Home estúdio, o que vem depois do essencial?

    Autor Mensagem
    donagilda
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: donagilda


    Abri esse tópico para receber informações do pessoal mais envolvido no assunto profissionalmente, mas acredito que deva ajudar não só a mim mas outros colegas do FCC.

    Enfim como o titulo diz, o que vem depois do essencial?

    Acredito que já possuo o essencial para um home estúdio, mas agora quero ir um pouco mais além e as escolhas começam a ficar mais difíceis sobre o que é importante e o que é dispensável.

    O que eu disponho hoje:

    PC 2.1 Ghz
    4Gb ram ddr2 800mhz
    SSD 120Gb system
    4 hds 7200rpm dados 250 e 500Gb
    video off board 512 Mb
    monitor 19"

    Interface Focusrite 18i6
    Monitores near 6"
    Controlador axion 61
    Shure sm58lc
    CAD GXL2200 + pop filter
    1 fone AKG k416
    1 fone Sony MDR-XD100
    varios cabos p10 e xlr
    2 pedestais

    sala unica 4x4
    tratamento básico com espuma em pontos estratégicos
    não possui isolamento pois não tenho vizinhos

    algumas coisas que tenho em mente:

    Melhorar a sala, criar 2 ambientes
    Melhorar PC hardware/monitor
    Condicionador de energia
    Subwoofer ativo para musicas eletrônicas que as vezes aparece
    Outros microfones
    Etc.

    Não se apeguem sobre quanto tenho de dinheiro pra investir e sim no que é importante investir.

    Já agradeço aos amigos antecipadamente.

    Slash_1989
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Home estúdio, o que vem depois do essencial?

    Prática! Todo mundo se esquece de aprimorar isso!

    MMI
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    donagilda

    Com certeza, o fator humano é fundamental. O estudo e a prática é o mais importante, já que muitas ferramentas estão disponíveis.

    Em homestudio e até mesmo em estúdio, o primordial e que ás vezes falha em condições caseiras ou não ideias é a captação. A acústica de um ambiente não tratado ou mal tratado atrapalha. Isso já merece uma atenção e talvez um investimento. E atrapalha tanto que interfere na sua referência, na monitoração. Talvez aí seja um ponto que mereça investimento - confiar no que se ouve ter um parâmetro, um padrão bem fiel e confiável é importante.

    Esses são pontos críticos, nesta ordem mesmo: conhecimento, acústica/captação e monitoração. Talvez você esteja pensando mais em equipamentos outros, mas daí precisaríamos saber o que você grava e para que grava. Vale lembrar que seja o que for, do mais simples e barato indo para o mais sofisticado e caro, há uma diferença brutal de valores e eficiência, mas que todo o conjunto precisa acompanhar. Só para exemplificar, a monitoração pode ser com monitores simples e baratos (para resultados limitados) até um super monitor Hot House custam de 10 a 100 mil dólares lá nos EUA... O céu é o limite! kkkkk

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/14
    · votar


    donagilda

    Fora o que Slash_1989 e MMI, já salientaram, existe uma coisa que quase ninguém se preocupa e muitas vezes irá ter problemas crônicos quando já esta na fase "pós essencial".

    Portanto é "Pré essencial".........a rede elétrica!!

    Se você já cuidou disso, desconsidere. Se não cuidou, faça uma rede de distribuição, com disjuntores adequados e bem distribuídos, fiação e tomadas dentro das normas e de qualidade e um aterramento de verdade!

    Toda esta rede, dentro desta sala 4x4 pode ser feito com eletrodutos externos (não precisa quebrar paredes) com um quadro único e exclusivo para ela.

    Acredite, fará muita diferença, e quanto mais aparelhos você ligar, mais necessário se tornará.

    donagilda
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: donagilda
    · votar


    MMI
    O céu é o limite!

