Qual é o melhor computador?

    Autor Mensagem
    Patu1928
    Veterano
    # mai/11


    Olá colegas. Gostaria primeiramente de explicar o porquê da criação de um novo tópico. Os tópicos relevantes que encontrei não são muito recentes (2008, 2009). Como a tecnologia da informática se renova a todo momento, gostaria de resolver minha dúvida considerando os equipamentos que temos disponíveis hoje no mercado. Encontrei um tópico recente, mas que se referia a um computador de 16 mil reais. Como não sou filho do Eike, precisei criar um novo tópico para resolver minha principal dúvida.

    Pois bem, em julho próximo estou indo para os EUA e gostaria de trazer uns equipamentos, em especial o computador. A minha intenção é ligar guitarras, microfones, violões entre outros na máquina, através de uma interface e ouvir o retorno IMEDIATAMENTE no programa que eu estiver utilizando. Isso é possível? É possível eu ligar um microfone, adicionar uma série de efeitos e ainda assim ouvir a minha voz perfeitamente, sem um milésimo de atraso? Isso é praticamente impossível no meu atual PC, que dá LAG inclusive para executar as músicas no Sonar. Tenho que exportar o áudio em WAV, executar no Media Player e daí acompanhar a gravação. Enfim quero um computador que não dê NADA de atraso, que eu possa gravar tudo e escutar tudo em um só programa (sem audacity, media player), que o metrônomo não toque sem ritmo e descompassado (isso é a perdição). Vocês sabem muito melhor do que eu da importância de gravar as músicas em um ritmo e tempo PERFEITO ao da música.
    Ok. Qual computador corresponderá à minha vontade? Mac ou PC, que processadores, velocidade de disco, RAM, etc.? Estive estudando a possibilidade de comprar um iMac, com estas configurações. Veja:
    iMac com Processador Intel Core i3 / 4GB / 500GB / Tela 21.5" / DVD-RW / Câmera I-Sight / ATI Radeon HD 4670 com 256MB / Sistema Operacional Mac OS X Snow Leopard - Apple - MC508BZA
    Este aí agüenta a bronca que preciso? É melhor que um PC com as mesmas configurações, ou até mesmo melhor? É preciso um pouco mais, como este?
    -> iMac Apple com Processador Intel Core i5, 4GB de memória, 500GB de HD, Tela 21.5", Câmera, AMD Radeon HD 6750M com 512MB, Sistema Operacional Mac OS X Snow Leopard - Apple - MC309BZA. Tem a principal diferença no processador.
    Lembrem-se meus caros: não sou filho do Eike, sei que o melhor é o mais caro. Eu quero saber o que é a melhor coisa que eu consigo com um baixo custo (estourando TUDO da minha verba eu TALVEZ consiga este aí em cima). Ou seja: um Macbook mais simples também dá conta do recado? Um outro notebook – PC ?
    Conto com a ajuda de vocês! Tem muita gente bacana aqui, ajudando as pessoas!
    Fora o computador, com certeza comprarei um microfone SHURE SM57 ou SM58, interface (como a M-Audio PRO), Pop Filters, Softwares como Sonar, Reason e Pro Tools. É por aí mesmo que eu começo moçada?

    Um grande abraço!!!!

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Patu1928
    Eu não compraria nem Core i3, nem Core i5.

    Acho legal este notebook:

    Sony Vaio modelo: F115
    Core i7 2.80 GHz; 6 GB Memória RAM; HD 500GB; 1 GB Vídeo; Monitor de 16,4" Widescreen Full HD (1920x1080); Gravador de DVD com Blu Ray player; ...

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Patu1928
    Pelo que você mencionou o que você quer fazer, o Mac com Core i3 faz.
    BTW o Core i3 não é muito diferente do 'antigo' Core2 Duo em termos de autonomia, ou seja, o macbook pro novo com Core i3 é a mesma coisa que o macbook antigo, em termos de 'processos por clock'.

    eu tenho o macbook pro 13 antigo e gravo audio nele. Funciona a contento. Mas também, eu uso SSD 128GB e 8GB de memória.

