Home Studio subterrâneo

Autor Mensagem
Rick Santos
Veterano
# fev/11 · Editado por: Rick Santos
· votar


gwallner

valeu pela dica

Osvaldojr
Veterano
# fev/11
· votar


Iversonfr
Cara, não entendo de acústica, mas por exemplo... acompanha esse "sanduíche": Revestimento interno>Laje maciça 15cm>30cm de terra, será que passa alguma coisa nisso? terra absorve demais... concordo que a entrada deverá ser muito bem vedada, mas quanto ao resto acho que num passa nada não hein...


Só 1 laje nao adianta, ela pode ter meio metro de laje que vai vazar, esta laje vai funcionar como uma membrana de alto-falante...
Tem que ter no minimo 2 lajes com espaço entre elas, minimo que seja, pois a laje de fora vai interromper a vibração causada pelo som direto na primeira laje!
Agora veja bem o detale, as duas lajes devem estar apoiadas em paredes diferentes, se não a vibração passará da parede pras lajes do mesmo jeito....
Resumindo, 2 paredes e 2 lajes "descoladas" uma das outras.

Iversonfr
Veterano
# fev/11
· votar


Osvaldojr

Mas em questão de praticidade e de economia, a construção de 2 lajes com caixão perdido entre elas, apoiadas em 2 estruturas diferentes é algo que encareceria absurdamente a obra. Vamos la: se por acaso fizer 1 laje, jatear com lã de vidro e colocar um forro falso de gesso espesso será que funciona? quanto ao passar a vibração pelas paredes, tudo bem que deve realmente passar alguma coisa, mas a parede ja estará tambem revestida tanto com reboco quanto espuma, isso não seguraria a vibração? (fora a terra que tem pelo lado de fora). Creio que seja tão mínimo, que o som que passa por vibração deve se perder logo no primeiros metros de distancia, não incomodaria nem quem está na propria casa... num tem nada técnico nisso que to falando, é apenas um "chutometro"... a unica coisa que consigo falar tecnicamente é da estrutura, a acustica não entendo, mas gostaria de saber disso pois como comentei, também tenho esse "sonho"... quem sabe num futuro, mesmo que pouco distante... rsrs

Rick Santos

Cara, faz a sala técnica... voce ja vai investir uma grana pesada nisso, uma sala técnica não custaria quase nada a mais e voce teria um estudio de nivel profissionalíssimo (se é que isso existe rsrs)... daria pra gravar até orquestra la dentro mesmo com seu vizinho dando uma festa do lado...

Osvaldojr
Veterano
# fev/11
· votar


iversonfr

A laje dupla nao precisa ser de 30 cm de espessura, e sim apenas 10cm.... não encarece absurdamente....
Já que é subterrâneo vc pode apoiar a primeira laje na parede e a segunda laje apoiar no terreno mesmo, pois ira haver estrutura de terra, pois é subterraneo, nao precisará da segunda parede entendeu? Apoia a segunda laje no terreno propriamente dito por cima....só aí vc economizou 4 paredes....pois de fato , por ser subterraneo, o som ( vibração ) irá se desfazer na propria terra.
Quanto ao forro de gêsso sim , é extremamente importante ter um fôrro de gesso.
Esquece injetar lã de vidro nas estruturas, nao precisa pois o proprio terreno absorverá as vibrações.
O problema será mesmo o teto que será laje dupla como expliquei acima, a laje de fora apoiada no terreno...
Olha, não esquece de deixar dutos de ventilação no projeto.
Uma opção legal é exaustor fora do estudio puxando o ar lá de baixo.
Terá que ter ar condicionado tbm....

Iversonfr
Veterano
# fev/11
· votar


Osvaldojr
Já que é subterrâneo vc pode apoiar a primeira laje na parede e a segunda laje apoiar no terreno mesmo, pois ira haver estrutura de terra, pois é subterraneo, nao precisará da segunda parede entendeu?

Entendi, essa sua segunda laje então não seria estrutural, talvez poderia ser substituida por um contra-piso na região, que é algo mais simples. Não recomendaria apoiar uma laje em trecho de aterro, por diversos motivos de possíveis problemas futuros...

pois de fato , por ser subterraneo, o som ( vibração ) irá se desfazer na propria terra.

