o som de seus jogos e conversar com alguém via microfone no msn. Quase todas essas placas simples possuem uma entrada LINE-IN e MIC-IN que devem ser suficientes para receber o sinal para gravação em uma aplicação simples para aprendizado.
    Mas essas placas geralmente não possuem muita qualidade em seus circuitos, não tem pré-amplificadores e não foram desenvolvidas para trabalhar com gravação de áudio, então, não espere grandes resultados delas.
    Quem estiver disposto a investir um pouco poderá comprar interfaces de áudio simples, com uma qualidade muito superior às comuns e um custo bem acessível. Mas como escolher a interface?



    o que exatamente é uma interface? tipo ela fica dentro do pc ou fora eu digo essas que se compra já que a do pc não é muito boa. E também gostaria de saber o preço de uma bem simplesinha mesmo dessas não muito cara e que tenha de 3 a 4 entadas/saídas de áudio.
    ---------------------------------------------------------------------- ----------------------------------------------------------------------
    5) já entendi que tem q te um microfone pra cada instrumento/voz caso toque/grave simultaneamente. Mas a pergunta é o seguinte. Uma vez fui na casa de um amigo meu e ele tinha um micro microfone desses de coloca no cavalete. No meu caso eu toco violino dava bem certinho o microfone no cavalete, eu posso usa um daqueles? É bom? Onde eu compro?
    ---------------------------------------------------------------------- ----------------------------------------------------------------------
    6) Oque é:
    -Reverberar?
    -Masterizar (masterizaçao\?
    ---------------------------------------------------------------------- ---------------------------------------------------------------------- ----
    7) tratamento e isolamento acústico. O que são e qual a diferença? O que é lã de rocha? Carpete, espuma e isopor servem para tratar ou isolar?
    ---------------------------------------------------------------------- ---------------------------------------------------------------------- ---
    8) Conexão SPDIF: SPDIF é um padrão de comunicação da dados de áudio digital via cabo coaxial. É capaz de transmitir via um único cabo diversos canais de áudio em altas resoluções. É utilizado para comunicação entre dispositivos digitais de áudio, seja de gravação ou reprodução.
    Conexão via cabo ótico: como o SPDIF, é um padrão para comunicação de dados de áudio digital, a diferença é que utiliza um cabo de fibra ótica. Também pode transmitir diversos canais a altas resoluções


    Não entendi nada disso, alguém explica ae, eu tenho que te esse cabo já agora ou pra iniciante como eu não precisa ainda?
    ---------------------------------------------------------------------- ---------------------------------------------------------------------- ----
    9) Pré-Amplificadores embutidos: Item importantíssimo, se você não possuir pré-amplificadores para seus microfones ou outras fontes de sinal sua interface não vai poder receber o sinal diretamente e você não vai conseguir trabalhar com ele. Assim, se for o seu caso, sua interface precisará de pré-amplificadores em seus canais de entrada, de preferência, que também forneçam Phantom Power para utilização de microfones energizados.

    Lembram daquele microfone pequeno que eu falei no nº 5 sera que ele tem pre-amplificador embutido?
    ---------------------------------------------------------------------- ---------------------------------------------------------------------- --
    10) O que é MIC?
    ---------------------------------------------------------------------- ---------------------------------------------------------------------- ---
    por enquanto é isso ( por enquanto)
    fwl

    WebTiago
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: WebTiago
    · votar


    Depois peço que a moderação apague este post. Para colocar o nome de um usuario em negrito, basta clicar no nome do usuario. Para citar a fala de alguem em italico, você seleciona o texto que você quer citar, e clica em citar, ao lado de votar, denunciar...

    guygo
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    WebTiago
    obrigado por tirar essas primeiras duvidas
    só nao entendi poruqe apaga o post

    WebTiago
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: WebTiago
    · votar


    3) Cakewalk Sonar, Protools, Nuendo, Cubase e Reason.e Audacity . qual desses é melhor pra um iniciante? Tem algum em português?
    Uso o Reaper e acho ele ótimo.