    Eu compraria ele, compraria um SSD de 256GB e colocaria 8GB de memória. Assim você terá um note com autonomia de sobra e rápido. Compraria um HD externo firewire para guardar os arquivos fora do note. Mas não se esqueça da interface. Tem bastante interface interessante no mercado - na faixa de preço da M-Audio FTP.

    Em relação ao software, ou você usa Pro Tools, ou você usa o Logic. Nem compre os outros. Compre plugins, se for o caso. Eu uso o Logic, com os plugins do Logic e um ou outro plugin que comprei por fora, como o Toontrack EZ Equalizer.

    Se for pra barganhar, traga a Presonus 1Box, que custa 249USD e já vem com interface de 2 canais USB, microfone condenser, fone de ouvido, cabos e software DAW da Presonus.

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    meu caro...

    independentemente do sistema que você vá usar...a latência existe...
    não há latência zero absoluta...simplesmente não existe isso...
    leia esse artigo e entenda o porque:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/172887/

    T-Rodman lhe deu uma boa sugestão sobre equips. tá de boa.

    no mais...um abraço e boa sorte nas compras ^^

    Patu1928
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    T-Rodman Então você acha que o MAC é um computador mais rápido e mais adequado para gravações?

    AndrewMcPherson

    entendi! Muito bom o tópico que vc me indicou. O que eu quero mais é que eu não tenha problemas com performances! Na guitarra, eu posso talvez desviar esse problema da latência deixando ela seca, ou desviando uma saída de áudio diretamente para outro lugar, como um fone... no vocal, sem problema algum, não preciso ouvir minha voz. A minha preocupação era mais com a guitarra mesmo... mas pelo visto, consigo gravar muito de boa.

    Quanto a teclados MIDI, digo mais: sempre preferi escrever partituras, portanto, sem problemas neste sentido...

    overlappingcircles
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Patu1928
    a grande maioria dos computadores hoje em dia fazem o trabalho que vc quer. Aparentemente o seu grande problema e a latencia. no seu computador atual vc instalou o driver asio4all (estou presumindo que vc nao tem interface ainda)?

    Patu1928
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    overlappingcircles

    Não tenho a interface... tenho um microfone Behringer C1-U USB com interface embutida

    overlappingcircles
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    as dicas do T-Rodman continuam sendo validas pra vc dar um upgrade bom no seu set up, mas com o que vc ja tem consegue eliminar a latencia (nao totalmente, mas o suficiente pra que fique imperceptivel aos seus ouvidos) baixando e instalando o driver ASIO4ALL daqui:
    http://www.asio4all.com/
    depois da instalacao feita vai nas opcoes de audio da tua DAW (sonar, reaper, etc) e seleciona o driver asio4all como teu driver de som.

    Este driver e uma versao generica dos drivers utilizados para as interfaces.

    -King
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Patu1928
    Pode pegar o Macbook Pro 13 mesmo que ele aguenta, daí junto com ele você pega uma interface de áudio.

    Só complementando o que o T-Rodman disse, SSD é muito bom sim, só que é extremamente caro, e também não serve para guardar os arquivos (servir até serve né, só que não é um uso muito comum), então o certo seria ter um HD externo para os arquivos e o SSD só para SO e programas, porém como disse antes, ele é caro, o que mudará é o tempo de carregamento do programa, falando a grosso modo.

    Quanto a memória, 8GB é muito, não é necessário, 4GB da conta do recado, mas se você quiser os oito....

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    Patu1928
    Não sei se é o mais adequado, mas é o que eu uso.
    Eu tenho um monte de PCs e notes em casa - e uso o macbook Pro 13" só para edição de música, no Logic.
    Hardware por hardware, eu tenho até quad Xeon em casa com 16GB de memória, mas eu uso em joguinho. SSD eu uso no mac, para o 'boot instantâneo'. E deixo os programas no mac, trabalhando com o HD externo firewire (eu enfatizo o tipo de drive externo pra salientar que drive externo USB só serve para guardar arquivo, não para manipular e editar música e vídeo).