    Claro, é verdade, mas eu apenas quero ter um bom home estúdio, veja não é meu trabalho principal, na verdade é quase um hobby, mas não estou numa grande metrópole cheia de concorrentes embora tenham algumas boas salas na região, mas mesmo não divulgando muito esta aparecendo trabalho, e tenho notado que a maioria das pessoas que buscam gravar algum trabalho ao invés de usar o ouvido usam os olhos pra escolher e até indicar um estúdio, então já faz um tempo que venho pensando em melhorar o ambiente, não só pelo fato da captação como você citou mas porque isso tem impacto positivo também no visual.

    mas daí precisaríamos saber o que você grava e para que grava

    São trabalhos humildes pra pessoas humildes, playbacks, demos e vinhetas até funk, e nunca gravei uma bateria acústica pra valer porque não tenho condições de fazer direito, bandas de forro e sertanejo que não tem músicos com condições de gravar certos instrumentos e ai é feito em midi ou indicado gavar partes em outro estúdio, basicamente é isso.

    Lelo Mig

    com certeza nisso preciso mexer porque é uma instalação antiga que não foi feita pra isso.

    JJJ
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Bom, o pessoal já focou várias coisas (principalmente o fator humano - o mais importante).

    Vou falar da sua configuração de PC...

    PC 2.1 Ghz
    4Gb ram ddr2 800mhz
    SSD 120Gb system
    4 hds 7200rpm dados 250 e 500Gb
    video off board 512 Mb
    monitor 19"


    Você consegue uma placa-mãe nova por um preço muito razoável, onde poderá colocar um processador mais moderno, com mais clock, mais memória RAM (no mínimo duplicar isso aí). E um monitor maior ajuda pra cacete (pelo menos, no meu caso, 19" é pouco).

    Iversonfr
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    donagilda

    Concordo com todo mundo aí em cima, mas já que voce quer alguma sugestão rápida, a minha é essa:
    1) Aterramento e um Nobreak
    2) Coloca 8 ou 16gb de ram no teu pc
    3) Não conheço o seu mas já que voce quer aprimorar, melhore seu condenser e compre um de diafragma pequeno pra gravar instrumentos tipo violão com 2 mics.

    donagilda
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Pelo que colocaram até agora classifico:

    0° Fator humano, tenho um pouco de conhecimento mas pouca experiencia

    1° Sala, desde elétrica até acústica cabeamento e acabamento

    2° PC/MAC uma maquina confiável é necessário

    Iversonfr aqui cabe sua ideia do microfone, porém um par de capsula pequena eu consigo emprestar quando preciso, mas gostaria mesmo de um figura 8 para pra fazer uma captação (MS), mas a sala precisa vir na frente.

    MMI
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    donagilda

    Acho que você conseguiu uma boa lista de prioridades. Só uns "pitacos"...

    Se for mexer na elétrica, lembre de ter um bom (bom não, excelente, porque não é caro) aterramento. Dá até para tratar um pouco as interferências se for problema aí.

    Computador: capacidade é lógico que é importante. Mas em estúdio importa dele ser silencioso também. Uma boa opção? Mac Mini.

    Mic em 8, já que você não precisa de condenser pequeno? Se você tiver um bom pré, pense num ribbon, mas cuidado que é delicado.

    donagilda
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Depois de uma boa rede elétrica (interna) porque externa só por Deus, esses condicionadores de energia ajudam? eu já vi muito em PA os Furman mas no site fala muito sobre filtragem, não sei se segura uma oscilação da rede.
    http://www.furmansound.com/

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/14
    · votar


    donagilda

    Cara, não há necessidade de gastar com este tipo de equipamento, um Furman P 1400 custa 1.200 Euros!!. São caros demais e não prioritários num "home studio".

    Faça uma boa rede elétrica, conforme falei acima (se precisar de uma descrição de como fazer é só pedir). E economize para comprar um bom No Break, que também não é barato, para o PC e demais equipos sensíveis.

