Dicas e ajuda para Gravação Musica Raiz

    Autor Mensagem
    konredi
    Veterano
    # jan/11


    Ola amigos do fórum, criei esse tópico, pois um cliente chegou até mim pedindo para fazer uma gravação de musica raiz. Terá Voz (primeira e segunda) Base viola caipira e violão e alguns solos de viola caipira. Gostaria de dicas para mixagem, métodos de gravação, efeitos etc... Fiquei um pouco perdido, pois não tenho experiência nesse estilo musical e como distribuir poucos instrumentos para preencher a musica. As únicas coisas que pensei para ter um bom resultado é microfonar os instrumentos bases em stereo com 2 microfones um pouco longe para dar um atraso natural e jogar o pan um pra cada lado e centralizar a viola mono e a voz não pensei o q fazer ainda.

    Estou no caminho certo? como chegar ao resultado de deixar a viola bem nítida como as gravações de Mazinho Quevedo por exemplo?

    Toda ajuda é bem vinda.
    Desde já agradeço a todos.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Ja ouviu falar de "overdub"?

    Consiste em gravar duas vezes a mesma base (sem alterações, grava igualzinho duas vezes), depois jogar uma pro stereo da esquerda e outro pro stereo da direita, mas não poe 100% pra cada lado, coloca uns 70% no máximo (eu prefiro assim)

    vc pode fazer isso com violão e viola, se for usar o baixo não precisa fazer overdub, senão fica grave demais, não tem necessidade, pode por o baixo no centro mesmo

    com relação aos efeitos, se é pra ser música raiz, não abusa muito....um reverb de leve e um compressor ja ta bom!

    na voz, se for só uma vc pode gravar duas vezes também, uma vez mais grave e outra mais aguda e jogar uma de um lado e outra do outro do stereo (não tem problema gravar a mesma pessoa cantando mais grave e mais agudo e depois juntar, muita gente faz isso)

    se for usar 2 vozes faz a mesma coisa, uma prum lado outra pro outro....os efeitos pode ser também reverb de leve e compressor

    abs!