    Se vai nos EUA, saiba que tem o Alienware 11x com Core i7 e 8GB por 999USD em lojas. Em termos de hardware PC, é um note pequeno e parrudo. Mas por praticidade, eu estabeleci que o macbook é meu PC de edição, e só faço isso nele. Com o tempo, talvez você vai notar que é um saco configurar um PC só para música. Nessas horas, se você precisar de trocar o HD, ou de fazer um upgrade, macs são mais amigáves para o upgrade do que os PCs. Se tivesse de instalar tudo do zero as coisas no mac, eu não saberia como começar, enquanto no PC principal de casa, eu sei que tá lento a instalação, mas eu não tenho mais coragem de reinstalar 300GB de programa e jogo.

    O que mais, hum, vamos ver. Eu talvez tenha começado com o pé errado em produção musical no PC. Audacity e depois Cubase. Apanhei muito neles. Daí comprei o macbook, e só de brincar com o Garageband, era tudo muito amigável e intuitivo. Daí a evolução dele é o Logic Pro. Foi fácil se adaptar também, isso de início, porque tem coisa que eu ainda não sei fazer até hoje.
    Há quem vai falar de estabilidade frente ao PC, etc e tal, mas eu não citaria isso, porque eu uso PC com hardware de qualidade e não tenho dores de cabeça com eles. Mas é complicado ficar juntanto tudo em um PC, porque basta um virus por email entrar no PC que até você descobrir o que está causando desastres na sua captura, você já deveras ter xingado muito seu PC.

    -King
    a consideração do SSD eu diria que é oportuna quando se faz uma viagem para os EUA. Comprar por aqui é meio loucura - se bem que apareceu uma marca decentemente com HDs a preços interessantes. Os meus SSDs ou eu comprei em promoção ou em amigos que compram diretamente de distribuidores, ou alguém que foi pra fora. Comprar em loja comum SSD por aqui, realmente, é quase impossível. Mas a experiência é outra, com certeza.
    No mac, eu começei com SSD de 40GB. No mês seguinte já estava com um de 80GB. Passaram-se 6 meses, eu coloquei 128GB e estou com essa quantia até hoje. 128GB é a faixa de custo-benefício que se tem hoje à disposição no BR. Mais do que isso, só EUA mesmo.
    HD externo firewire, eu uso 1TB só para edição musical, e até o momento, não senti necessidade de apagar nada dele.

    -King
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    T-Rodman
    Sim, com certeza, no meu PC eu uso 2x Crucial C300 de 256GB em Raid 0, porém eu comprei eles no ebay, nunca compraria isso aqui.

    Patu1928
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Entendi...

    Muito boas ponderações.


    T-Rodman
    O lance do HD externo. É possível eu salvar os arquivos de áudio necessários no HD externo, e o programa (Pro Tools, por exemplo) vai carregar via USB tranquilamente? E o próprio programa, aí é no HD do computador mesmo né?

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    novamente, é possível isso em HD externo Firewire. Em HD USB só é possível armazenamento simples. Trabalhar com HD USB dá muito erro em edição musical ou de vídeo.

    Vai o boot no SSD pra você ver:
    http://qik.com/video/40478883
    A música que carreguei está no meu HD Firewire Iomega, que está abaixo da interface, no começo do vídeo, com um led branco.

    amplexos

    T.

    MMI
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    T-Rodman

    Peguei um MacBook Pro para uns projetos, estava precisando de uns palpites de quem conhece melhor... Pode ser?

    Vi que você prefere o Logic Pro. Sei lá, instalei uma vez nem mexi direito, mas não me empolguei muito. Esse é "o cara" mesmo? Que mais você tem usado nele?

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    Não saberia te dizer isso MMI.
    Há quem diga que o Logic era melhor nas versões anteriores, e hoje em dia está 'complicado'.
    Há quem prefere a simplicidade imutável do Pro Tools.
    Há ainda quem goste de usar Pro Tools no Mac.

