Sequência no Home Estúdio (Depois do Mac e da Presonus)

    Autor Mensagem
    Lucas Bloom
    Veterano
    # mar/11


    Pessoal, estou começando a montar um Home Esúdio. Já adquiri um MacBook Pro e uma PRESONUS Firestudio Project. Gostaria de saber qual seria um próximo investimento eficaz para tirar o máximo de proveito desses equipamentos, entre as seguintes opções:

    1.) Cabos de Boa Qualidade (Qual marca?)
    2.) Pré Valvulado Firetube
    3.) Monitores de Aúdio (Qual marca)
    3.1) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -preto-_JM
    esse é uma boa escolha?
    4.) Quais fones de ouvido posso comprar?
    5.) Microfones (Shure?)
    Obs: ainda não gravo bateria, só voz e instrumento.

    E é isso. Qualquer outra sugestão. Estou investindo aos poucos, na faixa de R$ 1.000,00 por mês. Comprei a Firestudio Project mês passado. E nos últimos 5 meses ainda estava pagando o MacBook Pro. Então creio que o próximo passo esteja em cabos (quais tipos? P10/P10, Cabos Cannon)? Micorfones (Shure para instrumento e vocal?) E monitores de Audio (fones? caixas?)
    Bom, é isso!

    E mais uma coisa:

    6.) Software? (Até onde consigo ir com o GarageBand?) Devo investir uns R$ 1.000 no Logig Studio da Apple?

    Obrigado a todos.

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Eu creio que a versão do garageband que veio em seu mac é nova? - porque a nova versão falam que está muito melhor.

    Eu usei o Garageband antigo por um tempinho e depois fui pro Logic full. De um lado parece caro (bem, R$ 160 por 10 meses na applestore) - mas de outro, ele simplesmente faz tudo o que você já fazia no garageband e muito mais. Tem o Logic Express, que eu não saberia dizer o que ele tem a menos, mas custa algo em torno de R$ 650. Se o pacotão estiver caro demais, talvez o 'pacotinho' seja interessante. Pelo menos, o Logic é bem completo e na maioria das vezes não necessita de VST de terceiros. Eu mexo com o Logic há 1 ano, tenho praticamente o mesmo set que você, e ainda tem muita coisa a se aprender com ele. Exceto pelo Guitar Rig, creio que eu não tenho nada em termos de VST instalado no mac, a não ser o Logic.

    - se você tiver um microfone, um cabo pra ligar seu instrumento e um fone de ouvido que seja pra 'brincar', a primeira coisa que você deveria providenciar é o software.

    Como seu investimento é fixo e mensal como o meu, eu iria te sugerir a aquisição de equipamento pelo e-bay. Assim você gasta pouco a pouco, e tem um produto novo chegando na sua casa todo mês - sem gastar horrores, porque no Brasil, as coisas custam de 2 a 3x mais do que lá fora. Além do ebay, temos hoje em dia a www.guitarcenter.com e a www.wwbw.com que vendem coisas com frete incluso. Tem uns packs interessantes de caixas de som pra você, exemplo:
    http://www.guitarcenter.com/Musician-s-Gear-RP5-992-993-Studio-Package -600658-i1388171.gc
    - pra você, isso é 2 meses de investimento, com impostos e frete inclusos, e você já teria 2 pedestais, 1 par de monitores da KRK e 2 condensers de entrada da MXL. Talvez a maior indicação pra você seria esse pack.
    Além do mais, em algo em torno de 10 dias, o produto já chega em sua casa, certinho, pela DHL. Qualquer coisa, procure o tópico gigantesco da guitarcenter aqui no FCC que lá tem todas as informações.

    Sobre cabos, com o tempo são muitos os cabos que iremos utilizar. Contando com sua interface, por exemplo, vamos usar no mínimo algo em torno de 10 cabos. Nas minhas contas, eu ainda não vi necessidade de se gastar em cabos 'premium'. Eu optei por marcas como Sparflex e a linha Ninja da Santo Angelo e não tenho o que reclamar deles.

