Preparando o sinal (Guitarra ou baixo) pra gravação em linha

    Autor Mensagem
    Seu Fumaça
    Veterano
    # jun/12


    Existem varias formas de gravar em linha, bom eu quero aproveitar meu equipamento ao maximo e não fazer merda, nem perder timbre..

    Bom eu geralmente gravo assim:

    Primeiro - Guitarra ou baixo plugo num pedal de distorção com saida de mixer (simulador de amp) digitech, os botão de eq no meio e o ganho no 0 pra passar o som mais limpo possivel pra mesa e sem distorção...

    Segundo - Pego a saida mixer do pedal e ligo na mesa no canal pelo LINE e dai tasco um ganho violento, respeitando o "peak" pra não estoura.

    Terceiro - Ligo a saida da mesa no line in do PC, e gravo o som da guitarra com o sound forge, depois de gravado aplico os efeitos do guitar rig ou do GTR da waves.

    Quarto - Ligo a saida do pc na mesa (sem usar o ganho da mesa) e jogo a saida da mesa em dois amplificadores stanter de 200w um de baixo e outro de guitarra e acerto o ganho final nos amp.

    Quinto - Faço a captação do som com dois sm57 nos ampli e com um NT5 pra pegar ambiente, somente então uso compressão.



    Existe muitas outras formas de gravar:

    - Usar dois canais da mesa com ganho, por exemplo pegar o sinal do canal 1 pelo insert e jogalo no canal 2, assim reamplificando o sinal ou seja dobrando o ganho no mesmo sinal...

    Tambem dá pra ligar Guitarra > pedal (saida mixer) > Mixer > 2 ampli e microfonar com dois falentes com sm57, pra ai então pegar o som gravado e aplicar os efeitos no guitar rig ou no gtr.

    Ufa.. Gravar guitarra é uma viagem, mas qual metodo acima seria o mais indicado?

    R1C4RD5
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Guitarra/Baixo -> Direct Box -> Mesa/Line in

    No lugar do Direct Box você pode usar a pedaleira mesmo, a questão é casar a impendância com o Line in.

    Brandon
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Nuss... qta volta haha!

    Aqui nós gravamos microfonando ou em SPDIF... mas tem outras coisas envolvidas... base SEMPRE dobramos e soltamos uma p/ cada lado!

    Som limpo eu prefiro gravar em SPDIF... mto raro gravar em linha!

    strinbergshredder
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Seu Fumaça
    R1C4RD5
    Brandon
    velhos, várias viagens aí pra gravar....

    eu humildemente aqui plugando a guitarra direto na line in do PC e só!!
    se puderem dar uma olhada, digam algo sobre a qualidade dessas gravações por favor?

    http://soundcloud.com/strinbergshredder/metallica-sad-but-true-guitar
    http://soundcloud.com/strinbergshredder/foo-fighters-monkey-wrench
    http://soundcloud.com/strinbergshredder/kiss-rock-n-roll-all-nite
    http://soundcloud.com/strinbergshredder/november-rain-solo-n-1

    não precisam se preocupar com mixagem, apenas com a gravação em si...

    R1C4RD5
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    strinbergshredder
    Muito boas suas gravações, ainda mais sabendo que gravou a guitarra ligada diretamente no Line in da placa onboard.

    Seu Fumaça
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    strinbergshredder

    parabens meu.. show

    me diz que captador usa ? usou guitar rig? passa os detalhes do seu presset ae do metallica.. mt bom

    cara as minhas gravações ficam muito "digitais" não sei o que pode ser, o sinal fica muito melhor do que se eu liga-se como vc liga e mesmo assim nao sei se é o meu captador kent armstrong daqueles singles humb que é pouco ou é meu corpo de basswood que deixa o som mt agudo e estaladinho ai fica muito digitalizado nao sei, as vezes conssigo uma coisa bacana mas vendo sua gravação acho que eu conssigo melhorar a minha.

    da umas dicas ae!

    Seu Fumaça
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    os efeitos de dobra e compressão paralela ou compressão por frequencias eu faço sem problema o problema a qualidade do efeito aplicado..

    outra coisa vcs colocam ganho no maximo que puder ou que eu precisar nos prés pra jogar o sinal com ganho pro pc, antes de aplicar o efeito ou dão o ganho no pc pelo gtr ou rig?

    geralmente mando o sinal pro pc em quantos db? eu mando geralmente em -6db no maximo

    strinbergshredder
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    R1C4RD5
    Valeu cara!!

    Seu Fumaça
    Valeu cara!
    bom, meus captadores são os originais da guitarra uma Strinberg Clg 45 Fly V...
    Na verdade, todas as minhas gravações são feitas com o Amplitube; prefiro ele bem mais do que o guitar rig..

    bom cara, essa questão do timbre parecer digital eu acredito que seja questão de timbragem....
    há algum tempo, minhas gravações ficavam com esse timbre digitalizadão tbm, mas com o tempo fui aprimorando a timbragem e melhorando isso...

    é questão de regulagem mesmo ao meu ver; te recomendo gastar um bom tempo brincando com os presets e principalmente, montando os seus presets do zero...

    para a gravação do metallica, usei uma simulação de Mesa Boogie Dual recto, com um tubescreamer empurrando a distorção, e nada mais ^^

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preparando o sinal (Guitarra ou baixo) pra gravação em linha