O que você precisa saber antes de filmar e editar um vídeo clipe

    Autor Mensagem
    Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Guilherme Nau


    Bom, sei que aqui tem muita gente que quer divulgar as suas músicas/trabalho e quer ter o melhor resultado e melhor qualidade.

    Pois bem, mando aqui algumas coisas que serão muito importantes na hora de gravar seu vídeo clipe caseiro.

    Começaremos pelas imagens

    Enquadramentos

    Como o próprio nome já diz, ato de "colocar dentro de um quadrado". Ou seja, a imagem se limita naquilo que está dentro da tela, que por sinal, é "quadrada".

    O enquadramento é uma coisa que precisamos tomar cuidado quando não sabemos do que se trata. Porque se não soubermos o que estamos fazendo, a mensagem que você quer passar não será transmitida, talvez até o contrário.

    O enquadramento pode reforçar sentimentos e intenções da cena.

    Hã?

    Pois bem.

    Imaginemos um garoto, sentado no degrau de uma porta na rua e na chuva. Não há ninguém na rua, apenas ele.

    Nessa cena, o garoto está em posição fetal e de cabeça baixa que se apoia nos braços cruzados apoiados nos joelhos. A camera se distancia em ângulo diagonal apontando para baixo (porque?)

    Isso se chama um Plano Plongée. Irei explicar mais afrente.

    ___________________________________________________
    Em um vídeo clipe, você mesmo pode notar, muitos em 10 segundos, tem uma tomada e plano (irei explicar cada um deles) para cada segundo.

    Isso é feito para aumentar o grau de emoção e te prender naquela cadeira e assistir o vídeo clipe até o final. Isso entre outras coisas.

    Um exemplo



    Importante: Nunca utilize mais de 5 segundos em uma tomada, e se usar, justifique visualmente. Num vídeo clipe, você dificilmente vai ver uma tomada com mais de 5 segundos

    Tomada: Tomada, em cinema e audiovisual, é um trecho de filme ou vídeo rodado ininterruptamente. Não confundam com plano, tomada é uma coisa, e plano é outra. Veja a seguir.

    Uma coisa que você precisa saber:

    Cena é referente a cenário. Toda vez que mudamos de cenário, mudamos de cena.

    Lembre-se: Quando mais perto das linhas de expressão (olhos e bocas) mais emoção você irá passar. Exemplo:

    Uma tomada de um beijo? Um plano bem aberto ou bem fechado? E que plano utilizar em um momento como esse? O que devemos enquadrar?

    E quando precisamos mostrar um lugar por inteiro, que plano usar?

    Vamos aos tipos de enquadramentos:

    Grande Plano Geral

    Esse plano consiste em mostrar o cenário como um todo. Fazendo com que o expectador tenha uma noção total de onde se passa a cena.

    Em um vídeo clipe, mudamos de cenas constantemente dependendo do foco da música. Por isso, é bom sempre você saber situar a pessoa no local onde se passa a ação das personagens em cena. Eu, particularmente, não vejo muito esse plano em vídeo clipes.

    Se você não situar a pessoa do lugar, mesmo não utilizando esse plano, ela ficara perdida e não intendera o que você quer passar
    Não será bem visto nem mesmo por leigos.

    Geralmente, esse plano não inclui personagens.

    Plano Geral

    O plano geral geralmente inclui as personagens e as situa no local. Por isso, não precisamos de um plano tão grande.

    OBS: Mostramos o cenário, e as pessoas. mas não devemos cortar nada do enquadramento da pessoa. Caso contrário, mudaríamos de plano e a mensagem seria outra.

    Plano Conjunto

    O plano conjunto é mais fechado que o plano geral. É nele que você vai mostrar a personagem por inteira. Nesse plano, podemos ter de várias ou até um pessoa.

    Em um caso de uma pessoa, fazemos o conjunto de uma única coisa, mesmo ela não sendo em mais quantidade, não deixa de ser conjunto.

    Plano médio

    O plano médio consiste em mostrar a pessoa da cintura para cima. Esse plano é muito utilizado em telejornais.

    Enquadramos os reporters nesse plano pois eles sempre terão uma "colinha" em mãos. Nunca se sabe quando o teleponto irá falhar ou o reporter esquecer as falas. Nunca devemos mostrar essas "colinhas", a não ser que seja necessário ou o elemento faça parte dessa cena.

    Plano Americano

    Esse plano consiste em enquadrar as personagens do joelho para cima. Muitos produtores não usam muito ou não utilizam esse plano. Pois da a impressão de que a pessoa está sem os pés.

    No Brasil, vemos muito pouco o enquadramento de plano americano. Na Europa, você terá que se esforçar para ver um filme com plano americano.

    Uma das vertentes desse plano, é que na época dos filmes de velho oeste das antigas, os atores precisvam sempre estarem com as botas limpas, que sujam por conta da poeira do deserto.

