Equipamento para gravação simples e com qualidade, dúvidas sobre Interfaces.

Autor Mensagem
ogner
Veterano
# ago/10 · Editado por: ogner
· votar


Faca na Caveira
o timbre fica legal mas não fica com cara de estúdio,

Cara, esquece!! hauheuhua. Pra ficar com cara de estudio tem que ter equipo legal($$$)...hehehe!!! Da pra fazer coisa boa sim, com certeza, mas se vc ta querendo coisa "de estudio" tem que gastar um pouco mais, não tem segredo.

E vou te falar, sua gravação não esta ruim ( seria melhor se tivesse gravado so a guitarra sem BT)....

Como eu disse vai ter uma melhora percebivel arrumando uma placa ( FTPro) e um mic(57) bom..Masssss não espere qualidade top não, vc vai ter que suar pra aprender a mexer da mesma forma, não vai ter milagres somente com o equipo.....Vai se decepcionar!!!

Vc esta precisando é muito mais sacar os "tais truques de master" doq equipo mesmo!!! hehehehe!!!, Eu acho...

Pra começar....Vc duplicou a pista da guitarra na gravação!? Se não, faça e veja a diferença!

Eu gostei....

EDIT: Velho, nem preciso dizer que essas são as minhas impressoes e meus pitacos, hein!!! A verdade esta lá fora!!
hehehe...

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner: Cara, esquece!! hauheuhua. Pra ficar com cara de estudio tem que ter equipo legal($$$)...hehehe!!!

Algumas gravações caseiras aqui no FCC, com equipos baratos, na minha opnião, são melhores que de muito estúdio por aí.

Abs

trashit hc
Veterano
# ago/10 · Editado por: trashit hc
· votar


Faca na Caveira

tá bacana a gravação!! é só questão de ajustar algumas coisas, e dobrar as guitarras.
pra ficar melhor.

o timbre fica legal mas não fica com cara de estúdio,
pois é... ai é que seria bom vc mexer mais com softwares, pra pegar umas manhas de EQ, pan, e tal.

vc usou o wampler triple wreck?!! acho que sim...

tava ouvindo tuas gravações do 4 shared. quais delas tu usou o wampler triple wreck?

tem umas antigas... o que tu usou nelas??

gostei dessas: whiskey in the jar, monkey wrench, long road to ruin.

ogner
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia
Algumas gravações caseiras aqui no FCC, com equipos baratos, na minha opnião, são melhores que de muito estúdio por aí.

Também acho!! Mas ae é problema de PeopleWare!! hehe

http://forum.cifraclub.com.br/membro_63776.html
Esse cara aqui grava muito bem higain, tem um equipo bacana, não é dos mais caros nem dos mais baratos ( to falando do equipo de gravação pq amp e guita é top, hehe) !! E ele da dicas em algum lugar...

Faca na Caveira
Veterano
# ago/10 · Editado por: Faca na Caveira
· votar


ogner
E vou te falar, sua gravação não esta ruim ( seria melhor se tivesse gravado so a guitarra sem BT)....

Valeu cara, modéstia à parte, tb achei que ficou razoavelmente legal. Quando eu chegar em casa eu posto a mesma musica sem a bt.

Vc esta precisando é muito mais sacar os "tais truques de master" doq equipo mesmo!!! hehehehe!!!, Eu acho...

Pra começar....Vc duplicou a pista da guitarra na gravação!? Se não, faça e veja a diferença!


haha eu conheço esse truque, joga uma pista pra esquerda, outra pra direita, né? Mas dessa vez eu esqueci de fazer isso.