    4) Felizmente, todo o computador vendido comercialmente já possui uma interface integrada, para que você possa escutar músicas, ouvir o som de seus jogos e conversar com alguém via microfone no msn. Quase todas essas placas simples possuem uma entrada LINE-IN e MIC-IN que devem ser suficientes para receber o sinal para gravação em uma aplicação simples para aprendizado.
    Mas essas placas geralmente não possuem muita qualidade em seus circuitos, não tem pré-amplificadores e não foram desenvolvidas para trabalhar com gravação de áudio, então, não espere grandes resultados delas.
    Quem estiver disposto a investir um pouco poderá comprar interfaces de áudio simples, com uma qualidade muito superior às comuns e um custo bem acessível. Mas como escolher a interface?


    o que exatamente é uma interface? tipo ela fica dentro do pc ou fora eu digo essas que se compra já que a do pc não é muito boa. E também gostaria de saber o preço de uma bem simplesinha mesmo dessas não muito cara e que tenha de 3 a 4 entadas/saídas de áudio.


    Um exemplo de interface de audio é a Focusrite Scarlett 2i2.
    http://c804221.r21.cf2.rackcdn.com/catalog/product/cache/1/image/9df78 eab33525d08d6e5fb8d27136e95/f/o/foc-scarlett2i2_2.jpg

    Ela tem saída para USB 2.0, onde você pluga ela no computador. Eu paguei R$540 com o frete já incluso.

    A 6º, 7º, 10º pergunta é somente pesquisar.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    A 10 tá fácil...

    MIC = microfone

    Cara tem tudo no fórum , divirta-se rapidinho vai sacar tudo

    guygo
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    ok valeu pelas respostas
    esse interface que tu me
    mostro tem duas entradas né

    guygo
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Edson Caetano
    hehe ja desconfiava
    mas valeu a dica

    WebTiago
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    guygo
    Sim, tem 2 entradas.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    guygo

    Vamos lá, como diria Jack Estripador, por partes!

    - Para colocar em negrito ou itálico, siga as instruções do WebTiago, ou realce com o mouse o que vc quer destacar e clique nos ícones B para Negrito ou I para itálico, no box de edição de texto.

    1- O pré-amplificador é um equipamento que precede o amplificador de potência, ele serve para dar ganho no sinal normal. As vantagens são o timbre que é valorizado, principalmente nos valvulados (saturação das válvulas), e a própria amplificação, além dos efeitos de equalização e etc.

    2- Sample em inglês é amostra. Mas de forma clara, em música, pode entender como trechos "roubados" de outras músicas e usados como base para outras produções. Sample Rate, é outra coisa, é uma taxa de amostragem de valores diferentes em Hz e, não tem nada a ver com o termo Sampler usado em música.

    3- Não têm melhor (de forma geral), têm o que o usuário se adapta melhor e consequentemente tira melhor proveito. O Reaper é talvez um dos mais completos, mas todos cumprem muito bem as funções prometidas.

    4- Interface é um conceito muito amplo. Em linhas gerais muito simplificadas, lhe diria que é uma ferramente, que pode ser virtual ou física, para permitir o controle entre dispositivos. Uma interface de audio, por exemplo, são ferramentas que permitam que você utilize no seu computador os recursos de audio, de gravação à masterização final.

    5- "Aqueles de cavalete" é muito genérico. Existem centenas deles, alguns muito bons e outros muito ruins. Um conselho, comece a prestar a atenção em nomes, modelos e etc. Senão vai patinar o resto da vida.

    6- De forma bem simples, ok?
    Quando vc grita numa colina e ouve: Guygo - o - o - o - o isso é Eco (delay)!
    Quando vc grita no banheiro e percebe um "alongamento do som" mas sem repetição, isso é Reverberação!

    7- Há tópicos sobre esse assunto no fórum..use a busca.