    Era muito difícil manter botas de couro brilhando. Em apenas três passos, o ator já estava com as botas sujas. Então, para evitar trocar de cena e a bota ficar de um outro jeito, o diretor simplesmente pedia para cortar o enquadramento do joelho para baixo em um lugar aberto. Assim quando o nosso cowboy entrava nas casas e bares, estava com a bota limpinha e não sujaria na mesma cena, pois o lugar não tem areia.

    Close (Primeiro Plano)

    É um plano mais fechado do plano médio. Consiste em mostrar a cabeça inteira do ator e acabar nos ombros. Não devemos cortar nenhum elemento do rosto ou cabeça do ator ou atriz nesse plano.

    OBS: Não existe a frase: Close naquilo, close nisso. Quando queremos enquadrar algum objeto ou algo, usamos o plano detalhe

    Primeiríssimo Plano (Super Close-up ou Close-up)

    Nesse plano, mostramos apenas as linhas de expressão da pessoa.

    Quando queremos mostrar algo que transmita muita emoção, usamos esse tipo de plano. Vocês mesmos podem ver nas novelas ou filmes esse tipo de plano em alguma cena dramática.

    Na míni-série O Brado Retumbante, o enquadramento simplesmente "cola na cara do ator".

    Esse plano é muito utilizado quando queremos passar o sentimento de amor, por exemplo, em uma música romântica.
    Exemplo (More Than Words)

    Plano Detalhe

    Nesse plano, mostramos apenas elementos que queremos que sejam destaque. Tais como olhos, um brinquedo, etc.

    Não confunda plano detalhe com close. São duas coisas bem diferentes e com significados diferentes.

    Planos de ângulo

    Os planos de ângulos são planos onde a câmera fica em um determinado ângulo do ator ou atriz.

    Plano Plongée

    Esse tipo de plano deve se tomar cuidado. Pois ele inferioriza a personagem em cena. Deve ser usado apenas quando a mensagem que o diretor quiser passar seja exatamente essa.

    Nessa foto, vemos um homem em pé em milhares de peixes caídos ao chão. Isso significa que a quantidade de peixes que está em volta dele é muito maior e que seus esforços momentâneos irão resultar em nada. Por isso, o ângulo da câmera, inferiorizando o personagem do cenário.

    Você lembra da propaganda de campanha do ex-presidente Collor? Lembra do ângulo da câmera? Agora, tire as suas próprias conclusões.

    Em um vídeo clipe, você precisa tomar cuidado ao utilizar esse tipo de enquadramento. Não quer que o seu músico se torne inferiorizado não é?

    Mas lembre-se, esse plano passa a valer a partir do momento em que a câmera se posicionar acima da cabeça da pessoa.

    Contra Plongée

    Esse plano torna o elemento ou ator superior. É obviamente contrário ao plano Plongée.

    Nessa foto, superiorizamos o elemento, o tornando superior ao espectador e dando a sensação de grandeza.

    Você com certeza já deve ter notado aquele grupo de pessoas que se vestem com roupas grandes e usam acessórios visualmente pesados. O corpo também fala. Quando vemos tal postura, automaticamente vemos que a personagem quer se sentir superior a você

    Exemplo

    Curiosidade: Sempre que tiver algo falando sobre Plano Picado ou Contra Picado, é a mesma coisa que plano Plongée ou Contra Plongée. Contra Picado ou Picado é referente ao Plongée mas em idioma Português Portugual.

    Regra dos terços

    A regra dos terços é uma coisa muito simples, mas poucas pessoas notam e poucas vão saber do que se trata.

    Consiste em deixar os personagem tanto em um diálogo como ele se vendo no espelho ou olhando para algo.

    Uma outra coisa muito importante nessa regra é quando utilizamos o enquadramento close ou qualquer ou sendo um plano fechado:

    Primeiríssimo Plano (super close): Olhos precisam ficar a 1/3 na altura da tela
    Close: Olhos precisam ficar a 1/3 da altura da tela
    Plano Médio: A cabeça precisa ficar a 1/3 da altura da tela

    Em um diálogo cara a cara, a regra dos terços se aplica nos lados da tela.

    Exemplo:

    Um ator conversa com uma moça cara a cara. Você mostra a cabeça do ator no canto direito, e quando mudamos para o rosto da atriz, ela fica do outro lado.

    Podemos quebrar essas regras? Sim, mas precisamos justifica-las. Não digo justificar de um monto falado, mas sim visualmente.

    Um exemplo

    Note também, a emoção desse plano. Veja que ele está pegando apenas as linhas de expressão máxima da atriz, sendo que o ator está com os olhos fora dos terços Isso é uma quebra de regra justificada. Que plano é esse?