MauricioBahia
Concordo. Tem uns estudiozinhos vagabundos por aí. Mas quando eu falo em qualidade de estúdio eu não estou falando nem do mais top, nem do mais arrombado. Falo de coisas básicas, nível de ruído, nitidez do som. Não sei se percebeu, minha gravação, em alguns momentos embola muito. Tá certo, gravação é gravação, ao vivo é ao vivo (aprendi com vc mesmo hehehe). Mas meu timbre tá irreconhecível, a gravação não registra características importantes q o amp entrega e o mic não cata. Não ficou tão ruim com mic de pc mas sinto que tá na hora de evoluir pra algo melhor.

trashit hc
vc usou o wampler triple wreck?!! acho que sim...
Huahuah Sabia que vc ia me perguntar do tw! Foi com ele sim que eu gravei (EDIT: com o plexotine como boost), mas não leve em consideração essa gravação, o mic de pc matou todos os graves dele, garanto que vc nao ouviu nem 20% do que ele pode fazer. Por favor não espalha esse link pelo fórum rsrsrs.

Foi a primeira gravação que postei com o tw. Relaxa que nao esqueci do review. Tá prometido, mas quero antes ter uma estrutura melhor pra postar alguns sons.

A whiskey in the jar gravei a base com a distorção do valveking, o solo como tem oitavador, usei o guitar rig (nao lembro a config).
Monkey Wrench foi um simulamp em linha, essa foi das antigas.
Long road to Ruin foi o Carl Martin Plexitone, microfonado com o bendito mic de pc.

ogner
Esse cara aqui grava muito bem higain, tem um equipo bacana, não é dos mais caros nem dos mais baratos

ah não?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/232386/#6760137

http://shop.ebay.com/i.html?_nkw=RME+Fireface+400&_sacat=0&_odkw=RME+f irewire+400&_osacat=0&_trksid=p3286.c0.m270.l1313

vc tá falando da firebox que ele nao usa mais né?

ogner
Veterano
# ago/10
· votar


Faca na Caveira
vc tá falando da firebox que ele nao usa mais né?

Errrrr, sim!!! hehehehe, não lembrava que ele usava essa RME como interface !!

Leu em algum lugar se ele usa algum préamp!? Fora o da propria interface!?

E ao mesmo tempo me pergunto, FTP U$140,00 e essa U$ 1,200.00!!
Alguma grande diferença deve ter, não!? hehe

ogner
Veterano
# ago/10
· votar


Leu em algum lugar se ele usa algum préamp!?

Usa um Great River, mas não disse o modelo!! Esqueça aquilo que eu disse que ele não usa equipo caro!! hauheuhauhe

trashit hc
Veterano
# ago/10
· votar


Faca na Caveira

mas não leve em consideração essa gravação, o mic de pc matou todos os graves dele, garanto que vc nao ouviu nem 20% do que ele pode fazer. Por favor não espalha esse link pelo fórum rsrsrs.
nem 20%??? putz!!! hehehe

A whiskey in the jar gravei a base com a distorção do valveking, o solo como tem oitavador, usei o guitar rig (nao lembro a config).
Monkey Wrench foi um simulamp em linha, essa foi das antigas.
Long road to Ruin foi o Carl Martin Plexitone, microfonado com o bendito mic de pc.

ficaram boas!! cada uma com suas peculiaridades.

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner: Mas ae é problema de PeopleWare!! hehe

Porque as gravações caseiras ficam estranhas comparada as profissionais?

Abs

Faca na Caveira
Veterano
# ago/10 · Editado por: Faca na Caveira
· votar


ogner
Esqueça aquilo que eu disse que ele não usa equipo caro!!

Mas pelo som que o cara arranca daquele amp, tá bem pago esse equipo!

trashit hc
ficaram boas!! cada uma com suas peculiaridades.

Valeu! =]

MauricioBahia
Porque as gravações caseiras ficam estranhas comparada as profissionais?