Aí me surgiu uma dúvida: Seguindo a idéia de fazer a segunda laje apoiada no solo sem encostar na estrutura, ela ficaria "solta" e não teria conexão nenhuma com a primeira estrutura... se a segunda laje não "fechar" em torno da outra, ou seja, um comodo em volta de outro comodo, o som vazaria pelas laterais do mesmo jeito, pois essa segunda laje funcionaria apenas como um "teto" para o estudio, como se fosse um galpão, onde voce tem a cobertura mas as laterais são completamente abertas... não sei se consegui me explicar... ainda to na duvida sobre a utilidade dessa segunda laje num comodo enterrado... justamente por achar que a terra se encarregaria de tudo... talvez então seria interessante fazer o comodo um pouco mais abaixo, enterrando o necessario para que a propria terra faça o serviço, qq vc acha?

quanto ao ar condicionado e sistema de exaustão, com certeza precisa! senão ninguem aguenta! rsrs

Rick Santos
Veterano
# fev/11
· votar


secaso eu fizer uma sala de monitoramento, como eu faço o esquema dos vidros? serão dois? tenque dixar espaço vazil entre eles?




Abraços

Rick Santos

Osvaldojr
Veterano
# fev/11
· votar


Ah sim, se for cavar dentro da terra ok, nem precisará de segunda laje. Um forro simples já estaria resolvido, pois a própria terra se encarregará de (absorver), isolar o som.
Eu pensei que vc só iria afundar o terreno deixando aberto em cima rsrs.


Sim, vidros duplos na janela da técnica, e portas duplas ou porta de estudio profissional.

Rick Santos
Veterano
# fev/11
· votar


Osvaldojr

colocar um vidro encostado no ourtro ou deixar algum espaço entre eles? se for pra deixar, deixar quantos? os vidros deve ser colocados retos, ou inclinados?




Abraços

Rick Santos

Osvaldojr
Veterano
# fev/11
· votar


A sala da tecnica impreterivelmente tera que ser de paredes duplas, 15cm de espaço entre elas, assim como os vidros...se puder inclina-los, melhor...
>se vc quiser dicas de tratamento de reverberação interna , dê uma olhada no tutorial que escrevi sobre reverberação em estúdios, irá ajudá-lo e muito...
www.estudiofabrica.bravehost.com

Rick Santos
Veterano
# fev/11
· votar


Osvaldojr

mesmo com paredes de pedras de alicerces eu vou ter de fazer duas paredes com 15 cm entre elas???




Abraços

Rick Santos

gwallner
Veterano
# fev/11
· votar


Rick Santos

Paredes duplas somente entre as duas salas.

Edson Caetano
Veterano
# fev/11
· votar


Olha Rick, a sua sala é quase um quadrado, que é a pior situação para um Studio, alem das paredes divergentes, inclusive a do teto, de uma espichada na sala, se possível é claro

Tem uma fórmula para saber se a acustica vai ser apropriada para a sala, quando tiver as medidas da sala posta aí que eu calculo aqui, ouo se quiser passa lá na Audiolist que tem a Equação

Se puder compre o livro do Sólon do Vale sobre acústica, muito bom para começar

Já que vai sair do zero, tem que ser tudo certinho, vai fazer só umas gravações, só uns ensaios, qué isso, não pense a curto prazo, pense que daqui um tempo vai querer fazer algo mais profissional, aí já era, não tem mais jeito

Revestimento das paredes é só procurar engenheiros que fazem piscinas, aqui em casa o cara passou uns produtos que não passa nada

Até mais

Rick Santos
Veterano
# fev/11
· votar


Edson Caetano

´
é por isso que eu quero deixar tudo calculado, medido e pronto, só quero mostrar para o engenheiro para ele fazer uma planta, ver se esta tudo certo para ele assinar os papéis e mandar para o mestre de obras.

Agora uma pergunta, mesmo com uma parede feita com pedras de alicerces eu vou ter de fazer duas paredes?

Iversonfr
Veterano
# fev/11
· votar


Rick Santos
Agora uma pergunta, mesmo com uma parede feita com pedras de alicerces eu vou ter de fazer duas paredes?

