Sugestões para criação de músicas eletrônicas e gravação

    Autor Mensagem
    MatheusMX
    Veterano
    # set/15


    Olá amigos,
    andei afastado da música por alguns anos (era guitarrista), mas recentemente estou voltando e tenho algumas idéias que gostaria de gravar.

    Meu objetivo é o seguinte: fazer gravações caseiras de músicas eletrônicas, a partir de músicas dos anos 80 (Depeche Mode, A-Ha ...).
    O que tenho atualmente é um synth Roland SH-201, um V-amp 2 que uso pra guitarra, um notebook razoável com placa de som genérica, um ipad e um home theater.
    Os softwares que uso são Cubase, Guitar Pro, e Fruity Loops (nem sei se ainda usam isso, mas são os que eu utilizava na época que tocava, hehe). Gravo somente o synth e guitarra, ambos em linha, e crio a bateria eletrônica pelo Fruity Loops.

    Enfim, gostaria que vocês me dessem algumas sugestões de softwares mais atuais ou mais adequados que possam incrementar a qualidade das gravações/criações, e também sugestões de melhoria no hardware de gravação, desde que tenham um bom custo/benefício para gravações amadoras.

    Já li bastante coisa pelo fórum mas confesso que fiquei perdido com a quantidade de opções e não tenho muito tempo disponível para experimentar tudo, então gostaria de um direcionamento para esse caso específico.

    Obrigado!

    Adler3x3
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem.

    Os softwares que você usava são bons.
    O Cubase é a melhor DAW para se trabalhar com midi.
    O FL é simplesmente a DAW mais vendida no mercado, ideal para produzir música puramente eletrônica.
    O Guitar pro já é mais uma ferramenta auxiliar para uso de violão e guitarra, mas também útil para produzir midi.
    Talvez o que necessite é uma atualização para as versões mais recentes dos programas.

    Para melhorar eu recomendaria a adição de um bom editor de partituras, sempre útil para aprender teoria musical, que sempre temos que nos aperfeiçoar.
    Você pode continuar de onde parou com certeza, não fica sem rumo não.
    Esta em boas mãos.
    Vá em frente tranquilo que dá para produzir tudo o que você quer.
    Não tem que ficar indeciso e inseguro.
    No passado você escolheu muito bem, e de certa forma as suas opções são plenamente viáveis hoje em dia.
    O caminho estabelecido no passado é seguro, não precisa redirecionar nada, somente pesquisar algo aqui e ali sem pressa, só com o intuito de aperfeiçoar mas não de desmanchar o que tem e fazer mudanças radicais.
    Não precisa mudar a sua base esta muito boa, qualquer adição ou substituição de DAW só vai criar dificuldades desnecessárias.

    O que pode fazer é experimentar outros softwares, DAWS como o Reaper e o Mixcraft por exemplo, e no caso da música puramente eletrônica o Ableton Live é uma outra boa opção.
    De uma forma normal e natural, sem ficar ansioso ou criar falsas expectativas.
    No geral as DAWS consagradas no mercado são parecidas, o que muda é a interface de acesso (gui), onde uma é mais especializada em certa parte, assim uma nova DAW deve ser vista como um complemento, mais uma ferramenta, que pode ter alguns pontos fortes, que sejam úteis aos seus projetos.
    Mas o que tem já esta muito bom.
    Outra melhoria significativa seria a aquisição de uma boa interface de áudio externa, que seja compatível com os seus softwares na versão mais atual.
    A compatibilidade é muito importante, vai depender se você vai fazer ou não a atualização dos programas, do computador, do sistema operacional por isto deixo de indicar, isto você vai ter que pesquisar sozinho, observando detalhadamente.
    Mas tem que pensar na evolução, num primeiro momento não vai mudar nada, só a adição da interface, mas tem que olhar lá na frente, quando vai mudar o computador e fazer o upgrade dos sistemas.
    E assim como você fez uma boa escolha no passado, agora vai ter que ter o mesmo cuidado.
    Os upgrades no caso do Cubase podem ficar mais caros, o mercado esta mudando esta surgindo a opção de aluguel mensal e anual.
    Não sei exatamente como esta no Cubase, o FL uma vez comprado tem direito a sempre atualizar para a nova versão sem custo adicional, este é o grande diferencial deste produto.
    De repente adquirir uma interface de áudio de última geração pode não ser a melhor opção, mas não pode pegar nem uma muito velha e quem sabe nem uma muito nova (no sentido de geração, claro vai comprar um produto novo), vai depender da compatibilidade, este é um problema que todos sofremos a cada upgrade, e as vezes a solução fica complicada, pois alguma incompatibilidade pode surgir e ser impossível equilibrar tudo novamente.
    Outro ponto que faz a diferença são os VSTS, seja de instrumentos virtuais (usar o teclado como controlador) ou de efeitos, isto é uma coisa que não tem fim, e sempre tem novos softwares surgindo a todo o momento, e isto envolve uma pesquisa onde o gosto pessoal é o que importa.
    E o seu setup já é acima da média, dá para fazer tudo o que você quer e ainda sobra.

    MatheusMX
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Adler3x3

    Muito obrigado pelas dicas!
    Bom saber que não estou muito desatualizado, rs.

    Vou dar uma olhada nessas outras DAWs que comentou, e estudar um pouco mais as que já usava.
    O progresso vem aos poucos, hehe.

    Abraço e bons sons!

    Adler3x3
    Veterano
    # out/15
    · votar


    MatheusMX

    É isto aí.
    Quando gravar novas músicas posta para ouvirmos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sugestões para criação de músicas eletrônicas e gravação