Tópico muito interessante!
Mas discordo um pouco da generalização dessa afirmação. Já ouvi gravações caseiras de fazer o queixo cair. Já vi gente pagar 6 mil reais em estúdio com uma mega estrutura e o resultado sair uma bosta. Acho que o tal "peopleware" influencia muito no processo, mas um equipamento honesto pode sim fazer milagres com um peopleware digamos no mínimo... "esforçado"... Pelo menos é o que eu tenho visto por aí... Eu até entendo que tem gente q tem q ser ferrenho quanto à defesa dos estúdios, afinal, vivem disso. (não necessariamente desmerecendo a profissão, ok? apenas manifestando um ponto de vista de alguém que não tem grana e quer fazer algo decente)

Pessoal, segue a mesma gravação, porém só com a pista da guitarra:
http://www.4shared.com/audio/zIgGx1Nq/suicide_sem_bt.html

Essa gravação é a que está com equalização mais grave, não consegui tirar a equalização da pista pra postar o som natural. Mas ainda assim dá pra sentir o cheiro de microfone de pc, além do timbre estar bem mascarado.

Lembrando que o intuito do tópico é saber o que pode ser melhorado na gravação e saber se uma interface realmente daria um bom upgrade no timbre.

Outra coisa, ainda persiste a dúvida microfone x preamp, por enquanto estou tendendo um pouquinho a um shure sm57. Minha única preocupação é com relação ao ganho dele: é realmente preciso colocar o volume do amp muito alto pra microfonar um sm57 legal? Vi isso em outros tópicos, não vou mentir, estou bem preocupado quanto ao ganho dele.

Reforçando minhas desculpas pelos errinhos na execução, só ontem que comecei a estudar os riffs dessa música rsrsrs.

trashit hc
Veterano
# ago/10
· votar


Faca na Caveira

essa última gravaçãom tá legal! mais falta peso, graves, como vc mesmo falou.

o MIC de PC não tá ajudando muito eu acho...

mais tem uma coisa, o grave vem do baixo né!!??
digo isso porque minhas guitarras sozinhas, ficam toscas! mais quando junta baixo, batera, a coisa muda muito de figura!!

fazer uma dobra da mesma base, colocando EQ diferentes em cada guitarra, uma mais grave, e uma mais aguda, da um punch do carvalho!!!! heheh

ogner
Veterano
# ago/10 · Editado por: ogner
· votar


Faca na Caveira

Cara, fica dificil saber oq especificamente pode melhorar colocando um 57 ae, pois não tenho como escutar o original. Mas pelo seu relato, que diz que seu timbre não é esse que esta na gravina, apesar de estar legal tb, acho que definição, um som mais nitido, da pra perceber que ta meio, rasgadão, esfarelado o som, imagino que se vc fizer um dedilhado lento com essa config de timbre e gravar vai ficar bem "borrado", com o 57 isso tudo melhora, definição em relação ao mic de PC..Quanto ao peso/grave, isso é basicamente posicionamento de mic, mas deve melhorar tb. Enfim, quanto a captação vai melhorar sim. Só ter paciencia e testar posicionamemnto.

Quanto ao volume, eu nunca tinha lido sobre ter que gravar com o 57 com muito volume, mas o préamp vai te ajudar muito nisso, ele dá um UP depois da captação e antes da gravação(DAW), vc vai ver que quando aumenta o ganho (no Preamp) o VU na track sobe tb.
Mas sinceramente não sei, sempre gravo em volumes normais, nem do baixinho, tipo madrugada, to com insonia e preciso tocar (ui!), nem do mais exporrento, tá as vezes gravo do exporrento...hehehe...Mas sei lá, ve se aparece alguem que saiba mais a respeito do 57 sobre isso...

EDIT: se der me manda o link de onde leu esses detalhes sobre o 57!

trashit hc
Veterano
# ago/10
· votar


ogner

da pra perceber que ta meio, rasgadão, esfarelado o som, imagino que se vc fizer um dedilhado lento com essa config de timbre e gravar vai ficar bem "borrado",
eu também notei isso!! só não falei pra não parecer chato...
já basta a minha obsessão pra tirar esse grrrrrrrrrrrrr das minhas gravações!!!