Como o Osvaldojr já comentou, terá sim que ser parede dupla entre a sala de gravação e a sala tecnica. Parede simples não absorve o som, o que faria vazar som de uma sala para a outra, coisa extremamente indesejável quando se está gravando algo com microfones condensadores, que são extremamente sensíveis. Abs!

Osvaldojr
Veterano
# fev/11
· votar


Rick Santos

Quando construi meu estudio foi de paredes duplas.Meu errô foi ter feito parede simples entre a sala e a tecnica. O Som vazava e muito....
Por isso a necessidade de se ter paredes duplas entre a sala e a técnica....e portas duplas tbm...ou uma boa porta de estudio profissional....a vibrasom vende portas....www.vibrasom.ind.br/
não se deve economizar nas portas, é crucial....

Osvaldojr
Veterano
# fev/11
· votar


´paredes duplas na tecnica , a nao ser que vc cave a tecnica ja deixando a terra separando, daí vc pode deixar a parede natural de terra de 30 cm ou algo assim....

Edson Caetano
Veterano
# fev/11
· votar


No meu studio, a técnica e a gravação ficam no mesmo ambiente, tem, no caso do colega Rick, que nem quer gravar profissionalmente, ficar sem paredes duplas no meio

ALIAS. as medidas são 4x5 sem chance para qualquer coisa a não ser sala simples, e desta maneira não precisa nem esquentar com paredes duplas, já que a densidade da terra compacta vai segurar o som

Rick Santos
Veterano
# fev/11
· votar


Oks, a questão das paredes já esta resolvida, agora os vidros, nem que eu construa a sala, com as paredes e tal e deixo para por o vidro futuramente, mas presciso saber como é esse vidro, sei que terá que ser um vidro espeço, ou melhor, duas laminas, cada uma fixada em uma das paredes, as vidraçarias normais trabalha com esse tipo de vidro?!?!?!



Abraços

Rick Santos

Rick Santos
Veterano
# fev/11
· votar


e sera que tb nesse vão de 15 cm entre as paredes (somente as que dividem a sala do resto do estudio) feitas de pedras de alicerces que cercam a sala de monitoramento será que não ficaria melhor colocar areia no vão de 15 Cm, ou deixar assim mesmo????



Não sei se vocês me entenderam?



Abraços

Rick Santos

Dav_Ness
Veterano
# fev/11
· votar


Eu gosto quando aparecem esses tópicos, da pra aprender bastante com os comentários.

Rick Santos

Muito boa a idéia do estúdio, tomara que de certo e vocês construam mesmo!

Osvaldojr
Veterano
# fev/11
· votar


Rick Santos
e sera que tb nesse vão de 15 cm entre as paredes (somente as que dividem a sala do resto do estudio) feitas de pedras de alicerces que cercam a sala de monitoramento será que não ficaria melhor colocar areia no vão de 15 Cm, ou deixar assim mesmo????


Não, sem areia...pois a areia irá funcionar como condutor de vibração...não é o que queremos....
Paredes "descoladas" é o ideal...
Pois o som passa pela primeira parede, encontra o vácuo, e perde a força na segunda parede ....é física!!!

Olha, se vc fizer uma fila com 5 moedas encostadas uma nas outras e bater na primeira, a ultima vai pular>>>é isso...transmissao de vibração...
Com paredes descoladas a gente está quebrando exatamente o fluxo das vibraçoes>
Resultado, o som não atravessa de um lugar pro outro....
Por isso paredes com distanciamento...

guitarg3
Veterano
# fev/11
· votar


cara.. num projeto desses não compensa contratar alguém que entende pra fazer o projeto e acompanhar a obra? As vezes vcs ficam querendo economizar nisso e dps só tem dor de cabeça...

Rick Santos
Veterano
# fev/11
· votar


guitarg3

cara, na minha região não tem nem estudios de gravação, quanto mais profissionais ligados a isso.



Abraços

Rick Santos

Rick Santos
Veterano
# fev/11
· votar


dando um UP por aqui, agora estou volocando no projeto os vidros, será que dois de 8mm vão dar????

um ficaria na parade do estudio (onde vai se tocar), o outro, exatamente na mesma posição, 15 cm a frente dele (os 15cm, são espaços entre paredes, seria um vidro de 8mm em cada parede.

a esquadrilha que "seguraria" o vidro seria de aluminio, tentariamos ver para que os dos vidros fiquem o mais fixo possível, usando borrachas.