    8- De forma bem simples ok?
    Se vc for da sua casa até Copacabana de buzão demora X.
    Se vc for de trem bala, demora 20% de X.
    Ou seja, são cabos com material e tipo de conexões que permitem maior velocidade de transmissão e qualidade.

    9- Leia a resposta que dei na pergunta do microfone.

    10- Mic, também conhecido como Microfone!

    Abraço!

    guygo
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Lelo Mig
    1 oque sao pre-amplificadores valvulados?
    2 ok
    3 ok
    4 eu posso te um interface virtual? funciona?
    5 ok
    6 ok
    7 ok
    8 ok
    9 ok
    10 ok
    muito obrigad
    o

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    guygo
    Sim, pode ter uma interface virtual, o menu da sua televisão é uma interface virtual, desligou a tv, sumiu... Outro exemplo, midi costuma montar interfaces virtuais

    Mas audio é real, tem que ter algo físico para conectar seus acessórios musicais

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    guygo

    Valvulado é um aparelho, rádio, TV, amplificadores, radares, e etc, que usam válvulas como principal componente para amplificação e modulações de um sinal específico, no caso dos amplificadores, obviamente o sinal de áudio. (explicação bem simples, ok?)

    A maioria dos aparelhos modernos, utilizam transitores para desempenharem essa função, mas muitos amplificadores de audio ou equipamentos que exigem grande aumento dos sinais, como radares e etc, ainda usam válvulas, seja pela "potência", seja pela "qualidade", seja pela "preferência".

    Um pré amplificador pode ser valvulado ou não, independente de ele estar acoplado a um amplificador valvulado.

    Mas, normalmente, procura-se manter um padrão transistor - transistor, válvula - válvula, já que a mistura dos dois, costuma descaracterizar a característica que fazem um ou outro melhor, dependendo do caso.

    .omni
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Lelo Mig
    Olha, não me leva a mal não, mas você está equivocado em alguns pontos.
    Equipamentos valvulados não são necessariamente melhores. Inclusive, no caso de prés é justamente o contrário, na minha opinião.
    E muitos equipamentos bons usam circuitos híbridos, misturando transistores e válvulas com propriedade.

    Eu acho que esse mito das válvulas tem a ver com o fato de muita gente aqui ser guitarrista. Mas no caso de gravações as válvulas tem outro papel.

    guygo
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: guygo
    · votar


    ta mas voltando ao assunto daquele MIC de cavalete. ses sabem me dize se tem pre -amplificador embutido nesse microfone ouu é certo que os desse tipo nao tem?

    outra duvida
    eu ja pesquisei aki noforum mas nao consegui compreender muito bem afinal o que exatamente DECIBEL (Db) é usado pra medi o que ? ja que o Hertz é pra medi o som nao é?

    guygo
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Edson Caetano
    entao de qualquer maneira tenho que compra uma interface nao é ja que virtual nao da pra conecta meus intrumentos né?

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/13
    · votar


    .omni

    Onde eu disse que valvulado é melhor?

    Slash_1989
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    guygo
    entao de qualquer maneira tenho que compra uma interface nao é ja que virtual nao da pra conecta meus intrumentos né?

    cara, vc ta se prendendo muito aos termos tecnicos, e acho que isso ta te confundindo!

    Chega na loja e fala "eu quero uma interface de gravação", espera o cara te apresentar os modelos, e compra o que tua grana conseguir.

    por hora vc nao precisa saber mais nada, isso vc pega com a "familiarização", que vem com o tempo de prática.

    guygo
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Slash_1989
    cara eu to limpo.
    por isso quero tira o maximo de duvida antes de gasta o que eu nem tenho
    entende?
    mas eu vo pesquisa mais
    vo faze o que tu disse vo visita uma loja ae e me informa de valores. ok

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    guygo

    Bem vou fazer um enfoque diferente.
    Não adianta responder o que já foi respondido muito bem pelos demais membros do fórum.
    As perguntas estão meio fora de ordem e muito burocratizadas na parte técnica.