Faca na Caveira
Veterano
# ago/10
· votar


trashit hc
o MIC de PC não tá ajudando muito eu acho...

Acho que se trata realmente do que eu imaginava. O mic de pc ja deu oq tinha que dar. Cheguei num ponto que não consigo melhorar mais pra lugar nenhum a gravação.

mais tem uma coisa, o grave vem do baixo né!!??

Sim, boa parte dos graves numa musica vem do baixo, mas não levo isso como uma regra. Eu particularmente gosto de um som um pouco mais fechado mesmo.

digo isso porque minhas guitarras sozinhas, ficam toscas!

No final das contas, o produto final é tudo o que importa. Mas e se um dia, em uma determinada musica, rolar um riff ou uma parte de um solo onde toda a banda se cala e fica só a guitarra? Aí vc estará desmascarado... rsrsrs

fazer uma dobra da mesma base, colocando EQ diferentes em cada guitarra, uma mais grave, e uma mais aguda, da um punch do carvalho!!!!

Obrigado pelas dicas, estou anotando tudo aqui. Pretendo me dedicar a estudar essas técnicas, vou ser um cara esforçado pra aprender =]

ogner
Retirado do forum da M-Audio, olha o que o moderador da m-audio responde:
http://forums.m-audio.com/showthread.php?14610-Looking-into-getting-a- Fast-Track-Pro-would-volume-for-my-SM57-be-too-low

Essa eh daqui do fcc:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/214067/

Um monte de gente com o mesmo problema, justamente com a combinação que eu estava pretendendo... será que o sm57 não vai ser mesmo uma boa pra gravar em casa?

trashit hc
só não falei pra não parecer chato...

Aqui vc só vai ser chato se não comentar nada... =] Valeu pelas dicas!

ogner
Veterano
# ago/10 · Editado por: ogner
· votar


Faca na Caveira

Bom cara, o topico do FCC, acho que o cara estava bem perdidão..Mas o tecnico do m-audio sabe das coisas....Como eu disse eu gravo com qualidade aceitavel pelo equipo que tenho aqui....Fast Track Pro mais Shure 57, Shure 58 e um GPA57...Fiz alguns testes com o pre valvulado da art, mas como disse ele gera ruido, mas percebe-se melhora com ele....Eu realmente não sei o quanto é o volume baixo que vc esta dizendo!! Se for baixo mesmo, não sei, talvez impossibilite uma gravação descente mesmo...ae vc apela pra gravação em linha, fazer oq?? Usa seus pedais com os simuladores....

Ó acabei de fazer uma gravação nesse estilo...Só por causa desse topico,hehehe, resolvi gravar pra mandar pra jam que ta rolando...
e não mexi na master, somente dupliquei como vc pode ver na fotinha..nao ficou nada de espetacular, ate pq não mexi em nada, gravei e pronto, alias nem regravei, o final dei umas erradas mas foi de 1 take mesmo a impro...hehehe

Som gravado!!!! Aqui!!

Guitarra - Fuzz da GGG - Direct Drive Clone - TS808 Clone com mod +grave - Fast Track Pro - Vandal no Reaper..


EDIT: A discussão nem é essa e nem é minha intenção entrar nela, mas...
Sabe oq eu acho, que chega um certo momento que tem que se encarar de uma forma assim. Amp é amp e Simulador é simulador, Vc nunca vai conseguir fazer com que um soe igual ao outro!! Cada um é cada qual e cada um tem suas escolhas...Eu prefiro mil vezes amp e valvulado ( pronto falei ) mas pra gravar prefiro mil vezes minha plaquinha e um leptop xexelentom cheio de brinquedinhos comprado no Google!! hehehe

Mas vamos vendo a galera pitacar aqui, essa parada do 57 é interessante!! Foi bom saber..

MauricioBahia
Moderador
# ago/10
· votar


ogner

Que Fuzz lindão!!! Vintage!

Achei o timbre legal, mas aqui sua guita tá bem baixa.