Será que isso "seguraria" o som?




Abraços

Rick Santos

ogner
Veterano
# fev/11
· votar


Ótimas dicas no geral...O topico ta bacana. Apesar de ter muita coisa que foi dita aqui na busca, eu mesmo ja usei infops daqui a anos atras...

Pois o som passa pela primeira parede, encontra o vácuo, e perde a força na segunda parede ....é física!!!


Agora aqui deu uma forçada. Vacuo só se ele montar esse estudio perto de Marte!! hauhe!!

Brincadeira!

Tenho um amigo que montou um estudio e eu participei das ideias.

Montamos paredes duplas de bloco de concreto ( espaçamento de 5cm e colocamos areia dentro..Nao vaza som nem por um decreto..Podemos fazer o som que quisermos que uma pessoa assite TV calmamente na sala ..Mas a casa dele esta afundando!! hehehe! Sério...Uma parede esta sendo monitorada...apareceu uma rachadura!! Aparentemente a casa tinha uma falha na fundação nesse lado...Enfim...Talvez a casa caia...Um engenheiro foi chamado pra avaliar se a coisa é seria mesmo..

Rick Santos
Veterano
# fev/11
· votar


Mas a casa dele esta afundando!! hehehe! Sério...Uma parede esta sendo monitorada...apareceu uma rachadura!! Aparentemente a casa tinha uma falha na fundação nesse lado...Enfim...Talvez a casa caia...Um engenheiro foi chamado pra avaliar se a coisa é seria mesmo..


KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Osvaldojr
Veterano
# fev/11
· votar


Montamos paredes duplas de bloco de concreto ( espaçamento de 5cm e colocamos areia dentro..

Forma errada....não se coloca areia no espaçamento ( vácuo)...
Se for fazer de bloco de concreto a areia deve ir DENTRO do bloco, e não no "vão"...
Outro erro, espaço de 5 cm é pouco de espaçamento...no mínimo 10 ou 15cm....
Vc colocando areia entre as duas paredes vc está dando condições fisicas para vibração atravessar o ambiente.

ogner
Veterano
# fev/11
· votar


Osvaldojr

Foi dentro dos blocos mesmo que a areia foi colocada ( posso ter me expressado mal)........Quanto aos 5 cm, foi o suficiente, o vazamento, nao foi aferido com o equipamento correto, mas nos testes dos ouvidos,,,nao vaza nada....



E mais uma vez...NÃO EXISTE VACUO!!! Só se for um estúdio no espaço...


Acho que vc nao leu bem o post, certo!?Podemos fazer o som que quisermos que uma pessoa assite TV calmamente na sala

É uma casa comum, não é gigante.

makumbator
Moderador
# fev/11 · Editado por: makumbator
· votar


ogner

Hehehhe...seria até possível fazer vácuo entre as paredes sem ir ao espaço sideral, mas ficaria absurdamente caro e difícil tecnicamente. As paredes teriam que ser totalmente herméticas(o que não seria nada fácil de se fazer). Então com um aparato especial seria possível retirar o ar e selar para sempre o espaço interno...da mesma forma com que se faz em embalagens à vácuo.

Basicamente precisaria de uma dessas de tamanho gigante:

Máquina de vácuo


Hsahhhahas!

Osvaldojr

O que vc chama de vácuo é na verdade meramente o espaço vazio entre as paredes, não é?

Osvaldojr
Veterano
# fev/11
· votar


Vcs entenderam, paredes duplas com distaciamento irá formar uma espécie de "vácuo", pois para ser VÁCUO técnicamente falando , seria AUSÈNCIA de oxigênio ( o que seria quase impossível ), a não ser que vc sugasse o ar de dentro das duas paredes;


"O que vc chama de vácuo é na verdade meramente o espaço vazio entre as paredes, não é?"

Ok espertão, defina a palavra "VAZIO".
Não se esqueça que o AR tbm é condutor de som ...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Home Studio subterrâneo