    Importante: Nunca utilize um zoom out em uma personagem "só para ficar bonito". O zoom out tira a importância da pessoa em cena.

    Podemos quebrar essa regra? Sim, mas devemos justifica-la.

    Um exemplo:

    Imagine a seguinte cena: Um palestrante, está falando sobre algo. A câmera em plano médio passa para um plano geral em zoom out mostrando as pessoas sentadas voltadas para o palestrante
    Esta justificada. Você não tirou a importância do palestrante, pelo contrário, colocou mais, pois ha diversas pessoas prestando a atenção nele naquele ambiente.

    O zoom in terá um efeito adverso: Colocará importância no foco do zoom.

    Uma revisão bem rápida sobre roteiro

    Você ja deve ter notado, que existem clipes, quando bem produzidos, contam uma história.

    Produtores do Guns 'N' Roses eram feras nisso.
    Um clipe é a mesma coisa que um filme, a diferença é que o clipe foi inserido para a música e no filme, a música foi inserida para o filme.

    E se eu quiser fazer isso? Basta eu pegar um lápis, um papel e escrever começando pelo "era uma vez"?

    Claro que não, roteiro foi feito para isso.

    Pegamos um exemplo do clipe da música Perfect Situation:



    E aí? Mesmo quem não gosta do Weezer entendeu a histórinha, qual é?

    Um homem contratado para evitar que a vocalista de uma banda se meta em confusões ocupa seu lugar em ausência e entra na banda sendo vocalista.

    (isso foi uma historyline, uma história contada em uma única frase. Se quiserem saber mais, pesquisem)

    Obviamente, a história necessita ter nexo com a música. Ou pelo menos um pouco. Mas como partiremos disso?

    Simples, pegamos a letra, revisamos. Pegamos a melodia, revisamos.

    A letra de Perfect Situation fala sobre um rapaz (bem estilo nerd) que não é visto em sociedade e está "fora de sí". A partir daí já é possível criar uma ideia.

    E como criar uma ideia? Simples, comece com o enredo, o resto você desenvolve:

    Enredo possui os seguintes elementos:

    INTRODUÇÃO
    CONFLITO
    SOLUÇÃO
    CONCLUSÃO


    Na introdução, mostramos o local, o tempo, e as personagens.

    Em Perfect Situation, isso é mostrado em questão de segundos:

    Em um portão, num beco onde chove muito há dezenas de pessoas gritando (local e tempo)
    No meio delas, passa um homem impedindo que as pessoas, visivelmente sendo fãs, agarrem a mulher no qual o homem protege. (personagens)

    CONFLITO

    A mulher, antes que se mostrava protegida pelo homem é extremamente difícil de lidar.

    SOLUÇÃO

    O homem que a protegia toma o seu lugar na banda depois da vocalista exagerar na bebida e faltar no show.

    CONCLUSÃO

    A banda de Weeze, passa se chamar Weezer.

    Esse negócio do Weeze/Weezer eu achei uma baita de uma viajem. Você se pergunta: Porque antes se chamava Weeze e porque agora se chama Weezer?

    Você nunca deve deixar perguntas em qualquer tipo de filme que você faça. Independente de ser uma peça de Teatro ou um filme para ir aos cinemas.

    Tudo precisa ser justificado, até mesmo a entrada de uma nova personagem. Nesse caso, é necessário apresenta-la também.

    Feito o enredo, parta para fazer a história. Assim você não irá ficar ate as 4 da manhã como o nosso amigo Guilherme escrevendo um simples roteiro para um curta metragem.

    Com essas dicas e algumas práticas, é possível montar um roteiro em questão de uma hora.

    Coloração

    As cores também falam. Mas eu vou fazer um resumo muito grande aqui.

    Perceba que Perfect Situation é uma música que tem um pequeno caráter romântico.

    Perceba também a coloração do clipe no decorrer do vídeo:

    Avermelhada.

    Qual a cor da paixão?

    Podemos usar o vermelho também quando queremos expressar a raiva ou sentimento de guerra ou fúria.

    Verde: O claro, demonstra a natureza e harmonia. Junto com o preto, pode tornar a cena algo sobrenatural ou de outro mundo. O escuro, pode demonstrar uma pitada de guerra.

    Vermelho: Sentimento de paixão. Você pode notar que em filmes ou clipes de caráter romântico, sempre terá uma pitada de vermelho, as vezes o filme todo.

    Azul: Demostra a espiritualidade. Porque você acha que nos filmes, as almas são azuis?

    Tons de cinza (preto e branco): Quando você coloca uma imagem em preto e branco em um filme colorido (se ele ja for em tons de cinza, será apenas algo natural do filme), você pode demostrar que aquela imagem é importante. Algo para ficar marcado. Mas é importante não abusar disso, torna algo estranho de se ver e desconfortável.