Abs

ogner
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia

Cara, ta impossivel mixar...ate falei la no topico o cara mandou uma BT que clipa ELA TODA!! Se eu aumentar mais a guitarra, eu tentei, ferra o timbre!!! Deixa quieto!
Obs: baixa só a bt lá depois pra vc ver!!

Faca na Caveira
Veterano
# ago/10 · Editado por: Faca na Caveira
· votar


ogner
Achei bom o timbre cara, sem nem precisar explorar a fast track ao máximo! Realmente não ficou com aquela qualidade de impressionar, mas pra ser sincero, já ficou com cara de estúdio e engana muito não-profissional por aí, mesmo ligando em linha e com preamp de vst. Imagino microfonando... Isso já me deixa mais tranquilo =]

Estava refletindo sobre a questão do ganho do 57, em específico sobre essa informação retirada do site deles: "The legendary Shure SM57 is exceptional for musical instrument pickup and vocals." (a Shure aconselha ele também pra se gravar voz). O que podemos deduzir disso? Que qualquer amplificador de guitarra, em um volume mais alto do que a voz humana cantando, poderá ser microfonado com uma qualidade boa. Isso também me deixa mais tranquilo, pois aqui em casa, como falei, uso no volume 1, que é mais ou menos equivalente a um volume um pouco mais baixo que um volume de um ensaio. Acho que dá pra microfonar de boa.

Enviei uma pergunta pro Brett Kingman, perguntando sobre as interfaces e ele me indicou uma fast track pro mesmo. Isso também me tranquilizou.

Agora olha essa página:
http://www.audioforums.com/forums/showthread.php?t=21416
O cara devolveu a fast track pro pelo mesmo problema, ele tem q deixar o gain da interface quase no talo, senão não consegue gravar. Ou seja, o problema pode não ser do shure, pode ser a ftpro... assim fica dificil, acho que vou parar de pesquisar, senão eu acabo não comprando nada. rsrsrs

PS: Eu até queria participar dessa jam, mas com mic de pc nem tô me motivando mais...

ogner
Veterano
# ago/10
· votar


Faca na Caveira
Ou seja, o problema pode não ser do shure, pode ser a ftpro... assim fica dificil,

Ae fica complicadissimo!! Nunca passei por isso, nunca precisei colocar no talo se o fizer, o amp pode estar baixinho, se colocar no maximo é capaz de clipar na track...hehe..

trashit hc
Veterano
# ago/10 · Editado por: trashit hc
· votar


Faca na Caveira

No final das contas, o produto final é tudo o que importa. Mas e se um dia, em uma determinada musica, rolar um riff ou uma parte de um solo onde toda a banda se cala e fica só a guitarra? Aí vc estará desmascarado... rsrsrs
não!! eu tô ligado que tem riffs que fica só a guitarra! mais 99,99 % das bandas de metal, ou hardcore, até pop rock, fazem dobras de guitarras nas bases.
pra mim isso é normal! mais tem riffs de intro, ou uma parte como vc falou, que para todo mundo, e fica só uma guitarra de um lado, acho massa!! depende da música.


Faca na Caveira
Veterano
# ago/10
· votar


ogner
Nunca passei por isso, nunca precisei colocar no talo se o fizer, o amp pode estar baixinho, se colocar no maximo é capaz de clipar na track...hehe..

Ah cara, então eu vou na fé... vai ser a ftpro + sm57 mesmo, essa semana devo fazer o pedido.

Agradeço a todos que colaboraram neste tópico! Qualquer informação adicional sobre os assuntos discutidos aqui ainda serão bem vindas. =]

THRASH3R
Veterano
# ago/10
· votar


pelo que eu reparei em meu pequeno tempo de pesquisa, pra interfaces de baixo custo (600 reais pra menos), um pre amp é excenssial. Faz toda a diferença na qualidade da gravação. A minha duvida hoje em dia é saber oque usar como pré-amp, ja que meu orçamento esta apertado hoje em dia.
Todas as gravações que realizei até agora não me fizeram ficar satisfeito com o resultado.

