Sugestões para gravação com waves

    Autor Mensagem
    elfblack
    Veterano
    # out/11


    Olá...é o seguinte, gostaria de saber qual é o melhor processo de gravação que eu posso fazer, por exemplo, eu uso o REAPER, então, eu gravo as faixas, violões, Vocais, Baixo,tc...e depois aplico os plugins, mixo e parto pra master, ou, aplico os plugins antes de gravar cada faixa, ou gravo tudo limpo e só aplico plugins na master???? Por exemplo, as vezes a gravação de alguma faixa fica com um chiadinho, eu devo aplicar o noise depois de gravá-la ou aplico antes de gravar? Obs: tenho um pacote de plugins da waves diamond, e uso pra master o sf 9, e se puder dar uma dica dos plugins da waves mais usados pra master eu fico agradecido se não for pedir demais. Obrigado

    .omni
    Veterano
    # out/11
    · votar


    elfblack
    Primeiro você tem que entender o que é o processo de gravação, mixagem e master. Botar um plugin antes oucdepois de gravar não vai alterar em nada a gravação...

    elfblack
    Veterano
    # out/11
    · votar


    .omni


    Primeiro você tem que entender o que é o processo de gravação, mixagem e master.

    Nossssssssssssaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa..valew ein....pelo que você falou já me julgou como um 0 a esquerda em homestudio, não é assim também....

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    elfblack: depois aplico os plugins, mixo e parto pra master, ou, aplico os plugins antes de gravar cada faixa, ou gravo tudo limpo e só aplico plugins na master????

    Aí que tá a questão. Você precisa saber, de antemão, pra que serve cada plugin/ferramenta e quando aplicá-lo. Não há uma resposta definitiva pois depende de cada projeto (e suas etapas) e o gerente do projeto é você!

    Abs

    ps. na boa, sua pergunta me pareceu bastante confusa.

    .omni
    Veterano
    # out/11
    · votar


    elfblack
    Não te julgo como nada, cara.
    Mas é que sua dúvida é um tanto incoerente, talvez se você compreendesse melhor no que constitui cada etapa do processo você não estaria se confundindo, sacou?

    Exemplo:

    aplico os plugins antes de gravar cada faixa

    ????

    ou gravo tudo limpo e só aplico plugins na master?

    ??????

    eu devo aplicar o noise depois de gravá-la ou aplico antes de gravar?

    ???????????????


    Só tentei te dar um toque pra te ajudar, se você realmente compreendesse o processo não estaria fazendo essas perguntas (que não fazem sentido).

    Abraço

    Guilherme Nau
    Veterano
    # out/11
    · votar


    elfblack
    depois aplico os plugins, mixo e parto pra master, ou, aplico os plugins antes de gravar cada faixa, ou gravo tudo limpo e só aplico plugins na master????

    WTF?

    Já experimentou posta alguma coisa aqui?

    elfblack
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Guilherme Nau

    Dá uma olhada aí...

    http://www.4shared.com/audio/ICjtGuw7/Madri_-_Loy_e_Val.html

    valew pelos comentários de todos...

    Adler3x3
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    elfblack

    O melhor conselheiro é o nosso ouvido.
    Assim não existe uma regra geral na ordem de que os plugins tem que ser usados.
    Tudo vai depender de cada track.
    Gravando limpo preserva o arquivo original, mas depende, as vezes fica melhor gravar um instrumento já usando os plugins, isto pode influenciar na perfomance da gravação.
    Tem que tomar cuidado com os reverbs.
    Tem muito instrumento virtual que abusam do uso de reverbs, e assim diferentes reverbs numa mesma música só pode dar problemas, que ficam insolúveis.
    O ideal é que cada track individualmente esteja soando bem.
    Depois num segundo passo, tem que ouvir e ouvir para perceber como as faixas soam em conjunto, e este processo vai depender do estilo da música.
    Muito importante é o continuo aprendizado do uso de cada plugin.
    E os manuais de muitos plugins deixam a desejar.
    Muitas vezes aplicamos plugins baseados em certos presets, mas que na prática nem sempre funcionam adequadamente.
    E tem que ir ouvindo, no começo dois instrumentos juntos, e ir ajustando o volume e o pan até outros efeitos.
    E assim sucessivamente.
    Tem que tomar muito cuidado com a equalização, muitas vezes é melhor não usar, ou até retirar certas frequências em vez de adicionar.
    Alguns instrumentos soam bem individualmente, mas no conjunto um pode ocupar o som do outro, e daí a necessidade de pequenos ajustes, ou até a escolha de um outro instrumento, alteração de oitavas etc...
    Depois disto no final pode-ser aplicar outros plugins na master.
    E ouvir , ouvir e ouvir.
    E depois testar a master final em diversas mídias (som do carro, microsystem etc...)
    Mas tem um tempo, que varia de pessoa a pessoa, em que ficamos com fadiga auditiva, e daí o resultado sai sempre ruim, pois perdemos a referência.
    No momento parece bom, mas no dia seguinte quando vamos escutar novamente, o som parece ruim e esta ruim.

    elfblack
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Adler3x3

    Muito obrigado..agora entendi...valew mesmo....vc só não comentou sobre essa música que postei aí..kkkk.....mas dá nada......valew pela ajuda...até mais

    Adler3x3
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Escutei a música sim.
    Tem que melhorar bastante no sentido do som.
    A parte musical esta muito boa, tem o principal musicalidade.
    Talvez tenha até que gravar tudo de novo, principalmente a voz do locutor, que esta fora do contexto da música em si.
    A voz inicial do tipo radialista e os efeitos não esta boa, se der para retirar esta parte, tire fora.
    Na primeira parte a voz parece que ficou meio presa, na segunda parte ficou melhor (parece que a voz esquentou mais)

    E até incluir novos instrumentos.

    Mas serve para uma ideia inicial, você tem um bom material em mãos.
    O Tema é bem interessante, tem potencial.
    Continue no projeto, não desista.
    Seja perseverante.

    Adler3x3
    Veterano
    # out/11
    · votar


    No You tube tem muitos vídeos sobre uso de efeitos em aúdio.
    A maioria destes vídeos tem pouco conteúdo. o autor na maioria das vezes quer só se exibir, e mostrar o seu estúdio cheio de recursos sofisticados, mas não ensina nada.
    Enrolam , enrolam e enrolam.

    Ao contrário destes o Roberto Torao vem produzindo bons tutoriais.

    Ele usa o Logic no Mac.
    Usa um software diferente, mas os conceitos básicos são os mesmos.
    Dá para entender bem as dicas que ela dá sem enrolar numa linguagem bem clara, e com exemplos práticos concretos.
    Vale a pena assistir todos os vídeos dele.

    http://www.youtube.com/watch?v=3b7J6oSGk48&feature=related

    elfblack
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Adler3x3

    Cara, você é demais...sério....brigado mesmo....são pessoas como você que melhoram o dia das pessoas e dá ânimo em aprender algo, muito obrigado mesmo!!!! Que bom que ouviu kkkk!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sugestões para gravação com waves