Dicas e ajuda para Gravação Musica Raiz

    Autor Mensagem
    konredi
    Veterano
    # jan/11


    Ola amigos do fórum, criei esse tópico, pois um cliente chegou até mim pedindo para fazer uma gravação de musica raiz. Terá Voz (primeira e segunda) Base viola caipira e violão e alguns solos de viola caipira. Gostaria de dicas para mixagem, métodos de gravação, efeitos etc... Fiquei um pouco perdido, pois não tenho experiência nesse estilo musical e como distribuir poucos instrumentos para preencher a musica. As únicas coisas que pensei para ter um bom resultado é microfonar os instrumentos bases em stereo com 2 microfones um pouco longe para dar um atraso natural e jogar o pan um pra cada lado e centralizar a viola mono e a voz não pensei o q fazer ainda.

    Estou no caminho certo? como chegar ao resultado de deixar a viola bem nítida como as gravações de Mazinho Quevedo por exemplo?

    Toda ajuda é bem vinda.
    Desde já agradeço a todos.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Ja ouviu falar de "overdub"?

    Consiste em gravar duas vezes a mesma base (sem alterações, grava igualzinho duas vezes), depois jogar uma pro stereo da esquerda e outro pro stereo da direita, mas não poe 100% pra cada lado, coloca uns 70% no máximo (eu prefiro assim)

    vc pode fazer isso com violão e viola, se for usar o baixo não precisa fazer overdub, senão fica grave demais, não tem necessidade, pode por o baixo no centro mesmo

    com relação aos efeitos, se é pra ser música raiz, não abusa muito....um reverb de leve e um compressor ja ta bom!

    na voz, se for só uma vc pode gravar duas vezes também, uma vez mais grave e outra mais aguda e jogar uma de um lado e outra do outro do stereo (não tem problema gravar a mesma pessoa cantando mais grave e mais agudo e depois juntar, muita gente faz isso)

    se for usar 2 vozes faz a mesma coisa, uma prum lado outra pro outro....os efeitos pode ser também reverb de leve e compressor

    abs!

    geracaoanos2000
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    OLá konredi. É basicamente o que o nosso amigo Pé de chinelo descreveu para nós.

    Terá Voz (primeira e segunda) Base viola caipira e violão e alguns solos de viola caipira. Gostaria de dicas para mixagem, métodos de gravação, efeitos etc...

    Eu gosto muito de fazer o "lance" de dobra nas faixas, ou melhor, a forma mais natural, gravar duas vezes, e jogar cada um no pan. Mas, eu acho mais adequado essa técnica, quando se tem apenas um instrumento base de corda na música. Em sua situação, TEMOS 2! Violão e viola. Então, na minha opinião, acho mais adequado gravar cada instrumento, e jogar cada um para cada lado no pan, considerando a porcentagem que o pe de chinelo disse, 70%, porque se exagerar muito no pan, o intrumento não preenche muito a mixagem. A voz, é o P Padrão né, no meio, como são duas vozes, coloca uma no meio, eoutra so um pouquinho distante do meio, pouca coisa mesmo, pra não ficar apagando a outra voz. EFEITOS: Nada demais, um reverb de leve nos intrumentos ou na voz. Se preferir, pode colocar um delay fraquinho stereo, com atraso em cada lado no pan, so pra abrir um imagem stereo no pan. É isso cara, faz isso, e mete bala! Quando tiver um tempinho, pesquise aqui no fórum sobre mixagem, pesquise sobre "A arte de mixar".


    Abraço e sucesso.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    geracaoanos2000
    konredi


    Co relação a voz, e melhor que fique no centro mesmo....mas não tem problema botar até uns 15%, 20% no pan........ou mudar o pan em somente alguns trechos

    com relação ao Delay, é muito usado na voz, porém não fica tão raíz.....tende a ficar meio aritficial, mas eu gosto muito dum delay de leve na voz também!

    Esse livro "A arte de mixar" é muito bom, ja li uns pedaços de um amigo meu, mas pretendo compra-lo logo.

    abs!

    geracaoanos2000
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Pé de chinelo
    Então cara, pois é. Eu colocaria um delay, mas bem de leve mesmo! Quase impercebível! So pra abrir stereo no cérebro mesmo, enfim. Quanto ao livro, nusss, maravilha né!? Eu achei os videos da versão do livro e postei aqui no fórum, não sei se você já viu, caso ainda não, veja .nesse link, aproveite e deixe seu Up! rsrsrsrsss

    Abraço.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    geracaoanos2000

    Não tinha visto não cara! muito bom parabéns! Ja to baixando o livro! ganhou um UP! kkk

    Valeu! abs!

    konredi
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Galera obrigado pelas dicas!!! Agora estou bem mais tranquilo, ando ouvindo algumas musicas do mesmo genero e absorvi e anotei as dicas dadas aqui e agora estou lendo o livro "A arte da Mixagem" (esse livro era tudo q sempre procurei e nao achava...kkk)

    Obrigado a todos pela ajuda e se tiverem mais ideias palpites aulas ou sugestoes sao muito bem vindas!!!!

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    konredi

    se vc gravar, posta ai e mostra pra gente!

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    isso mesmo, abre o violão e a viola em estereo, poe um reverb ( ambiencia ) e mixa a vox no centro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas e ajuda para Gravação Musica Raiz