Tenho que admitir que sou muito novado ainda na parte de mixagem e até mesmo no manuseio com a DAW, mais consigo reparar que a captura do som nao esta ideal tambem.

Vou fazer mais testes esse fim de semana, e independente da qualidade, vou colocar aqui pra voces avaliarem tambem e ajudarmos a todos a ficar com menos duvidas...:D

Equipamento atual:

Mesa Boogie Dual Caliber DC-5 Head
Laney 2x12 com celestion Seventy Eight
Shure Sm57 e Sm58
Gibson Explorer
Line 6 UX2
Cubase 5

trashit hc
Veterano
# ago/10
· votar


THRASH3R

Vou fazer mais testes esse fim de semana, e independente da qualidade, vou colocar aqui pra voces avaliarem tambem e ajudarmos a todos a ficar com menos duvidas...:D
faça mesmo!! só vai enriquecer o tópico mais ainda!!


Mesa Boogie Dual Caliber DC-5 Head
Laney 2x12 com celestion Seventy Eight
Shure Sm57 e Sm58
Gibson Explorer
Line 6 UX2

equipo de responsa!!!!! hehe

Faca na Caveira
Veterano
# ago/10
· votar


THRASH3R
agora fiquei curioso, acho que vou até esperar pra ouvir rsrsrs

THRASH3R
Veterano
# ago/10
· votar


agora fiquei curioso, acho que vou até esperar pra ouvir rsrsrs


Não espere grande coisa, pois como ja disse, sou bem fraco ainda no manuseio do software...:/

ogner
Veterano
# ago/10
· votar


THRASH3R

Sabe uma dica que te dou:

Baixa o Reaper!! hehehe, esquece, por enquanto, o Cubase.

MauricioBahia
Moderador
# ago/10
· votar


ogner: Baixa o Reaper!! hehehe, esquece, por enquanto, o Cubase.

Reaper é facin e levin!

hehe

THRASH3R
Veterano
# ago/10
· votar


Bom, gravei, gravei mais coisa doque apenas esse audio, porem, soh tive tempo de mexer nesse.

Infelizmente, como moro em AP, ainda nao consegui gravar uma guitarra com distorção, pois nao tive como aumentar o volume no fds. Entao peguei um amigo meu, gravei ele no violão apenas para fins de teste. Logo apareceu um problema: chiação quando captamos o violão. Agora não sei se foi problema de volume do microfone, ou algum problema no software, gostaria que vcs me ajudassem a entender oque pode ter ocorrido.

Na edição, coloquei 2 tracks do mesmo audio, joguei o pan de cada um em um lado pra ficar stereo, equalizei da forma que achei legal e inclui um reverb em apenas 1 dos audios. Enfim, o resultado eh esse aqui:

http://www.4shared.com/audio/QEC29AjQ/violao.html


Aparece ele cantando no audio, mais é pq ele nao conseguiu ficar sem cantar, hehehe, ia errar a musica.

Apenas um trecho da musica, soh pra referencia.

Equipamento:

Violao Gianinni Série Luthier C5
Line6 UX2
Cabo Planet Waves XLR
Microfone Shure SM57
Cubase 5

Por favor, gostaria que a discução no topico continuasse no mesmo nivel que antes, vamos tentar fazer com que o criador do topico entenda oq realmente precise, e de continuar a discução sobre oq pode ser melhorado no meu som, hehehe...:D

THRASH3R
Veterano
# ago/10
· votar


ninguem ouviu?

trashit hc
Veterano
# ago/10 · Editado por: trashit hc
· votar


THRASH3R

ninguem ouviu?
eu ouvi!! tem um chiado de fundo muito chato mesmo.

mais seria mais interessante vc gravar algo com distorção... o ruído pode até diminuir...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Equipamento para gravação simples e com qualidade, dúvidas sobre Interfaces.