    Equipo pesado (amplis, caixas ativas, etc., aguentam sem problemas numa rede elétrica bem instalada e devidamente aterrada).

    donagilda
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Lelo Mig
    (se precisar de uma descrição de como fazer é só pedir)

    Gostaria muito, se puder descrever como fazer vai ajudar, não quero queimar dinheiro em coisa errada.

    gbmeioponto
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    donagilda

    Fala amigo!

    Primeiramente, falarei sobre o condicionador de energia. Além de proteger seus equipamentos, ele filtra a energia eliminando quase todo o ruído da rede elétrica.

    Recentemente adquiri um Furman PL-8C, que me custou uns 160 dólares, e fez total diferença no meu rack. Meus monitores apresentam nitidamente menos ruído (ainda não medi exatamente), e me sinto mais seguro.

    Quanto ao PC, podemos fazer um upgrade para uma placa mãe com socket de memória DDR3, e colocar mais memória. Mínimo 8gb. Quantos núcleos tem o processador? Se for menos que um quad-core podemos melhorar isso também.

    Agora, a maior prioridade que sinto em melhorar, seria na acústica. Você tem um problema sério em 42,5Hz e nos seus harmônicos. Seria legal você fazer um cálculo para redimensionar, colocando uma parede de drywall para reduzir em alguns centímetros um dos lados da sala.

    Outra coisa, qual é a sua monitoração? Dependendo da resposta, essa seria minha segunda prioridade de upgrade.

    Abraços!!

    donagilda
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    gbmeioponto
    Recentemente adquiri um Furman PL-8C, que me custou uns 160 dólares, e fez total diferença no meu rack. Meus monitores apresentam nitidamente menos ruído (ainda não medi exatamente), e me sinto mais seguro.

    Legal, olha não tenho muito problema com ruido no monitor principalmente depois de usar cabos balanceados, mas hoje tudo esta ligado direto no AC sem estabilizador no-break nada.


    Quanto ao PC, podemos fazer um upgrade para uma placa mãe com socket de memória DDR3, e colocar mais memória. Mínimo 8gb. Quantos núcleos tem o processador? Se for menos que um quad-core podemos melhorar isso também.

    meu processador tem 3 núcleos e consigo subir para 6, mas o problema continua sendo a memoria esta difícil achar ddr2 de 4gb e o preço não ajuda. então estou vendo a possibilidade de trocar o kit todo.

    Agora, a maior prioridade que sinto em melhorar, seria na acústica. Você tem um problema sério em 42,5Hz e nos seus harmônicos. Seria legal você fazer um cálculo para redimensionar, colocando uma parede de drywall para reduzir em alguns centímetros um dos lados da sala

    minha intenção era dividir a sala, gravação e mix, mas não sei qual medida deixar para cada lado.

    Outra coisa, qual é a sua monitoração? Dependendo da resposta, essa seria minha segunda prioridade de upgrade.

    Monitores ESI near6, quando comprei comparei com o Rockit6, HS50, gostei do HS50 e do ESI e acabei escolhendo o ESI e foi um pouco mais barato.

    BruMarcondes
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Bom, pessoal, alterno minha vida artística entre MPB, Sertanejo das antigas, flashs backs, essas coisas mais lights, até um rock n roll lotado de graves, agudos, rasgados e tudo que tiver direito, pendendo bem mais pro segundo... E to querendo montar um canal no youtube pra divulgar meu trabalho... Acontece que não tenho a mínima noção de como fazê-lo. Tudo bem, você pensa, ah, seu preguiçoso, vai estudar sobre isso... Eu dei uma pesquisada aqui no fórum, mas a maioria dos tópicos que vi estão desatualizados, e os equipamentos recomendados, por exemplo, já estão fora de venda comercial no BR.

    E também... basicamente, tudo o que leio, eu entendo meio que grego... Talvez seja a dislexia, talvez a falta total de conhecimento no assunto, não sei.