    Dica:
    Comece pelo que já tem.
    Hoje em dia todo mundo tem um computador multimídia.
    01- Instale os softwares
    DAW
    - Reaper, faça download
    - Mixcraft 6 faça download direto do site da DAccord do Brasil, você pode testar o programa por mais de 30 dias, o bom do programa é que já vem com alguns Vsts instalados.
    Editores de áudio:
    Free - Audacity e Wavosaur
    Editor de Partitura
    Muse Score.

    A melhor DAW ou aplicativo específico é aquele que nós nos adaptamos mais facilmente.
    Comece com músicas e projetos mais simples, e vá testando os softwares.
    - faça projetos midi;
    - monte músicas ou tracks somente com loops para ir aprendendo, principalmente na bateria.
    Depois num segundo passo faça downloads de instrumentos virtuais, os chamados Vstis, e aprenda a instalar e usar.
    Comece também a fazer gravações mesmo com microfones simples, não importa que o som fique meio tosco.
    Você esta na fase de aprendizado, neste momento inicial a qualidade final das gravações ainda não é importante.
    E fique assim por um bom tempo, dificuldades vão surgir, mas aos poucos você vai adquirir o conhecimento necessário para ter um home studio nos aspectos de hardware e software, sem contar é óbvio com a ambiência do seu estudio.
    Vai aprender a conectar tudo e fazer funcionar, mesmo que precariamente vai funcionar.
    Depois numa fase mais lá na frente você vai ter que:
    - melhorar ou trocar o seu computador com as exigências da produção musical;
    - adquirir um boa interface de áudio;
    - adquirir bons microfones;
    - adquirir monitores de áudio;
    - adquirir bons fones de ouvido;
    - adquirir um teclado controlador
    - e muito mais.

    Fazendo assim vai evitar gastos desnecessários.
    Muita gente num impulso inicial até compra mesas de mixer, e depois constata que não precisava disto.
    Assim é melhor aprender o básico primeiro para depois sair as compras, já de uma forma mais consciente.
    Quem tem home studio já comprou coisas que não deveria ter comprado, ou aparelhos aquém das necessidades.
    Quem não errou neste processo?
    E já não comprou coisas erradas?
    Um bom home studio é um conjunto de softwares, hardwares e ambiente de trabalho.

    É um processo que não tem fim, sempre no rumo do aperfeiçoamento.

    rcorts
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Adler3x3
    Fazendo assim vai evitar gastos desnecessários.
    Muita gente num impulso inicial até compra mesas de mixer, e depois constata que não precisava disto.
    Assim é melhor aprender o básico primeiro para depois sair as compras, já de uma forma mais consciente.



    Disse tudo.

    Só para acrescentar, se nesse primeiro momento, e com intenção de gravar instrumentos elétricos ou vocais, em linha ou microfonados, você já quiser adquirir e tiver grana pra isso, pode gastar sem medo em uma interface tipo Fast Track Pro, Presonus, Art ou outra similar do mercado que será o melhor investimento inicial em hardware que você poderá fazer. E que com certeza será o que vai lhe atender melhor em suas demandas.

    Gastar em coisas como mixer, mesa de som, microfones, racks, monitores, etc... melhor deixar mais pra frente, quando já entender bem pra que isso serve e se vai ser necessário para você.

    Agora, se sua intenção for começar a trabalhar apenas com tracks de midi, tipo bateria virtual usando vsts como Addictive Drums e EzDrummer, aí a interface não é necessária, podendo partir já para um teclado controlador MIDI e também pesquisando muito sobre VSTs, VSTis e tracks midi, que são assuntos bem complexos na área de home studio.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    Edson Caetano

    Pô, eu ia responder a #10 cara °.°

    guygo
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: guygo
    · votar


    ba meu pc quebro quando arruma eu faço o dowload e posto qualquer duvida sobre os softwares ...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvidas de um iniciante(eu) no assunto. Tenham Paciencia