    Sobre microfones, mesmo considerando a compra do kit que indiquei acima, vamos lá:
    - Microfones dinâmicos: o 'clássico' SM57 para gravar o amp ou violões. o SM58 para voz (nem é tão necessário assim ele, já que você pode gravar com os condensers - a não ser que esteja enfrentando muito barulho em seu ambiente de gravação).
    - Condensers: considerando o 'kit inicial', se quiser subir 'devagarinho', o próximo passo seria o Audio Tecnica AT2020, depois talvez um AKG C2000, depois talvez um condenser de mão (eu tenho um AKG C20 - e ainda não cheguei no C2000), chegando por fim a um Neumann ou Telefunken. Os citados são talvez os melhores em cada faixa de preço, mas existem outras opções que podem ser consideradas ao longo do tempo. Vai ter de acabar testando eles um a um, porque o que pode ser bom para sua voz, talvez não funcione com a minha assim dizendo, tanto que cheguei a comprar quase todos os condensers de entrada (MXL 990, Berhinger B1, Superlux, etc) - e só fui gostar do AT2020.

    Sobre fones de ouvido, o que o pessoal mais indica por aqui é o AKG K99 e os Senheiser. O bom sempre é do fone ter som 'flat' e ter bem fechado para não vazar o audio - principalmente quando você estiver gravando com condenser.

    Sobre prés, hum, foi um dos primeiros que comprei, um Presonus Tube Blue, de 2 canais. Depois comprei um baratinho de 2 canais da Behringer. Falar a verdade, hoje em dia eu acho desnecessário, porque eles nem fazem nada a mais. O negócio é ter um pré bom, quando tiver cacife para tal, tipo um Avalon. O resto, na maioria das vezes é engodo. Se for para comprar, com o tempo arranje um Meteoro Doctor Drive (pra guitarra, que é cópia de um Mesa Boogie V-Twin) e um Eletro Harmonix Voice Box, que é pra você brincar com os vocais.

    Se seguir como eu, não vai demorar muito pra chegar nesse estágio aqui, rs, que é minha mesa hoje:
    http://www.facebook.com/photo.php?pid=5969664&l=bccd3dd86a&id=62551341 3

    - pra você ter idéia, até a mesa veio lá da GC, por menos de R$ 500:
    http://www.guitarcenter.com/Studio-RTA-Mix-Station-102538410-i1152462. gc

    Depois ainda tem upgrades no seu mac, como memória, HD de 7200 RPM, HD firewire externo, teclado externo MIDI, bateria externa ou por pads como o Korg Nanokey ou a bateria mesmo como o Roland HD-1.

    Daí, certeza que vai chegar a GAS em cima de novas guitarras, etc, etc, etc...

    Em tese, na curiosidade, eu já comprei muita coisa que hoje em dia tá engavetada. Bem, como a gente tem pouca condição de testar as coisas por aqui, foi o jeito que arranjei - de comprar tudo lá fora.

    Bem, é mais ou menos isso que eu posso dizer no momento. Qualquer coisa, é só gritar.

    amplexos

    T.

    Lucas Bloom
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Parabéns T-rodman! Vlw mesmo, estou indo. Foi o Macbook, depois a presonus (muito boa placa), hoje comprei um Shure Sm58 (me surpreendi, nunca tinha escutado. Excelente!) e um Fone de retorno da behringer HPS 3000. Ainda estou aprendendo a mexer na Placa e no Garage Band, e vou ficar assim por mais uns meses. Bom, pelo menos até mês que vem! hehehe!

    abração! vou postando novidades! Valew mesmo as dicas!!!

    Minow
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Lucas Bloom
    O que você pretende fazer nesse home?
    Gravar? Mixar? Os dois?
    Gravar o que?
    Etc.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sequência no Home Estúdio (Depois do Mac e da Presonus)