    Eu, vamos ver... usava audacity no PC - e não conseguia deixar nada a meu gosto. Usava uma Fast Trak1.
    Daí eu troquei para a Audiobox USB. Veio o CuBase. Daí eu 'descobri' que existe a tal de DAW.
    Mas eu apanhava com ele.
    Resolvi comprar o macbook.
    Com o macbook, a idéia era começar a brincar com o Garageband, que era tudo 'muito intuitivo'.

    - o que posso falar é isso: no meu caso, o garageband foi a porta de entrada ao universo das DAW's. Eu também havia comprado o Ableton Live 8, e até hoje não sei mexer direito nele. Ainda tenho o Reaper e tudo mais - mas o Logic eu acho fácil.

    Agora falar que ele é melhor que Pro Tools, Cubase, Live, Reaper - eu não sei - justamente porque eu acho que ainda não mexo em 10% do que ele é capaz de me dar. Exceto o Pro Tools, eu tenho todos os outros programas, originais, às vezes a versão LE (Cubase4 e Studio Artist), às vezes, a completa (Reaper, Live) - mas estão todos desinstalados hoje em dia, exceto o Reaper, que fica instalado nos notebooks.

    Fora dele, eu uso só VSTs de guitarra (às vezes), e o EZmix da Toontrack, que eu acabei comprando depois de ter lido sobre ele na SoS.

    O que eu não faço direito?
    - é sempre fazer as coisas correndo. A maioria das minhas gravações, até hoje eu não gastei mais de 3h com cada música, isso gravando, editando, mixando e finalizando (nem daria pra chamar de master, rs). E nesse processo, cada vez eu vou tentando colocar alguma coisinha a mais.

    Não li manual de nada até hoje. Então sob esses parâmetros é que eu falo que o Logic é o melhor pra mim.

    Se você não 'casou' com nenhuma DAW até hoje, comece a brincar com o garageband. Se achar ele intuitivo, os recursos que o garageband não tem, o Logic tem. O GB foi bem fácil de aprender a mexer. O Logic segue a mesma linha. Então a dica é brincar de GB pra ver se você vai gostar do Logic.

    amplexos

    T.

    MMI
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    T-Rodman

    Então... Eu também tenho alguns originais, como Pro Tools LE, Cubase, Live... A questão é meter no Mac, sei lá qual usar. Para te dizer a verdade, acho todos complicados! hahahahaha

    O Garage Band de fato é bem legal, mas funciona meio como um "brinquedo", falta nele algumas características e funcionalidades de programas mais completos. Tirando o Reaper, eles são grandões e não queria entupir o Mac com um monte de DAW. Minha intenção seria ter um ou no máximo dois, que lidasse bem com MIDI também, para algumas coisinhas fora do estúdio. Mais "retoques", detalhes e talvez mexer em efeitos e mixagens, mexer numas baterias com um EZ Drummer da vida, VSTs da vida e sintetizadores. Meio um "porta-studio", sacou? Mas to no maior dilema aqui...

    Abraço!

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    MMI
    Lendo esses seus desejos, o que me vem à cabeça é o Logic.
    Se já brincou no GB, realmente, é bem parecido, e tem esses recursos que você quer.
    Talvez seja ele mesmo o indicado a quem não quer fazer um curso de 5 anos pra aprender a mexer, como falam que é no PT e no CB, rs.

    amplexos

    T.

    MMI
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: MMI
    · votar


    T-Rodman

    Sacaneou! Não estava afim de comprar o Logic, mas pelo jeito... rs

    Valeu! Abraço.

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Cara, veja as diferenças entre o express e o pro.
    Talvez o express já te dê tudo o que você precisa:
    http://support.apple.com/kb/HT4229

    - principalmente se você utilizar equalizadores de terceiros, como eu uso o Toontrack EZmix.

    MMI
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    T-Rodman

    Valeu, nem sabia do express. Já estou com o Pro. Agora estou no "curso"de Logic. Esse programa foi por sua conta...

    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual é o melhor computador?