    No clipe More Than Words, a imagem mostrada acima é completamente em tons de cinza. Uma ideia fantástica do diretor e um clipe inesquecível.

    Colorido: Demostra algo sem nenhum caráter sério. Em algumas vezes, "algo que induza a palhaçada"

    Tome cuidado, qualquer elemento colorido, possa induzir exatamente para essa ideia. A não ser que essa seja a sua ideia.

    Preto Pode passar muito bem, a sensação de medo. Tanto o preto como a falta de luminosidade.

    Lembre-se: Um vídeo tem o objetivo de emocionar, se não emocionar, ninguém vai lembrar que você fez um vídeo.
    _______________________________________________________

    É pessoal, algumas dicas básicas aí pra vocês ja começarem a desenvolver as suas ideias para as suas músicas. Você pode procurar mais na internet. Mas cuidado, muita gente não sabe o que esta falando.

    Durante essa pesquisa de imagens sobre enquadramentos, vi coisas completamente erradas. Utilize a fonte mais confiável: Wikipédia.

    Luz, câmera, e boas produções

    Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Queria colocar mais coisas importantes. Mas iria ficar gigantesco :/

    Enfim, acho que deu pra passar algo legal

    Piggie
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Piggie
    · votar


    Fala Guilherme Nau

    Curti bastante o material, principalmente no que se diz respeito aos planos.

    A parte do roteiro também é interessante, porém acho que a maioria de nós está um pouco distante de um curta ou um video musical com uma história por trás, até porque isso envolve atores e mais umonte de coisas que não dependem só de você.

    Ainda sobre o vídeo clip, achei um vídeo interessante que dá mais algumas dicas de como fazer um music video.



    Acho que eu já reuni informações o suficiente pra fazer os meus vídeos. Só falta vontade, porque fazer sosinho é um saco. A propósito, abro espaço aqui pra perguntar se não tem ninguém de Floripa aí que se interesse em me ajudar com as gravações dos meus próximos vídeos.
    Não precisa nem ter experiência, só o interesse já basta mesmo.

    Valeu ;]

    Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Piggie

    Fala cara. Achei muito interessante esse material que você passou man. Mas isso aí é feito por uma produtora grande.

    Toda produtora prefere fazer o mais simples possível pra evitar gastos. Mas isso exige mais dos produtores e roteiristas do que dos editores.

    E num vídeo clipe, não se faz curta :)

    Um curta metragem tem de 10 a 20 minutos de duração. O correto é vídeo clipe mesmo.

    Como disseram alí, o correto é pegar a performance da banda com pelo menos 3 câmeras, e pedir pra eles tocarem 2 vezes. Assim você tem material suficiente para escolher na edição.

    Depois pega as imagens da historinha. Só que pra fazer uma historinha precisa saber roteiro :)

    Por isso eu passei um pouquinho de roteiro caso alguém queira fazer algo.

    Man, se você morasse em Blumenau a gente começa hoje mesmo haha

    Abraço

    Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Nesse vídeo aí, eu percebi, no começo, que quando a câmera está na loirinha que chega, a coloração fica mais avermelhada. Percebam.

    Pra quem leu o tópico, vermelho indica o que?



    T-Rodman
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    Achei que fôsse mais simples, rs.

    Por que talvez faltou 2 coisas pra quem quer por a mão na massa, depois de ter feito as capturas:

    - ter e saber mexer em software de edição de vídeo.
    - sincronizar os quadros com a música
    (sem contar after effects e afins)

    Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    T-Rodman

    Rapaz, fiz uma suíte de tópicos assim haha

    Quem acompanha o fórum todos os dias com certeza viu meus tópicos.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/279379/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/276948/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/274871/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/273654/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/272654/

    Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    T-Rodman
    (sem contar after effects e afins)

    Não vai precisar de um after pra fazer um vídeo clipe.

    No próprio Premiere ou num Sony vegas da vida.

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    to marcando pra acompanhar aqui

    T-Rodman
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Guilherme Nau
    blz então. com tudo linkado aqui, ficou bem melhor ;)

    -King
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Guilherme Nau
    Marcando para ler depois, mas eu tava olhando aquele seu tópico sobre os editores e você falou algumas besteiras lá cara, principalmente sobre o Final Cut...

    Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Guilherme Nau
    · votar


    -King

    Fala depois aí pra gente trocar umas ideias e corrigir as coisas. Eu realmente não conheço o Final Cut, só sei da fama dele. Procurei nos fóruns sobre os editores que não conhecia, coloquei apenas o que tava lá :/

    Mas fala aí depois, seria muito bom ter alguém que conhece editores como o Final Cut e Pinnacle. São editores que eu nunca tive contato, só vi o pessoal mexendo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que você precisa saber antes de filmar e editar um vídeo clipe