    Gostaria de saber em média quanto, e o que eu vou precisar, e quais os equipamentos que devo comprar, para montar um estudiozinho no meu quarto capaz de gravar videos no youtube numa qualidade próxima a desse cara aqui, que escolhi mostrar por achar ótima a qualidade dos vídeos, e por temos em comum o fato de passearmos entre graves e agudos:

    http://www.youtube.com/watch?v=1tSu6K1F1k0&list=UUtXuWXsd7TYXwX2ZNLXfo jg

    Eu vou querer gravar vídeos exatamente do mesmo jeito, câmera me filmando cantando, como no caso dele, e o som de fundo, que aliás, acho que ele usa Mid né? Não sei bem como ele trabalha, por sei totalmente leigo com isso. Sei, sim, que quero seguir exatamente essa linha pros meus videos, com qualidade semelhante.

    Mas também, vou acabar gravando uns vídeos com voz e violão, ou voz e teclado.

    A única coisa que sei que vou precisar, é um computador... E tenho um ótimo, meu pc é um i7 4970k, com placa mãe asus z97 plus, e 8gb (4 pentes de 2gb) de ram kingston hyperx t1 de alto desempenho (2250mhz), minha placa de vídeo também é forte é uma gtx 970 (4gb, 256 bits) e tenho dois ssd's de 120gb pro sistema e 3 hd's de tb que uso pros trampos em 3d, acho que precisarei de mais um hd só pra parte da música, certo?Ademais, sei que minha fonte é forte, tem 860w full modular, com pfc ativo e 80 plus platinum

    Entretanto, não disponho de grana pra montar um studio de ponta, gastei muito com o pc por causa do trabalho... Queria o mais perto da qualidade desse cara, dentro, claro, das minhas limitações... 5 mil é o meu limite máximo pra montar um setzinho desse em casa, porque ainda terei que comprar uma câmera boa... Lembrando que quanto mais eu puder economizar, melhor, já que vou comprar parcelado e já to endividado com o pc. huahuahua

    Mateus Carvalho
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Amigo um vrm box da focusrite ajuda muito, ele emula os studio professional e faz vc ter um som mais profissional custa entorno de R$400 pode compra q voce vai sentir diferença. flw
    https://www.youtube.com/watch?v=inL6LPoNXGg

    kazu keyboard
    Veterano
    # out/14 · Editado por: kazu keyboard
    · votar


    donagilda
    olhe nessa foto abaixo, é um quarto vizinho ao meu que estava vago, acustica dele na minha opniao esta quase excelente no meu ponto de vista para eu trabalhar, ainda sobra umas frequencias, mas como pode ver nao tem espumas (só dois pedacinhos), vou colar placas de OSD, seu custo é baixo e elas respondem bem na acustica, repare em algumas fotos se for procurar que o pessoal usa bastante e chega ser melhor que a espuma, a ja nela que tinha para o corredor do quintal preenchi com lã de rocha e apliquei uma placa de mdf com uma camada de plastico bolha para vedar e nao ocorrer passagem de umidade, o visual ta simples mas caprichado, nao coloquei o aquario que tantos dizem ser importante, entao coloquei uma web cam. Vai um video tambem de uma captçao de acordeon que fiz, a unica equalizaçao que fiz foi cortar os subgraves, do resto a sanfona esta no orinigal da captaçao...

    video

    foto

    Filippo14
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Lelo Mig
    MMI


    Queria lembrar que esse lance de aterramento é fundamental! Estou com um equipo ótimo, com um espaço para tocar melhor ainda, tratado e tudo mais, mas o FDP do eletricista fez só asneira e sai interferência de todos os lugares e se ligar qualquer pedal o amp parece que tem um motor Leslie.

    Essa parte é importantíssima, tenho que arrumar o mais rápido possível.

    Abração

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Filippo14
    o amp parece que tem um motor Leslie

    No mau sentido espero.

    -Dan
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Enfim como o titulo diz, o que vem depois do essencial?

    Músicas e boas gravações ;)

    Filippo14
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Ismah
    Sim, por isso que eu mencionei só o motor mesmo ahahahha.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Home estúdio, o que vem depois do essencial?